Ir ao conteúdo

Quero reduzir o Clock do processador

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Recentemente, eu estava enfrentando problemas com a execução do jogo Baldurs Gate 3, eu até abri outro tópico no site(que já foi resolvido), o jogo ele sempre crashava, uma hora o outra, dentro desse tópico que eu criei, me veio a solução de ir no rolê de energia do windows e colocar a energia máxima do processador em 96% e o mínimo em 95%, quando fiz isso, os jogos pararam de apresentar problemas e consegui jogar normalmente os jogos. A questão é, que o meu processador cravou em 3.225 MHz, então eu realizei novos testes, eu cheguei no energia do processador max 99% e min 99%, o processador fica em 3.350mhz, n cheguei a jogar muito, mas parecia estável também, o problema, eu acho que é quando eu coloco em 100%, quando eu coloco em 100% o processador vai direto pra 4.650 MHz, a questão é que o site da amd ( O meu é um Ryzen 7 5700x) fala que o máximo é 4.6mhz.

O problema pode ser esses 50 MHz? 

Tem como eu reduzir um pouco o clock, pra uns 4.500 MHz, por exemplo, só pra ver se fica estável?

Vou deixar o link do meu ultimo tópico também, nele dá pra entrar no tópico que resolveu meu problema.

Postado

É, mexer no plano de energia não é a solução correta. O certo é garantir que não tem instabilidade no seu PC, e isso você faz mexendo nas configs de clock e tensão (e RAM) na BIOS, além de garantir que as temperaturas do processador e placa-mãe estão sob controle.

Postado
3 horas atrás, Imakuni disse:

É, mexer no plano de energia não é a solução correta. O certo é garantir que não tem instabilidade no seu PC, e isso você faz mexendo nas configs de clock e tensão (e RAM) na BIOS, além de garantir que as temperaturas do processador e placa-mãe estão sob controle.

As config estão todas no AUTO, na BIOS, e as temperaturas durantes os jogos estão bem normais, processador em 55° e placa de vídeo 60-70. A ram eu vou tirar o XMP pra ver se muda algo. Se eu for reduzir o clock do processador, eu sei que overclock é perigoso e tal, mas eu não achei muita coisa sobre reduzir o clock, eu posso só reduzir o clock e deixa a tensão no AUTO ainda?

Postado

Pode ser sua fonte também que não está suportando a demanda de energia do processador no boost maximo. Qual sua fonte?
No gerenciador de energia, não precisa botar maximo e minimo em 99%, assim você obriga seu processador a ficar no clock maximo o tempo todo, aquecendo e gastando energia desnecessariamente... deixe o minimo em 5%, que é quando o pc ta com pouco uso (navegando na internet, assistindo videos), e deixe o maximo em 99%.  Quando está em 99%, ele vai deixar a frequência ir somente até 99% do clock base, que é 3.4ghz, botando em 100%, ele so vai liberar o boost, pra atingir o clock maximo que o processador atinge. Provavel que você consiga limitar esse boost, usando undervolt, pra ter frequencias na casa dos 4.. 4,3ghz
Outra coisa que pode estar ocorrendo, é o vrm da placa-mãe não estar suportando, que placa-mãe você está usando?

Postado
19 horas atrás, Gabriel Mata disse:

As config estão todas no AUTO, na BIOS, e as temperaturas durantes os jogos estão bem normais, processador em 55° e placa de vídeo 60-70. A ram eu vou tirar o XMP pra ver se muda algo.

É, na realidade você só está capando o desempenho do seu PC. A BIOS está atualizada? Se não, comece por aí, habilite o XMP e depois rode teste de stress por algum tempo.

19 horas atrás, Gabriel Mata disse:

Se eu for reduzir o clock do processador, eu sei que overclock é perigoso e tal, mas eu não achei muita coisa sobre reduzir o clock, eu posso só reduzir o clock e deixa a tensão no AUTO ainda?

Mas é justamente o contrário, mexer no clock é seguro, mexer na tensão é perigoso. inclusive, deixar no automático com a placa-mãe exagerando e torrando o seu processador sem necessidade é o maior problema de PCs modernos.

De qualquer forma, o procedimento é o mesmo que com overclock: você ajusta o clock, fixa a tensão e testa.

