Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Adquiri um celular 5G recentemente e percebi que, ao fazer o teste de velocidade seja o simples do Google ou Speedtest, há um CONSUMO ENORME DE DADOS! Algumas informações:

- Fiz dois testes em dias diferentes onde a velocidade estava a cerca de 400/500MBps durante cerca de 40 e 20 segundos

- O consumo no primeiro dia ficou próximo de 2GB e no segundo dia perto de 1GB

- Não acessei nenhum outro site/rede social para consumo de dados

- Como meu plano é de 13GB, em dois dias já consumi boa parte de meus dados em poucos segundos!

Pelo que entendi aparentemente é realmente um problema (https://www.reddit.com/r/mintmobile/comments/ps48bm/2_ookla_speed_tests_ate_096gb_of_my_mobile_data/?sort=new). Por isso motivo queria se por acaso algum de vocês conhecem algum site e/ou app que consiga fazer esse teste sem que se perca essa quantidade de dados?

Agradeceria muito um retorno.

Postado

@DANIEL XISTO Por que você fica testando os dados do 5g ? Isso é quebra galho, se quer velocidade de download, faça no wi-fi.

Eu sei, eu compreendo que o site ta ferrando seu 5g, mas é só não usar...

5g é pra mídias sociais e no máximo baixar fotos/ver videos no youtube, mas você não vai baixar um arquivo enorme no 5g...

• Curtir 1
Postado

todos os testes de internet realizam downloads de arquivos temporários justamente pra testar a internet né amigo... 500mbps são mais de 50mb por segundo, por 20 segundos já vai 1gb, é só fazer as contas...

• Curtir 2
  • Administrador
Postado

@DANIEL XISTO Está correto haver um consumo enorme de dados, pois o teste de transferência cria dados temporários e faz a transferência desses dados do servidor de testes até o seu equipamento e depois do seu equipamento de volta para o servidor de testes, medindo justamente a taxa de transferência. Não há nada incorreto.

500 Mbit/s durante 40 segundos = 20.000 Mbit = 2.500 MB ou aproximadamente 2,5 GB de dados. Note que essa medida é só no sentido de download, a quantidade de dados consumidos será maior (até o dobro), por medir transferência também no sentido de upload.

• Curtir 4
  • Obrigado 1
Postado

Obrigado pessoal.

E percebi que esse é um "fenômeno" mundial.

Na verdade o principal motivo é que minha empresa é representante de uma nova empresa de telefonia com foco especial no 5G aqui em SP/SP, e claro, é muito interessante demonstrar aos clientes "ao vivo" o que é uma velocidade de 5G no celular em comparação com um 4/4.5G.

Entretanto já entendi que precisaremos desenvolver um app ou algo do tipo para fazermos esse teste com intuito de nossos clientes não serem penalizados com a perda de seus dados.

Abs a todos.

• Curtir 1
Postado
23 horas atrás, DANIEL XISTO disse:

Obrigado pessoal.

Na verdade o principal motivo é que minha empresa é representante de uma nova empresa de telefonia com foco especial no 5G aqui em SP/SP, e claro, é muito interessante demonstrar aos clientes "ao vivo" o que é uma velocidade de 5G no celular em comparação com um 4/4.5G.

Entretanto já entendi que precisaremos desenvolver um app ou algo do tipo para fazermos esse teste com intuito de nossos clientes não serem penalizados com a perda de seus dados.

Talvez fenômeno não seja boa descrição. É apenas causa e efeito. Se testar com poucos dados de nada vale. Se testar por pouco tempo pode não perceber flutuações importantes. Assim é.

Como está testando um serviço que não é o seu então não tem controle e tem que pagar pelo uso.

Se representa uma empresa e tem foco em 5G e quer demonstrar isso vai usar a rede 5G que não é sua. Ou você paga ou a empresa que você representa paga. Ou o usuário paga.

E pode só confiar nos protocolos e na ciência e acreditar que 5G é muito mais rápido. E testar usando. Deixe o usuário testar fazendo um download de 2G de um filme que ele quer mesmo assistir, por exemplo, ao invés de transferir para cima e para baixo dados inúteis, apenas para medir quanto demora.

Postado
Em 25/10/2023 às 13:50, DANIEL XISTO disse:

Obrigado pessoal.

Abs a todos.

Peça um chip à operadora para fins de demonstração.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!