Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Athlon 3000G passou a congelar do nada


Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

Olá pessoal, tenho um AMD Athlon 3000G numa placa A320 AM4, 12Gb de RAM DDR4 (8+4), SSD e HD. A fonte que está nela é uma ALLED de 400w real. Essa máquina sempre funcionou perfeitamente. Recentemente eu troquei ela de gabinete. Antes ela tinha um fonte genérica que veio com ela. Ocorre que ontem ela apresentou um congelamento do nada. Quando estamos usando um visualizador de Second Life foi quando houve o congelamento e hoje aconteceu novamente. Não é algo frequente. Mas isso nunca aconteceu antes.  Não sei porque ocorreu isso. As minhas suspeitas estão na fonte. Essa fonte é antiga e está comigo a muito tempo. Será que essa fonte está com problema? Será que é pouco para essa máquina? Não tem placa de vídeo, usamos a IGPU Vega 3 que resolve muito bem. Ontem o driver AMD atualizou para a versão, 23.7.2. Será que tem haver com isso estes congelamentos?  Só andou ocorrendo no visualizador do Second Life. Outra observação é que ouço um barulhinho esquisito advindo da fonte quando a máquina está sendo mais usada. O vocês me diriam sobre isso? Seria melhor eu comprar uma fonte nova? Que fonte me recomendariam para esse conjunto? Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 minutos atrás, lieggio disse:

Olá pessoal, tenho um AMD Athlon 3000G numa placa A320 AM4, 12Gb de RAM DDR4 (8+4), SSD e HD. A fonte que está nela é uma ALLED de 400w real. Essa máquina sempre funcionou perfeitamente. Recentemente eu troquei ela de gabinete. Antes ela tinha um fonte genérica que veio com ela. Ocorre que ontem ela apresentou um congelamento do nada. Quando estamos usando um visualizador de Second Life foi quando houve o congelamento e hoje aconteceu novamente. Não é algo frequente. Mas isso nunca aconteceu antes.  Não sei porque ocorreu isso. As minhas suspeitas estão na fonte. Essa fonte é antiga e está comigo a muito tempo. Será que essa fonte está com problema? Será que é pouco para essa máquina? Não tem placa de vídeo, usamos a IGPU Vega 3 que resolve muito bem. Ontem o driver AMD atualizou para a versão, 23.7.2. Será que tem haver com isso estes congelamentos?  Só andou ocorrendo no visualizador do Second Life. Outra observação é que ouço um barulhinho esquisito advindo da fonte quando a máquina está sendo mais usada. O vocês me diriam sobre isso? Seria melhor eu comprar uma fonte nova? Que fonte me recomendariam para esse conjunto? Obrigado!

Boa noite

 

A fonte de baixa qualidade pode provocar um monte de problemas.

Desligamento do PC, congelamento, perda de desempenho, tela azul.

Eu trocaria essa fonte de alimentação mesmo que não seja o causador do problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lieggio Não precisa de 500W nesse conjunto, 400W dá conta, o problema é a qualidade.

 

Eu nem se quer achei essa fonte que está usando atualmente.

 

Se pretende fazer algum upgrade futuro, mesmo que ainda mantenha jogando esses mesmos jogos que você já usa atualmente, pega a MSI MAG A550BN, ou a Nidus 500.

 

Tem a Pylon que é uma boa também, mas a de 550W é um tanto mais cara que as demais.

 

Eu recomendo fortemente a MSI, em promoção fica com preço bom, tão bom que as vezes a de 650 está no preço da de 550W.

 

 

E não recomendo o uso de estabilizadores, eles danificam fontes e pode lhe fazer perder a garantia da sua fonte também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth É eu vi essa da MSI. O lance é que devo comprar duas. vou trocar inclusive a 500 "Bomb Edition" que veio no 3000G e agora está no i5.. Ocorre que este tipo de item, eu, prefiro ver em lojas da minha região. Pois pego e instalo mais rapidamente, Não preciso ficar esperando chegar. Aqui na minha cidade não adianta, "transporte privado" é entre 4 a 5 dias e correios de 7 à 15 dias úteis. Se pagar pouquinha coisa a mais que na internet eu prefiro. Sei que tem o custo de ir na loja pegar, mas ainda sim compensa. Eu compro muito no mercado livre, pois é o que tem tido melhor preço e garantia de entrega mais "rapidamente", mas em todo caso compensa mais eu pedindo para retirar numa agência do M.L. A mais próxima a mim fica a 1.3km de distância, então antes de recorrer a internet estou vendo na minha cidade primeiro. Mas valeu pelas indicações.

