Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vou desinstalar o Kaspersky após 17 anos de fidelidade - latência


Posts recomendados

Passei aperto por meses com estalos no áudio do meu PC. Pesquisei, pesquisei, fiz alterações na BIOS e nada de achar. Considerando que poderia ser defeito na placa-mãe, quase comprei placa de áudio porque trabalho com audiovisual e cheguei a entregar trabalhos com som danificado. No fim, descobri que era o Kaspersky gerando enormes picos de latência. Hoje, pra trabalhar e ouvir música, pauso o Kaspersky e tudo fica perfeito. A licença tá terminando e, pela primeira vez, não vou renovar.

 

Vale ressantar que nunca tive meu computador infectado, mas também tomo a medida drástica de fazer clean install do Windows duas vezes por ano.

 

Eu já tava incomodado com o fato de existir, sim, possibilidade de associação escusa do Eugene Kaspersky com o serviço russo de inteligência — antes do Putin ficar ameaçando usar armamento nuclear, até achava bom ter um forte oponente ao domínio americano, mas hoje não acho interessante dar qualquer força pra economia ou inteligência russa. Depois desse problema de latência, desisti do Kaspersky.

 

Vim pedir que alguma boa alma me aconselhe qual produto escolher entre as muitas opções que temos disponíveis. Prefiro opções pagas, mesmo não baratas, contanto que não tenha um preço abusivo.

 

Dei uma lida rápida em alguns tópicos aqui e o tema parece ainda não ter consenso. Li muitos "todos esses são bons", "basta o Windows Defender com o ConfigureDefender" ou "é só não ter comportamento de risco". Por isso, preciso dizer que eu quero um bom serviço de proteção pra me ajudar a poder ter comportamento de risco quando eu precisar, ou seja, fazer movimentos perigosos que, às vezes, são necessários aos objetivos. Não estou falando de fazer coisas burras e inconscientes, mas ter ferramentas pra verificar se aquilo está contaminado e ajudar a identificar, localizar e bloquear.

 

O Kaspersky, por exemplo, tem opção de verificação do interior do arquivo e de sua reputação global. Tem o safe money, que usa virtualização de hardware pra abrir um navegador isolado do sistema. E tem o VPN. Esses serviços me interessam.

 

Vocês conhecem outros produtos que oferecem recursos similares?

 

Confesso que depois de escrever isso tudo, já tô considerando a possibilidade de ficar com o Kaspersky e pausar todo dia durante o tempo que tô usando o áudio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mancuso Uma sugestão:

 

Usar máquinas virtuais.

Usar apenas uma celular para fazer coisas importantes como compras, transações etc.

 

Teve uma época que o Avira deixava uma das minhas máquinas (tenho várias) que e bem forte (era na epoca, 8 núcleos) todo lento. Achei muito estranho e depois disso comecei a usar somente da Microsoft mesmo... a máquina virou outra. Tive muito lentidão pra inicializar e até problema na placa de rede. As vezes a rede não conectava... era muito bugzinho chato.

 

Sistema  lisinho, redondinho, pra mim só com Microsoft mesmo. Nas máquinas dual core antigas que tenho nem pensar em usar antivirus rsrsrsrsr

 

Citação

Eu já tava incomodado com o fato de existir, sim, possibilidade de associação escusa do Eugene Kaspersky com o serviço russo de inteligência — antes do Putin ficar ameaçando usar armamento nuclear, até achava bom ter um forte oponente ao domínio americano, mas hoje não acho interessante dar qualquer força pra economia ou inteligência russa. Depois desse problema de latência, desisti do Kaspersky.

Eu não uso Kaspersky pago. Usava só scan free deles periodicamtente, mas isso até bem antes da Guerra. Eu prefiro particularmente não mais usar, apesar de pensar também nessa mesma linha que seria preciso um equlibrio de poder internacional...mas esse é um assunto chato e complexo.

