Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aumentar o Volume do Toque de Interfone


MOR_AL
Ir à solução Resolvido por MOR_AL,

Posts recomendados

Olá amigos.

Com a velhice, nosso corpo passa a ter limitações e uma delas que possuo é a redução auditiva.

Minha casa tem um interfone e as vezes, quando estou em outro ambiente e distraído, não percebo o sinal do interfone. 

Gostaria que vocês me auxiliassem, para eu poder aumentar o nível sonoro APENAS DO SINAL DE TOQUE do interfone.

Pesquisei na internet e descobri um site, onde o autor mediu o sinal de um interfone.

Não tenho certeza se as tensões do sinal do meu interfone são iguais às do autor, mas já é um início para eu avançar.

O site é o apresentado à seguir:

https://homeassistantbrasil.com.br/t/projeto-sensor-da-porta-em-um-interfone-para-notificar-quando-uma-ligacao-ocorrer/7495/26?page=2

 

Inicialmente eu pesquisei o entorno do aparelho receptor do interfone e também verifiquei, que há uma caixa 4x2 (L/D da luz da cozinha) à uns 20 cm. Nesta caixa descobri, que há um fio bem estreito, que entra e sai dela, podendo fazer parte dos 110Vca.

Evoluí com o seguinte projeto:

Tenho uma sirene piezelétrica de um alarme de automóvel. Com 12V o som é ensurdecedor até para mim, porém com 5V de alimentação, o som é alto o suficiente e a corrente é de apenas 40mA@5Vcc.

Peguei um daqueles carregadores de celular XingLing e medi que ele mantém os 5V até uns 100mA. Ao conectá-lo com a sirene, ouve-se um som bom para o meu caso.

Esbocei um circuito alimentado por 5V, baseado nas tensões do site acima.

... Parecia que tudo poderia se encaixar....

Pego o sinal do interfone, seleciono apenas o sinal de chamada, amplifico e jogo na sirene.

A plaquinha do carregador de 5V ficaria dentro da caixa 4x2, de onde sairia a alimentação para o circuito. Este ficaria entre a caixa do interfone e a caixa 4x2 do interruptor.

Parecia tudo ok. 

Apresentei a proposta de solução para a patroa e notei um olhar já conhecido 😒, acompanhado do seguinte comentário... "Vai ficar muito feio..."

"XABÚ TOTAL"

Apesar de parecer ótimo para mim, ainda não seria a solução definitiva.

Tive que repensar em outra solução.

Me veio a ideia inicial, à qual gostaria de compartilhar com vocês, para ouvir seus comentários e sugestões.

O que eu pensei seria o seguinte:

1 - Retirar TODA a parte externa às caixas da cozinha. 

2 - Juntar um circuito detector de pulsos de chamada, com um transmissor em 433MHz e uma pilha de 12V, dentro da caixa (4x2) do interfone. Algo como os transmissores sem fio de campainhas domésticas. 

3 - Juntar o receptor de 433MHz com um buffer de corrente, a sirene e o circuito do carregador de celular em outro local, mais discreto.

 

Poderia aproveitar uma campainha dessas, onde o transmissor fosse alimentado pela pilha de 12V e o receptor fosse alimentado por 3 pilhas.

Eu tentaria até restringir a energia da pilha de 12V apenas para o Tx, alimentando o circuito com a própria alimentação do interfone.

O que vocês acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Ricardov disse:

Acho que resolve. Pode também trocar a caixa 4 x 2 por uma 4 x 4 para ter mais espaço para o circuito. Não é difícil, só ter um pouco de paciência.

Obrigado por responder.

Terei que usar as caixas 4x2 já existentes. 

Ainda não verifiquei o espaço necessário, mas pode caber.

Vou verificar como acionar o Tx.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A pegada wireless é bem boa e ia te sugerir apenas lendo o título. Ela deve mesmo resolver. De fato fiz algo semelhante - mas meio diferente - com um interfone: apliquei o sinal do botão num acoplador ótico e sua saída num outro interfone com Vídeo que vejo pela net. A ideia era deixar o de Vídeo longe pois é caro e fácil de furtar. Deu muito certo.

 

No seu caso, já que conseguiu separar o sinal de chamada, seu problema está 90% resolvido. Use-o pra acionar um relé ou apenas 1 transistor mesmo. O que somo é a ideia do acoplador ótico e use sua saída na sua imaginação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, .if disse:

A pegada wireless é bem boa e ia te sugerir apenas lendo o título. Ela deve mesmo resolver. De fato fiz algo semelhante

Somos dois. 

