Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Substituição de roteador para melhorar sinal


Posts recomendados

Tenho um TP Link WR941HP. Funciona em 2.4GHz (450Mbps) e é 10/100 apenas. São 3 antenas de 8dbi e fica no centro do apartamento, mas num dos pontos mais afastados dele, o sinal é bem fraco e acabei colocando um outro roteador que tinha, para que o local tivesse wifi também, o que fez ter uma nova rede/login.

Vou substituir este roteador e aproveitar para ter também 5GHz.

Pensei no X20, da TP Link, que além dos 5GHz também é giga. Por poder usar mais unidades numa rede única, acabaria também com o segundo roteador/segunda rede.

Li que a tecnologia mesh perde cerca de 50% do sinal a cada "nó", ou seja, se o roteador 1 transmite 500Mbps, o segundo transmitiria 250Mbps e o terceiro 125Mbps.
É verdade isso?
A perda existe e é nesse nível, mesmo em pequenas distâncias (menor que 8m)?

Alguma sugestão de ter um sinal forte em toda a área (apartamento)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MarcosRAH disse:

Tenho um TP Link WR941HP. Funciona em 2.4GHz (450Mbps) e é 10/100 apenas. São 3 antenas de 8dbi e fica no centro do apartamento, mas num dos pontos mais afastados dele, o sinal é bem fraco e acabei colocando um outro roteador que tinha, para que o local tivesse wifi também, o que fez ter uma nova rede/login.

Vou substituir este roteador e aproveitar para ter também 5GHz.

Pensei no X20, da TP Link, que além dos 5GHz também é giga. Por poder usar mais unidades numa rede única, acabaria também com o segundo roteador/segunda rede.

 

Não confunda rede wifi com rede local, com rede IP. Pode ter várias redes wifi e uma única rede IP. E em geral é o que quer em uma rede doméstica.

 

Está considerando usar um único X20? Não tem muito sentido uma rede mesh--- malha ---  de um único aparelho...

 

1 hora atrás, MarcosRAH disse:

Li que a tecnologia mesh perde cerca de 50% do sinal a cada "nó", ou seja, se o roteador 1 transmite 500Mbps, o segundo transmitiria 250Mbps e o terceiro 125Mbps.
É verdade isso?
A perda existe e é nesse nível, mesmo em pequenas distâncias (menor que 8m)?

 

Não, não é verdade. Talvez pudesse postar a origem de coisas que "leu". Ajudaria a outros.

 

mesh não tem a ver com aumentar o alcance ou a cobertura, ao menos não diretamente. A ideia de mesh é prover transitividade transparente, de modo que um dispositivo móvel possa ser deslocado pela rede sem perder conexão. Só isso.

 

E o alcance é menor e não maior. Por definição. A ideia é que aumentar a potência --- como se faz há décadas ---- gera mais e mais interferência. Então mesh acrescenta mais roteadores com menos alcance. E algoritmos e um canal de controle (backhaul). A soma desses --- algoritmos e dispositivos ---  acompanha o deslocamento dentro da rede de um dispositivo e permite a transição sem cair a conexão. Isso é caro em termos de recursos, processamento, memória e dinheiro.

 

Conforme aumenta o número de POD (os roteadores, rebatizados pelo  marketing) e o total de clientes o tráfego do backhaul aumenta muito. Por essa razão procure comprar apenas POD que permitam o tráfego do canal de controle via ethernet (cabo). O X20 é assim.

1 hora atrás, MarcosRAH disse:

Alguma sugestão de ter um sinal forte em toda a área (apartamento)?

 

Posicione bem os aparelhos e não use um só. Posicione um roteador pela casa e meça a potência com  celular, com algo como o WiFi analyzer e determine onde é melhor colocar as antenas. Não precisa de internet para isso.

 

Use cabo onde for possível, em especial TV. É meio ingênuo ligar uma TV via wifi.

 

NUNCA use portas WAN em roteadores que não estejam ligados diretamente ao provedor ou vai perder até metade da banda

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@MarcosRAH Tarde

 

Não sei qual seu plano de internet, mais caso instale um outro roteador eu pegaria um que seja padrão gigalan e sem dúvida nem uma vai ser dual band.

Não sei qual o tamanho da sua casa, mais eu casa com dois cômodos, sala, sala de jantar, quintal, só com um roteador eu consigo ter um ótimo desempenho da casa toda.

Meu quarto fica no meio do terreno e meu roteador é um AX50 da tp-link. excelente roteador, Dual Band e WIFI6, todas portas gigalan e entra USB 3.0.

Você pode pegar um AX1800 que segue o mesmo padrão.

https://www.kabum.com.br/produto/399634/roteador-tp-link-ax1800-wi-fi-6-dual-band-gigabit-5-dbi-ex220?gclid=Cj0KCQjwz8emBhDrARIsANNJjS5_dfLRTZpRcsDoOyWpaNdGeE3RnK9oyeGTemRJ6X688opw_O5sLyMaApc8EALw_wcB 

Apesar do WIFI ter evoluído bastante, sempre haverá percas, mesmo por por exemplo você colocar seu celular do lado do roteador.

Por exemplo se o seu celular se conecta a velocidade de 144Mbps se você tiver um plano de internet de 300Mbps, mesmo estando ao lado do roteador você vai conseguir uns 115Mbps no máximo de downloads.

WIFI tem perca de mais ou menos 20%.

Se a sua casa é muito grande e precisa de um ou dois pontos de internet, puxe um cabo de rede em cada um dele, se você for usar repetidores via WIFI pode ter certeza que no ponto mais longe você vai ter um pela perda de desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, MarcosRAH disse:

Alguma sugestão de ter um sinal forte em toda a área (apartamento)?

 

Dá uma olhada no Huawei, esse além de ser mais barato é AX3000, o x20 é AX 1800. Pra ter um bom sinal e máxima velocidade posicione os aparelhos como explicaram acima e se possível ligue-os via cabo um ao outro.

 

https://www.amazon.com.br/Roteador-HUAWEI-3000mbps-velocidade-cobertura/dp/B08L9BRXP2/ref=sr_1_9?__mk_pt_BR=ÅMÅŽÕÑ&crid=OD23RATOOWK5&keywords=huawei&qid=1691535242&sprefix=huawei%2Caps%2C212&sr=8-9&ufe=app_do%3Aamzn1.fos.25548f35-0de7-44b3-b28e-0f56f3f96147

 

Veja o teste

https://www.youtube.com/watch?v=ZvcDxsZoMp0

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!