Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Troquei uma bateria de fone de ouvido bluetooth    de 300MAH por uma nova  de 1000MAH  com mesma tensão de 3,7v .   Troquei sem problemas , porém ,   notei que o tempo de uso não melhorou quase nada , se muito , deve ter melhorado apenas meia hora no máximo . A bateria antiga durava umas 2 horas ,  e a nova não teria que durar pelo menos o dobro , ou mais ?   Estou na dúvida se  o circuito do fone de ouvido não é capaz de carregar totalmente a bateria ?   Outro detalhe é que a bateria nova  só veio com dois fios ( positivo e negativo) enquanto a bateria antiga tinha  3 fios .   Não sei se isso faz diferença .  

Postado
50 minutos atrás, marcos90 disse:

por uma nova  de 1000MAH

Partindo do pressuposto que você colocou uma bateria de mesma tensão (já que o controle de carga é feito pela tensão)

Opção 1 - O papel aceita tudo e a bateria não tem 1000Mah:
Qual a origem desta bateria nova?
Você chegou a fazer algum teste dela em termos de duração? O que mais tem 

Opção 2 - Seu aparelho está em curto gastando bateria direto

• Curtir 3
Postado

@marcos90 Como você adaptou a bateria de 1000mAh no lugar da de 300MAh? porque uma bateria de 1000mAh teria ao menos o dobro do tamanho em relação a de 300MAh, se as duas baterias tem o mesmo tamanho então a bateria de 1000mAh é falsa...

e baterias de 3 fios costumam ter algum sensor de temperatura, dai sem esse sensor o carregador pode estar carregando de forma bem mais lenta, tipo um safe mode, e não dando tempo pra carregar toda a bateria ou ele pode estar terminando a carga depois de um tempo por segurança

Eu ja fiz reciclagem de baterias de litio pra projetos e um defeito comum é essas baterias desenvolverem fugas de corrente que geram alto descarga, e com isso voce acaba com uma bateria que não se carrega 100%, não fica carregada e esquenta ao carregar, dependendo da capacidade da bateria e da corrente de carga elas ate estouram no carregamento, talvez tenha algum circuito de proteção que para o carregamento apor 2 horas., por exemplo, pra evitar que uma bateria defeituosa estoure.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, Thiago Miotto disse:

Partindo do pressuposto que você colocou uma bateria de mesma tensão (já que o controle de carga é feito pela tensão)

Opção 1 - O papel aceita tudo e a bateria não tem 1000Mah:
Qual a origem desta bateria nova?
Você chegou a fazer algum teste dela em termos de duração? O que mais tem 

Opção 2 - Seu aparelho está em curto gastando bateria direto

Comprei no Shopee  igual a essa :https://down-br.img.susercontent.com/file/505ac4639bacd827b67b15b2f2f0e494

Não sei se pode postar o link do anúncio aqui , mas é só digitar no shopee " Bateria C/2 Fios 3,7v 1000mah 8mm X 30mm X 40mm Nova"

26 minutos atrás, F4b10 disse:

@marcos90 Como você adaptou a bateria de 1000mAh no lugar da de 300MAh? porque uma bateria de 1000mAh teria ao menos o dobro do tamanho em relação a de 300MAh, se as duas baterias tem o mesmo tamanho então a bateria de 1000mAh é falsa...

e baterias de 3 fios costumam ter algum sensor de temperatura, dai sem esse sensor o carregador pode estar carregando de forma bem mais lenta, tipo um safe mode, e não dando tempo pra carregar toda a bateria ou ele pode estar terminando a carga depois de um tempo por segurança

Eu ja fiz reciclagem de baterias de litio pra projetos e um defeito comum é essas baterias desenvolverem fugas de corrente que geram alto descarga, e com isso voce acaba com uma bateria que não se carrega 100%, não fica carregada e esquenta ao carregar, dependendo da capacidade da bateria e da corrente de carga elas ate estouram no carregamento, talvez tenha algum circuito de proteção que para o carregamento apor 2 horas., por exemplo, pra evitar que uma bateria defeituosa estoure.

