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Nobrake UPS Shara mini


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Bom dia....

Tenho um nobraek TS 115 UPS Shara Mini 600VA. No circuito tem um regulador de tensão LM317T com, no máximo de corrente 1.5A. Posso substituir pelo LM350 com a corrente máxima de 3A? Seu projeto normal é LM317 com Bateria de 12V 7A. Como o meu já queimou por motivo de temperatura alta, quero colocar outro com mais potencia e um dissipador.

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Pode. Pode trocar um LM317 por um LM350 ou por um LM338, se o encapsulamento for o mesmo, no seu caso, TO220 (porque é um LM317T).

 

Antes, porém, seria bom dar uma verificada no porquê da falha no 317 original. Porque a temperatura ficou alta? Uso excessivo? Ou de repente começou a esquentar, aparentemente do nada? O circuito desses nobreaks tem vários pontos que podem falhar, além do fusível...

 

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Cuidado que a bobina do trafo responsável por alimentar esse regulador, pode não suportar.

 

O fabricante não iria desperdiçar fios de cobre ou de alumínio para fazer uma bobina que suportasse mais corrente sem necessidade. 

 

Se bem que essas baterias logo a corrente de recarga diminui muito 

Também temos que imaginar que o fabricante também levou em conta que em pouco tempo a corrente de recarga dessa bateria diminui muito e calculou o fio da bobina do trafo com espessura o suficiente apenas para suprir essa demanda de pouco tempo.

 

 

Ao adicionar um regulador mais potente, pode queimar a bobina, colocando todo o transformador em curto-circuito. 

 

 

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@Anderson Barbosa, eu to achando que o “buraco é mais embaixo”. Tenho dois nobreaks da Raghtec de mais de 20 anos atrás. Foram ficando ligados perdendo aos poucos a autonomia da bateria e mesmo quando elas já não seguravam mais carga os computadores e periféricos estavam ligados atrás deles e foi ficando. Quando arrumei coragem pra abrir e dar uma manutenção as duas baterias estavam praticamente em curto, tensão lá embaixo e ficando quentes. Olhando o esquema do seu o LM317 consta como derrubando a tensão de 20 volts para 12, depois um diodo especificado como “d14” que é um RL204 para 2 amperes e um resistor de 1R por 5 watts. Portanto ele é o responsável por controlar a carga da bateria. Pra ajudar nas suas medições a tensão de saída deve ser mais de 12 volts, baterias de chumbo ácidas de 12 volts precisam de pelo menos 13 volts para serem carregadas e o diodo (que deve estar ali pra proteger o circuito caso a bateria seja ligada invertida) vai dar uma queda de 0,7 volts ou mais. Tem um trimpot de ajuste de corrente de carga, aparentemente está ligado para controlar a tensão de saída do LM que, pelo que eu citei, deve estar regulada pra algo perto de 14 volts.

 

Geralmente os nobreaks quando estão funcionando na bateria avisam que ela está com carga baixa quando a tensão dela chega a 11 volts e desligam a 10,5 volts. Calculando a corrente de carga daria 13V- 10,5V = 2,5 volts de queda no resistor de 1R portanto 2,5 / 1R =2,5 amperes. Se a bateria estiver em curto a corrente subiria até bem mais. Acontece que o Lm317, como você citou, limita a corrente a 1,5 ampere. No circuito tem mais ligações no pino de ajuste “1” que talvez controlem a corrente dele. Mas sem ter certeza é arriscado colocar o Lm350, no datasheet da Texas diz que ele limita a corrente em até 4,5 amperes, nesse caso queimaria o diodo e daria uma “torrada” no resistor de 1R e, como bem citou o @albert_emule , poderia sobrecarregar o enrolamento do transformador responsável pela fonte que fornece a corrente de carga para a bateria. Fora isso ele é bem similar ao Lm317, inclusive o cálculo dos resistores externos.

 

Bom, o LM317 é (ou era) considerado quase indestrutível, além da limitação de corrente ele tem limitação térmica, acima de uma certa temperatura ele começa a diminuir a corrente de saída. Mas infelizmente os tempos são outros e eu já citei em outros tópicos que uma fonte que montei como trabalho de escola na década de 80 com o Lm317 (que durou 30 anos) não foi mais a mesma depois que fiz uma burrada e queimei ele. Comprei vários em várias lojas diferentes e todos eles queimam quase na hora fechando curto na saída. O “original” aguentava um curto numa boa, esquentava um bocado e depois começava a diminuir a corrente.

 

Voltando ao seu nobreak, mesmo limitando a corrente em 1,5 A a dissipação térmica do LM no circuito vai aumentar muito se a bateria estiver em curto, portanto eu começaria por dar uma checada nela.

 

Acrescentando:

Os LM317 que comprei quando queimaram fecharam curto nos 3 terminais, com isso o potenciômetro de ajuste recebeu 30 volts e virou churrasco. Mas o mais grave é que, se o mesmo aconteceu no seu caso, adeus limitação de tensão e corrente, os 20 volts passariam para a saída com consequências bem desagradáveis. Provavelmente adeus diodo, resistor de 1R chamuscado e talvez aberto e espero que fique só nisso. Cheque os diodos da fonte de carregamento e os componentes relacionados à ela e ao LM.

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