Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho visto algumas pessoas comentarem que o produto "gota mágica" para solda, nada mais é do que o "Ácido fosfórico 85%". Isso procede?

e por ser ácido, tenho umas PCBs de cobre puro, será que os resíduos dete produto (depois da solda), não podem permanecer, corroendo o cobre nu aos poucos?

e se sobrar resquícios, podem gerar "curto" entre terminais próximos?

Obrigado.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Sobre a informação da química teórica não tenho a acrescentar. Sobre  o uso, ...

9 horas atrás, Blumer Celta disse:

e por ser ácido, tenho umas PCBs de cobre puro, será que os resíduos dete produto (depois da solda), não podem permanecer, corroendo o cobre nu aos poucos?

e se sobrar resquícios, podem gerar "curto" entre terminais próximos?

Sim e sim. 😁

Ou seja, evite usar. A tal gota mágica é usada geralmente pra soldar cobre ao alumínio e não em cobre-cobre. Pra este caso existem alternativas menos agressivas como p.ex. pasta de solda, breu - zero agressividade e o que sua busca na net lhe indicar 🙃

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

O que tenho aqui tem bórax em sua composição. Diz a "bula" que é para soldar cobre com alumínio mas na minha experiência funciona também para soldar aço - o contato das baterias 18650, por exemplo - pequenos recortes de lata... Para limpar a solda usando esse fluxo uso água no cotonete primeiro, por que esse composto é solúvel em água, mas depois álcool isopropílico, para tirar a graxa que vem dentro do fio de solda.

https://dni.com.br/pt/hyb9999-fluxo-para-solda/

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Nunca usei a tal gota mas nos vídeos de publicidade delas sempre aparecia um maçarico, não é coisa para ferro de solda ou situações onde o limite de temperatura seja crítico. No caso das PCBs a cola que une a chapa de cobre à placa de fenolite ou fibra descola com abuso de temperatura.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...