Não sei se é falsa , não tenho outro dispositivo para testar .

Sim , é um pouco  maior  e também mais gordinho de espessura , tive que cortar o plásico onde fica a bateria  com estilete , um pedaço da bateria  ficou para fora .

Valeu pela explicação !

Postado

@marcos90 ,

Pode apostar que é falsa sim. Isso acontece com 99% de todas as baterias que são anunciadas nesses sites tipo Shopee, Mercado Livre, Aliexpress .....

Existem maneiras de você medir a carga REAL da bateria, mas precisa de aparelhos adequados.

A maneira que eu utilizo é com um aparelho deste tipo aqui , porém com todo o firmware modificado para uma versão Freeware bem mais inteligente que a original que já vem com o produto :

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1892678372-carregador-e-balanceador-inteligente-imax-b6-fonte-bivolt-_JM#position=42&search_layout=stack&type=item&tracking_id=b0febc30-ceb7-4b59-9eda-46975715d0da

Com esse aparelho, você já consegue criar o modelo de sua bateria dentro dele, e ele fará a carga / descarga correta de sua bateria, e também vai lhe informar a capacidade real dela, tudo com o firmware original que acompanha. Mas se trocar o firmware, vai ter bem mais opções ...

Segue o link com o firmware e possíveis modificações :

https://github.com/szepnorbee/cheali-charger

Paulo

• Curtir 3
  • mês depois...
  • Membro VIP
Postado

Você tem certeza que são células do mesmo tipo e mesma tensão, mudando apenas a capacidade?

Em 04/09/2023 às 10:10, aphawk disse:

Existem maneiras de você medir a carga REAL da bateria, mas precisa de aparelhos adequados.

Palavras-chave: projeto de "carga eletrônica"

• 2 meses depois...
Postado

Atualizando o tópico !   Coloquei essa mesma bateria em um outro fone de ouvido que tinha sobrando aqui e  a bateria está durando até agora incríveis 24 horas de funcionamento !!!!!! :tw_astonished::tw_astonished:  !!!!!

Conclusão :   Acho que o circuito eletrônico da placa bluetooth do fone ,   influencia muito nas atividades  da bateria  ( recarga , funcionamento , monitoramento , etc )  . 

• Membro VIP
Postado

Imagine que capacitores com fulga aumentam corrente, drenando bateria. Imagine que enrolamentos com falta na isolação encurtam caminho, também aumentando corrente e drenando bateria. Imagine que chaves eletrônicas podem estar imprecisas. Imagine que um circuito integrado complexo pode ter uma tal fuga, sem ainda queimar-se. Imagine um quase-curto por contato indevido, sem ainda furar a lógica que mantém a máquina.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Imagine que

... isso tudo iria causar um aquecimento adicional.

Em 03/09/2023 às 19:52, marcos90 disse:

não tenho outro dispositivo para testar .

3 horas atrás, marcos90 disse:

em um outro fone de ouvido que tinha sobrando aqui

Agora tem 😁... Caso ainda possua os 2 gadgets, faça a comparação via tato, caso este seja sensível, claro. Se não imagine-o envolvido num algodão junto com a ponteira de um termômetro qualquer. Caso a teoria de Xandão estiver no prumo, hás de notar diferenças😁

• Obrigado 1
Postado

eu ja vi isso acontecer numa caixinha bluetooth...

um dos alto-falantes estava em curto, como ficavam porximos era quase imperceptivel no som e a bateria que era para durar lá usas 5 horas durava 1 e meia.

trocada a bateria seguiu na mesma, isolando o problema real (trocando o alto-falante) tudo voltou ao normal.

se o fone já tinha duração normal 2 horas quando novo realmente é estranho o comportamento relatado. precisaria estudar mais a fundo o circuito em busca de respostas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...