Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Existe módulo que ao detectar falta de energia (fase) envia sinal de pulso?


Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Boa tarde, gostaria de saber se existe algum módulo (placa) alimentado com 12v que ao detectar a interrupção da fase envia um sinal de pulso para acionar outro módulo?
Num relê com terminais NA e NF o sinal da interrupção da alimentação é contínuo, eu queria obter o mesmo resultado do terminal NF durante uma falta de alimentação só que com um pulso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@rafaeldeggau No geral, os circuitos que monitoram a rede, são feitos através de foto-acoplador ligados diretamente na entrada de energia do aparelho, na falta do pulso de 60hz o processador do aparelho já suspende todas operações.

No seu caso você pode alimentar o relé com uma bateria para ele manter fechado quando o circuito detectar a falta do pulso na entrada de alimentação do aparelho.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP Muito obrigado por responder, na verdade não quero detectar a falta de energia da rede e sim do circuito que estou tentando montar. Quero substituir a placa de comando de uma lava louça e vou usar um timer mecânico de forno elétrico para alimentar o sistema, só que no final do ciclo da lava louça, preciso ligar a bomba que joga a água fora.  Aí pensei em usar um circuito que ao detectar a falta de energia causada pelo corte do timer, mandasse um pulso para uma minuteira que iria acionar a bomba de drenagem por um minuto e depois desligaria. Um relé simples não adianta, pois a minuteira ficaria recebendo o sinal. Precisa ser um pulso.
Antes que você me pergunte porque eu estou fazendo isso eu vou responder: Também não sei, talvez porque eu queira, kkk. Coisas de quem gosta de eletrônica mas não é da área.

Então, vai ter energia, não vou usar bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Eu acho que quase entendi seu autodesafio... 2 timers: o primeiro aciona um sistema e o segundo é acionado após o primeiro terminar. O primeiro é fácil: o timer mecânico movido a corda destes de tanquinho ou similar resolve. O segundo numa visão minimalista vislumbro um timer movido a motor. Ele gira quando alimentado e para quando não. você pode usar um relé e seu contato normalmente fechado. A presença da alimentação do primeiro timer mantem o contato n.f. aberto durante o 1º ciclo mantendo sua bomba desligada. Terminou, desatraca o relé e envia alimentação pra bomba e seu devido timer...

 

47 minutos atrás, rafaeldeggau disse:

Coisas de quem gosta de eletrônica

Um primeiro pequeno passo... +

um pequeno investimento... grandes possibilidades  😁

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if Obrigado por responder, cheguei a pensar nisso mas fiquei encucado com uma coisa,...

 

quando o corte do primeiro timer causar o fechamento do contato NF do relê, no 2º ciclo do processo, o envio de tensão no segundo timer será contínuo, isso não dá problema?

 

Por isso pensei em usar um temporizador acionado por pulso, mas a grande pergunta é: se eu usar um relê o envio de corrente para o temporizador será continuo, no lugar do relê, quem pode enviar um pulso?

 

Obs. 1: Não entendi o que você quis dizer com timer movido a motor, desculpe

 

Obs. 2: Vou dar uma olhada na sua oferta, obrigado. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fiz isso e várias lavalouças industriais e tenho mais uma que é minha que reformei e vou vender em breve.

1 hora atrás, .if disse:

2 timers: o primeiro aciona um sistema e o segundo é acionado após o primeiro terminar.

É exatamente isso. o Esquema usa 3 contactoras e 2 timers. Uma contactora para bomba de lavagem, outra para enxágue (se tiver), se não tem bomba liga direto na válvula de entrada d'água pelo timer e a terceira para resistência. Ao término do processo do ciclo de lavagem depois que timer para, o NF aciona o 2º timer. É um esquema bem simples e funcional. Por experiência, sugiro que mantenha o mais simples possível. Garantia de que vai funcionar muito tempo sem parar. Esse esquema é de fábrica na marca MVF. Lembrando que é para lava louças industriais, mas o princípio é o mesmo para domésticas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, rafaeldeggau disse:

o envio de tensão no segundo timer será contínuo, isso não dá problema?

Não necessariamente amigo. Lembre-se que desligar o timer não é o objetivo mas sim sua bomba e/ou seu sistema todo. O 2º timer vai apenas fazer o meio de campo, entende? De fato não se se entendi seu sistema como um todo. Lembre-se que apenas especulei sobre.

 

1 hora atrás, rafaeldeggau disse:

timer movido a motor, desculpe

Tá desculpado.

P.ex. este é um timer com motor ac

ba4907aca0a42a2522802c4628aa689d

Se você tiver tempo/imaginação/criatividade pode estudar sua lógica de acionamento. Obviamente tens que pesquisar ok? Caso não queira ou não possa ou ambos, uma alternativa é usar um simples multímetro com beep. Basta girar e ir medindo quais contatos acionam em qual posição/momento. Algo me diz que basta ele pra atender seus dados de entrada de projeto e sua expectativa. É muito usado em máquina de lavar antiga e possui uma lógica de sequência de acionamentos em seus contatos.

 

E este é movido a corda e só tem liga-desliga.

634aa24cf647fc5dd3aa22b1_1000x1000-4a3eb

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP @.if @Mega Blaster  Trata-se de uma Lava-Louças Brastemp de 12 serviços BLE12 e será utilizada na minha residência, no mercadolivre o conjunto placa de potência + interface está saindo a bagatela de R$ 1.100,00

 

Como não acho necessário todas as frescuras da programação da placa, ficarei satisfeito se as louças ficarem limpas somente com uma programação e de brinde eu economizar. 