 

 

Voltando sobre a máquina, se é possível segmentar ( um pc pra trabalho, outro pra jogs e outras tarefas menos segura) eu acho que seria melhor. Caso não tenha dois pc, virtualização. Caso não dê virtualização, um celular só pra comprar ou transações bancárias.

 

Eu curto isolar os dispositivos na rede interna também ( usar mais de um roteador, Vlan, ou segmentação de rede mesmo, ap isolation ou outra função do roteador para não deixar os dispositivos se comunicarem) .Uma máquina muito zuada na rede interna, penso que pode não ser tão seguro, caso ela fica ligada por muito tempo.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mancuso

 

Use uma boa distro Linux e dê adeus ao Windows e suas complicações.

 

Se eu ainda estivesse usando Windows teria a suíte gratuita Comodo Internet Security Premium.

 

E esqueça esse possível equilíbrio político mundial que por trás dos panos são os mesmos donos do mundo mandando.

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Necklace

 

Obrigado, Necklace! Vou dar uma olhada no que o Bitdefender oferece. Talvez eu faça um teste só com o Windows Defender pra entender melhor também.

 

@Roberth R. Garci4

 

Valeu, Roberth! Vou estudar o uso de máquina virtual - ainda não sei como funciona, mas gostei da sugestão. Ter mais de uma máquina é um trabalho e ocupação de espaço que não é interessante pra mim - daí também não uso rede interna. Aprendi com um amigo que já morreu que a máquina é feita pra ficar ligada e — já tem uns 15 anos — nunca mais desliguei meus computadores ahahahah e ele não está mais aqui pra mudar de ideia e me aconselhar diferente. Obrigado pela resposta!

 

@Henrique - RJ

 

Rapaz, tanto tempo usando o Windows que nunca encontrei estímulo suficiente pra experimentar o Linux direito. Acredito que seja o caminho pra usuários avançados que sabem tirar proveito, mas acho que não preciso disso tudo. Vou dar uma olhada no Comodo pra ver como é. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mancuso

 

Aqui o instalador completo que acredito ainda ser gratuito mas aconselho a retirar o que não quiser no início

da instalação como o navegador Dragon.

 

https://download.comodo.com/cis/download/installs/1000/standalone/cispremium_only_installer.exe

 

Espero que não lhe apresente nenhum bug pois existe esse risco. Depois é aprender a usar pois ele tem vários

módulos e sua proteção funciona viu.

 

Um review rápido:

https://www.filehorse.com/download-comodo-internet-security/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mancuso  Eu uso muito aqui o Virtualbox. Com ele é possível instalar diversos sistemas operacionais do Linux e Windows. Tem também Vmware e uma máquina virtual do próprio Windows, porém esse acho que somente na versão pró e a máquina apaga tudo após desligada.

 

É muito útil para abrir aqueles arquivos de internet que temos medo de ter vírus tipo um doc, excel, imagem, audio e testar programas. Testar programas é muito top porque você fica tranquilão. Por mais que o programa seja legitimo, alguns podem zuar a máquina toda.

 

Uma hora a máquina virtual é útil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@mancuso qual é a configuração completa do seu PC? O que você quer dizer com "enormes picos de latência"?

 

Vou contar minha experiência, que foi um pouco parecida. Quando comprei meu notebook, em 2018, eu tinha vários estalos e pequenas travadas de áudio e vídeo. De início, fiz uma instalação limpa do Windows, removendo os bloatware que costumam vir com notebooks da Dell, Lenovo etc. Isso melhorou um pouco, mas ainda continuaram as pequenas travadas. Passei a deixar o Gerenciador de Tarefas aberto, e percebi que no momento das travadas ou estalos, o HD tinha um pico de uso. Assim que troquei o HD por um SSD, meus problemas cessaram. (só pra deixar claro, meu caso nada tinha a ver com o Kaspersky, que uso desde 2017).

