Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu setup contava com um Ryzen 3 3200g (escolhido por questões de custo das placas de Vídeo na ocasião que eu montei), porém desde dezembro do ano passado estou com uma GTX 1660 Super, o que dispensava o uso de um processador com vídeo integrado.
Comprei então um Ryzen 5 5500 há alguns dias e hoje, quando chegou, coloquei ele certinho (literalmente saiu da caixa para a placa-mãe direito, sem nenhuma intercorrência física nem nada). Instalei todos os componentes e ao ligar, tudo acendeu e ligou, coolers do gabinete, led da placa-mãe, cooler do processador, memória, cooler da placa de vídeo...
Mas o computador não deu vídeo e ao tentar desligar pelo botão de power, ele não desligava, o jeito era tirar da tomada.

Tentei:
Alternar os pentes de memória entre os Slots;
Ligar sem as memórias;
Ligar sem os Armazenamentos (HDs e SDD);
Ligar sem conectar os cabos do painel frontal do gabinete;
Ligar sem a placa de vídeo (para ver se o problema dele não desligar ao segurar power continuava);
Deixei só a placa-mãe e o processador;

Liguei dando jumper na placa-mãe (com chave de fenda) ligou, mas ao tentar manter a chave de fenda ele não desligava exatamente do mesmo jeito que acontecia ao tentar com o botão de power.

Nada funcionou. Continuava da mesma forma.

Comecei a suspeitar que podia ser a placa-mãe e coloquei novamente o processador antigo e funcionou. O computador dava vídeo e ao acessar a BIOS aparecia que ela tinha sido resetada, sendo que eu não fiz nenhum procedimento para isso.
Ainda sim, tinha dado vídeo, o que me afastou de algum problema na placa-mãe. O que apontava para algum problema no processador LACRADO. E eu ainda estou custando a acreditar nisso, pois probabilisticamente já é raríssimo acontecer problemas com processadores e ainda mais um que saio da caixa.
Será que realmente eu tive azar de receber um processador novo com problemas? O pode ser alguma outra coisa relacionada a BIOS, compatibilidade e etc?

Descrição do Hardware:
placa-mãe: Gigabyte DS3H

Processador: Ryzen 5 5500

Memória: XPG 3000Mhz 2x8Gb

Placa de Vídeo: Galax 1660 Super

SSD: Adata

HDs: Seagate Barracuda 500gb + Toshiba 1Tb

• Coordenador
Postado

@DowglasSant Seja bem-vindo ao Clube do Hardware! 🙂

Você fez um clear CMOS após instalar o processador novo? Se não, faça e provavelmente resolverá. Para isso, desligue o computador, desconecte da tomada, remova a bateria da placa-mãe, espere 3 minutos, coloque a bateria novamente, ligue na tomada e teste.

Postado
14 minutos atrás, KairanD disse:

Seja bem-vindo ao Clube do Hardware! 🙂

Você fez um clear CMOS após instalar o processador novo? Se não, faça e provavelmente resolverá. Para isso, desligue o computador, desconecte da tomada, remova a bateria da placa-mãe, espere 3 minutos, coloque a bateria novamente, ligue na tomada e teste.

Fiz agora pouco. Segui as instruções e deixei a pilha fora uns 10 minutos. Coloquei de novo e liguei, mas o problema permaneceu.

Postado
agora, DowglasSant disse:

Fiz agora pouco. Segui as instruções e deixei a pilha fora uns 10 minutos. Coloquei de novo e liguei, mas o problema permaneceu.

Coloque o processador antigo e verifique se a versão da BIOS é compatível com o processador novo, caso não seja atualize.

Postado

@DowglasSant Como mencionado antes você tem que atualizar a BIOS mas uma observação, veja atentamente o tutorial pois caso seja feito errado pode te dar muita dor de cabeça, se tiver algum técnico de confiança ai você também pode levar pra ele atualizar.

Postado

Atualizações:

A atualização da BIOS foi um sucesso (amém kkkkk) e ai instalando o processador novo, FINALMENTE, deu vídeo!

WhatsApp Image 2023-09-26 at 22.29.09.jpeg

Mas nesse processo é comum o Windows morrer? kkkkkkk

WhatsApp Image 2023-09-26 at 22.30.04.jpeg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!