Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Internet instável A visita técnica não conseguiu arrumar NET VIRTUA.


Posts recomendados

Olá, desde já quero deixar aqui explícito que sou bem leigo, porém, creio que menos que os técnicos.
Recentemente, cerca de uma semana atrás, comecei a ter problemas com a internet. Sempre tive, porém recentemente, os problemas estão muito complicados de serem resolvidos.
Já foram trocados os fios da internet na rua, minha internet é por cabo coaxial.
Meu modem foi trocado, é o modem mais recente da CLARO NET VIRTUA residencial.
Não sei o modelo especificamente, caso precisem de foto ou algo assim eu tiro e envio.
Minha internet no sistema da NET não chega a cair, aparece apenas quando eu reinicio, porém eu fico sem internet diversas vezes ao dia, reinicio e volta tudo ao normal. Segundo o técnico isso é algum vírus no roteador ou no computador/celular que fazem com que o WI-FI caia, não sei mais o que fazer, formatei o celular, computador e não sei se existe um antivirus ou algo semelhante para o roteador. Gostaria da ajuda pra descobrir o que há de errado, sei que a NET virtua não é a melhor opção, porém é o que tenho na minha região.
Vale lembrar que quando a internet funciona, ela fica com sinal bom e velocidade boa. O cabo coaxial está arrumado e foi trocado recentemente. 
Tenho Wi-FI6 e não sei o que é isso também, redes separadas, 2.4GHz e 5GHz. 
Realizei varreduras no computador com Malwarebytes premium e CCLeaner Premium também, não achei nada.
Segue abaixo uma foto de comunicação com quem faz o monitoramento da minha rede.

WhatsApp Image 2023-10-04 at 13.34.52.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quase nada do que o técnico falou tem sentido.

 

E o wifi nada tem a ver com o cabo da rua ou com a internet.

 

É preciso ser metódico e ver o que é mesmo que "cai" e identificar o problema.

 

Se a internet para o wifi e a rede, como um todo, segue perfeita. Nada tem a ver uma coisa com a outra

 

Não há vírus de roteador ou vírus de celular que afete computador ao mesmo tempo, e um vírus não afetaria conexão de rede, pelo contrário, já que contraria a proposta: um virus, da gripe ou do computador, precisa de algum meio de retransmissão. Ele não quer ser extinto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, arfneto disse:

Quase nada do que o técnico falou tem sentido.

 

E o wifi nada tem a ver com o cabo da rua ou com a internet.

 

É preciso ser metódico e ver o que é mesmo que "cai" e identificar o problema.

 

Se a internet para o wifi e a rede, como um todo, segue perfeita. Nada tem a ver uma coisa com a outra

 

Não há vírus de roteador ou vírus de celular que afete computador ao mesmo tempo, e um vírus não afetaria conexão de rede, pelo contrário, já que contraria a proposta: um virus, da gripe ou do computador, precisa de algum meio de retransmissão. Ele não quer ser extinto.

O que me recomendaria para fiscalizar o que está acontecendo? Quero resolver por mim mesmo, ou vou ter que trocar de provedor, apenas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Grimory Tarde

 

Fora seu computador tem mais alguma coisa conectado nesse roteador?

Cara fui cliente da net por quase duas décadas, e depois que juntou a net e a Claro caiu de mais a qualidade.

Antes de brigar com a Claro para cancelar a internet tive o mesmo problema.

Internet instável, desligava e ligava o modem e ficava um pouco melhor.

E no outro dia a mesma novela, e fora que a Claro tem limite de downloads.

E se chamasse um técnico dependendo do que for tinha que pagar 90 reais pela visita.

Eu tinha 120Mb e tinha acho que 200Gb, acho que isso.

Com 4 pessoas mexendo no celular, TV smart vendo vídeo em full HD e 4K, eu baixando um jogo de 20Gb todo mês passava.

Mudei de provedor, agora tenho 600Mb sem limites de Downloads e com um upload muito maior.