 

Agora, relato a experiência no notebook da minha mãe. Também por volta de 2018 ela tinha um notebook da Lenovo e me pediu recomendação de um antivírus pago, depois de vários problemas que teve usando Avast e AVG (ambos pagos). Eu recomendei o Kaspersky. Depois de mais de 1 ano usando, o notebook dela começou a apresentar tela azul, e ao investigar as causas, percebi que era um driver da Kaspersky dando conflito. Como daria muito trabalho reportar o problema pro suporte da Kaspersky analisar, recomendei ela trocar pro Bitdefender e não teve mais problema. No começo desse ano, ela trocou de notebook, pegou outro Lenovo mais atual, e decidiu instalar novamente o Kaspersky, e até o momento não teve problemas também.

 

Então, como pode perceber, dependendo de sua configuração, pode ser problema de hardware ou até mesmo driver.

 

Sugiro investigar um pouco mais a fundo, e como você tem o antivírus pago, eu tentaria até o suporte da Kaspersky pra que eles investiguem e façam a devida correção, se for o caso.

 

Por fim, não recomendo uso do Comodo, segue artigo sobre ele (fica a seu critério usar ou não, acreditar no artigo ou não): NÃO USE produtos da Comodo. Entenda os motivos.

 

Se ainda quiser trocar, o Bitdefender é um bom antivírus, assim como o ESET.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa tarde

 

Utilizo o Bitdefender Total Security e ele está com ótimo valor, apenas R$79,99 para 5 dispositivos por um ano.

https://www.bitdefender.com.br/media/html/consumer/new/2020/cl-offer-opt/?cid=ppc|c|google|60off&gclid=CjwKCAjwjaWoBhAmEiwAXz8DBU9U0Z1I1J0X81_umpWSJ7Zu9DIDVd8Ef235OwNPriVtpB_CWkmjyhoCLPMQAvD_BwE

Utilizo a anos e nunca tive problema, com trojan, malware ou qualquer outro tipo de ameaça.

Uso meu notebook no meu trabalho e as vezes recebo notificações "Dispositivo tentou se conectar no seu computador", esse antivirus é bruto e não degrada o desempenho do PC e pode ser instalado no celular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

@mancuso venho trazer algumas atualizações.

 

Coincidentemente, após responder seu tópico, alguns dias depois meu notebook começou a travar aleatoriamente, sendo necessário forçar o desligamento segurando o botar de Ligar/Desligar. Acessei o "Visualizador de Eventos" e o "Histórico de Confiabilidade", mas nada de útil estava registrado pra identificar a causa.

 

Lembrei do seu relato e decidi desinstalar meu Kaspersky Total Security. Passei 15 dias com ele desinstalado e zero travamentos no notebook. Depois dos 15 dias, decidi instalar novamente, pra verificar se as travadas voltavam e ter a certeza que a causa era, de fato, o KTS. Porém, quando entrei no site da Kasperksy pra baixar o instalador, vi que o Kaspersky Total Security não existe mais, eles mudaram pra versão Kaspersky Premium e eu ainda estava usando uma versão antiga. 

 

Bom, instalei o Kaspersky Premium e até o momento continuo sem travadas. Não sei qual versão você usa, mas se for uma versão antiga, tente usar a versão atual.

 

Não tenho como ter 100% de certeza que a causa era o KTS, pois nesses 15 dias provavelmente tiveram atualizações do Windows e outros programas, que podem ter sido a causa, mas fica o relato.

 

Abraços.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu garanto pra você que a empresa mais interessada em manter o Windows seguro é a própria Microsoft, portanto na minha opinião o melhor antivírus para o Windows é o Windows Defender. Pra as outras empresas, quanto pior, melhor.

