Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, espero que vocês possam me ajudar  com essa dúvida.
Estou fazendo um interfone utilizando dois telefones antigos de gancho e um fonte cc 12V-1A. Interliguei os telefones e a fonte em série e funcionou perfeitamente, consigo ouvir e falar de um telefone para o outro.

O problema é que não consigo fazer nenhum telefone tocar. Como eu posso fazer um telefone tocar utilizando uma fonte cc 12V-1A? É possível. (Eu utilizei um cabo de 4 vias para fazer a ligação e só utilizei 2 vias, então tenho mais 2 vias para fazer algum esquema para acionar o toque).

Postado

A tensão de toque é corrente alternada, 70 Vca ou mais e é gerada pela central telefônica, não pelo telefone. Se os telefones são antigos e analógicos não vão funcionar com 12 volts, vai ter que adaptar.

 

Obs. a alimentação de telefones é 48 V corrente contínua e também é fornecida pela central telefônica.

  • Curtir 2
Postado

Um interfone de apenas 2 aparelhos, é isso? Se for, aqui vão uns pitacos impertinentes:

 

Só para fazer a campaínha tocar, usando as campaínhas originais, talvez dê para substituir as solenoides, na base da adaptação. Tem várias solenoides no mercado que trabalham com 12v. Aí precisaria ver o arranjo para ligar e desligar o indutor eletroímã dessa solenoide, de forma a fazê-lo vibrar... Ou montar um oscilador com um ci 555, por exemplo.

 

Agora, se a opção for por um simulador de campainha, dá para ser feito usando um dfplayer. Aí bastaria gravar o som da campaínha em MP3 num cartãozinho micro sd, amplificar usando um PAM8403 ou PAM8406 e fazer soar num alto falantinho, talvez fixado na parte de baixo dos aparelhos, com controle de volume e tudo. Para o volume é necessário um potenciômetro bem simples. Essas coisas todas funcionam com 5v. Então também seria necessário um regulador de tensão, pode sr um 7805, um zener, um TL431 etc... tem várias formas de reduzir de 12v ara 5v.

 

Pitaco impertinente na operação: quando o aparelho A for tirado do gancho, o B toca a campainha até que alguém o atenda, e vice-versa. Ou pode tocar a campaínha por um tempo ou um número de vezes determinado e, se ninguém atender, para de tocar.

 

Dá para fazer um projetinho bem bacana e simples, o resultado - além do aprendizado de eletrônica - pode fica bem legal.

 

Se for usar Arduino ou outro tipo de microcontrolador, pessoalmente não posso ajudar mas fica mais fácil ainda e tem verdadeiros mestres aqui no fórum. Depende do que você quer.

 

OBS.: Os componentes aí em cima, se você não os conhecer e quiser pesquisar num Google da vida, estão negritados. E são baratinhos e fáceis de encontrar.

  • Curtir 2
  • 4 semanas depois...
Postado
  Em 26/10/2023 às 04:19, alexandre.mbm disse:

@Ricardov , você sabe onde podemos consultar esse protocolo?

Expandir  

Referente a que? 

Se for sobre o sistema que faz a ligação dos números seja pelo disco ou pelas teclas é apenas uma contagem de pulsos. 

Cada número envia uma quantidade de pulsos diferentes. 

O número 1 envia um pulso, o 2 envia dois e assim por diante. 

Postado
  Em 26/10/2023 às 07:08, alexandre.mbm disse:

@Renato.88 , isso de chegar 70 Vac para fazer o toque. Quero saber os detalhes.

Expandir  

É uma tensão ac comum de 60Hz que a central envia, proveniente de algum transformador. 

Hoje é tudo computadorizado, e as maquinas devem acionar relés ou tiristores para enviar a tensão a cada linha telefônica que está sendo chamada. 

Antigamente creio que seria algo mecânico com sistema de motores ou uma eletrônica mais simples.

Ou mais antigamente ainda feito de modo manual acionado por botões em um painel. 

No aparelho telefônico, se for um antigo tinha uma solenoide com um eixo que batia em um par de sinos. 

 

Nos mais modernos um oscilador de frequência mais alta ali abaixo de 1khz é modulado pelo sinal de 60Hz que o alimenta, formando um apito intermitente. 

O oscilador é um CI dedicado que trabalha próximo de 15V, aciona um Alto-falante ou transdutor piezo elétrico. Um capacitor de poliester entra em série com o circuito formando uma fonte sem transformador, abaixando os 70V para 15V e alimentando o circuito. 

  • Membro VIP
Postado

Nunca atentei em medir a tensão na linha telefônica. O que realmente existe nas duas pontas de fio?

 

E como fica nesses casos em que um modem de Internet entrega o sinal telefônico, seja para um aparelho convencional ao lado, seja para a malha da residência (com vários)?

Postado
  Em 26/10/2023 às 07:35, alexandre.mbm disse:

Nunca atentei em medir a tensão na linha telefônica. O que realmente existe nas duas pontas de fio?

Expandir  

Aqui em casa já não tem mais linha telefônica há muitos anos, então não posso medir pra ter certeza. 

O que tem quando a linha está ativa é aquele sinal que apita quando tiramos o fone do gancho. É um sinal de 440hz embutido numa tensão de 48VCC. 

Nesse mesmo sinal também é colocado os sinais de voz quando uma ligação está sendo feita. 

Essa tensão de 48VCC tem corrente baixa, o sistema que disca os números dá um curto circuito nela quando os números são acionados e o sistema da central conta a quantidade de curto circuito para saber quais são os números discados e enviar o sinal de toque ao outro telefone. 

  Em 26/10/2023 às 07:35, alexandre.mbm disse:

E como fica nesses casos em que um modem de Internet entrega o sinal telefônico, seja para um aparelho convencional ao lado, seja para a malha da residência (com vários)?

Expandir  

A partida tensão da tomada 110 ou 220V, ele cria todas as tensões e sinais igual a central faz e coloca no telefone. 

Os sinais são convertidos ao padrão que a empresa usa e são enviados às redes que estão nos postes. 

  • Obrigado 1
Postado

@alexandre.mbm  os sistemas de telefonia são padronizados pela ITU (International Telecommunications Union) e por normas da Anatel, para assegurar o funcionamento entre fabricantes diversos.

 

O conjunto de sinais utilizado é chamado de protocolos de sinalização telefônica.

O sinal de toque (ring) é gerado na central por um circuito "gerador de toque" e a norma define a faixa de valores e frequências permitidas e não é relacionado com a tensão de alimentação CC da linha.

 

O sinal de discagem pode ser de por pulsos ou uma combinação de frequências chamadas de DTMF.

 

A alimentação da linha é feita em 48 volts corrente contínua e gerada pela central, o que permite manter o funcionamento mesmo na falta de energia na instalação do assinante.

 

Tudo isso para os sistemas analógicos. Os sistemas que usam o modem de fibra ou cabo coaxial são digitais e a telefonia é VoIP. Mas precisa atender igualmente os protocolos de sinalização: toque, sinal de discagem, sinal de chamando e de ocupado na interface 2 fios onde é conectado o aparelho telefônico.

  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!