Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Casio FX 991 LA CW é boa?


Joao531

Posts recomendados

Olá!

 

Estou procurando uma calculadora científica para me acompanhar no curso de Engenharia de Software da faculdade. Eu tinha visto essa calculadora na Magalu, a vantagem que achei dela é o fato de vir com integração de smartphone. Mas será que vale a pena comprar essa calculadora para o curso?

 

Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joao531

Existe uma porrada de calculadora boa no mercado, vou ser sincero em admitir que as que supriram as minhas necessidades na facul foram as da Texas Instruments, qualquer modelo deles é excelente. Essa Casio (Afinal é uma Casio, os caras sabem o que fazem) pode te suprir muito bem, mas se eu posso lhe recomendar uma é a CIS C-220: https://www.magazineluiza.com.br/cis-c-220-calculadora-de-mesa-12-digitos/p/7708032/pa/cudm/

Aliás, tem algumas Gráficas, como a HP49g, que é um luxo, especialmente para quem é engenheiro e precisa realizar cálculos mais avançados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só de curiosidade mesmo pois não sou do ramo e a vagabunda que tive nunca soube usar... Ela é obrigatória pela instituição? por acaso não existe um app que simula tal calculadora? ahh tá .. restrições ao uso de celular na escola...

18 minutos atrás, aphawk disse:

compraria uma programável ...... 

 

12 horas atrás, Utopico disse:

a HP49g, que é um luxo,

 

De fato não é pra meros mortais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Joao531 disse:

Olá!

 

Estou procurando uma calculadora científica para me acompanhar no curso de Engenharia de Software da faculdade. 

 

Agradeço.

 

Se é um curso sobre como projetar sistemas de Computação para resolver determinados problemas, não vejo o porque não comprar uma calculadora programável ... ajuda bem mais o aprendizado !

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu estive pesquisando calculadoras programáveis e achei esta interessante:

 

https://www.amazon.com.br/Calculadora-gráfica-preta-Casio-fx-9750GIII/dp/B086Z7Q7G7

 

Se não for pegar uma programável, procure uma que também trabalhe em bases binária, octal e hexadecimal.

 

Uma alternativa mais barata é pegar uma usada, desde que esteja em perfeitas condições e venha com o manual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Joao531 , que assuntos você está vendo nessa disciplina de Engenharia de Software, para aplicar uma calculadora desse tipo?

 

Por que apps não podem ajudar?

 

Em 26/07/2023 às 10:43, aphawk disse:

Se é um curso sobre como projetar sistemas de Computação para resolver determinados problemas,

 

Por exemplo?

 

Em 26/07/2023 às 10:38, .if disse:

ahh tá... restrições ao uso de celular na escola...

 

Em provas, por certo.

 

Em 26/07/2023 às 10:38, .if disse:

De fato não é pra meros mortais...

 

Já viu a HP Prime?

 

 

Em 26/07/2023 às 10:43, aphawk disse:

calculadora programável... ajuda bem mais o aprendizado!

 

Tem professor que não deixa. De fato nos torna preguiçosos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 01/08/2023 às 22:01, aphawk disse:

 

Não percebo a utilidade da calculadora. EDIT – Não estou fazendo uma crítica. Realmente não faço ideia de como aplicar uma sofisticada calculadora como esta a uma disciplina de Engenharia de Software. @.if

 

Converter base numérica? Converter unidades? Não é pra tanto... para simplesmente isso, uma HP Prime daquelas seria mais do que bazuca!

 

Update

 

Estou reformulando as ideias lá na mensagem 13.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu, da faculdade. EDIT – Tampouco eu.. mentalidade calejada em modo hard que atravessou 2 séculos e 2 milênios não faço ideia de como uma Engenharia num Software se aplica à vida real. @alexandre.mbm .. pensando bem..faço sim.. taí Paulão, Moris e afins que com curso superior põe a mão na massa.. coisa rara hj em dia  🤪 e pode ser sim que hajam tais engenheiros a participar do forum... p.ex. o amigo que gentil e pacientemente me orientou recentemente e tive sucesso! @arfneto + um pequeno grande abraço distante 😁

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if ,

 

Pois é ..... eu sempre tive de desenhar tudo , até quando fazia sistemas comerciais em Clipper Summer 87 era o trabalho de falar com todos os usuários, ver os processos da empresa, ver os melhores algoritmos, e depois codificar ....... nunca me pareceu complexo fazer isso .....

 

Hoje em dia eles estão considerando o programador como um simples fazedor de códigos, igual esses Chatbots ..... inventaram essa tal de Engenharia de Software para dar uma visão que um engenheiro desenvolve na faculdade, que é a capacidade de entender o problema, e quebrar ele em partes menores fáceis de serem solucionadas. Algo que um engenheiro de outra área qualquer sempre faz quando cria um programa........  Acho que os modernos formandos em Engenharia não tem mais essa visão que a gente tinha ....  Enfim, realmente olhando o que é descrito como "grade" , acho que nem precisa de uma simples calculadora de 4 operações ...... o que precisa é algo útil para criar um programa que possa ser executado.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Num curso que seja mais voltado a hardware, o professor de Engenharia de Software pode optar por abordar a modelagem de software embutido ou de software básico. De fato, a "engenharia" de algo muito fundamental, tal como sejam operações matemáticas com bytes. Ainda assim, não enxergo o uso pleno para a referida calculadora.

 

Em 25/07/2023 às 22:05, Joao531 disse:

Estou procurando uma calculadora científica para me acompanhar no curso de Engenharia de Software da faculdade.

 

Você já começou a estudar?

Como identificou a necessidade da calculadora?

Como lhe falaram disso?

Onde é esse curso?

 

Update

 

Na verdade estou sabendo agora que existe o tal Curso de Engenharia de Software. Eu estava pensando em termos de uma disciplina. Sendo um curso, o escopo será maior.

 

1 hora atrás, aphawk disse:

Enfim, realmente olhando o que é descrito como "grade"

 

A chave está aqui.

 

Cadê a grade do seu curso? Tem Cálculo, por exemplo? A utilidade da calculadora super-elaborada será para disciplinas específicas...

 

Citação

A grade curricular do curso varia de acordo com a instituição de ensino. Entretanto, é comum que determinados temas sejam amplamente abordados, como:

  • Análise de Algoritmos;
  • Arquitetura de Software;
  • Banco de Dados;
  • Compiladores;
  • Contabilidade;
  • Cálculo;
  • Desenho Computacional;
  • Eletricidade e Magnetismo;
  • Estruturas de Dados e Algoritmos;
  • Física;
  • Gerência de Configuração;
  • Manutenção Evolutiva de Software.

A graduação de Engenharia de Software tem duração média de quatro anos, com estágio e TCC obrigatórios. O curso pode ser realizado nas modalidades presencial e a distância

 

Fonte: querobolsa.com.br

 

Coloquei em negrito as disciplinas com mais chances de aproveitarem a sofisticada calculadora. A partir daqui temos um norte para comentar custo-benefício.

 

Por outro lado, a grade do curso na Estácio deixa essas especificidades de lado. Fica quase como o escopo de disciplina que eu havia cogitado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!