Aqui em casa, resolveu-se colocar campainha depois que a casa já estava pronta. Então montei um sistema de 433mhz com essas plaquinhas que vendem por aí, saiu mais barato que a campainha sem fio e não precisei quebrar as paredes. 

Na caixinha 4x2 da rua tem uma fonte de 220/12V ligada no interruptor, o transmissor está pra fora no beiral do telhado. 

Lá dentro em outra caixinha 4x2 atrás da campainha com outra fonte de 110/12V que alimenta o receptor e um relé. 

 

2 horas atrás, MOR_AL disse:

Juntar um circuito detector de pulsos de chamada, com um transmissor em 433MHz e uma pilha de 12V, dentro da caixa (4x2) do interfone.

Visto que o transmissor consome pouco, talvez dê pra alimentar com a tensão disponível no interfone. Assim não vai precisar trocar a pilha. 

2 horas atrás, MOR_AL disse:

- Juntar o receptor de 433MHz com um buffer de corrente, a sirene e o circuito do carregador de celular em outro local, mais discreto.

Acho que é chover no molhado..... 

Mas como você disse que é somente um receptor de 433mhz, na minha cabeça não imagino que um circuito integrado decodificador esteja junto pra evitar que qualquer outro controle acione a sua sirene. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Renato.88 disse:

Somos dois. 

Que tal se elevarmos o conceito wireless a um outro nível? Há anos teorizo 2 sistemas:

-um sistema sem mesmo rede ac. Uma bateria e um painelzinho solar. A ideia é que o consumo vai ser quase zero: só consome quando a pessoa aperta o botão. Por isso o painelzinho nem precisa ficar exposto direto ao sol pois vai repor pouca energia perdida e por muito tempo. Penso também em algo assim pra fazer algumas medições p.ex. no nível das caixas dágua, pressão, vazão bem como medir a corrente do estabelecimento pois neguinho vive deixando luz acesa e torneira aberta ou vazamento. Um complicador que me auto impus: quero detectar torneira pingando 

Agora invertamos os valores e imaginemos um sistema totalmente wired

-envio o sinal diretamente pela rede ac. Estudei, quase entendi e quase fiz um sistema deste há muitos (e muitos) anos. Ele meio que injeta (soma) um rf na rede e capto do outro lado. Mas isso foi antes do rebaixamento de custo dos wireless da vida.

 

No meio do caminho existe uma campainha sem fio e sem bateria. Como meu tempo tá curto (leia-se encurtando) a esta altura mais vale a pena comprar uma desta .. ou seja.. o encanto está se indo... 😪

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, .if disse:

envio o sinal diretamente pela rede ac. Estudei, quase entendi e quase fiz um sistema deste há muitos (e muitos) anos. Ele meio que injeta (soma) um rf na rede e capto do outro lado. Mas isso foi antes do rebaixamento de custo dos wireless da vida.

Conheço esse sistema, já li sobre ele em algum lugar. Na época até cogitei em fazer, creio que seria mais eficiente que somente RF. 

Só não fiz porque tenho muitos desses RX/TX de 433 sobrando. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, .if disse:

apliquei o sinal do botão num acoplador ótico

O interfone está recebendo o sinal de uma central, onde há várias casas.

Quero evitar carregar o interfone. Não sei o quanto poderei. Por isso é que não vislumbro o uso de acoplador ótico.

Penso em carregar o interfone com uns 100uA, ou com transistores, ou caso possível com entrada a fet com carga de 1M Ohm.

3 horas atrás, .if disse:

já que conseguiu separar o sinal de chamada,

Ainda não medi o sinal no meu interfone, apenas achei um site onde o autor mediu e nem sei se é semelhante ao meu.

2 horas atrás, Renato.88 disse:

Então montei um sistema de 433mhz com essas plaquinhas que vendem por aí, saiu mais barato que a campainha sem fio

Já tenho uma (até duas) campainhas com Tx 12V e Rx a pilhas (uma com duas e outra com três).

Forneça mais detalhes sobre estas plaquinhas. Seriam as Tx e Rx em 433MHz, como estas?

image.png.21ed41b3c57e3cd6cecd86005472c3fd.png

Se forem eu também tenho. O detalhe é que o Tx é alimentado com 5V e certamente exigiria uma fonte adicional na cozinha.

