Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como ligar o transformador no pre amplificador e amplificador?


Posts recomendados

@Player Jucas O pre amplificador que você postou exige um transformador com center tap ou uma fonte simétrica, precisa de um trafo de 12-0-12V 500mA , e também vai precisar da chave seletora se quiser ter a opção bivolt, se for usar só em uma tensão basta ligar os fios como informado no esquema que vem com o transformador e isolar o fio que sobra

 

A saída do transformador deve ter 3 fios 2 de cores iguais e um no meio de cor diferente, esse fio do meio precisa ser ligado no terminal do meio da plaquinha pré, e os 2 fios de cores iguais nos 2 pontos ao lado.

 

Ja o amplificador só precisa de uma fonte chaveada de 12 a 24V de 3A ou mais, uma fonte de notebook velha serve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F4b10 E como faço ara ligar tudo na mesma entrada de energia?

 

@F4b10 Na placa de pre amp tem como eu trocar os trimpots por potenciometros propriamente dito?

@F4b10 Não liguei ainda... mas voce acha que esse amplificar nessas configurações seria capaz de empurrar 4 falantes de 12 polegadas 125w cada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Player JucasPra usar só uma fonte o mais fácil é comprar um pré amplificador que funcione com fonte simples de 12 a 24V, assim da pra usar a mesma fonte para as duas placas só prestanto atenção na polaridade.

 

Os trimpots estão na placa do amplificador, e servem pra ajustar o ganho, se deixar o ganho muito alto você pode acabar captando e amplificando ruido, deixando o som com chiado, e se regular muito baixo você perde volume no som, é um ajuste feito uma vez só, depois você ajusta o volume na placa do pre amplificador!

 

 Se o TPA3116d2 nessa plaquinha for original ele chega a 75W a 4 ohms com 24V, e um amplificador com 2 CI e fonte de 24V 10A teria condição de entregar 150W, mas boa parte desses CIs chineses vem falsificados e ai a potencia fica abaixo dos 30W por canal, eu mesmo ja peguei uma que pegou fogo ao ligar com mais de 18V, elas seriam mais pra tocar alto falantes triaxais ou de micro system, pra montar caixas portáteis, por exemplo...

 

No caso dos alto falantes de 12" dependendo se casar a impedância deles com a placa, tipo ligando 2 alto falantes de 8 ohms em paralelo, pra ter 4 ohms do arranjo, ate tocaria, mas pela pouca potencia os graves seriam prejudicados, um resultado parecido com essas caixas de bateria com alto falante grande e que prometem 1'80W, ou 300W e entregam uns 10W...

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para usar um único trafo tradicional - com uma única chave 110v/220v - 9-0-9 vac retificados vai dar pouco mais de 12-0-12 vcc. Como vai ter queda quando puser carga, o +12 vcc e o -12 vcc fariam os 24 vcc para o amp enquanto o 12-0-12 vcc serviria para o pré. E aí, no pré, seria curto-circuitar as entradas e as saídas dos reguladores 7812 e 7912, ali atrás. Ou se quiser fornecer uma corrente mais estabilizada aos ampops, seria trocar esses reguladores por 7809 e 7909.

 

Esse amp diz que entrega 120w com 24 vcc mas só se os AF forem de 4Ω. Então o trafo teria que fornecer, grosso modo, uns 6A, mais ou menos, 5A para o amp e 1A para o pré, já que a eficiência desse amp é bem alta, chegando, segundo o datasheet, a 90%. Talvez na prática dê para usar o mais comum 9-0-9@5A, que é grande e custa acho que entre uns R$ 130~R$ 150. Mas aí tem que montar um circuito retificador, o que significa uns caps parrudos (uns 4700uF), ponte, uns snubbers - baratos mas tem que ter...

 

Já na solução do colega @F4b10, um trafo de 12-0-12 vcc para 500mA vai sair, no máximo dos máximos, uns R$ 30, e só serve para o pré. Mas nesse caso, como ele disse, uma fonte estabilizada para 24v @ 5A acho que dá para encontrar por uns R$100. O único cuidado seria mudar a chave 110v/220v do trafinho do pré.