Postado
6 horas atrás, boinard disse:

Pode ser sua fonte também que não está suportando a demanda de energia do processador no boost maximo. Qual sua fonte?
No gerenciador de energia, não precisa botar maximo e minimo em 99%, assim você obriga seu processador a ficar no clock maximo o tempo todo, aquecendo e gastando energia desnecessariamente... deixe o minimo em 5%, que é quando o pc ta com pouco uso (navegando na internet, assistindo videos), e deixe o maximo em 99%.  Quando está em 99%, ele vai deixar a frequência ir somente até 99% do clock base, que é 3.4ghz, botando em 100%, ele so vai liberar o boost, pra atingir o clock maximo que o processador atinge. Provavel que você consiga limitar esse boost, usando undervolt, pra ter frequencias na casa dos 4.. 4,3ghz
Outra coisa que pode estar ocorrendo, é o vrm da placa-mãe não estar suportando, que placa-mãe você está usando?

Eu tenho uma fonte XPG Core Reactor 850w

E a placa de Vídeo é uma RX 6750 XT

placa-mãe é uma TUF B550M-PLUS WIFI2

Todas as peças são novas praticamente, tenho o pc a umas 2 semanas

Vou testar esse 5% ao 99%

3 horas atrás, Imakuni disse:

É, na realidade você só está capando o desempenho do seu PC. A BIOS está atualizada? Se não, comece por aí, habilite o XMP e depois rode teste de stress por algum tempo.

Mas é justamente o contrário, mexer no clock é seguro, mexer na tensão é perigoso. inclusive, deixar no automático com a placa-mãe exagerando e torrando o seu processador sem necessidade é o maior problema de PCs modernos.

De qualquer forma, o procedimento é o mesmo que com overclock: você ajusta o clock, fixa a tensão e testa.

A BIOS está na ultima versão.

Mas se eu só abaixar o clock, sem mexer na tensão, não vai esquentar igual? porque vai estar passando o mesmo tanto de energia

Eu vi que na minha placa-mãe tb, que o PBO estava no AUTO, eu peguei e desliguei, to jogando assim e não apresentou problemas ainda. Mas eu continuo com a config de energia em 99%-100%.

Vou reduzir o Clock então, de 4,65, pra 4,5mhz, acho q 4,5 é um clock bom, não vou sentir muito prejuízo.

• Solução
Postado
1 hora atrás, Gabriel Mata disse:

Mas se eu só abaixar o clock, sem mexer na tensão, não vai esquentar igual? porque vai estar passando o mesmo tanto de energia

Em tese, iria até ter uma redução marginal...

Mas a parada é que se você não controlar a tensão, a placa-mãe pode decidir "ei, ele mexeu em alguma coisa, melhor eu dar uma overdose só para garantir".

1 hora atrás, Gabriel Mata disse:

Eu vi que na minha placa-mãe tb, que o PBO estava no AUTO, eu peguei e desliguei, to jogando assim e não apresentou problemas ainda. Mas eu continuo com a config de energia em 99%-100%.

Vou reduzir o Clock então, de 4,65, pra 4,5mhz, acho q 4,5 é um clock bom, não vou sentir muito prejuízo.

Eu não sou fã de capar o produto pela qual você pagou, mas.... o processador é seu.

Postado
Em 18/08/2023 às 15:13, Imakuni disse:

Em tese, iria até ter uma redução marginal...

Mas a parada é que se você não controlar a tensão, a placa-mãe pode decidir "ei, ele mexeu em alguma coisa, melhor eu dar uma overdose só para garantir".

Eu não sou fã de capar o produto pela qual você pagou, mas.... o processador é seu.

Eu não reduzi o clock, mas desliguei o PBO AUTO e agora os jogos não estão mais apresentando problemas, inclusive voltei a energia pro padrão, com o máximo 100%, e mesmo assim tá estável, joguei umas 14 horas esse fim de semana e só deu 1 crash, mas eu acho q é coisa do jogo. Vou dar uma estudada nesse PBO e quando eu ficar mais confiante eu ativo o PBO, eu já uns na internet, falando que melhora e esfria, pro mesmo processador que eu tenho alias, mas não sei se posso só copiar.

Postado
14 minutos atrás, Gabriel Mata disse:

Vou dar uma estudada nesse PBO e quando eu ficar mais confiante eu ativo o PBO, eu já uns na internet, falando que melhora e esfria, pro mesmo processador que eu tenho alias, mas não sei se posso só copiar.

Melhorar é impossível. Por definição, desativar PBO vai diminuir o desempenho da sua máquina. Mas realmente esfria, a final de contas você está sacrificando desempenho.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!