Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou estudando este circuito, e pergunto se entendi direito o funcionamento dele.

No circuito percebo que tem dois lados, e acredito que devem funcionar de forma semelhante, se ativar os pinos de controle.

Por exemplo, em um dos lados, se eu colocar níveis lógicos no pino 2 (1A1),

estes níveis lógicos serão apresentados no pino 18 (1Y1), somente se eu acionar o pino 1 (1oC - Output control input)

Seria isso para cada entrada e saída correspondente?

E em caso de não acionar o pino de controle, as saídas ficariam em "tri state"?

E este nível tristate seria algo como NULO, e estando neste estado não poderia, por exemplo, entrar em curto com VCC ou GND (caso tentasse propositalmente enviar isso no pino de saída)?

Ouvi dizer que este buffer é usado como proteção de alguns tipos de circuitos.

Poderiam me exemplificar alguns usos interessantes para ele?

Grato a todos que ajudarem.

image.png.52a567a1d85590e6f6a9d7f6a2104fda.png

Postado

Você entendeu perfeitamente o funcionamento dele, até mesmo a parte do... 

20 minutos atrás, Blumer Celta disse:

E este nível tristate seria algo como NULO, e estando neste estado não poderia, por exemplo, entrar em curto com VCC ou GND

É exatamente isso. 

20 minutos atrás, Blumer Celta disse:

Poderiam me exemplificar alguns usos interessantes para ele?

Basicamente, a função mais comum desse CI é o trabalho com a porta paralela dos computadores mais antigos. 

Pois como os mesmos pinos são usados para entrada e saída, a função do tristate é útil. 

Com dois CIs desses e uma lógica simples, através dos comandos da máquina, se decide se as informações devem ir ou vir. 

Outra aplicação, é com circuitos do tipo matricial para displays de led. 

Várias combinações de leds podem ser colocadas a saída e com breves comandos de um micro controlador se decide quais devem acender para formar algum símbolo ou figura que se deseja. 

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
13 horas atrás, Renato.88 disse:

os mesmos pinos são usados para entrada e saída,

Para esta função usa-se usar 74xx245

74HC245-DI2.gif

14 horas atrás, Blumer Celta disse:

alguns usos interessantes para ele?

Apesar de não isolar, um uso curioso é como buffer - algo como um ganho de potência -  pra um sistema qualquer...

image

As entradas estão nos pinos da cpu que tem baixa capacidade de corrente. Perceba suas saídas em 16(!) chips de memória em paralelo. A cpu não daria conta de fornecer os níveis lógicos 0 e 5V pra todas. De quebra perceba também o bidirecional 245 citado

• Obrigado 1
Postado

Muito obrigado pelas informações pessoal.

2 horas atrás, .if disse:

As entradas estão nos pinos da cpu que tem baixa capacidade de corrente. Perceba suas saídas em 16(!) chips de memória em paralelo. A cpu não daria conta de fornecer os níveis lógicos 0 e 5V pra todas. De quebra perceba também o bidirecional 245 citado

Vou estudar o circuito.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!