Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estação de Solda. Qual comprar?


Posts recomendados

Pessoal!

Estava dessoldando, com ferro de soldar e sugador, um led com três pernas, que fica escondido entre dois eletrolíticos de um conversor BUCK. Mal tinha acesso ao led devido aos eletrolíticos. Só dava para alcançar com um alicate de bico bem fino.

Apliquei Breu nas três soldas e aqueci cada um dos PADs. Quando observava que a solda se tornava fluida, eu usava o sugador. Não dava para aquecer e puxar o led pelo outro lado ao mesmo tempo.

Fiz este procedimento umas 10 vezes, já me preocupando com a descolagem dos PADs.

Fiz tanta força com o alicate de bico, que finalmente o led saiu, mas com apenas duas das três pernas.

Bom.

Chegou a hora de comprar uma estação de solda. 

Não vou usa-la a toda hora, portanto não seria para uso profissional.

Minha dúvida é se algum de vocês tem experiência com a qualidade dessas estações de solda que existem no mercado.

Minha limitação é de até R$ 500,00.

Pesquisei e me foi sugerido a Estação de solda Yaxun 881d 127v, mas vi que existe a Yaxun 902+. Um pouco mais cara, porém menos que R$ 500,00.

MOR_AL

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MOR_AL disse:

Pessoal!

Estava dessoldando, com ferro de soldar e sugador, um led com três pernas, que fica escondido entre dois eletrolíticos de um conversor BUCK. Mal tinha acesso ao led devido aos eletrolíticos. Só dava para alcançar com um alicate de bico bem fino.

Apliquei Breu nas três soldas e aqueci cada um dos PADs. Quando observava que a solda se tornava fluida, eu usava o sugador. Não dava para aquecer e puxar o led pelo outro lado ao mesmo tempo.

Fiz este procedimento umas 10 vezes, já me preocupando com a descolagem dos PADs.

Fiz tanta força com o alicate de bico, que finalmente o led saiu, mas com apenas duas das três pernas.

Bom.

Chegou a hora de comprar uma estação de solda. 

Não vou usa-la a toda hora, portanto não seria para uso profissional.

Minha dúvida é se algum de vocês tem experiência com a qualidade dessas estações de solda que existem no mercado.

Minha limitação é de até R$ 500,00.

Pesquisei e me foi sugerido a Estação de solda Yaxun 881d 127v, mas vi que existe a Yaxun 902+. Um pouco mais cara, porém menos que R$ 500,00.

MOR_AL

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule

Eu tenho diversos ferros de solda e controlo a temperatura com um dimer.

Estou querendo dessoldar os componentes SMD com ar quente.

@vtrx

Ok. Vou pesquisar este modelo.

......

Pesquisei.

O Yaxun 878d+ é um modelo mais simples, que o Yaxun 881d 127v. Com mais cerca de 17% eu compro o Yaxun 881d 127v.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, MOR_AL disse:

Quando observava que a solda se tornava fluida, eu usava o sugador

Não consigo visualizar diferença entre o seu ferro atual e o da estação caso mantenha esta técnica.

4 horas atrás, MOR_AL disse:

Não dava para aquecer e puxar o led pelo outro lado ao mesmo tempo.

Se com placa fixa num fixador de placas ou similar, pode existir esta possibilidade. Eu uso adicionar solda e fundir os 3 terminais simultaneamente e rapidamente remover senão há risco mesmo...

4 horas atrás, MOR_AL disse:

com apenas duas das três pernas.

ou detonar as trilhas/ilhas

 

10 minutos atrás, MOR_AL disse:

dessoldar os componentes SMD com ar quente.

O ar quente pra remoção de smd é mais legal pra pci fr4. As fenólicas há de se apurar bem a técnica pois trilhas e ilhas são mais soltáveis pelo calor. Desenvolva a técnica e compartilhe conosco, ok?

Obs: além da solda, principalmente em placas de fenolite, smd's podem estar colados o que leva a apurar ainda + a técnica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, .if disse:

Não consigo visualizar diferença entre o seu ferro atual e o da estação caso mantenha esta técnica.

Com a estação eu consigo mais facilmente aquecer todos os terminais ao mesmo tempo. 

2 minutos atrás, .if disse:

Se com placa fixa num fixador de placas ou similar, pode existir esta possibilidade. Eu uso adicionar solda e fundir os 3 terminais simultaneamente e rapidamente remover senão há risco mesmo...

Para ser sincero, o conversor BUCK só daria para fixar nas quinas, onde vão os parafusos de fixação. Eu coloquei sobre (apoiado) no fixador de placas. 

Os filetes que saem dos pads tem cerca de 0,3mm de espessura e o espaço entre estes pads e o plano terra também é bem curto (+/- 0,3mm). Soldando os três pads ao mesmo tempo não daria para sugar todos ao mesmo tempo. Essa técnica seria útil caso eu conseguisse fixar a placa e manter aquecendo de um lado e puxando o led pelo outro.

10 minutos atrás, .if disse:

ou detonar as trilhas/ilhas

Era o que eu mais temia, já que os filetes terminam em furos metalizados daqueles bem pequenos.

12 minutos atrás, .if disse:

O ar quente pra remoção de smd é mais legal pra pci fr4. As de fenólicas há de se apurar bem a técnica pois trilhas e ilhas são mais soltáveis pelo calor. Desenvolva a técnica e compartilhe conosco, ok?

Já tive que jogar fora algumas placas velhas com bons componentes SMD. Não me refiro a resistores e capacitores e nem processadores. Me refiro a mosfets e outras peças. 

