Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer um avião de controle remoto


Posts recomendados

Oi galera td bem? Faz um tempo que vi um cara com um avião de controle remoto e parecia muito massa, gostaria de saber o quão difícil e caro seria pra eu mesmo fazer um desses. Se ajudar lembro que o controle do cara era bem grande e ele disse que custava uns 1000 reais. O corpo do avião lembro que era de isopor.Eu literalmente não entendo nada sobre o assunto então agradeço pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A parte da física, aerodinâmica, mecânicas e etc acho que você deve pesquisar ou pensar melhor. Provavelmente você quis perguntar algo como "como projetar um par de rádio transmissor e receptor para enviar comandos  para um avião de controle remoto"...

 

Neste caso uma (01) opção que vislumbro é você aprender a programar um mc qualquer - pode ser até na base do arduino.

 

Depois (e só depois) disso você adapta módulos loRa no controle e no avião: cada um com seu respectivo mc, óbvio.

O tx você estuda e adapta os sinais de p.ex. um simples controle tipo joystic pra pc. O mc lê/entende os sinais dos botões e envia via loRa pro outro loRa que está no avião que interage com sua eletromecânica.

Este rádio loRa pode conversar até uns 15KM ou +. O legal é que ele pode tanto receber como transmitir dados. P.ex. das condições da bateria, temperatura, altura e um monte de etc que sua imaginação e sensores quiserem.

 

Ou seja não precisa projetar a complexidade de um rádio tx e rx. O tal módulo LoRa mastiga a parte principal. E é superhipermega simples: é um simples "fio virtual bem grande" que conecta um tx num rx

 

ok.. isto foi só uma ideota conceitual superficial e como tal, não detalho. Espero que sirva como semente pra você ou pra quem se interessar possa. Arado, preparo, fertilizações, irrigações e etc são por vossa conta.

Ahhh

2 horas atrás, RonaldoXbox disse:

o controle do cara era bem grande e ele disse que custava uns 1000 reais

A minha ideota acima deve custar bem menos que isso... mas tem o preço... ou melhor - oportunidade...

 

2 horas atrás, RonaldoXbox disse:

Eu literalmente não entendo nada sobre o assunto

.:. Vai ter que aprender um pouco.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 07/03/2024 às 11:06, RonaldoXbox disse:

O que você falou me parece grego,

Isto não agrega nada. De fato até subtrai: Me (me) faz perder o interesse em ajudar. Afinal denota uma falta de interesse na área.

Enfim...registre-se que o que você me leu não é necessariamente só pra você e resolver seu probleminha mas sim envolver abranger algo ou  alguém mais amplo que em qualquer momento eventualmente caia nesta rede. Afinal este é forum de .. eletrônica .. portanto supõe-se um mínimo interesse pela área preferencialmente com um mínimo de conhecimento e, obviamente, um mínimo de respeito/gratidão. .. 1/2 escassos hoje em dia.

 

Em 07/03/2024 às 11:06, RonaldoXbox disse:

quanto vai me custar

De novo..., menos do que você disse lá em cima.

 

Em 07/03/2024 às 11:06, RonaldoXbox disse:

vou ter que aprender bastante 

Aí sim hein... concordo 100%. E pela ultima foto sua, você vai ter que aprender um pouquinho +. área da aerodinâmica/aviônica e afins...

Edit ... consulte forum de aeromodelismo (clique)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/03/2024 às 08:31, RonaldoXbox disse:

Se ajudar lembro que o controle do cara era bem grande e ele disse que custava uns 1000 reais.

Já começando por aqui.... 

Os sistemas de rádio controle para avião são caros por alguns motivos, veja.... 

Eles precisam serem leves;

Terem boa sensibilidade e precisão nas frequências;

Precisam de muitos canais independentes para acionamento dos motores/servos, a maioria deles com sistema de PWM;

Tem que ter uma boa eficiência, isto é, fazer o trabalho da melhor maneira possível sem gastar muita energia, pois a bateria também tem que ser leve;

O dito acima também vale para os motores. 