2 horas atrás, Renato.88 disse:

Na caixinha 4x2 da rua tem uma fonte de 220/12V ligada no interruptor, o transmissor está pra fora no beiral do telhado. 

Meu interfone recebe o sinal da central do portão, comum às casas e o ponto de atendimento se encontra na cozinha.

2 horas atrás, Renato.88 disse:

Mas como você disse que é somente um receptor de 433mhz, na minha cabeça não imagino que um circuito integrado decodificador esteja junto pra evitar que qualquer outro controle acione a sua sirene.

Pois é. A campainha já possui algum filtro, que evita interferências. Além disso, o receptor fica a uns 50 metros da rua e depois de duas paredes. (Em outra casa, tive sinais espúrios com campainha que ficava perto da rua.)

  

41 minutos atrás, .if disse:

Como meu tempo tá curto (leia-se encurtando)

Pois é, índice 2:

O meu também.

Quero fazer o mais simples possível e colocar o circuito da sirene fora da cozinha, que é bem pequena.

Assim que der eu coloco o diagrama em blocos do que pretendo e algum circuito sem valores dos componentes.

MOR_AL

Segue o esboço do projeto.

Interfone_CDH_1.thumb.jpg.61dcc00f728a235cbda4fc1a47b0e7f2.jpg

Próximos passos:

1 - Saber como acionar o Tx da campainha, via transistor.

O sinal de identificação dos pulsos vem do interfone com corrente menor ou igual a 100uA. O botão da campainha será substituído pelo transistor como chave.

2 - Identificar o circuito "Ident. Pulsos Chamada". Projetar após realizar o item 1.

Pode ter um fet  mais um transistor, ou dois transistores em Darlington.

Outros componentes:

C3 - Mantém o tempo maior que o do pulso de chamada com cerca de 300ms. 

D2 - Só deverá conduzir após uma certa tensão de pulso, que deve ter cerca de 14Vpp (51 - 37). 

D1 - Ponte retificadora. 

R1 e R2 - Limita a corrente de carga no capacitor C3 em até 100uA.

C1 e C2 - Bloqueia a tensão contínua do interfone.

Observar que o circuito não está conectado à rede. Possui apenas uma pilha de 12V, para alimentar o circuito. Esta pilha terá o mesmo consumo da campainha.

Problemas:

1 - Valor de C1 e de C2 em função de C3.

2 - Valor de C1 e de C2 com relação ao espaço disponível.

3 - Corrente muito baixa para carregar C3 em 300ms e em 25Hz. Talvez seja necessário usar um temporizador RC na  "Ident. Pulsos Chamada". Essa energia viria da pilha de 12V, porém após a carga do capacitor, a corrente cessaria.

 

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MOR_AL disse:

O interfone está recebendo o sinal de uma central, onde há várias casas.

Entendi. É um sistema igual de condomínio. 

Nesse caso, não é bom fazer o que eu disse sobre usar a alimentação do sistema..

Mas nada que um ou mais transistores não resolvam. 

1 hora atrás, MOR_AL disse:

Pois é. A campainha já possui algum filtro, que evita interferências. Além disso, o receptor fica a uns 50 metros da rua e depois de duas paredes. (Em outra casa, tive sinais espúrios com campainha que ficava perto da rua.)

Então vai aproveitar o circuito da campainha sem fio, nesse caso não terá nenhum problema. 

1 hora atrás, MOR_AL disse:

Forneça mais detalhes sobre estas plaquinhas. Seriam as Tx e Rx em 433MHz, como estas?

Sim, tenho muitos receptores desses da foto, são um pouco diferentes mas a função é a mesma. O circuito tem um detector com um Fet, um oscilador com BJT e o amplificador com o Ampop LM358. 

Os tx que tenho não usam esse cristal, usam capacitores de cerâmica mesmo. 

Inclusive até aprendi como fazer mais deles usando "peças de rádio velho". 

 

O que entendi sobre eles é que mesmo usando UHF trabalham em AM, o receptor quando está a toa emite ruído branco. 

Quando o tx é acionado vem um pulso de corrente contínua por um curto tempo no rx. Mas se modular a entrada do TX com pulsos, o RX imita o sinal. 

Pra modular os sinais uso os CIs próprios pra isso que tem nas placas das minhas sucatas ou então quando quero algo mais específico e personalizado uso os PICs. 

1 hora atrás, MOR_AL disse:

O detalhe é que o Tx é alimentado com 5V

Desse tx da foto eu tenho apenas um. 

