Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ethernet modulando velocidade


Ir à solução Resolvido por Yarkan,

Posts recomendados

Boa tarde caros amigos do CdH!!

 

Gostaria de obter ajuda com um problema que comei a ter aqui em minha casa. Eu tenho um serviço de internet que me entregava 50Mb, Era o suficiente para mim até recentemente surgir a necessidade de mais velocidade de banda. Então resolvi fazer um upgrade para 300Mbps. O provedor veio até em casa e efetuou a troca do roteador para atender a demanda da velocidade contratada. Eu tenho uma pequena rede em casa onde estão conectados em cabo, meu computador, minha TV, e o videogame. No entanto notei que a velocidade está sofrendo uma limitação de velocidade. Investigando, descobri que minha rede cabeada está operando à 100Mbps e não 1Gbps como o roteador tem na porta. Já reiniciei o roteador e ficou em 1Gbps mas depois de algum tempo sozinho ele cai para 100Mbps, verifiquei o padrão do cabo que é compatível (CAT5e) e já refiz os conectores achando ser possível oxidação interferindo na capacidade. Já verifiquei as configurações do roteador e está tudo ok. Só lembrando que tenho uns 35m de cabo mais ou menos do roteador até meu computador. Alguém poderia jogar uma 'luz' pra me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yarkan trocar o cabo é irrelevante. CAT5E vai bem até 95+5m. E pode ir até além de gigabit a curtas distâncias, menos de 10m (no cabo claro, incluído o patch cord se for o caso).

 

CAT6 é mais caro, mais duro e mais difícil de passar mos dutos e mais grosso. Os conectores e soquetes CAT6 são diferentes, tem mais metal. Para usar CAT6 você deveria usar cabos, conectores e equipamentos compatíveis. Você não precisa disso e na maioria dos casos não tem isso.

 

Os roteadores e modems das operadores raramente vão além de gigabit. O AX10000 da tp-link por exemplo tem UMA porta 2.5G e 8 gigabit. E a porta 2.5 claro que é a da WAN.

 

Então o simples uso do cabo CAT6 sózinho não muda nada, e como ele é mais duro pode acabar zoando na hora de conectar os OITO pinos ao terminal e acabar ficando pior.

 

As TV raramente sequer conectam a gigabit, em geral são FE.

 

2 horas atrás, Yarkan disse:

Investigando, descobri que minha rede cabeada está operando à 100Mbps e não 1Gbps como o roteador tem na porta

 

não funciona assim. A rede não opera como um todo a uma certa velocidade. Cada conexão é negociada em separado entre os dispositivos. 

 

Raramente uma TV tem rede gigabit por exemplo. E assim vai "operar" em FE, a 100 mbits.

 

O videogame pode ou não operar em gigabit. Mesmo caso do computador. Precisa ver caso a caso. Veja nas configurações de cada aparelho a quanto está conectando, e não confunda isso com a internet porque nada tem a ver.

 

Se está certo de que o computador deveria conectar a gigabit se concentre nele. Teste e anote tudo. Se ficar ok com um certo cabo use o mesmo para testar o roteador com a tv e o game. Note que não precisa de internet pra isso. Pode só levar o roteador até onde precisa.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arfneto

5 horas atrás, arfneto disse:

"Se está certo de que o computador deveria conectar a gigabit se concentre nele. Teste e anote tudo. Se ficar ok com um certo cabo use o mesmo para testar o roteador com a tv e o game. Note que não precisa de internet pra isso. Pode só levar o roteador até onde precisa."

Obrigado pela informação. Sobre o lance não ser uma velocidade geral eu já tinha ciência e estou focando no PC mesmo que tem uma porta Ethernet Gigabit. Uma observação que esqueci de mencionar: São dois roteadores ambos com portas Gigabits. O segundo roteador está operando apenas como uma extensão wifi e está com o o DHCP desativado, deixando o servidor DHCP para o roteador principal. Mas eu já havia testado ambos os roteadores tanto com uma ligação direta no cabo para o PC e depois entre os roteadores. Por enquanto estou com a rede limitada à 100Mbps pra tudo que está ligado nesse cabo. Testando no Wifi da TV (sei que wifi tem variáveis) quando está em Gigabit no cabo a TV atinge no Wifi 200Mbps+ mas quando modula o pico é de 96Mbps. Hoje não tive tempo de verificar o cabo, no entanto... Notei que o caminho do cabo está cruzando com uma fiação elétrica de 220v. Acho que a pegadinha está aqui. Vou realizar testes e vou postando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Yarkan disse:

São dois roteadores ambos com portas Gigabits. O segundo roteador está operando apenas como uma extensão wifi e está com o o DHCP desativado, deixando o servidor DHCP para o roteador principal

 

Mas o PC está ligado no primeiro roteador então? 

