Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Driver Nvidia 304, da placa de vídeo XFX GeForce 7200GS, não instala no Ubuntu


Posts recomendados

Driver da placa de Vídeo não instala no ubuntu

Placa de Vídeo XFX 7200GS, ultimo driver no site da nvidia: 304.137.
Obs.: No site ubuntu, parte de drivers, parece que somente tem drivers de 430 para cima.
Após o boot, fica uma tela preta.
Teclo ALT+F2 ou ALF+F3, e entra no login em linha de comando.
Entro meu login e senha. (entrei como login root, assim não necessitando colocar tantos comandos sudo)
Vou até o diretorio onde está o driver.
Executo  o driver: ./NVIDIA-Linux-x86_64-304.137.run
Aparece o primeiro aviso (traduzido): Parece que tem outro driver instalado 340.108......

Continuando a instalação, outro aviso:
The path to the modprobe utility reported by /proc/sys/kernel/modprobe '/sbin/modprobe' differs from the path determined by nvidia-installer
'/usr/sbin/modprobe' please verify that '/sbin/modprobe' works correctly and correct the path in /proc/sys/kernel/modprobe if it does not

Terminando com o erro:
Unable to build the nvidia kernel module

----------------------------------------

O driver anterior era realmente o 340.108, pois eu tinha outra placa de Vídeo uma XFX 8600GT que deu diversos travamentos e artificios, mas foi desinstalado com o comando (parece que desinstalou, mas o driver que estou tentando instalar, diz que não):
 apt-get remove --purge nvidia-*
 apt-get install ubuntu-desktop
 rm /etc/X11/xorg.conf
 rm /etc/modprobe.d/blacklist-nouveau.conf
 update-initramfs -k all -u
Obs.: Antes desses comandos o erro era o mesmo na hora de instalar o driver

Foi verificado a existencia de outro arquivo blacklist tambem em /etc/modprobe.d/nvidia-installer-disable-nouveau.conf com o conteudo:
blacklisr nouveau
options nouveau modeset=0

adicionei:
blacklist lbm-nouveau
alias nouveau off
alias lbm-noveau off

Mas o erro persiste.

Obs.: Não tinha o arquivo /etc/modprobe.d/nvidia-graphics-drivers.conf

Cheguei a modificar o arquivo /proc/sys/kernel/modprobe, alterando a linha que estava '/sbin/modprobe' para '/usr/sbin/modprobe', mas o mesmo erro ocorre.

----------------------------------------

Aqui está o log (/var/log/nvidia-installer.log):

nvidia-installer log file '/var/log/nvidia-installer.log'
creation time: Thu Feb 22 16:40:12 2024
installer version: 304.137

PATH: /usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin:/usr/games:/usr/local/games:/snap/bin

nvidia-installer command line:
    ./nvidia-installer

Using: nvidia-installer ncurses v6 user interface
-> License accepted.
-> Installing NVIDIA driver version 304.137.
-> There appears to already be a driver installed on your system (version: 340.108).  As part of installing this driver (version: 304.137), the existing driver will be uninstalled.  Are you sure you want to continue? ('no' will abort installation) (Answer: Yes)
WARNING: The path to the `modprobe` utility reported by '/proc/sys/kernel/modprobe', `/sbin/modprobe`, differs from the path determined by `nvidia-installer`, `/usr/sbin/modprobe`.  Please verify that `/sbin/modprobe` works correctly and correct the path in '/proc/sys/kernel/modprobe' if it does not.
-> Performing CC sanity check with CC="cc".
-> Performing CC version check with CC="cc".
-> Kernel source path: '/lib/modules/5.4.0-54-generic/build'
-> Kernel output path: '/lib/modules/5.4.0-54-generic/build'
-> Performing rivafb check.
-> Performing nvidiafb check.
-> Performing Xen check.
-> Cleaning kernel module build directory.
   executing: 'cd ./kernel; make clean'...
-> Building kernel module:
   executing: 'cd ./kernel; make module SYSSRC=/lib/modules/5.4.0-54-generic/build SYSOUT=/lib/modules/5.4.0-54-generic/build'...
   NVIDIA: calling KBUILD...
   make -f ./scripts/Makefile.build obj=arch/x86/entry/syscalls all
   make -f ./scripts/Makefile.build obj=scripts/basic
   rm -f .tmp_quiet_recordmcount
   make -f ./scripts/Makefile.build obj=arch/x86/tools relocs
   make[3]: *** Sem regra para processar o alvo 'arch/x86/tools/relocs_32.c', necessário por 'arch/x86/tools/relocs_32.o'.  Pare.
   make[2]: *** [arch/x86/Makefile:232: archscripts] Erro 2
   NVIDIA: left KBUILD.
   nvidia.ko failed to build!
   make[1]: *** [Makefile:261: module] Erro 1
   make: *** [makefile:59: module] Erro 2
-> Error.
ERROR: Unable to build the NVIDIA kernel module.
ERROR: Installation has failed.  Please see the file '/var/log/nvidia-installer.log' for details.  You may find suggestions on fixing installation problems in the README available on the Linux driver download page at www.nvidia.com.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • KairanD alterou o título para Driver Nvidia 304, da placa de vídeo XFX GeForce 7200GS, não instala no Ubuntu
  • Coordenador