Estava em um circuito de alarme e tinha um 7805 por lá, então estava óbvio que era 5V.

Em uns testes que fiz, vi que em 5V o alcance dele era pequeno. Então resolvi testar com uma bateria de 9V e funcionou perfeitamente da, forma que eu queria.

O circuito onde ele está agora, é 12V. Então coloquei um resistor de 150R em série. A tensão no TX fica em 11V quando em uso, não queimou até hoje. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, MOR_AL disse:

Próximos passos:

1 - Saber como acionar o Tx da campainha, via transistor.

Descobri que o botão dos 2 transmissores de campainha que possuo estão em série com o terminal positivo da pilha de 12V.

Escolhi este Tx. O outro possui uma placa de circuito impresso maior.

20231123_111946.thumb.jpg.80918d08f9870c7d1b9d0cdefb764b38.jpg

20231123_112003Ed.jpg.975ef303e44f833d32e52a57a0dc4510.jpg

 

Precisarei acionar o Tx com um transistor PNP, para pequenos sinais. Algo como os BCs.

Agora preciso saber qual é a corrente fornecida pela bateria de 12V do Tx.

Medi a corrente do TX com um resistor de 1 Ohm em série com a fonte.

Ela é composta por um trem de pulsos de corrente. Seu valor está entre 30mA e 40mA.

A foto a seguir encontra-se na escala de 10us/Div.

01.jpeg.0e737bf4775f22f2b67be18291dcd5e0.jpeg

 

A segunda foto mostra os pulsos de corrente na escala de 50ms/Div.

Não sei de onde vem os impulsos bem finos. Eles ocorrem mesmo sem o Tx acionado.

02.jpeg.048a298871ee09f44c47d452c66dd97c.jpeg

 

Vou escolher o transistor PNP para acionar o Tx.

As seguintes condições foram retiradas do manual:

Vce0 = -45V (BC327) e -25V (BC328)

HFESat > 10

VceSat(@50mA) = 200mV

Para o segundo transistor, posso usar um BC546 até um BC550 (NPN).

Poderei considerar o HFE de no mínimo 100, já que ele não precisa trabalhar na saturação.

Isso daria um ganho de corrente total de 10 x 100 = 1000.

A corrente de base deste transistor seria de 50uA. Usarei 100uA por precaução.

O driver para o Tx seria:

Drive_Tx.jpg.33a401298f8c0ba810b84e70331f2e34.jpg

 

Próximo passo ... e trabalhoso. Medir a tensão dos pulsos de chamada do interfone com carga de 1M Ohm, do osciloscópio e com 100uA para a base do BC54x.

A medição com carga apenas do osciloscópio é necessária, para poder avaliar se com 100uA a tensão de pulso sofre atenuação apreciável.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/11/2023 às 11:36, MOR_AL disse:

Com a velhice, nosso corpo passa a ter limitações e uma delas que possuo é a redução auditiva.

Meu interfone é o mais antigo, o TDMI 200, mas o mais novo, o TDMI 300 é o mais recente e só muda o case externo.

Testei a sirene de alarme de automóvel, para 12V e realmente o som é ensurdecedor.

Fui reduzindo a tensão de alimentação do mesmo e com 5V, o volume é suficiente para eu ouvir na casa toda.

Além disso, funciona bem com carregador XingLing de 5V.

Gostaria da opinião de vocês, com sugestões, que facilitem ou reduzam o circuito.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro @MOR_AL, uma vez montei esse circuito aqui e funcionou direitinho. Não apliquei em lugar nenhum, ficou só na protoboard, mesmo.

 

Transmissor-HT12E-RF-marlon-nardi-1-1024

Receptor-HT12D-433MHz-Com-Logo-1024x841.

 

Fiz, baseado nisso, um exercício puramente teórico, no papel. Mas quem sabe, depois da sua crítica e da dos outros mestres, e principalmente depois de montado na prática, possa servir para alguma coisa... tomara. Eis os rabiscos:

 

F1B84Uy.jpg

 

Fiz como no vídeo e funcionou bem, os 4 canais. Mas no seu caso você vai usar apenas um canal, é isso?

 

Alguns pontos que talvez precisem de atenção:

 

- os pinos de 1 a 8 precisam sets idênticos tanto no transmissor quanto no receptor. Nesse exemplo - igual ao que montei - estão aterrados os pinos 1 e 2 tanto no HT12E quanto no HT12D. Mas você pode achar melhor qualquer combinação entre aterrar ou não esses pinos (do 1 ao 8 ) DESDE QUE no receptor sejam igualmente aterrados os mesmos pinos.