 

Desligue tudo e ligue apenas um roteador no PC como eu disse. Não precisa de internet para isso. Apenas leve o primeiro roteador até o PC e confirme que liga a gigabit. Ou teste até que conecte. E continue daí.

 

Use os dois como roteadores. NÃO use nunca a porta WAN no segundo roteador. Não é preciso desativar DHCP no segundo. Pode apenas ajustar os intervalos.

 

2 horas atrás, Yarkan disse:

Notei que o caminho do cabo está cruzando com uma fiação elétrica de 220v

 

tensão 110 ou 220 não vai implicar diretamente em interferência. Motores sim, transformadores, coisas assim.

 

2 horas atrás, Yarkan disse:

Testando no Wifi da TV (sei que wifi tem variáveis) quando está em Gigabit no cabo a TV atinge no Wifi 200Mbps+

 

Isso não acrescenta nada ao seu problema. E de todo modo a TV não precisa disso. FE é suficiente. Mesmo um filme a 4K não vai gastar nem 30mbits

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arfneto Sim, entendo. O teste da TV me serve apenas para sinalizar se estou com 100% de disposição de banda mesmo que algum equipamento não use tudo isso. Já fiz o teste ligado diretamente no primeiro roteador e acontece a modulação. Sei que o segundo roteador não interfere pois o mesmo tem portas Gigabit e já testei no PC. Hoje farei um remanejamento da fiação. Por via das dúvidas vou tirar o cabo de rede da fiação elétrica. Mais tarde posto o resultado. Deade já agradeço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal... Ontem gastei literalmente o dia inteiro fuçando na rede. Estou chegando à conclusão que o problema se deve a qualidade do cabo. Remanejei o cabo, troquei os conectores e nada mudou. Antes de cutucar o provedor suspeitando de que talvez seja problema do equipamento deles, minha rede precisa estar 'impecável'! Então depois de fazer todas as melhorias na estrutura da rede e não conseguir resolver o problema, vou cogitar a troca do roteador da operadora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

seu micro não conecta a gigabit com nenhum dos roteadores? Esse é o começo do problema. Deve antes conectar com seu roteador particular e testar até resolver. Nada tem a ver com internet ou a operadora.

 

A partir daí teste com o roteador da operadora. Nada a ver com internet. Apenas a conexão.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Você pode usar um patch cord (leia-se: cabo curto, industrializado, supostamente "validado") para ver como se comporta.

 

image.png.b06e0f401ae4d806836576cab8b623f6.pngEsse termo vem das centrais telefonicas do passado. Não indica comprimento ou validação. Apenas o uso: em geral a infraestrutura de rede termina em conectores femea dos dois lados, o patch panel e os soquetes na parede.

 

 

 

 

image.png.1f614297394cd9ac26a1936e226bdcfc.png

E os patch cords são recomendados a ter no máximo 5m e fazem a ligação dos dispositivos com a rede e com o patch panel...

 

 

 

 

image.png.c07e333beeeb7ef220db377f34ed39f0.png

 

 

 

Patch cords do outro lado 🙂 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uns cabos certificados padrão CAT5e e sempre uso eles para testes como esses. Na minha 'jornada' de ontem eu levei meu segundo roteador e efetuei esse teste e foi normal. Mas quando ligo ele no cabo que leva até a casa de cima onde moro (a instalação ou link está na casa da minha enteada) a rede fica em 100Mbps. Notei que antes ficava modulando, agora fica só em 100Mbps. O jeito é trocar o cabo pra ter certeza. Assim que trocar vou postar o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 minutos atrás, Yarkan disse:

O jeito é trocar o cabo pra ter certeza. Assim que trocar vou postar o resultado.

 

Depois de resolvido (provavelmente: trocado) você poderá investigar a nova "sucata".

 

Inglês e português não são línguas mortas. Google: patch cordGoogle Tradutor: um cabo isolado com um plugue em cada extremidade, para uso com um patch panel.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, Yarkan disse:

O jeito é trocar o cabo pra ter certeza. Assim que trocar vou postar o resultado.

troque os terminais antes, não o cabo. Antes de colocar novos terminais, se achar que o cabo não está em bom estado, teste com um multimetro as 8 vias...

46 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Inglês e português não são línguas mortas. Google: patch cordGoogle Tradutor: um cabo isolado com um plugue em cada extremidade, para uso com um patch panel

 

image.png.723cc0760bbbaaf3c10a012f9277da5b.png
a acepção mais comum de patch é remendo, emenda. E isso era o que o cabo fazia nas centrais telefonicas do passado, como te expliquei. A telefonista usava um patch cord para conectar o cliente com o telefone de destino. Como na foto.

