Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Adaptar fonte de 9v em multímetro


Rvs

Posts recomendados

23 minutos atrás, Rvs disse:

Nesse caso eliminaria a bateria de 9V, mais existe um circuito alimentado com 2 pilhas, teria como eliminar tmb, deixando so a fonte?

Tem. 

Mas tem analisar o circuito. Pois nem sempre o negativo é comum como na maioria das fontes. 

Multímetros Analógicos que tem bateria e pilha podem não compartilhar as mesmas ligações. 

Dependendo do modelo, fazem algumas ligações estranhas como compartilhar os positivos, ligações de pilha e bateria em série ou então circuitos independentes onde não dá pra usar uma mesma fonte diretamente. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pra uma cara pilha 9v durar + num analógico... uma ideota que me passaria pela cabeça se tivesse uma era algo como um circuito quase bem simples de autodesligamento (mult digital tem isso) que permaneça ligado pelo tempo da leitura.. Afinal não vou ficar olhando pro mult o tempo todo. Imagino algo muito minimalista como um mosfet canal n com uma chave push button entre o + e o gate, um capacitor de 0.1uF...1uF em paralelo com um R de 1M...10M entre G e S... vai mantê-lo ligadão por de dezenas a centenas de segundos. ... Um pequeno click para num botão, um grande tempo pra uma medição. 🤪

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Renato.88 disse:

Até dá, mas precisa de uma fonte exclusiva pro multímetro, que forneça as duas tensões de acordo com o esquema original das pilhas. 

Entendi, mais mesmo a fonte, gerando duas tensoes, o gnd não vai ser comum?

Sabe onde posso encontrar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Rvs disse:

Entendi, mais mesmo a fonte, gerando duas tensoes, o gnd não vai ser comum?

Nem sempre. Existe várias maneiras de fazer uma fonte 

3 horas atrás, Rvs disse:

Sabe onde posso encontrar?

Veja como é o multímetro primeiro. 

Até agora não sei que tipo de ligação ele usa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certa vez comprei uma bateria de 9V recarregável para o multímetro. Esperava recuperar o investimento e foi um tiro no pé. Com poucos meses de uso a bateria passou a segurar a carga por menos de 1 semana, estava dando mais trabalho do que satisfação e pasmem, durou menos que uma bateria normal descartável. Voltei a usar descartável e joguei o multímetro velho no lixo junto com a pilha. Comprei um novo multímetro com pilha descartável e estou feliz. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Certa vez comprei uma bateria de 9V recarregável para o multímetro

As minhas duram alguns anos e a carga uns 2 meses. 

A primeira bateria dessas que comprei foi em 2010. Ela ainda funciona, mas não tão bem quanto antes. 

A carga dela dura uns 20 dias no multímetro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/07/2023 às 12:26, Renato.88 disse:

Nem sempre. Existe várias maneiras de fazer uma fonte 

Veja como é o multímetro primeiro. 

Até agora não sei que tipo de ligação ele usa. 

Bom dia amigo, desculpe a demora, estou meio ocupado, e não tive de analisar o circuito, mais o multimetro seria esse do link. Valeu.

 

https://www.electronica-pt.com/esquema/instruments/multimetro-icel-sk-20-20831/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rvs A bateria de 9V está em série com as duas pilhas de 1,5V.

Logo, dá pra fazer uma fonte simples de 3 e 9V a partir de um trafo pequeno de 6+6V ou 9+9V. Esses transformadores se acham facilmente pra comprar ou então em sucatas de rádio portátil. 

 

Agora, não sei se sabe mas essas pilhas e baterias servem somente para as escalas de resistência. 

A de 3V para o x1, x10 e x1k. Já a de 9V só para a x10k. 

Todas as outras escalas funcionam com a energia do que está sendo medido. 

 

Aí, não sei o seu caso. Mas no meu, tenho um multímetro desses e nunca uso a escala x10k. Assim não precisa da bateria de 9V. 

Resistor de valor alto, uso o multímetro digital mesmo. 

 

Se esse for o caso, aí basta apenas uma fonte de 3V.

Que se resolve facilmente pegando um carregador de celular 5V que esteja sobrando e coloca-se em sua saída 3 diodos 1N4007 em série, a, tensão ficará próxima a 3V. Não é necessário ser exata, pois existe o ajuste de zero. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 31/07/2023 às 22:20, Sérgio Lembo disse:

Voltei a usar descartável e joguei o multímetro velho no lixo junto com a pilha. Comprei um novo multímetro com pilha descartável e estou feliz. 

 

Por que você precisou fazer essa substituição de multímetro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 02/08/2023 às 17:36, Renato.88 disse:

@Rvs A bateria de 9V está em série com as duas pilhas de 1,5V.

Logo, dá pra fazer uma fonte simples de 3 e 9V a partir de um trafo pequeno de 6+6V ou 9+9V. Esses transformadores se acham facilmente pra comprar ou então em sucatas de rádio portátil. 

 

Agora, não sei se sabe mas essas pilhas e baterias servem somente para as escalas de resistência. 

A de 3V para o x1, x10 e x1k. Já a de 9V só para a x10k. 

Todas as outras escalas funcionam com a energia do que está sendo medido. 

 

Aí, não sei o seu caso. Mas no meu, tenho um multímetro desses e nunca uso a escala x10k. Assim não precisa da bateria de 9V. 

Resistor de valor alto, uso o multímetro digital mesmo. 

 

Se esse for o caso, aí basta apenas uma fonte de 3V.

Que se resolve facilmente pegando um carregador de celular 5V que esteja sobrando e coloca-se em sua saída 3 diodos 1N4007 em série, a, tensão ficará próxima a 3V. Não é necessário ser exata, pois existe o ajuste de zero. 

Bom dia amigo @Renato.88, vou ver direitinho o que ficaria melhor e posto a resposta, mais pela informações, fica melhor so colocar uma fonte de 3V. 

Obrigado amigo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!