Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Proteção contra quedas frequentes de energia


Posts recomendados

Bom dia pessoal, sou bem leigo no assunto e gostaria de saber se preciso adquirir algum dispositivo para evitar danos ao meu computador que possui a fonte Corsair Atx 750w - Cv750 - 80 Plus Bronze, me mudei recentemente para um local em que a energia cai com uma certa frequência (as vezes no mesmo dia cai duas vezes, porém não é todos os dias) e estou com receio de acabar estragando algum componente, tenho um filtro de linha apenas, se puderem me indicar um nobreak ou qualquer outro dispositivo que evite danos, fico grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Rafael Graczeck disse:

Bom dia pessoal, sou bem leigo no assunto e gostaria de saber se preciso adquirir algum dispositivo para evitar danos ao meu computador que possui a fonte Corsair Atx 750w - Cv750 - 80 Plus Bronze, me mudei recentemente para um local em que a energia cai com uma certa frequência (as vezes no mesmo dia cai duas vezes, porém não é todos os dias) e estou com receio de acabar estragando algum componente, tenho um filtro de linha apenas, se puderem me indicar um nobreak ou qualquer outro dispositivo que evite danos, fico grato.

 

Nesse caso o no-break é a melhor opção.

Acabando a enegia você tem o tempo necessário para salvar seus documentos..., fechar o programa para depois delisgar seu equipamento.

Sobre marcas de no-break recomendo ver as linhas apc e sms.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Rafael Graczeck disse:

me mudei recentemente para um local em que a energia cai com uma certa frequência (as vezes no mesmo dia cai duas vezes, porém não é todos os dias) e estou com receio de acabar estragando algum componente, tenho um filtro de linha apenas

Para evitar problemas no hardware provenientes de surtos de tensão que geralmente ocorrem em quedas de energia um bom filtro de linha resolve, recomendo os filtros de linha da marca Clamper.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xlemes No meu caso, não utilizo para trabalho então não tenho a necessidade de salvar nenhum arquivo, será que ainda assim seria melhor teu um no break ou o filtro de linha clamper já ajudaria? Vi até um pessoal comentando que o no break em fontes com pfc ativo pode gerar algum problema...

@Tiberio No caso um filtro clamper já seria o suficiente para evitar qualquer problema em queda de energia? Ou até mesmo em tempestades?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Rafael Graczeck disse:

@xlemes No meu caso, não utilizo para trabalho então não tenho a necessidade de salvar nenhum arquivo, será que ainda assim seria melhor teu um no break ou o filtro de linha clamper já ajudaria? Vi até um pessoal comentando que o no break em fontes com pfc ativo pode gerar algum problema...

@Tiberio No caso um filtro clamper já seria o suficiente para evitar qualquer problema em queda de energia? Ou até mesmo em tempestades?

 

Nunca que filtro de linha segura energia.

O aparelho a ser comprado é o no-break.

Nem estabilizador serve pra isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hora atrás, xlemes disse:

Nunca que filtro de linha segura energia.

O aparelho a ser comprado é o no-break.

Nem estabilizador serve pra isso.

No-break offline também não protege o computador contra danos provenientes da queda de energia, além de danificar o computador a longo prazo.
A solução é algum DPS, um bom filtro de linha da Clamper tem DPS integrado.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Ferox Graxaim disse:

No-break offline também não protege o computador contra danos provenientes da queda de energia, além de danificar o computador a longo prazo.

 

De acordo com essa matéria..., diz o contrário link

 

Quando há uma queda de energia elétrica, utiliza sua bateria previamente carregada para continuar fornecendo alimentação aos equipamentos a ele conectados.

 

É nessa parte que eu concordo com você sobre danificar o pc a longo prazo...

 

Pode ou não conter medidas de proteção contra surtos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@xlemes Tu postaste aqui o link do site de uma fabricante de no-breaks, é claro que eles vão querer dizer que não faz mal porque querem vender.
Confira os tópicos abaixo:

 

17 minutos atrás, xlemes disse:

 

Quando há uma queda de energia elétrica, utiliza sua bateria previamente carregada para continuar fornecendo alimentação aos equipamentos a ele conectados.

Sim, e no processo, ocorre um micro-corte de tensão, que diminui a vida útil dos eletrônicos nele conectados.
Além disso, o que causa os danos em quedas de energia, não é a queda por si só, e sim o surto de tensão que pode ocorrer (normalmente quando a energia volta).
Desligar um computador da tomada de forma abrupta só pode corromper arquivos abertos no computador, mas não vai queimar peça alguma. Portanto, no-break offline, além de causar danos a longo prazo no computador, não necessariamente vai proteger contra danos causados pela queda de energia. A menos que tenha DPS integrado, mas geralmente o DPS desses no-breaks baratos é horrível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Ferox Graxaim disse:

@xlemes Tu postaste aqui o link do site de uma fabricante de no-breaks, é claro que eles vão querer dizer que não faz mal porque querem vender.

 

onde você leu que não faz mal???

Eu colei a parte que diz exatamente isso.

Colei pra você "entender"...

Mas pelo visto..., não entendeu 🤦‍♂️

Enfim...

 

Já tive um offline e posso afirmar que a energia nunca acabou pro meu pc (quando a energia da cidade acabava).

Porém eu tive um filtro que linha dps antes de chegar no meu pc.

Pois o NB só tinha 3 saídas.

E eu precisava de 6.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!