 

 

 

O patch cord tem conectores macho dos dois lados. A infraestrutura tem conectores femea. É o comum. E a norma recomenda nunca mais de 5m de comprimento. E 100m somando o cabo e os patch cords.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arfneto

 

3 horas atrás, arfneto disse:

troque os terminais antes, não o cabo. Antes de colocar novos terminais, se achar que o cabo não está em bom estado, teste com um multimetro as 8 vias...

 

Foi a primeira coisa (óbvia) que fiz. Também tenho testador de cabos. Não há mais o que fazer por hora. Obrigado pela ajuda! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualização

 

Pessoal, conversei com minha enteada e ela está querendo contratar um serviço de internet à parte. Com isso vou fazer a transferência da minha instalação para minha casa. Quando isso acontecer, o cabo que liga minha casa à casa dela vai se tornar desnecessário. Se a velocidade de rede voltar ao normal já saberei que era o bendito mesmo!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Atualização

 

Pessoal, temos um desfecho! Como eu havia mencionado, o marido da minha enteada optou por pedir uma instalação à parte para ele. Com isso foi feita a transferência da instalação do meu link para minha residência mesmo. Com isso, o cabo que 'trazia' a internet da casa dele para a minha se tornou desnecessário. Após a transferência realizada pela equipe técnica, resolvi reorganizar e remanejar toda a minha rede para atender as minhas necessidades.

CelularJ2Core3148.thumb.jpg.188fe6d780420247437f4156a2404edc.jpg

 A rede opera normal em 1Gbps!! O que significa que o problema é o cabo que eu havia mencionado antes! Outra coisa que notei que é a provável causa do problema é que o cabo que faz essa ligação das casas é padrão CAT5e mas o que está na minha casa que recebia a rede é CAT6!

 

 

 

Ambos eram interligados através de uma emenda RJ45 que se situa no meu quarto! Duas categorias de cabos diferentes trabalhando como a mesma via de dados!! 🤦‍♂️

 

CelularJ2Core3145.thumb.jpg.4f3ecbf6c9060a5b715a1020a767ebd9.jpg

 


Segundo as especificações, o CAT6 opera em 250Mhz enqanto o Cat5e opera à 100Mhz. O roteador detectava alguma anomalia e reduzia para 100Mbps onde o cabo opera à 100Mhz como se fosse um modo de 'compatibilidade'.
A questão era que não sabia que o cabo dentro da minha casa era CAT6 e descobri quando fiz esse remanejamento após a transferência da instalação.

Enquanto o pessoal da outra casa está sem internet, resolvi manter o cabo com um roteador deles lá embaixo provisoriamente levando minha internet até eles.

CelularJ2Core3146.thumb.jpg.e79bce1ac48afd91fd93eb1070df3ddc.jpg

 

Nesse roteador acima estão ligados o Cabo CAT6 numa porta e o CAT5e em outra. O roteador certamente mandaria 1Gbps nessa configuração apesar dos cabos mas o roteador lá embaixo só tem portas de 100Mbps e daí o gargalo que nesse caso 'não é mais problema meu'.

 

Obrigado à todos pela ajuda!

Caso resolvido!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Yarkan disse:

Outra coisa que notei que é a provável causa do problema é que o cabo que faz essa ligação das casas é padrão CAT5e mas o que está na minha casa que recebia a rede é CAT6!

 

Não faz diferença já que vai conectar pelo mínimo e o mínimo é o que você precisa. A categoria do cabo tem que ser casada com a categoria dos conectores e velocidade dos dispositivos e tal.

 

3 minutos atrás, Yarkan disse:

Ambos eram interligados através de uma emenda RJ45 que se situa no meu quarto! Duas categorias de cabos diferentes trabalhando como a mesma via de dados!!

 

Nunca use uma emenda. Use um soquete se for de fato preciso. 

 

4 minutos atrás, Yarkan disse:

Nesse roteador acima estão ligados o Cabo CAT6 numa porta e o CAT5e em outra. O roteador certamente mandaria 1Gbps nessa configuração apesar dos cabos mas o roteador lá embaixo só tem portas de 100Mbps e daí o gargalo que nesse caso 'não é mais problema meu'.

 

Isso é o que importa. Como diz o ditado, a corrente tem a força do elo mais fraco.

 

Note que esses soquetes nos roteadores não são certificados para CAT6 mas sim para CAT5E.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!