Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual os componentes da "gota mágica" para solda?


Posts recomendados

Tenho visto algumas pessoas comentarem que o produto "gota mágica" para solda, nada mais é do que o "Ácido fosfórico 85%". Isso procede?

 

e por ser ácido, tenho umas PCBs de cobre puro, será que os resíduos dete produto (depois da solda), não podem permanecer, corroendo o cobre nu aos poucos?

 

e se sobrar resquícios, podem gerar "curto" entre terminais próximos?

 

 

Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sobre a informação da química teórica não tenho a acrescentar. Sobre  o uso, ...

9 horas atrás, Blumer Celta disse:

e por ser ácido, tenho umas PCBs de cobre puro, será que os resíduos dete produto (depois da solda), não podem permanecer, corroendo o cobre nu aos poucos?

 

e se sobrar resquícios, podem gerar "curto" entre terminais próximos?

Sim e sim. 😁

Ou seja, evite usar. A tal gota mágica é usada geralmente pra soldar cobre ao alumínio e não em cobre-cobre. Pra este caso existem alternativas menos agressivas como p.ex. pasta de solda, breu - zero agressividade e o que sua busca na net lhe indicar 🙃

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que tenho aqui tem bórax em sua composição. Diz a "bula" que é para soldar cobre com alumínio mas na minha experiência funciona também para soldar aço - o contato das baterias 18650, por exemplo - pequenos recortes de lata... Para limpar a solda usando esse fluxo uso água no cotonete primeiro, por que esse composto é solúvel em água, mas depois álcool isopropílico, para tirar a graxa que vem dentro do fio de solda.

 

https://dni.com.br/pt/hyb9999-fluxo-para-solda/

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca usei a tal gota mas nos vídeos de publicidade delas sempre aparecia um maçarico, não é coisa para ferro de solda ou situações onde o limite de temperatura seja crítico. No caso das PCBs a cola que une a chapa de cobre à placa de fenolite ou fibra descola com abuso de temperatura.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!