 

Olha o datasheet do amp aqui: https://www.ti.com/lit/ds/symlink/tpa3116d2.pdf?ts=1707552635540&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.google.com%2F

 

 

15 minutos atrás, F4b10 disse:

Se o TPA3116d2 nessa plaquinha for original ele chega a 75W a 4 ohms com 24V

 

Comprei um desse aqui para testar

https://topelectronics.gr/electronics/audio-amplifiers/hifi-stereo-bluetooth-5.0-50w50w-tpa3116-digital-power-audio-amplifier-board-tpa3116d2-amp-amplificador-home-theater/

 

Parece que não é falsificado, @F4b10, como diz no datasheet, até uns 85%, 90% do volume ele distorce bem pouco. Porém aberto, como está no manual, a distorção dá um pulo "balístico" e bate nos 10% THD, o que é muita coisa. Mas em 24vcc, ele esquenta bem, bem mesmo e usando 1 alto-falante de 8Ω em cada canal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se fosse para xeretar, escrafunchar, aprender com experiências, daria para começar a viabilizar a montagem com apenas uma fonte, como foi minha sugestão.

 

Mas para resultados mais práticos, imediatos e sem gastar muito, eu iria nas dicas do amigo @F4b10:  

 

16 horas atrás, F4b10 disse:

@Player JucasPra usar só uma fonte o mais fácil é comprar um pré amplificador que funcione com fonte simples de 12 a 24V, assim da pra usar a mesma fonte para as duas placas só prestanto atenção na polaridade.

 

Os trimpots estão na placa do amplificador, e servem pra ajustar o ganho, se deixar o ganho muito alto você pode acabar captando e amplificando ruido, deixando o som com chiado, e se regular muito baixo você perde volume no som, é um ajuste feito uma vez só, depois você ajusta o volume na placa do pre amplificador!

 

 Se o TPA3116d2 nessa plaquinha for original ele chega a 75W a 4 ohms com 24V, e um amplificador com 2 CI e fonte de 24V 10A teria condição de entregar 150W, mas boa parte desses CIs chineses vem falsificados e ai a potencia fica abaixo dos 30W por canal, eu mesmo ja peguei uma que pegou fogo ao ligar com mais de 18V, elas seriam mais pra tocar alto falantes triaxais ou de micro system, pra montar caixas portáteis, por exemplo...

 

No caso dos alto falantes de 12" dependendo se casar a impedância deles com a placa, tipo ligando 2 alto falantes de 8 ohms em paralelo, pra ter 4 ohms do arranjo, ate tocaria, mas pela pouca potencia os graves seriam prejudicados, um resultado parecido com essas caixas de bateria com alto falante grande e que prometem 1'80W, ou 300W e entregam uns 10W...

 

 

 

 

duas fontes, ou seja, um pequeno trafo com 12-0-12 / 0,5A no secundário para o pré, e uma fonte que pode ser carregador de notebook de 19v, daqueles para 60w ou, se quiser caprichar, uma fonte do tipo colméia com saída de 24v / 5A.

 

Essas fontes colméia costumam ter um trimpot que permite regular a saída até uns 20v, 21v. Digo isso porque, como nos alertou o Fabio, se o chip do amp não for legítimo TPA3116D2 da Texas Instrument, com 24v cravados ele vai durar pouco (e esquentar bastante). Aqui também precisa atenção: há colmeias que se chaveiam automaticamente entre 110v e 220v na entrada, mas tem também umas que precisam ser chaveadas manualmente. Geralmente elas vem de fábrica chaveadas para uso em 220v...

 

Se for das que precisam chavear manualmente e se você não chavear, a saída vai sempre ser 24v, porque são chamadas PWM. Mas sem chavear, as que tem essa chave ficam menos eficientes, esquentam mais... o certo é, se tiver chave manual 110v/220v na colmeia, ajuste adequadamente com a tensão de sua rede.

 

Como guitarras costumam ser mono, dá para juntar as entradas E e D. Mas atenção: não junte as saídas do amp de jeito nenhum, que esses amp chamados classe D não suportam isso, queimam na hora. Junte na entrada. E ponha, digamos, dois alto falantes na saída E e os outros dois na saída D, sem nenhuma ligação entre cada um desses dois pares.

 

Duas perguntas:

 

- os 4 alto falantes são iguais, @Player Jucas? Qual a impedância de cada um deles?

- você pretende ligar o amplificador final em 110v, em 220v ou faz questão de poder alterar a tensão o tempo todo?

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Player Jucas Se não quiser gastar com transformador e chave seletora, sai mais barato pegar outra placa equalizadora que funcione com fonte simples, dai você usa só a fonte de 24V ou a fonte de notebook pra alimentar tudo.

 

Tem um outra opção bem mais cara,  que eu uso no dia a dia, e que seria pegar uma placa amplificadora AB transistorizada, eu mesmo montei um kit com uma placa DX2-OK 80 que entrega fácil uns 50W em 6 ohms com alimentação por transformador simétrico de 27-0-27V, que no meu caso eu aproveitei de um som velho...