 

Em anexo está um esquema que bolei para ser o mais simples possível e "seguro"

 

Por favor, gostaria da opinião dos especialistas

lava louça.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seu esquema tá legal sim amigo. Penso que você pode dispensar o penúltimo e último módulo azul de relé pois seu temporizador já possui relé n.f. . Não analisei os outros circuitos "atópicos", ok?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if Verdade, revendo agora, percebi que o relé do temporizador é 10A, ele aguenta a bomba sem problemas.

 

Com relação aos outros, vou numerar e explicar as funções que pretendo obter. Do meu ponto de vista, acho que não posso tirar mais nenhum, este último entrou porque ontem a noite eu já estava até meio vesgo de tanto pensar neste esquema.

 

1 – 220v – irá limitar a temperatura máxima da água e desligará a resistência de aquecimento

2 – 220v – só vai permitir o acionamento do termostato com o nível de água adequado para evitar aquecimento da resistência sem água no sistema

3 – 12v – responsável por ligar a bomba de drenagem quando ocorrer o corte do sistema pelo timer. Este relé manterá o terminal do pulso negativo aberto enquanto estiver energizado, quando ocorrer o corte do sistema, vai atracar e enviar o sinal de pulso negativo para o temporizador que acionará a bomba por um minuto e depois desliga

 

Por favor, dê sua opinião.

lava louça2.pdf

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi. Olha, o que vou escrever é minha opinião, OK? Não precisa de tudo isso. Fica caro e com muitas coisas para dar errado e futuros consertos. Só precisa adaptar um botão para dar pulso no primeiro timer. Todo o comando inicia pelo pressostato para evitar ligar a resistência sem água. Vou desenhar um esquema para você avaliar.

Manda uma foto do modelo do termostato para eu desenhar os contatos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mega Blaster Te agradeço, não sou da área. O termostato eu iria usar o mesmo da foto do esquema que te mandei, ainda não cheguei a ver se dá para usar o que vem na máquina ou se o sistema original é totalmente eletrônico. Na dúvida eu iria usar um bem simples e barato que já uso para outras coisas e funciona bem. è este da foto. Ele tem potência de 1500w

 

 

termostato2.jpg.490d96e9b0192afd345b8d0472b4cac5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa amigo. Pena que você não é do ramo senão eu poderia de explicar que:

-Já que você tem a fonte 12v disponível...

-um acoplador ótico sente a presença/ausência da rede na saída

-na ausência - fim do 1º ciclo do 1º circuito: aciona os 12V na bobina de 1 relé mas com o pulo de gato de um capacitor quase grande sendo carregado por minutos na base (com resistor em série) de um transistor bjt ou mosfet - melhor -. e este acionando um relé pelo tempo de carga. Este á uma dica extramente minimalista pessoal. Pra algo mais genérico e real, pesquise por temporizador com 555 (clique) = + preciso

Olha isso que fofo...

GT555.thumb.png.cb2beaad303d188cbf9ca5d050fa70b7.png

😁

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mega Blaster Abaixo estão as imagens que consegui fazer da resistência ainda na máquina, se não ficaram satisfatórias posso retirar a resistência para fazer melhor. Também vai a etiqueta de identificação.

 

1706203010106.thumb.jpg.baa46c85956087bca94bf8d8add9398a.jpg

 

1706203313598.thumb.jpg.3f1177e6ecc559584364b69dc8328f36.jpg

 

1706203313582.thumb.jpg.352ec799f6fbadd650a0f8f7cc040e45.jpg

 

@.if Confesso que sou semi-analfabeto na língua que você me respondeu, mas uma coisa que valorizo é a parceria e a camaradagem. Vou estudar sobre o que você escreveu. A atenção que vocês estão me dando é fantástica. Sou grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estão ótimas. Mas consegue ver onde está o pressostato? Ele é extremamente importante no esquema se tiver.

 

EDIT:

 

@rafaeldeggau Sua máquina aparenta estar em ótimas condições. Tem certeza que quer perder todas essas funcionalidades? O que eu ia sugerir é eliminar essa placa e torná-la totalmente analógica. Mas agora vendo essas fotos e consultando o manual dela, já não acho mais uma boa ideia. Acho que é mais interessante a ideia de @.if e @BCP.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazer adaptações neste tipo de equipamento com comandos elétricos (relés e temporizadores) é muito simples quando se tem disponível um sistema de sensores para retorno, no caso aí vi que tem um pressostato. 

Mas seria mais interessante se tivesse algo que identifica se tem algo que indica se tem ou não água dentro da máquina, aí é possível fazer algo sequencial. 

 

Em sistemas onde só tem atuadores, a eletrônica fala muito mais alto. Pois ela consegue funcionar sequencialmente por si só. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 @Mega Blaster @.if @BCP    

 

Quero agradecer à todos pela atenção, refiz os passos e vi que era possível eliminar uma contatora e substituir outra pelo próprio relé do termostato. Segue abaixo esquema que vou usar. Quanto ao 555 é muito interessante, eu estudei alguns artigos e vídeos no youtube e é tranquilo para entender e aplicar em outras situações. Inclusive nesta daqui, fui olhar o circuito temporizador que vou usar (já comprei pronto) e ele usa o 555.

 

LAVALOUA.thumb.jpg.d80b9eb9cacc789a27d4e8315ab4b608.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!