Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre impedância de saída num preamp


rmlazzari58
Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Pessoal, tenho montado e funcionando um amplificador para o PC baseado (com poucas alteração no path do sinal) nos seguintes circuitos:

 

Preamp

Hifi+OPA2134+Preamp+Schematic.jpg

 

Amplificador:

p19_fig2.gif

 

 

Hoje o sinal de áudio passa primeiro do ampop e depois vai para o amp. Além do sinal vindo do PC também estou chaveando a entrada do preamp para uma plaquinha de bluetooth. Acontece que o sinal que essa plaquinha produz fica muito abaixo do sinal produzido pelo PC. Ou seja, quando quero ouvir música via bluetooth, tenho que deixar o volume do amplificador no máximo e mesmo assim ainda é insuficiente.

 

Estou achando que o melhor seria colocar mais um preamp entre a saída do bluetooth e a entrada do preamp que já existe ali. Esse segundo preamp, como o primeiro, também dobraria a tensão de saída, a amplificação ficaria x 2 (6dB), no esquema de cima, com Rf (R3 e R10) = Rin (R4 e R11).

 

Minhas dúvidas são sobre os resistores que fazem a impedância de saída no ampop, R6 e R9, no esquema de cima. Esses resistores não estão atenuando um sinal que deveria ser amplificado?

 

Já que o amplificador tem uma impedância de entrada bastante satisfatória (R1, no esquema de baixo), será que esse novo preamp precisaria de R6 e R9?

 

E se R6 e R9 fossem retiradas inclusive do preamp já existente, poderia fazer isso? Teria alguma vantagem ou desvantagem nisso?

O que os mestres recomendariam para diminuir a diferença de volume entre BT e PC, na saída nos AFs, sem, claro, diminuir o que vem do PC?

 

 

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Acontece que o sinal que essa plaquinha produz fica muito abaixo do sinal produzido pelo PC

Estranho... 

As plaquinhas que eu uso são das mais "sem vergonha" e tocam igual ao volume do PC. 

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Minhas dúvidas são sobre os resistores que fazem a impedância de saída no ampop, R6 e R9, no esquema de cima. Esses resistores não estão atenuando um sinal que deveria ser amplificado?

Os resistores estão ali pra fixar a impedância em 100k, se retirar não muda nada praticamente no volume. Mas pode aparecer algum ruído. 

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

O que os mestres recomendariam para diminuir a diferença de volume entre BT e PC, na saída nos AFs, sem, claro, diminuir o que vem do PC?

Eu, iria atrás de uma plaquinha de tivesse o som mais alto. 

Mas se não quiser trocar a plaquinha, eu sugiro subir o valor de R3 e R10 para uns 47k ou mais. 

Assim aumenta o ganho. 

Você pode apenas controlar pelo volume ou colocar resistores pra atenuar o sinal que vem do seu PC pra ficar igual. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A plaquinha é uma MH-M18, Xará, dessas aqui, bem "10 reau" mesmo

M18-bluetooth-42-Audio-Receiver-Module-L

Se eu aumentar o ganho do preamp que tem hoje, é capaz de saturar demais, de distorcer o sinal quando esse vem do PC.

Então tô pensando em fazer o seguinte:

 

F6eVZEX.jpg

 

A questão é aquelas R que provêm impedância de saída ao preamp, as R6 e R9 (esquerda e direita, respectivamente) no primeiro esquema.

 

Será que usando o esquema de um preamp só para o BT, precisa daquelas R de impedância? Se não colocá-las já não ajuda o sinal a ficar mais alto? Que você recomenda: tiro essas R dali ou não, melhor colocá-las?

 

(Na verdade, pela pouca bagagem que tenho fico pensando que esses R não seriam necessárias nem no preamp único que tem hoje. A entrada do amp já não tem uma boa impedância, de 22k?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
9 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Se eu aumentar o ganho do preamp que tem hoje, é capaz de saturar demais, de distorcer o sinal quando esse vem do PC.

Sim, é verdade. 

Mas eu disse como resolver.... 

5 horas atrás, Renato.88 disse:

Você pode apenas controlar pelo volume ou colocar resistores pra atenuar o sinal que vem do seu PC pra ficar igual

No conector do PC você faz um divisor resistivo, assim o sinal não distorce. 

Ou então pode colocar dois trimpot e ajustar de maneira que o sinal do PC não fique distorcido. 

 

Esse recurso era usado em aparelhos de som mais baratos que vendiam antigamente, pois tinha rádio e toca discos e eles tinham problemas com impedância e volume diferentes. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!