12Mb contra 300Mb e pagando praticamente o mesmo valor.

Se o problema for só no seu computador vamos ver se dá pra resolver esse problema.

E verifique se você não passou o limite de downloads.

E vê a possibilidade de trocar de provedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@Grimory Tarde

 

Fora seu computador tem mais alguma coisa conectado nesse roteador?

Cara fui cliente da net por quase duas décadas, e depois que juntou a net e a Claro caiu de mais a qualidade.

Antes de brigar com a Claro para cancelar a internet tive o mesmo problema.

Internet instável, desligava e ligava o modem e ficava um pouco melhor.

E no outro dia a mesma novela, e fora que a Claro tem limite de downloads.

Eu tinha 120Mb e tinha acho que 200Gb, acho que isso.

Com 4 pessoas mexendo no celular, TV smart vendo vídeo em full HD e 4K, eu baixando um jogo de 20Gb todo mês passava.

Mudei de provedor, agora tenho 600Mb sem limites de Downloads e com um upload muito maior.

12Mb contra 300Mb e pagando praticamente o mesmo valor.

Se o problema for só no seu computador vamos ver se dá pra resolver esse problema.

E verifique se você não passou o limite de downloads.

Possui o celular e o computador, computador por Cabo e Celular por Wi-FI, gostaria de saber como verificar meu limite de download, pra ver se já passei. Estou pensando apenas em trocar de provedor para vivo fibra.
Aliás, meu plano é 1GB.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 minutos atrás, Grimory disse:

Possui o celular e o computador, computador por Cabo e Celular por Wi-FI, gostaria de saber como verificar meu limite de download, pra ver se já passei. Estou pensando apenas em trocar de provedor para vivo fibra.

Se não me engano da para ver o que você usou no aplicativo "Minha Claro Residencial" e também no site da https://www.claro.com.br/

A unica coisa que eu gostava do placa no Claro é que eu tinha acesso a alterar as configurações do modem e mesmo se resetar não parava a internet.

E essa reclamação que fiz pensei que fosse só frescura minha, e se você entrar no site do reclame aqui você vai achar mais usuários com o mesmo problema.

Veja sim de mudar, mais antes veja se você não está em nem um plano fidelidade, se você cancelar em menos de um ano você paga multa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Grimory disse:

Já foram trocados os fios da internet na rua, minha internet é por cabo coaxial.
Meu modem foi trocado, é o modem mais recente da CLARO NET VIRTUA residencial.
Não sei o modelo especificamente, caso precisem de foto ou algo assim eu tiro e envio.
Minha internet no sistema da NET não chega a cair, aparece apenas quando eu reinicio, porém eu fico sem internet diversas vezes ao dia, reinicio e volta tudo ao normal. Segundo o técnico isso é algum vírus no roteador ou no computador/celular que fazem com que o WI-FI caia, não sei mais o que fazer, formatei o celular, computador e não sei se existe um antivirus ou algo semelhante para o roteador. Gostaria da ajuda pra descobrir o que há de errado, sei que a NET virtua não é a melhor opção, porém é o que tenho na minha região

 

20 horas atrás, Grimory disse:

O que me recomendaria para fiscalizar o que está acontecendo? Quero resolver por mim mesmo, ou vou ter que trocar de provedor, apenas

 

Como eu disse antes, é preciso ser metódico, quase paranóico, e identificar o problema.

 

Veja o que disse acima: 

  • "Minha internet no sistema da NET não chega a cair, aparece apenas quando eu reinicio" - que significa? o que "aparece"  onde?
  • quando fica sem internet o que é? Vem uma mensagem? Onde? É a rede que para ou a internet? Nada tem a ver uma coisa com a outra.
  • Aí você diz que o wifi cai. Mas tem o computador ligado via cabo. O que acontece com ele?
  • Quando "cai" a internet o celular tem acesso ao computador?
  • não tem nenhuma TV ligada na rede? Nem por cabo nem por wifi?

