Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito de Condicionamento de Sinais


Posts recomendados

Olá, sou novo aqui. Sou estudante de Engenharia Elétrica e estou com um trabalho um pouco difícil para mim, gostaria de uma ajuda 🙂

A tarefa é a seguinte:

 

Projetar um circuito de condicionamento do sinal com ganho variável para realizar a leitura de 16 sensores e obter como saída um sinal analógico que será lido por um microcontrolador.

 

Os sensores possuem propriedade resistiva que varia de 2k à 1Mohm.

Como a variação da resistência tem comportamento exponencial e inversamente proporcional à tensão de entrada, temos que:

quando em valores baixos de resistência, o ganho deverá ser alto

quando em valores altos de resistência, o ganho deverá ser baixo

Observações:

não é necessário escolher/determinar o microcontrolador

não é necessário projetar firmware

tensão de alimentação (máx): 3,3V

entrada analógica (máx): 3,3V.

 

Para o ganho variável eu pensei em utilizar um potênciometro. Estou pensando em utilizar amplificadores operacionais mas não sei se uso a configuração de realimentação negativa com entrada inversora ou com a entrada não-inversora. Alguém me sugere algo? Preciso simular um circuito.

 

Desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na minha concepção artística o ganho e seu controle pode ser o mesmo pra todos independente da resistência (impedância). Um ampop comum tem alta impedância de entrada o que tende a ser viável pra todos... bem pelo menos você não mencionou a frequência que esta sim é um fator complicador na escolha do ampop.

Numa 2a concepção, existe mc que possui ampop na entrada, o que pode sem um facilitador.

 

A não ser que seu professor te desafiou a projetar ampop que varia automaticamente o ganho dependendo da impedância do sinal. Neste caso é de fato mais desafiador. Não devo te ajudar nisso.

 

E finalmente, caso fosse um caso real a dica que daria é usar apenas uma entrada de um mc e colocar multiplexador analógico com 16 entradas algo como 2x cd4051 com controle pelo mc, óbvio...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Florencio Correia ,

 

Oras, você não pode alterar o sinal, certo ? Então tem de usar a configuração não inversora.

 

Uma impedância de sinal tão baixa quanto 2K já lhe traz complicações ao usar um simples multiplexador analógico como o cd4051. 

Problemas : a impedância de condução do CD4051 é da ordem de 125 ohms, o que para pode dar um erro de mais de 5% quando a impedância do sinal seja da ordem de 2 K. E outro problema : a corrente de fuga quando em OFF é de cerca de 100 pA, o que pode atrapalhar a medida de um outro canal que esteja sendo medido em cerca de 0.1 Volts se ele tiver a impedância da ordem de 1 M.

 

Eu faria a solução com amp ops de entrada tipo FET, com entrada não inversora, tipo Rail to Rail ( alimentação de 3,3V e amplitudes de sinal de 3,3 V ... ) e ganho ajustável. Só não sei se existem amp ops tipo Rail to Rail que funcionem com apenas 3,3V ...... boa pesquisa !

 

Ah, e se quiser que o circuito faça o acondicionamento automático do nivel do sinal, a solução vai complicar bastante, e vai depender muito do tipo do sinal; se ele tiver variações bruscas podendo atingir alta amplitude, vai ter muito trabalho e pesquisa para resolver.

 

Paulo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, aphawk disse:

complicações ao usar um simples multiplexador analógico como o cd4051. 

Ajustando após a acertada observação do amigo Paulão...

Condicione ou baixe a impedância de cada um com um simples seguidor de tensão, aplique no multiplex antes de capturar pelo mc ... se fosse um caso real, claro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/08/2023 às 01:12, Gabriel Florencio Correia disse:

tensão de alimentação (máx): 3,3V

Deve ser dos sensores. Fica difícil se a tensão de alimentação dos operacionais fosse de 3,3v.

1 - 

5 horas atrás, aphawk disse:

Eu faria a solução com amp ops de entrada tipo FET, com entrada não inversora, tipo Rail to Rail

Isso aí, mas com alimentação do operacional um pouco maior, tipo 5V.

Com o sinal entrando pela entrada positiva do operacional, a tensão fornecida pelos sensores não se altera.

O ganho fica a cargo da realimentação negativa pela entrada negativa.

Acho que já te fornecemos todas as dicas. Agora é com você. Pesquise no Google por "Amplificador operacional, ganho não inversor"

MOR_AL

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
14 horas atrás, MOR_AL disse:

difícil se a tensão de alimentação dos operacionais fosse de 3,3v.

Permita-me um derradeiro dedo calejado prático - de novo mais uma vez, caso fosse um caso real: não é nada extremamente difícil um step up pra +V e -V maiores a partir de 3V3 pra corrente baixa, o que supostamente é caso de sensores. Além do +, este 3v3 pode advir de uma maior V que poderia ser usada para tal. .. No caso se fosse bateria ou pilha haveria a questão do consumo que poderia ser contornada com uma alimentação temporária do sensor apenas no momento de sua leitura caso este forneça informação rapidamente e/ou não seja necessária rapidez na aquisição.

 

Devo ter causado congestão do mundo real ao sumido autor kk

Boa sorte.

  • Haha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk Caro amigo, quero saber em qual loja se abastece. Também sou de São Paulo e para encontrar operacionais são sempre os mesmos. Para JFET os TLxx da Texas com faixa de trabalho bem distantes do Vdd e Vss. Nos bipolares temos o LM358 e assemelhados e para comparador o LM2904 e assemelhados. De alta performance só vi o LM311 com strobe e consumo de 8mA. De baixo offset o OP07 da Texas mas também com boa distância entre o Vdd e o Vss, ótimo para quem não tem pressa (é lerdo) mas de uma estabilidade térmica invejável. Os rail-to-rail de 2 a 5V só os vejo na Mouser e Digikey mas se o amigo souber de algum buraco da Ifigênia onde os encontre compartilhe aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!