 

- Talvez dê para usar, como saída para a sirene, o pino 17 do receptor em lugar do pino 13. Precisa dar uma verificada. O pino 13 do receptor corresponde ao pino 13 do transmissor; 12 com 12, 11 com 11 e 10 com 10. Mas se não me engano, o pino 17 fica 1 seja qual for o canal acionado, serve para confirmar que está ocorrendo a transmissão...

 

- Tem umas instruções específicas para o tamanho das antenas pela internet afora. Como fiz na protoboard, como distância de centímetros entre um circuito e o outro, a antenas era um mero fiozinho de, se não me engano, 5cm, tanto no receptor quanto no transmissor.

 

- Coloquei a campaínha do interfone como se fosse cortada - e acionada - pelo positivo. Se for ao contrário, cortada - e acionada - pelo negativo, precisa rever aquele relé, ali. O relé pode ser mínimo e não precisa nem ter NF, basta NO e COM. Como desses aqui

 

https://www.metaltex.com.br/produtos/componentes/reles-reed/sh-rele-reed-single-in-line

 

sh.jpg

Talvez não precise de relé, dê para substituir por transistor, mosfet, etc., mas relé é o que meus parcos conhecimentos práticos de eletrônica conhece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, MOR_AL disse:

Meu interfone é o mais antigo, o TDMI 200, mas o mais novo, o TDMI 300 é o mais recente e só muda o case externo.

Ao pouco material que encontrei na Internet sobre esses interfones, percebi que eles funcionam de maneira semelhante aos telefones comuns. 

A central fornece uma tensão cerca de 30VCC no modo de espera e a tensão muda para 100VCA ou mais na hora que toca. 

Seria interessante medir a linha pra comprovar e pedir pra alguém tocar a campainha lá fora, se for assim mesmo fica fácil. Aí dá pra puxar o sinal para acionar a sirene pela linha mesmo. 

 

Circuitos desse tipo são bem comuns para os telefones e podem ser aproveitados para esse sistema. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, Renato.88 disse:

A central fornece uma tensão cerca de 30VCC no modo de espera e a tensão muda para 100VCA ou mais na hora que toca. 

De fato era uma vez um telefone fixo que tínhamos. Tocava bem baixo, ficava numa casa cuja cozinha com fogão a lenha era em outra e 90% do tempo útil estava lá minha mãe (R.I.P.) Tive a iluminação de colocar um simples capacitor + um buzzer 30V que tocava apenas com o ac do toque e ficava queto durante a conversa. Deu muito certo... ainda consigo ouvi-lo tocar como um grilo no fundo de minh'alma... Passado... sempre presente...

 

Portanto fica a dica minimalista pro amigo: um simples capacitor vai deixar passar apenas o ac do toque. Uma análise simples com multímetro nem precisa osciloscópio lhe pode dar alguma luz. Este sinal vai acionar o que lhe der na telha. Meu voto vai pra pegada wireless mesmo. Como dica lambuja: coloque alguma luz: dois sentidos pensam melhor que um.

 

1 hora atrás, MOR_AL disse:

Mas tenho que limitar o funcionamento ao mínimo necessário.

 

Se consegui algo mais mínimo que ...

3 horas atrás, .if disse:

um simples capacitor + um buzzer 30V que tocava apenas com o ac do toque

.. obviamente nos vai relatar. Obs: desconsiderando a parte do tx rx que considero o módulo par tx rx 433Mhz transmissor e receptor  (clique) o mais mínimo, barato e eficaz

 

 

1 hora atrás, MOR_AL disse:

um ganho de corrente para elevar o som com um

Buzzer piezzo elétrico autooscilante não necessita corrente alta. O que houvera colocado era 30V e a corrente nem fazia cosquinha no sistema.. o apito atravessava paredes e como já disse, até o tempo

 

de nada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rmlazzari58

Grato pela sua postagem.

O seu circuito apresentado é bem legal e tradicional.

Caso eu tivesse mais espaço junto ao interfone, este circuito certamente seria utilizado. 

12 horas atrás, rmlazzari58 disse:

 Talvez dê para usar, como saída para a sirene, o pino 17 do receptor em lugar do pino 13.

Sim seria uma opção.

12 horas atrás, rmlazzari58 disse:

- Tem umas instruções específicas para o tamanho das antenas pela internet afora. Como fiz na protoboard, como distância de centímetros entre um circuito e o outro, a antenas era um mero fiozinho de, se não me engano, 5cm, tanto no receptor quanto no transmissor.