Trocar de provedor sem saber o problema pode ser só dor de cabeça. Ou não. É difícil dizer. Um problema na rede local nada tem a ver com o provedor a menos que seja com o equipamento que o provedor instalou. Claro e VIVO são similares. Por circunstância assino os dois em 5 variedades e o que posso dizer (da minha experiência) de memória:

  • um dos links da claro parou 4 vezes no ano passado e 3 já em 2023. Ninguém consegue explicar. Foram várias visitas e chamados. O aparelho --- e não foi sempre o mesmo --- reinicia  e volta para a configuração de fábrica. Isso para o meu caso interferia em vários sistemas e ele vai ficar mesmo como ponte até melhor solução.
  • o sw da claro é medíocre. Ultra modesto. 
  • a TV da claro permite filtrar por categoria os programas e os lembretes até mudam o canal na hora do programa
  • alguns dos remotos da vivio são iluminados
  • o sw da vivo é bem mais sofisticado e programável. 
  • Nenhum desses links parou mesmo desde 2020 por meus registros
  • a vivo admite ligar TUDO via ethernet. a CLARO apesar de ter a porta nos aparelhos não habilita e em geral isso é decisivo para meu caso para novas conexões.
  • a VIVO tem problemas com rede e os aplicativos que rodam no remoto, em especial o infeliz do Prime da Amazon e se a rede for minimamente complicada espere problemas
  • os técnicos da VIVO em geral são mais "mascarados"  que os da CLARO e numa situação em que precisam de algum conhecimento falam coisas sem sentido algum.
  • os consultores da VIVO já avisam sobre esse problema de suporte em caso de rede, então não se pode reclamar. Apenas não se deve deixar que eles mudem nada. Tenho muitas histórias dessas, bem divertidas, sobre os conhecimentos desses caras e o que eles fizeram em alguns casos depois que alguém deu pra eles a senha do aparelho e saiu do lugar.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@Grimory

 

Bom dia de quinta-feira, dia de Santa Faustina

 

Sabe se os técnicos trocaram os divisores de sinal que ficam nos cabos ? Teve uma ocasião aqui que era isso, trocaram e resolveu.

Só me disseram que trocaram tudo. Seja o cabo coaxial, o modem, os "cabos" da rua, que creio que seja esse o caso ai. Desde já, aviso que sou leigo no assunto.
 

 

2 horas atrás, arfneto disse:

 

 

Como eu disse antes, é preciso ser metódico, quase paranóico, e identificar o problema.

 

Veja o que disse acima: 

  • "Minha internet no sistema da NET não chega a cair, aparece apenas quando eu reinicio" - que significa? o que "aparece"  onde?
  • quando fica sem internet o que é? Vem uma mensagem? Onde? É a rede que para ou a internet? Nada tem a ver uma coisa com a outra.
  • Aí você diz que o wifi cai. Mas tem o computador ligado via cabo. O que acontece com ele?
  • Quando "cai" a internet o celular tem acesso ao computador?
  • não tem nenhuma TV ligada na rede? Nem por cabo nem por wifi?

Trocar de provedor sem saber o problema pode ser só dor de cabeça. Ou não. É difícil dizer. Um problema na rede local nada tem a ver com o provedor a menos que seja com o equipamento que o provedor instalou. Claro e VIVO são similares. Por circunstância assino os dois em 5 variedades e o que posso dizer (da minha experiência) de memória:

