Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a tensão máxima que posso aplicar no resistor descrito?


Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Pessoal, estou tentando ler o datasheet de um resistor de 22 ohms e 5% de tolerância e 1/4 W, neste documento, me parece que ele suporta trabalhar com 220V ( eu acho que isso está em "maximum working voltage, não é?), a página da oferta do resistor diz que é 350V, não está descrito se é alternada ou contínua, porém, fiz alguns testes e vi que numa fonte, quando aplico uns 9v, o resistor queima imediatamente, daí pensei que o fato de ser continua poderia ter sobrecarregado o resistor (eu queria saber se isso tem algo a ver), aí, quando apliquei na rede de 220v alternada, o resistor pipocou e queimou, neste caso, como se explica a tensão que o resistor pode suportar olhando o datasheet? 

Screenshot_1.png

Screenshot_2.png

Screenshot_3.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que importa pro resistor não queimar é a potência dissipada. 

Esse aí da foto é de 1/4 de W, o mesmo que 0,25W.

Dada a sua resistência de 22 ohms, tem que fazer as contas:

Você quer descobrir a tensão, então a fórmula é:

V = raiz de P x R

V = raiz de 0,25 x 22

V = raiz de 5,5

V = 2,345

Na prática ainda é um pouco menos, pois esse valor fará o resistor trabalhar bem aquecido e com o tempo ele queima. 

 

Em tempo.... 

A outra variável é a corrente. 

No exemplo aí em cima, a corrente também está em valor máximo. 

Dada a fórmula: P = V x I

Fica fácil saber a corrente, pois já sabemos a tensão:

0,25 = 2,345 x I

0,25/2,345 = I

0,106 = I

A corrente é de 106mA.

 

Esses cálculos e fórmulas, fazem parte da 1ª Lei de Ohm. É a base da eletricidade e eletrônica, qualquer um que se preze a mexer com tal ciência deve saber e compreender as fórmulas e saber quando e onde usa-las. 

 

  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 De fato, a lei de ohm é básica, porém, eu já sabia disto, mas, o que eu não consigo entender é... onde está isso no datasheet? Como eu mostrei, estão descritos centenas de volts, os 2,345 não deveriam estar no documento como "maximum working voltage"? Eu também queria saber se o fato de a tensão aplicada ser alternada ou contínua influencia, tipo... os cálculos na lei servem para as duas situações?

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
58 minutos atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

onde está isso no datasheet?

Não está. 

59 minutos atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

Como eu mostrei, estão descritos centenas de volts

São valores referentes a tensão de isolação, algo como acontece com um fio por exemplo. 

Existe um limite máximo de tensão que a capa do fio consegue isolar. 

No resistor é a mesma coisa, na prática, esses valores não podem passar por eles diretamente, mas podem indiretamente. 

1 hora atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

os 2,345 não deveriam estar no documento como "maximum working voltage"?

O datasheet serve para abranger todos os resistores. 

Pois existem centenas de resistores diferentes cada um com sua resistência e potência diferentes, isso muda a V e a I que podem suportar diretamente. 

 

Resistores desse tipo, não foram feitos para suportar corrente direta, e sim limita-lá para outro componente que venha a seguir. Portanto, os cálculos devem ser feitos com base na corrente. O projetista deve ficar atento a potência que aquele resistor vai atingir dado a sua resistência. 

 

Existem os resistores para aquecimento, esses recebem a corrente diretamente e têm o valor de tensão que suportam impresso em sua carcaça ou rótulo de embalagem. 

1 hora atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

Eu também queria saber se o fato de a tensão aplicada ser alternada ou contínua influencia, tipo... os cálculos na lei servem para as duas situações?

Os cálculos são os mesmos. 

  • Curtir 2
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/01/2024 às 19:22, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

@Renato.88 De fato, a lei de ohm é básica, porém, eu já sabia disto, mas, o que eu não consigo entender é... onde está isso no datasheet? Como eu mostrei, estão descritos centenas de volts, os 2,345 não deveriam estar no documento como "maximum working voltage"? Eu também queria saber se o fato de a tensão aplicada ser alternada ou contínua influencia, tipo... os cálculos na lei servem para as duas situações?

 

Igor, repare que essa tensão varia conforme o valor do resistor !

Existem centenas de valores diferentes, o datasheet  tem as informações necessárias para quem entende um minimo de eletrônica ok ?

 

Paulo

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos supor que o resistor fosse de 10 mega-ohms x 1/4W. Qual seria a tensão máxima para ele?

U = raiz (P x R) = raiz (0.25 x 10.000.000) = 1580V.

Nessa tensão o aquecimento seria de 1/4W mas o componente entraria em curto antes mesmo dos 1000V. Então o que se tem é a tensão máxima que a série daquele componente suporta e a potência máxima de calor que consegue dissipar. São valores máximos, ao se escolher o valor do resistor procure uma série que suporte o calor que será dissipado nele e cuja a tensão máxima seja superior ao que será aplicado. No caso dos resistores smd as tensões máximas são bem baixas.

  • Obrigado 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

Nessa tensão o aquecimento seria de [¼ de Watt dissipados] mas o componente entraria em curto antes mesmo dos 1000V.

 

Em 03/01/2024 às 20:47, Renato.88 disse:

Existe um limite máximo de tensão que a capa do fio consegue isolar.

 

No resistor é a mesma coisa. Na prática, esses valores não podem passar por eles diretamente, mas podem indiretamente. 

 

Pense na corrente como atividade elétrica. Se você coloca tensão alta exatamente em cima do resistor de resistência baixa, haverá trabalho, haverá potência inclusive dissipando-se como calor.

 

Um resistor de alto valor dificulta a corrente. Em números convenientes, de tensão e resistência, na lógica da fórmula da Lei de Ohm, você pode vir a ter uma corrente muito pequena. Logo, a potência estará dentro dos ¼ de Watt. Mas repare: @Sérgio Lembo exemplificou para que serve a tensão de isolação informada no datasheet.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!