Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas de placa de captura para digitalizar VHS


Posts recomendados

Meu Caro

 

Dica do Nosso Querido Moderador@Ferox Graxaim

 

Conversor RCA para HDMI, AV para HDMI

Ampla compatibilidade: Suporta formatos de fonte de TV PAL, NTSC3.58, NTSC4.43, SECAM, PAL/M, PAL/N padrão. Fornece processamento avançado de sinal com grande precisão, cores, resoluções e detalhes.

 

Placa de captura de vídeo HDMI

 

Você precisa destes 02 Dispositivos para uma perfeita Captura.

Conecte  o Conversor RCA via HDMI na Placa de Captura, e este no PC via USB.

 

Boa Sorte

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

Olá Ferox Graxaim, tudo bem? Em resposta a sua dica, eu já tinha o conversor RCA/HDMI e a placa de captura Lotus. Como não estava dando cor na imagem, resolvi comprar a EasyCap. Também não deu certo. Do videocassete para a TV, a imagem vai tanto em PAL/M como em NTSC. Ao conectar a saida do Vídeo para a entrada do conversor ou placa é que fica preto e branco. Eu, há muito tempo filmava eventos e utilizava uma placa de captura Pinnacle DV-500 em meu antigo PC. O sistema operacional era o Windows 98 SE. Nessas voltas que a vida dá, passei a atuar em outra área, o PC ficou parado por muito tempo e parou de funcionar. Tentei reanimá-lo sem sucesso. Tenho várias fitas VHS com imagem de pessoas da familia que já não estão entre nós e quero digitalizá-las. Pensei em comprar uma placa-mãe, dessas baratinhas no Mercado Livre, que seja compatível com Windows XP SP3 e tentar instalar a Pinnacle DV-500. Acontece que li aqui em um forum do Clube, que está placa não roda no XP. Aí, estou na dúvida do que fazer. Agradeço a sua atenção e de todos que postaram dicas, um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Homero Solano Contrera

Se os dois dispositivos não resolveram, então o único dispositivo que vai resolver é o TRANSCODER CONVERSOR DE SINAL PAL-M X NTSC:

 

Saída de AUDIO/Vídeo EM PAL-M para o TRANSCODER  e deste em NTSC para a PLACA DE CAPTURA: 

 

TranscoderVipcolorPal-mparaNtsc.jpg.99436cedd114ccb1dae7102d3f781111.jpg

 

Boa Sorte

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Moderador

@Homero Solano Contrera  Dúvida movida para tópico próprio, a fim de manter a organização do fórum e para facilitar que sua pergunta seja respondida. Contamos com sua compreensão.
@bacalhau cruzmaltino (para notificar)
Atenciosamente,
Ferox Graxaim
Moderador do Clube do Hardware

Em 26/10/2023 às 15:23, Homero Solano Contrera disse:

Olá Ferox Graxaim, tudo bem? Em resposta a sua dica, eu já tinha o conversor RCA/HDMI e a placa de captura Lotus. Como não estava dando cor na imagem, resolvi comprar a EasyCap.

Provavelmente o videocassete/fita era PAL-M e o conversor era NTSC, ou vice-versa. Um conversor PAL-M para NTSC resolveria o problema.

 

Em 26/10/2023 às 15:23, Homero Solano Contrera disse:

Eu, há muito tempo filmava eventos e utilizava uma placa de captura Pinnacle DV-500 em meu antigo PC. O sistema operacional era o Windows 98 SE. Nessas voltas que a vida dá, passei a atuar em outra área, o PC ficou parado por muito tempo e parou de funcionar.

 

Ainda tem essa placa de captura? Se tiver, podes comprar um adaptador PCI-Express para PCI, como o da imagem abaixo, e utilizar a placa de captura em um computador mais recente:
image.png

Quanto ao Windows, máquina virtual resolve o problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, ainda tenho a Placa DV500. Ela funcionava perfeitamente no Windows 98SE casada com o Adobe Premiere 5.1. Instalei o S.O na máquina virtual na esperança de obter resultado positivo, mas ao abrir o Premiere, ele trava na mensagem de que é preciso ter monitor com 256 cores. Na configuração do Windows 98SE, só dá 16 cores. Então instalei o XP SP3. Nele, o Premiere e a Placa instalam, mas quando tento proceder a captura da imagem, me vem a mensagem de que o driver de captura não foi encontrado! Procurei esse driver em todo canto e não encontrei. Resolvi comprar outra placa, no caso, a Pinnacle Dazzle, USB. Pior coisa que fiz. Instalo o aplicativo que vem com a placa em um DVD, não tem a opção de capturar, apenas de editar o Vídeo já capturado e um detalhe: O aplicativo não vem com serial para registro, expira em poucos dias e não há quem faça funcionar! Como diz o ditado por aqui, "tô na roça"!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Homero Solano Contrera Isso tudo são problemas de driver, no caso do Windows 98, se usaste VirtualBox, instale as adicionais de convidado na máquina virtual. Isso vai instalar os drivers de vídeo no Windows 98 e deve funcionar o premiere!
Também é importante que tenha os drivers da placa de captura para a instalação, se a placa não for detectada automaticamente pelo Windows 98.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@bacalhau cruzmaltino Olá. Meu VCR é um Philips VR-588.

Philips VR588.png

@Mega Blaster Olá. Já havia procurado antes no suporte da Pinnacle e lá só encontrei o Patch para versões anteriores ao Pinnacle Studio 22. A minha versão é 23.2.4.120. Vou tentar o seguinte: Tenho um HD ocioso, vou instalar o Windows 8.1, o Moviemaker, e ver se eu consigo capturar as imagens VHS do meu vídeocassete. Se eu conseguir, faço a edição no Adobe Premiere. Se bem que o Pinnacle Studio é bem melhor. Tem umas transições legais! Agradeço sua atenção.

@Ferox Graxaim Olá. Tenho os drivers da placa de captura para a instalação no CD. Já o Windows 98, eu tinha instalado em HD físico. Vou seguir sua orientação: Vou instalar o Windows 98 no VirtualBox, e as adicionais de convidado na máquina virtual. Espero que dê certo. Grande abraço e obrigado por sua atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Homero Solano Contrera Meu Caro

 

Eu te perguntei sobre o VCR, porque existem alguns modelos que possuem uma chave para setar TV SISYEM em M-PAL ou NTSC, ou seja se setar em NTSC as fitas PAL-M/NTSC vão sair em NTSC (Sinal para a TV), assim como setado em PAL-M vão sair em PAL-M, que são a maioria dos VCRs que só possuem a opção de TAPE SYSTEM que é NTSC/AUTO/PAL-M para reprodução das Fitas.

 

Infelizmente você não mora na Baixada Fluminense - RJ, senão eu resolveria o seu problema de conversão das Fitas em DVDs.

 

Boa Sorte

 

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@bacalhau cruzmaltino Boa tarde. Pois é. O meu não tem a opção TV SISYEM. Ele reproduz a cores na TV, mas ao capturar, em preto & branco. Deve ter a ver com as placas de captura que tentei. Vou continuar "garimpando". Pode ser que encontre solução! Agradeço sua atenção, Deus abençoe!

@Mega Blaster Boa tarde. Tá certo. Agradeço sua atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!