  • um dos links da claro parou 4 vezes no ano passado e 3 já em 2023. Ninguém consegue explicar. Foram várias visitas e chamados. O aparelho --- e não foi sempre o mesmo --- reinicia  e volta para a configuração de fábrica. Isso para o meu caso interferia em vários sistemas e ele vai ficar mesmo como ponte até melhor solução.
  • o sw da claro é medíocre. Ultra modesto. 
  • a TV da claro permite filtrar por categoria os programas e os lembretes até mudam o canal na hora do programa
  • alguns dos remotos da vivio são iluminados
  • o sw da vivo é bem mais sofisticado e programável. 
  • Nenhum desses links parou mesmo desde 2020 por meus registros
  • a vivo admite ligar TUDO via ethernet. a CLARO apesar de ter a porta nos aparelhos não habilita e em geral isso é decisivo para meu caso para novas conexões.
  • a VIVO tem problemas com rede e os aplicativos que rodam no remoto, em especial o infeliz do Prime da Amazon e se a rede for minimamente complicada espere problemas
  • os técnicos da VIVO em geral são mais "mascarados"  que os da CLARO e numa situação em que precisam de algum conhecimento falam coisas sem sentido algum.
  • os consultores da VIVO já avisam sobre esse problema de suporte em caso de rede, então não se pode reclamar. Apenas não se deve deixar que eles mudem nada. Tenho muitas histórias dessas, bem divertidas, sobre os conhecimentos desses caras e o que eles fizeram em alguns casos depois que alguém deu pra eles a senha do aparelho e saiu do lugar.

 

 

 

 - No print anexado, o comentário do técnico diz que não chega a cair a internet, aparece apenas quando eu reinicio o MODEM pra ele, porém, para mim, cai efetivamente. Aparece o sinal de sem internet e etc, no computador e no celular também.
- Quando fica sem internet, a rede continua funcionando, o modem não perde nenhum sinal, porém no computador ela aparece como sem internet e no celular aparece Conectado mas sem internet.
 - Os dois caem. Seja por cabo ou wifi.
 - Não entendi muito bem, mas não.
 - Não, nem por cabo nem por wifi.
 

21 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Se não me engano da para ver o que você usou no aplicativo "Minha Claro Residencial" e também no site da https://www.claro.com.br/

A unica coisa que eu gostava do placa no Claro é que eu tinha acesso a alterar as configurações do modem e mesmo se resetar não parava a internet.

E essa reclamação que fiz pensei que fosse só frescura minha, e se você entrar no site do reclame aqui você vai achar mais usuários com o mesmo problema.

Veja sim de mudar, mais antes veja se você não está em nem um plano fidelidade, se você cancelar em menos de um ano você paga multa.

Quanto a isso, lá mostra que utilizei 0%. Creio que não tenha limite de dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Grimory disse:

Conectado mas sem internet.
 - Os dois caem. Seja por cabo ou wifi.

 

Isso quer dizer então que a rede não "cai" nunca. Sempre está conectado mas perde o acesso a internet.

 

Então você precisa saber o que para nessas horas. Pode ficar sem endereços de rede, sem gateway, sem DNS, pode parar o serviço da CLARO mesmo.

 

É preciso saber o que está parando.

 

Programae seu roteador para um DNS rápido e confiável. No caso da CLARO use o simples: 181.213.132.2  e 181.213.132.3, que estão dentro do gigante provdor CLARO, esse mesmo. Assim vai ter o melhor desempenho. Na dúvida apenas meça: rode dnsbench em seu computador e veja os resultados. 

 

Use DHCPimage.png.8173c56745c8159583b002520e4fdb5f.png com um lease pequeno. Marque algo como 500 e estará bem. Na programação lá de CPE também reserve uns endereços para seu uso, porque se DHCP for um suspeito você poderá usar algum desses para fixar em seu computador e ver se permanece online

 

Se usar 250 então poderá usar de .251 até .254 para endereços fixos por exemplo.

 

E vá anotando o que descobre e logo saberá onde está o problema.

 

Se está conectado e não tem conexão com a internet  pode testar um ping -t 192.168.0.1 ou seja lá qual for o endereço que usa em seu modem. E aí saberá que se falhar é o modem ou o cabo...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/10/2023 às 21:00, arfneto disse:

 

Isso quer dizer então que a rede não "cai" nunca. Sempre está conectado mas perde o acesso a internet.