Testei a minha campainha e consegui que ela funcionasse mesmo através de 3 paredes. Tanto o Tx, como o Rx, possuem antenas internas, sem fio externo.

12 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Talvez não precise de relé, dê para substituir por transistor, mosfet, etc., mas relé é o que meus parcos conhecimentos práticos de eletrônica conhece.

Você me alertou para o acionamento da sirene. Vou ter que testar. Penso em usar dois transistores em configuração Darlington. Bastariam dois BCs NPN.

Valeu!

5 horas atrás, Renato.88 disse:

Ao pouco material que encontrei na Internet sobre esses interfones, percebi que eles funcionam de maneira semelhante aos telefones comuns. 

A central fornece uma tensão cerca de 30VCC no modo de espera e a tensão muda para 100VCA ou mais na hora que toca. 

No link que eu descobri e postei (#1), o autor mediu o sinal. Dê uma olhada no trabalho dele. Parece mesmo algo como o telefone.

5 horas atrás, Renato.88 disse:

Seria interessante medir a linha pra comprovar e pedir pra alguém tocar a campainha lá fora, se for assim mesmo fica fácil. Aí dá pra puxar o sinal para acionar a sirene pela linha mesmo. 

Pois é! Pretendo medir a tensão desta linha como o autor do link fez. Como já queimei um osciloscópio, vou alimentá-lo através de um trafo com isolamento galvânico.

 

18 horas atrás, Ricardov disse:

e a tensão de chamada é alta.

Desculpe pela demora. Só agora me toquei deste detalhe. 

A tensão de chamada realmente deve ser alta, porém aciona aqueles falantes com impedância mais alta que o normal, cerca de 300 Ohms. No meu caso seria necessário um ganho de corrente para elevar o som com um falante normal. Apesar da solução ser simples , o espaço do falante e da fonte torna esta solução proibitiva.

1 hora atrás, .if disse:

De fato era uma vez um telefone fixo ... dois sentidos pensam melhor que um.

É! Saudosismo....

Mas tenho que limitar o funcionamento ao mínimo necessário.

Hoje tenho "tarefas domésticas a fazer" e no fim de semana tem o aniversário da patroa. Só devo continuar na semana que vem.

Caso eu consiga um tempinho para medir o sinal do interfone, eu posto aqui, antes disso.

Obrigado a todos e continuem com suas contribuições. "Estender os horizontes" aumenta os nossos conhecimentos.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, MOR_AL disse:

 

16 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Talvez não precise de relé, dê para substituir por transistor, mosfet, etc., mas relé é o que meus parcos conhecimentos práticos de eletrônica conhece.

Você me alertou para o acionamento da sirene. Vou ter que testar. Penso em usar dois transistores em configuração Darlington. Bastariam dois BCs NPN

 

Na verdade, @MOR_AL, pensei em usar o relé no acionamento do TX, para isolar o circuito que aciona a campaínha do circuito que transmite o sinal de rádio.

 

E vou deixar mais um pitaco impertinente, se você permite:

4 horas atrás, MOR_AL disse:

Caso eu tivesse mais espaço junto ao interfone, este circuito certamente seria utilizado. 

16 horas atrás, rmlazzari58 disse:

 

Se não houver espaço dentro do interfone mas se atrás dele houver uma caixa dessas de luz, de plástico, quem sabe dá para montar o circuito de transmissão fora do aparelho e colocá-lo nessa caixa? Aí bastaria "puxar" o fio da campaínha para fora do aparelho. O alimentador do tx seria mínimo, como você disse, um carregador de celular.

 

Se bem que se houver essa caixa de plástico atrás do interfone, talvez haja um conduíte por onde os fios em paralelo com a campaínha pudessem correr para uma outra caixa, mais adequada...

 

Se você quiser caprichar, poderia adaptar um conector J2 mono na parte de trás do aparelho, e um P2 como entrada para o circuito de tx. Se a tensão que vai à campaínha for maior que a do relé, talvez um zener ali... a corrente que um relé desses aí usa é pouca.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Na verdade, @MOR_AL, pensei em usar o relé no acionamento do TX, para isolar o circuito que aciona a campaínha do circuito que transmite o sinal de rádio.

Mas além do rele, seria necessário um driver com dois BCs para acioná-lo.

O isolamento fica garantido pela pilha de 12V.