@PowerGraphics O driver proprietário da Nvidia nunca deve ser instalado usando o arquivo .run disponibilizado no site. Isso porque, além de sobrescrever e poder causar conflitos com bibliotecas do sistema, não atualiza em conjunto com o restante do sistema.

 

É necessário usar os drivers disponíveis nos próprios repositórios do Ubuntu. A versão mais antiga que ainda tem suporte é a 390. Ou seja, no seu caso, o ideal seria usar o driver de código aberto Nouveau. Tentar forçar a instalação do driver proprietário não suportado resultará em erros de compilação e quebras do sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas se eu não quiser suporte, ainda consigo encontrar em algum repositorio ubuntu o driver 370?

Se nada disso for possível e/ou existente, pode me orientar a instalar o driver nouveau, pois apesar de ter desinstalado o driver da nvidia, o sistema ainda acusa em dizer que ele está instalado, como isso é possível?

Tem algum meio de fazer uma limpeza mais profunda e com certeza de ter desinstalado o driver nvidia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@PowerGraphics O driver Nouveau já vem incluído no kernel Linux. Para utilizá-lo, basta instalar o sistema sem marcar a opção de usar drivers proprietários de terceiros (assim não corre o risco de um driver proprietário da Nvidia ser instalado). Ou então basta remover totalmente o driver da Nvidia na instalação que você já tem. 😉

 

Para limpar totalmente o driver Nvidia via linha de comando, tente:

 

sudo apt-get autoremove --purge *nvidia*
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja dei esse comando mas levemente parecido com o seu, (como descrito no meu primeiro post) mas não adiantou, a tela continua preta apos o boot, so tendo acesso a linha de comando digitando CTRL+F2 ou CTRL+F3 nessa tela preta. Parece que o driver nvidia ainda esta presente. Existe alguns comandos mais completos para que eu possa conseguir que o nouveau entre em funcionamento pleno e me livrar do driver nvidia? Ou seja, fazer algo mais completo e funcional 100% infalivel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@PowerGraphics Tente executar o comando exatamente da maneira que indiquei. Com o autoremove, ele limpará todos os resquícios de dependências do driver.

 

Em 22/02/2024 às 23:32, PowerGraphics disse:

Foi verificado a existencia de outro arquivo blacklist tambem em /etc/modprobe.d/nvidia-installer-disable-nouveau.conf com o conteudo:

blacklisr nouveau
options nouveau modeset=0

adicionei:
blacklist lbm-nouveau
alias nouveau off
alias lbm-noveau off

Mas o erro persiste.

Você já comentou as linhas ou excluiu esse arquivo? Creio que ele impede o Nouveau de carregar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, vou tentar uma por uma, cada recomendação.
Fiz algumas tentativas hoje, e não é retornado que nenhum driver esta instalado, mas o proprio instalador do novo driver para 7200GS, diz ter sim.
Julgo que ao fazer essa limpeza, ele deixou algo para traz do mesmo jeito que algumas desinstalacoes de programas para Windows faz, e alterar outras coisas no sistema. E por isso, ele está impedindo de voltar para o nouveau. Apesar de ter reinstalado o ubuntu-desktop e o nouveau driver novamente.
Recuperei a imagem do sistema, eu tenho um backup, mas este backup ja esta com o driver nvidia instalado 340.108 que é para a placa XFX 8600GT (GeForce 8 series), e minha atual placa é XFX 7200GS (GeForce 7 series), e na hora de instalar o ubuntu 20.04 foi instalado o driver nvidia, não tendo nenhuma opcao de ter o xorg.conf original configurado para o nouveau. Pois ao dar startx, ele apresenta o erro: no screens found. Dei o comando:
sudo apt install xserver-xorg-Vídeo-fbdev (deve ser o comando derivado da AMBEV, desculpe a brincadeira para quem ja estava achando que eu tava maluco)
startx (e funcionou)
Conclusão: Essa AMBEV viu, nem te conto....)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!