 

Então você precisa saber o que para nessas horas. Pode ficar sem endereços de rede, sem gateway, sem DNS, pode parar o serviço da CLARO mesmo.

 

É preciso saber o que está parando.

 

Programae seu roteador para um DNS rápido e confiável. No caso da CLARO use o simples: 181.213.132.2  e 181.213.132.3, que estão dentro do gigante provdor CLARO, esse mesmo. Assim vai ter o melhor desempenho. Na dúvida apenas meça: rode dnsbench em seu computador e veja os resultados. 

 

Use DHCPimage.png.8173c56745c8159583b002520e4fdb5f.png com um lease pequeno. Marque algo como 500 e estará bem. Na programação lá de CPE também reserve uns endereços para seu uso, porque se DHCP for um suspeito você poderá usar algum desses para fixar em seu computador e ver se permanece online

 

Se usar 250 então poderá usar de .251 até .254 para endereços fixos por exemplo.

 

E vá anotando o que descobre e logo saberá onde está o problema.

 

Se está conectado e não tem conexão com a internet  pode testar um ping -t 192.168.0.1 ou seja lá qual for o endereço que usa em seu modem. E aí saberá que se falhar é o modem ou o cabo...

 

 

Estou fazendo tudo que você disse aqui, estarei testando. Porém, continua com as quedas.

 

Em 06/10/2023 às 06:15, Henrique - RJ disse:

@Grimory

 

Bom dia de sexta-feira

 

Tentou com a provedora um reset e atualização do modem/roteador ?

 

Isso ás vezes resolve.

Tentei um reset de sinal e atualização. Não funcionou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho o mesmo problema. Já solicitei a troca do modem, porém os "belos" atendentes dizem que não trocam. Não adianta chamar os técnicos, pois o problema é aleatório. Parece conexão discada, pois tenho que desligar e ligar o modem para ter acesso a internet. Quando acontece, acesso a pag do modem tranquilamente, porém não tem acesso a internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Bat80 disse:

Tenho o mesmo problema. Já solicitei a troca do modem, porém os "belos" atendentes dizem que não trocam. Não adianta chamar os técnicos, pois o problema é aleatório. Parece conexão discada, pois tenho que desligar e ligar o modem para ter acesso a internet. Quando acontece, acesso a pag do modem tranquilamente, porém não tem acesso a internet.

Exatamente como aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa noite

 

Pessoal abandonem a internet da NET / Claro a qualidade de internet deles caiu de mais.

Estou com um outro provedor (amarica net) já fazem quase dois anos, só fiquem sem internet acho que duas ou três vezes por as duas primeiras vezes um caminhão alto levou a fibra e outra vezes eles estavam fazendo manutenção mais foi avisado. 

No inicio desse ano. eu fez a burrada de tentar juntar meu plano de celular com a da minha mãe pra reduzir o valor do celular da minha mãe (eu tenho plano de TV também "Combo"), e no meio da negociação a atendente da claro queria que colocasse no meu plano a internet.

A atendente só faltou sentar no meu colo para que eu assina-se (reduziu o valor bastante rsrsrs), mais não assinei.

Depois fico amarrado por um ano naquele tranqueira de fidelidade por um ano 🤬🤦🏿‍♂️

A atendente viu que tem muito usuários largando a internet deles. por isso ela insistiu tanto.

O plano de celular e TV deles para mim não tem problema.

E fiquem esperto que a NET / Claro de vez em quando liga pra você fazer alguma melhoria por menor que seja só para te amarrar naquele tranqueira de fidelidade por um ano.

E já sabe se você cancelar antes do prazo já sabe o que vai acontecer 🙄.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/10/2023 às 21:00, arfneto disse:

 

Isso quer dizer então que a rede não "cai" nunca. Sempre está conectado mas perde o acesso a internet.

 

Então você precisa saber o que para nessas horas. Pode ficar sem endereços de rede, sem gateway, sem DNS, pode parar o serviço da CLARO mesmo.

 

É preciso saber o que está parando.