4 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Se não houver espaço dentro do interfone mas se atrás dele houver uma caixa dessas de luz, de plástico,

A ideia seria essa mesmo. Não creio que caiba um circuito dentro do interfone, apenas dentro da caixa 4x2.

 

4 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Aí bastaria "puxar" o fio da campaínha para fora do aparelho.

O interfone possui apenas dois fios. O sinal de campainha aciona o falante dele. Pretendo obter o sinal dos dois fios de dentro da caixa.

 

4 horas atrás, rmlazzari58 disse:

talvez haja um conduíte

O conduíte é exclusivo do interfone. Só tem os dois fios.

 

4 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Se a tensão que vai à campaínha for maior que a do relé, talvez um zener ali... a corrente que um relé desses aí usa é pouca.

 

Inicialmente, pretendo carregar os fios do interfone com apenas 100uA. Não quero causar a queima da central, que é comum às outras casas.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje medi a resistência interna da fonte da Central, fornecida para o Interfone.

Cheguei a valores variáveis de Ri, como pode ser observado na figura.

Interfone_Resistncia_Interna.thumb.jpg.51c6d2dc5157573c6833b1acd6132f89.jpg

 

Apanhei muito para fazer esta medida. O interfone é muito antigo. Cheguei a abrir, para ver se a eletrônica daria dentro dele, mas não tinha espaço.

A placa de eletrônica lembrava as montagens antigas com circuitos integrados e transistores. Tinha fios saindo do meio da PCI e algumas gambiarras originais.

Fechei o interfone com cuidado e interconectei na linha. 

Chabu!!! O interfone não funcionava.

Os fios que ligam os fios da central com os do interfone são finíssimos, daqueles de fone de ouvido. De um lado tinha o conector, mas na junção com a central era só o fio.

Apanhei mais de um hora para conseguir uma conexão legal, mas depois não se ouvia nada no fone. 

Telefonei para a empresa e eles concluíram que o interfone estava com defeito.

Eles colocaram um modelo mais novo (o HDMI 300) e tudo voltou a funcionar.

Fiquei encucado pois só abri e fechei sem mexer naquela PCI. 

Quando o interfone estava sendo trocado, percebi que aquelas duas barrinhas de dentro do conector do interfone estavam com zinabre. Mas aquele interfone velho já funcionou por muito tempo e fez o seu trabalho.

 

Próximo passo:

Medir a tensão de ring do interfone.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/11/2023 às 12:18, MOR_AL disse:

Próximo passo:

Medir a tensão de ring do interfone.

Hoje eu montei a parafernália toda. Osciloscópio, trafo isolador, escada para manter o interfone próximo da caixa 4x2, permitindo acessar os fios que chegam ao mesmo.

Contei com o auxílio da minha patroa, que ficou no portão, para acionar a comunicação com o interfone.

Primeiro medi a tensão cc entre minha pele e os fios (conectados juntos) Verde e Branco, que chamei de VdBc. Deu praticamente zero volt.

Depois medi o segundo par de fios, também conectados juntos, que chamei de Laranja e Branco (LjBr), Medi cerca de alguns volts. 

Elegi o par VdBr como o comum (garra jacaré do osciloscópio).

Medi a tensão entre os fios com o interfone sem ser acionado. Esta já com o osciloscópio, o que confirmou os 30Vcc + 0Vca medidos com o multímetro anteriormente.

Para as medidas com o sinal de ring...

Preparei as escalas verticais (10V/Div) e de tempo (200ms/Div) do osciloscópio.

Segue a imagem da medida, finalmente editada.

Interfone_Ondas_Chamadas_Ed.jpg.5432f946dab39ad2fe09141a2118ef3a.jpg

 

Confirmei o que o @.if e o @Renato.88 haviam informado, com alguma redução da tensão máxima de 70Vpk. Desculpe-me se esqueci de alguém.

O período do sinal de ring é de 25Hz, porém a onda não é quadrada, contendo também uma frequência superior.

A duração do sinal de ring é cerca de 2s.

Com estes valores já poderei começar o projeto.

Próximo passo:

Cálculo do detector. 

MOR_AL

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, MOR_AL disse:

O período do sinal de ring é de 25Hz, porém a onda não é quadrada, contendo também uma frequência superior.

Nos telefones, o que separava o sinal de fala do sinal de campainha era justamente um capacitor em série que alimentava diretamente um oscilador com alto falante ou piezoelétrico. 