 

E se você gosta de abrir arquivos potencialmente perigosos que só são executáveis no Windows, eu sugiro que você só coloque esse arquivo no seu Windows se ele tiver mais de 2 anos de existência, que é tempo mais que suficiente pra a Microsoft saber que esse executável existe. Mas, mesmo tendo mais de 2 anos, se quase ninguém sabe que esse software existe, então é melhor não arriscar e comprar o original mesmo xD.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RobertoEng disse:

Pra as outras empresas, quanto pior, melhor.

O problema é quando as próprias empresas de antivírus, são as principais desenvolvedoras dos vírus existentes para Windows 😅

Aí, magicamente, só o "antivírus X" tem proteção zero-day pra esse "vírus misterioso".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Analista de Segurança
12 horas atrás, Necklace disse:

O problema é quando as próprias empresas de antivírus, são as principais desenvolvedoras dos vírus existentes para Windows 😅

Aí, magicamente, só o "antivírus X" tem proteção zero-day pra esse "vírus misterioso".

Isso é teoria pura. Seria o mesmo que dizer que quando vai no médico ele é que lhe "colocou" a doença para ser ele a curar.

 

Há informação por demais no fórum ou por aí googlando em sites fidedignos que explicam de forma categórica que NÂO É uma questão do "melhor" antivírus ou qual a marca/nome desse antivírus. Entendam que segurança informática é um CONJUNTO de fatores, sendo o antivirus apenas um desses fatores e que maioritariamente estão pensados e programados para serem eficientes na prevenção e não como sendo uma ferramenta de remoção.

 

Queiram desculpar se por vezes pareço um pouco "bruto" nessa questão, mas não tem volta a dar: NÃO é uma questão de qual o antivírus. É tudo uma questão de soma de fatores de segurança, independentemente de qual o antivírus que usam.

 

Querem o melhor antivírus? Retirem as placas de rede e mantenham o computador isolado de qualquer conexão física ou por wi-fi. Pronto, aí têm o melhor antivírus do mercado... Sem marca e gratuíto 🤣

 

Abraços

 

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Lusitano disse:

Queiram desculpar se por vezes pareço um pouco "bruto" nessa questão, mas não tem volta a dar: NÃO é uma questão de qual o antivírus. É tudo uma questão de soma de fatores de segurança, independentemente de qual o antivírus que usam.

 

 

 

Isso é verdade, é um conjunto de coisas mesmo, o antivírus é só uma ferramenta, mas o principal é você não deixar nenhuma brecha.

 

Eu não confio em nenhum computador de fabricante chinês pois pode ter algum malware inserido nos drivers, a mesma coisa com relação a smartphones.

 

E software a mesma coisa, como esse OperaGX que ta sendo divulgado por influencers, pelo mesmo tipo de influencer que divulga a Blaze, se é tão bom assim, pra que toda essa divulgação?

 

E em alguns casos, mesmo não sendo um software chinês continua sendo uma situação perigosa como por exemplo o SublimeText, que é um software de código fechado. O que impede a empresa de fazer download de tudo o que você escreveu no SublimeText? É por isso que eu só uso editor de texto de código aberto, como no caso o Geany.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa noite, eu utilizo o Kaspersky Premium já a alguns anos e nunca tive problemas de performances mesmo eu configurando ele no máximo possível mesmo num Laptop de meu neto que tem 4 cores RAM 4 GB mas tem um SSD e não trava.

 

O Kaspersky embora seja uma empressa Russa ela em 2018 começou a mudar-se para a Suíça e a partir de 2020 ela não depende mais das leis Russas isso se chama transparência global mais a guerra com a Ucrania é do Putin e não das empressas russas.

 

Essa lenda que dizem que as próprias empressas de antivírus criam vírus isso é mito.

 

Eu além de ter o Kaspersky Premium também tenho o Malwarebytes Pago e não sinto nenhuma latencia. 

 

Eu não A ou B cada usuário dele utilizar um antivírus a seu gosto e que seja eficiente, mas nada é 100% fiável no mundo digital.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!