 

Programae seu roteador para um DNS rápido e confiável. No caso da CLARO use o simples: 181.213.132.2  e 181.213.132.3, que estão dentro do gigante provdor CLARO, esse mesmo. Assim vai ter o melhor desempenho. Na dúvida apenas meça: rode dnsbench em seu computador e veja os resultados. 

 

Use DHCPimage.png.8173c56745c8159583b002520e4fdb5f.png com um lease pequeno. Marque algo como 500 e estará bem. Na programação lá de CPE também reserve uns endereços para seu uso, porque se DHCP for um suspeito você poderá usar algum desses para fixar em seu computador e ver se permanece online

 

Se usar 250 então poderá usar de .251 até .254 para endereços fixos por exemplo.

 

E vá anotando o que descobre e logo saberá onde está o problema.

 

Se está conectado e não tem conexão com a internet  pode testar um ping -t 192.168.0.1 ou seja lá qual for o endereço que usa em seu modem. E aí saberá que se falhar é o modem ou o cabo...

 

 

Mais uma dúvida, como assim "Reserve uns endereços para seu uso."?

image.png.c06d9cc047951ba0a5f0df4a78bb00a0.png
Segue as configurações que eu coloquei acima.
E acho que diz aqui embaixo a versão do modem.
image.png.67a802322dc03e7cc1257a2e4877516e.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como te disse, muitas coisas podem dar errado. E para ficar pior às vezes mais de uma dá errado. Mas no geral essas coisas são estáveis com grandes provedores.
Meu uso de rotina inclui links da VIVO e CLARO, e nunca dão problema. Eu listei alguns detalhes acima. Por acaso nesta quinta a estatística de problemas com um particular link da NET CLARO passou de 3 para 4 esse ano. E a mesma coisa: o infeliz voltou sozinho para a configuração de fábrica. E mais uma vez havia uma tempestade envolvida. E a CLARO diz que tudo esta normal.

Se você está usando DHCP ativo só nesse modem e marcou 220 CPE a partir de .2 isso quer dizer que tem disponíveis 220 endereços para atribuição: de 192.168.0.2 --- que aparece marcado lá como início --- até 192.168.0.221 inclusive.

Considere:

  - a rede tem endereços entre .0 e .255
  - .0 é o endereço de rede, reservado
  - .255 é o endereço de broadcast, reservado
  - .1 é o gateway, nesse caso forçado a ser o endereço do roteador, algo ruim mas comum

  Então os endereços para seu uso vão de .222 a .254 inclusive. É isso.

  Porque usaria isso? 
    - uma razão é de ter outros roteadores ou AP na mesma rede. Vai claro querer que eles tenham endereços fixos na rede para poder acessá-los, porque será a única maneira
    - outro caso é ter servidores que são acessados por endereço, ou mesmo impressoras que você quer em endereços conhecidos porque elas ficam sumindo toda hora
    - há uma maneira de reservar endereços fixos no DHCP mas é fora do tópico e só resolve parte dos problemas

    Mas no seu caso entenda que um erro no DHCP, qualquer coisa, pode deixar a impressão de que a rede parou. Se você usar um desses endereços fixos em seu computador pode TESTAR isso.
    É o mesmo caso de fixar endereços de DNS na configuração da placa de rede: ter controle e ir tentando isolar a falha.

    No caso da CLARO entenda que esse endereço 192.168.0.1 é o endereço privado mais comum que existe, e milhões de aparelhos vem configurados com esse endereço. Então é muito comum alguém chegar no site e ligar um roteador na rede e aí tudo fica maluco. Se um desses intelbras ou tp-link que usam esse endereço for ligado na rede com DHCP ativo então todo mundo que receber endereço dele vai ficar no escuro... E ao reconectar podem pegar endereço do outro e aí funciona 🙂 Acho que deu pra entender.

    Você precisa entender onde está o seu problema. Antes de tudo, ao menos se é na LAN ou no acesso a internet...
 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!