 

Aproveito e pergunto a todos sobre umas opções com preço interessante que encontrei na web:

 

A primeira é na Pichau e está custando: R$ 135,00

A segunda é na Amazon e está custando: R$ 184,00

A terceira é na Terabyte e está custando: R$ 199,00

 

⚠️Meu intuito é gastar beirando os R$ 400,00 não mais que isso, pois não consigo honrar.

imagem_2023-07-30_165047036.png

imagem_2023-07-30_165232532.png

imagem_2023-07-30_165323879.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lieggio Problema de comprar em loja próxima é que fica difícil achar fonte boa e quando acha custa mais caro.

 

Estamos te passando recomendações que prioriza a qualidade, mas se  você priorizar o preço mais baixo, não vai pegar nada que presta e vai dar problema no seu pc, podendo vir a queimar ele.

 

Dessas citadas, Tomagawk, OnePower e BRX, fuja de todas, são genéricas.

 

É como eu falei, melhor uma marca que tenha qualidade, do que uma que não tenha.

 

Se você quer tanto priorizar custo, compre qualquer uma que julgar ser agradável para si, quem arrisca o pc é você mesmo, mas eu não recomendo nenhuma fonte ruim, e nem irá conseguir recomendações de comprar esse tipo de coisa por aqui também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Pois é. O lance que preciso ver algo que consiga por no meu orçamento apertadíssimo. Eu até pensei em vender meus desktops e comprar dois notebooks com uma configuração boa para o que fazemos. Mas o povo está sem dinheiro e está difícil vender as coisas. Pois tenho 3 desktops e todos estão todos com telas grande e kit teclado e mouse gamer. Dois deles estão com telas de 32 pol. LED E o terceiro está com tela de 24 pol. LCD. Então precificando tudo Daria pra pegar dois notebooks bons. Porém Até que venda tudo... precisamos seguir trabalhando. E, estou preocupado com esses travamentos que começaram a ocorrer no AMD 3000G. Assim estou vendo de trocar a fonte, pois antes com a 500 "gamer" que veio com ele isso não acontecia. Esse 3000G veio num gabinete aquário, mas com kit mini ATX. Eu recebi um I5 de 6ª com uma placa gamer ASUS enorme. Então precisei de um gabinete novo. Dai pequei um slim da multilaser, que coube o 3000 G perfeitamente, ficou bonito e não ocupa tanto espaço. Dai eu montei o i5 no gabinete aquário. Nesse gabinete a fonte fica em baixo e a que veio nele, de 500, a ventilação fica pra baixo. No gabinete da multilaser a fonte fica em cima. Se colocasse a fonte que veio com o 3000G ou outra dessas que tenho olhado vai ficar jogando ar quente pra dentro perto do processador. Agora não dá pra comprar um gabinete melhor. Então estou vendo fonte. Em todo caso obrigado a todos que tem dado sugestões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, lieggio disse:

outra dessas que tenho olhado vai ficar jogando ar quente pra dentro perto do processador.

Afirmação errada.

 

O fan da fonte joga o ar dentro da fonte, e não o contrário.

 

cg90a5gamc_4.jpg

 

 

Se colocar uma fonte dessas, que foi recomendada aqui, na parte de cima do gabinete, você fará entrar ar quente dentro dela, não é o indicado, mas funciona.

 

Para ajudar na refrigeração, é bom colocar alguns fans no gabinete, e assim auxiliar na troca de calor dentro do pc.

 

Não é o ideal, mas dá certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 30/07/2023 às 21:38, Elder Nauvirth disse:

@lieggio Pega uma das fontes que foi recomendada como sendo boa e coloca no pc.

 

Além disso, coloca alguns fans no gabinete, vai ajudar.

 

Como falei antes, não é ideal colocar a fonte em cima, mas irá funcionar.

Opa, eu fiz a troca da fonte por uma Thermaltake 500w e coloquei 2 fans no gabinete. Sendo uma de 120x120mm RGB jogando ar para dentro fixa no local apropriado presente na tampa esquerda e outra menor comum tirando o ar, no local apropriado da parte de trás. Está funcionando sem problemas.

 

Obrigado pelas dicas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!