 

E tem muito mais qualidade de som que essas plaquinhas classe D, meio que é gosto pessoal mesmo, mas tipo o som do AB tem um brilho nos agudos e graves presentes mesmo em volume baixo, eu ja cheguei a usar ate mesmo um modulo automotivo falcon DF400 classe D com CI texas, ligado em ponte e entregando 2x 150W em 6 ohms, e não gostei do som, ficou obviamente mais alto, mas a qualidade do som, embora sem distorção nenhuma, parecia "artificial", principalmente os agudos, que mesmo com tweeters domo de seda soavam meio "metálicos"...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rmlazzari58 trafo com 12-0-12 / 0,5A estou passando o dia procurando este trafo e só acho de 5A... acho que vou ter que mandar fazer

@F4b10 @rmlazzari58 encontrei esse trafo mas parece meio caro pakas

https://www.center-ti.com.br/transformadores/transformador-35-35v-6a-e-12-12v-0-5a-110220v-4-fios

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Player Jucas disse:

trafo com 12-0-12 / 0,5A estou passando o dia procurando este trafo e só acho de 5A... acho que vou ter que mandar fazer

Está procurando do jeito errado. Tem várias formas de escrever a mesma coisa. 

 

Se colocar trafo 12V 500mA vai achar. 

Aí você vê os que são de 12+12V que é o que te interessa. 

1 hora atrás, Player Jucas disse:

encontrei esse trafo mas parece meio caro pakas

Sim, está caro. 

Sai mais barato um trafo pra cada coisa. 

 

E afinal, seu pré aceita só o transformador enquanto que o amplificador precisa de uma fonte completa. 

9 horas atrás, Player Jucas disse:

Ent qual aguentaria empurrar 4 falantes? um trafo ligando o pré e o amp ou um trafo para cada?

Depende de muitas coisas... 

Impedância dos alto falantes, a maneira de ligar, potência, fonte etc. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Player Jucas disse:

4 falantes de 4ohms

Eu ligaria só dois deles.... 

Um em cada canal. 

 

A ligação dos 4 é interessante somente se quiser distribuir o som em vários locais do ambiente. 

 

Para deixar os 4 alto falantes no mesmo lugar não vale a pena, veja o porque.... 

Há duas opções de ligação: em série ou em paralelo. 

A primeira opção é em série, nesse caso a potência se divide entre os alto falantes. Logo 2 deles vai tocar no mesmo volume de 1 só em cada canal. 

A outra opção é em paralelo, não recomendo. Em teoria aumenta a potência, mas na prática vai forçar o circuito. 

Em alto volume pode queimar o circuito, então se não aumenta o volume funciona, mas fica na mesma do primeiro caso. 

 

A real é a seguinte, não tem milagre. Se quer som em 4 alto-falantes, tem que ter 4 amplificadores. 

Mais alto falantes em menos amplificadores é útil somente pra distribuir o som em um ambiente grande, do tipo como fazem em mercados, lojas e afins. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@Renato.88 @F4b10 @rmlazzari58 Então estava pesquisando, alguns pré amplificadores não tem tone board com Agudo, medios e graves... teria alguma diferença colocar a tone board depois como uma terceira placa?

Se em teoria fizesse um valvulado e usasse o préamp valvulado e o amp valvulado e a tone board transistorizada ou o somente o preamp valvulado faria diferença no som? só curiosidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Player Jucas

O pré amplificador sem regulagem é pra casamento de impedâncias. 

Pra ligar os equipamentos com captadores magnéticos nos amplificadores. 

 

Não sou do ramo dos equipamentos para instrumentos musicais, em áudio conheço mais sobre equipamentos domésticos como gravadores, rádio e toca discos (seja CD ou Vinil). 

 

Mas é praticamente a mesma coisa, no que estou acostumado existe o pré amplificador e o controle de tom vem junto quando o aparelho é do tipo completo. 

 

Em 07/03/2024 às 12:38, Player Jucas disse:

Se em teoria fizesse um valvulado e usasse o préamp valvulado e o amp valvulado e a tone board transistorizada ou o somente o preamp valvulado faria diferença no som?

Nesse caso, não faz sentido usar um controle de tom transistorizado, vai atrapalhar. 

Como já tem o pré e a potência a válvula, se usa um controle de tom passivo ali no meio, aterrando o sinal. 

Dada a altíssima impedância dos circuitos valvulados o controle de tom funciona por si só. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!