Normalmente essas placas com componentes SMD são de boa qualidade, como a placa do conversor BUCK, que aguentou até demais. Testei ele e ainda persistia em funcionar. Troquei o led perdido por dois leds, que foi até melhor, pois a caixa possui local para dois leds.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 10/01/2024 às 17:16, MOR_AL disse:

Soldando os três pads ao mesmo tempo não daria para sugar todos ao mesmo tempo. Essa técnica seria útil caso eu conseguisse fixar a placa e manter aquecendo de um lado e puxando o led pelo outro.

A ideia é não usar sugador pra remover a peça mas sim fundir - não apenas aquecer - a solda dos 3 (ou +) terminais ao mesmo tempo e sim, puxar o componente. Algo como um mini (ou micro) cadinho (clique) localizado-focado apenas na peça. Aliás... nasce aqui uma micro ideota..: um potinho aquecido com estanho derretido no lugar. 😁... uma ponteira côncava (ou convexa..sei lá)  na vertical

 

Há vários tipos de fixador não necessariamente o tipo gaveta. Um que mais gosto de usar é o que se localiza na criatividade p.ex. garras jacaré, garras pra suporte de celular, pequena morsa e inescrevíveis etc

 

 

1 hora atrás, MOR_AL disse:

reembolsado pelo ML

 

Eu já comprei coisas de alto valor (pra mim, claro), o m.l. me reembolsou e não devolvi. 😁... e + de uma vez. mas não foi desonestidade.. Simplesmente me devolveram rapidão o dinheiro e não deram prosseguimento ... não me mandaram o tal código postal de retorno. Nem mesmo o vendedor me contatou

 

Um dos casos foi que: comprei 4 coisas iguais semi-caras e uma delas estava com defeito. A ideia era devolver só uma e ficar com as 3 boas. Pois bem, fiz o procedimento de devolução parcial, devolvi apenas uma e me devolveram o valor das 4. Devido ao meu altíssimo grau de honestidade 🙃, mandei msg pro m.l. mas por algum motivo desconhecido nem me deram bola 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, .if disse:

A ideia é não usar sugador pra remover a peça mas sim fundir

Tive receio de soltar os pads e perder o buck. Os filetes são muito finos e quase encostados no plano terra. 

,,, Ontem vi um vídeo onde o autor retirava o tal led. A bagaça caiu por gravidade e o meu parecia ter raízes profundas... Até parece que o universo conspira para que eu tenha mais dificuldade. Depois de retirar o led com uma displicência irritante, ele soldou as pontas dos três fios com uma facilidade revoltante, como se as ilhas "estivessem em um vasto oceano, sem terra próxima". 

9 horas atrás, vtrx disse:

É um modelo mais 'barulhento',usa diafragma.

Qual deles? Os dois?

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, MOR_AL disse:

Tive receio de soltar os pads e perder o buck. Os filetes são muito finos e quase encostados no plano terra. 

,,, Ontem vi um vídeo onde o autor retirava o tal led. A bagaça caiu por gravidade e o meu parecia ter raízes profundas... Até parece que o universo conspira para que eu tenha mais dificuldade. Depois de retirar o led com uma displicência irritante, ele soldou as pontas dos três fios com uma facilidade revoltante, como se as ilhas "estivessem em um vasto oceano, sem terra próxima". 

Qual deles? Os dois?

MOR_AL

O maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal!

Ontem chegou a minha estação de solda Yaxun 702B+. Infelizmente tive alguns problemas:

 

É imperativo que vocês filmem a abertura da embalagem.

 

1 - Na quina externa da embalagem havia uma mossa. Nada que afetasse o produto.

2 - Ao abrir a embalagem, me deparei com o isopor inferior quebrado e rachado. Aí comecei a me preocupar.

3 - Comecei a conferir os itens. Todos os itens presentes se encontravam inteiros.

4 - Faltaram os parafusos que juntavam as duas peças (metálica e plástica) que formam o suporte do soprador. Faltaram também os parafusos que unem o suporte ao corpo principal da estação. Até aí é fácil de resolver, porém quando se compra um produto novo, espera-se que ele esteja completo e em bom estado.

5 - Ao retirar a tampinha preta de plástico, que protege a ponta do ferro de soldar, reparei, que não tinha vindo a ponta do ferro.

6 - Com tantos itens negativos, fui dar uma olhada na caixa da estação. Observei que havia um lacre para confirmar se o usuário abriu a estação. 

O detalhe é que haviam dois lacres. Um do VENDEDOR e outro, cortado em dois pedaços, do FABRICANTE. O detalhe é que o lacre do VENDEDOR estava embaixo do lacre rasgado do FABRICANTE. Em outras palavras; O VENDEDOR JÁ TINHA ROMPIDO O LACRE ORIGINAL E ABERTO O EQUIPAMENTO.

7 - Testei com o máximo critério o que pude. Temperatura no mínimo (ferro e soprador) e vazão no máximo. Parecia funcionar, pelo menos nestas condições.

 

Comprei via o MercadoLivre (ML) e reportei o ocorrido, incluindo fotos retiradas do vídeo de abertura. O ML possui uma boa estrutura de "pós venda". Solicitei apenas os parafusos e a ponta do ferro, mas eles optaram por eu devolver a estação. Eles fornecem um número a ser apresentado aos Correios para a devolução.

Devolvi hoje a estação. Suponho que devo aguardar a chegada da estação até o vendedor para que eu seja reembolsado. 

 

Em tempo 1:

Após receber a estação embalada devidamente, o funcionário dos Correios praticamente jogou em um canto. Com o som da queda é que se percebe que deve-se embalar muito bem protegido o produto.

Em tempo 2:

Ontem também recebi uma fonte chaveada da china. Aquelas com tampa de colmeia. A fonte estava envolta em um paralelo de "linguiças plásticas com ar em seu interior". Testei as tais linguiças e elas são bem reforçadas. 

 

Até aqui foi isso que aconteceu. 

MOR_AL

 

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!