 

Logo você também pode colocar um capacitor de poliester, uma ponte retificadora, um capacitor pra deixar a tensão contínua e eliminar esses 25Hz. 

A saída dessa fonte resistores pra limitar a corrente dos transistores que vai acionar o tx. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Renato.88 disse:

Logo você também pode colocar um capacitor de poliester, uma ponte retificadora, um capacitor pra deixar a tensão contínua e eliminar esses 25Hz. 

A saída dessa fonte resistores pra limitar a corrente dos transistores que vai acionar o tx. 

Olá, Renato.

Esta seria uma opção, porém teria que incluir um resistor em série com o capacitor, para limitar a carga no eletrolítico. Decidi detectar o sinal de ring depois de aumentar a corrente com um transistor. Assim a corrente proveniente da central, solicitada pelo circuito, seria mínima, não influindo na detecção pelo interfone.

Ontem à tarde escolhi o circuito que detecta o sinal de ring e aciona o Tx da campainha. Simulei ele e parece que funcionou. Porém somente após montar e testar é que saberei se realmente funciona. Não sei o quanto é fiel o circuito Spice dos transistores. Além disso, os transistores que estou usando, são todos XingLing.

Segue o circuito e as formas de onda da simulação.

Circuito_Aciona_Tx.jpg.69da3cb4b1d30c6a88b0eb758b17473d.jpg

Curvas_Aciona_Tx.jpg.ef9bf6e4f0b594752654a39161e7c3bf.jpg

 

R7 limita a corrente proveniente da central do interfone.

C1 também limita um pouco, mas a função principal é a de bloquear a tensão contínua da central.

D1 limita a tensão reversa sobre a junção BE de Q1.

R5 limita a corrente Ic de Q1, quando este conduz.

R6 limita o pico de corrente inicial da descarga do capacitor C2.

C2 e R3 convertem a tensão CA do sinal de ring em CC.

R3 limita a corrente que circula pelos dois transistores, quando houver o sinal de ring.

Observar, que a corrente na bateria é praticamente nula, quando não houver o sinal de ring.

Próximo passo: Testar na Protoboard.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Moris.. me fez lembrar.. certa feita houve o desafio de um filtro rejeita faixa do onipresente 60Hz da rede. O sinal a ser captado era sensível demais. Foi feito com sucesso com lm324. No seu caso seria um passa faixa pros 25Hz. Há o problema de não ser senoidal o que pode complicar algum eventual cálculo e o que já falamos que um minimalista simples capacitor pode deixar passar apenas o que você quer. Fácil demais, fica chato. A ideia do filtro (desnecessária) seria apenas didática...nada muito inútil e pra agregar valores... 

 

Me fez também me lembrar do circuito separador de sincronismo de tv movido a transistor (Paulão lembra do valvulado kk). Me lembro que quando entendi ele e vi os sinais com osc. quase tive um tróço e até rolou uma lágrima kk

 

370R + 100K doeu um pouco kk. (ok entendi o lance da simulação). Mas de novo, se usar ampop seu precioso requisito de não sobrecarregar o sistema é atendido ao máximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, .if disse:

370R + 100K doeu um pouco kk. (ok entendi o lance da simulação). Mas de novo, se usar ampop seu precioso requisito de não sobrecarregar o sistema é atendido ao máximo.

Mais ou menos:

1 - o resistor de 370 ohms pertence a fonte, que você já mencionou, mas coloquei só para constar mesmo.

2 - Como também você mencionou, os pulsos de 25Hz não são quadrados, além das frequências harmônicas, possui outra frequência devido ao delta ser quase 90%. Um filtro passa-faixa em 25Hz até poderia servir, porém a energia que alimentaria o LM324 ou viria da central do interfone, ou da pilha de 12V. Esta última está quieta, consumindo apenas quando houver sinal de ring. Desprezei as correntes de fuga dos transistores e uma carga de C2 a cada ring.

3 - Além disso, o circuito começaria a ficar maior, sendo incompatível com o meu espaço da caixa 4x2, já com fios.

Já estou separando os componentes para montar o circuito na Protoboard.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ok..

Percebo o sinal a ser condicionado está entre 40 e 70V. Coloque um "zener de 40V"  pra que só passe acima disso. Isso pode impedir ainda mais que voz ou ruídos se manifestem na saída. E de quebra vai causar menos interferência no seu precioso. Bem isso se o zener couber na caixa né...

2 horas atrás, MOR_AL disse:

o circuito começaria a ficar maior,

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...