E ainda... 

O sistema de rádio controle tem que ser potência, mas não pode atrapalhar outros serviços. Então tem que usar as frequências próprias mas sem ficar enviando harmônicas nas outras frequências. 

 

É por isso que já compram essas coisas prontas, ja homologadas e tudo. Pois fazer do zero é complicado. 

 

Em 07/03/2024 às 08:31, RonaldoXbox disse:

O corpo do avião lembro que era de isopor.Eu literalmente não entendo nada sobre o assunto então agradeço pela ajuda!

Existe toda a ciência, matemática para fazer a, distribuição de peso, onde serão colocados os circuitos eletrônicos, o motor, tamanho e formato das asas, além de toda a mecânica para comando do avião.

Mesmo sendo miniatura não é algo simples. 

E o material não pode ser totalmente isopor, tem que ter algumas partes de madeira ou plástico para acomodar as coisas. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é complicado mas é trabalhoso. Precisa paciência em tudo, desde encontrar o material até aprender coisas novas, além de estar preparado para várias tentativas e vários errors. Dependendo da disponibilidade de tempo e dinheiro - mais tempo que dinheiro, na verdade - é para começar a fazer hoje para começar a testar daqui a uns meses.

 

O bacana é que o cara que fez o vídeo abaixo documentou absolutamente tudo e em detalhes, desde onde compra qual material até a programação do Arduíno.

 

Olha que legalzinho, Ronaldo

 

Controle remoto, que é a parte mais cara se comprar pronto, para até 2km:

 

 

Aeromodelo, primeira tentativa:

 

 

Aeroplano, 2o. projeto:

 

 

Francamente nunca achei graça em MCs como Arduíno até... encontrar esses projetos. Um coisa que eu faria (farei? rs... quem sabe?) é reforçar as superfícies móveis com silver tape ou algo (flexível) parecido. Quantas vezes um papelão aguenta ser dobrado para cima e para baixo antes de se romper?

 

 

Já esse aqui o modelista usa um motor de CD-ROM para a potência.

 

Tirando a hélice, que algo beem complicado de calcular e fazer (balancear, ângulo de ataque, comprimento etc...), quase tudo parece que dá para fazer com materiais comuns.

 

Talvez motor de HD também funcione mas aí precisa cuidado porque motor de HD é muito rápido.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, RonaldoXbox disse:

 @Renato.88 teria sugestões de modelos desse controle que descreveu? 

Não tenho. 

Respondi a sua pergunta apenas me baseando no meu conhecimento dentro da área de eletrônica. 

Na área de aeromodelismo eu não entendo praticamente nada. Até sei um pouquinho, mas são coisas que eu conversava com um amigo que entende há uns anos atrás, mas claro muita coisa nova já veio de lá pra cá. 

8 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Francamente nunca achei graça em MCs como Arduíno até... encontrar esses projetos. Um coisa que eu faria (farei? rs... quem sabe?)

Eu também não, mas recentemente comprei uns do tipo nano (estavam em oferta, "Dérreau" cada um). Se tratando de sistemas com controle remoto, os micro controladores caem como luva. São ótimos pra personalizar sistemas com vários canais e acionamentos do tipo PWM. 

Com componentes comuns esse tipo de coisa é muito trabalhoso. 

 

Outra coisa que eles me interessam são sistemas de contadores com display, diminui muito o tamanho dos circuitos, pois tem como fazer a multiplexação de forma barata, componentes dedicados a isso são caríssimos. 

8 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Talvez motor de HD também funcione mas aí precisa cuidado porque motor de HD é muito rápido.

 

Motor de HD é "trifásico" precisa do circuito controlador pra funcionar. 

Assim como os motores próprios para esse tipo de coisa. 

O amigo que mencionei acima, já usava esse tipo de motor em seus aeromodelos há uns 20 anos. Pois são bem leves e há como controlar a velocidade sem perder o torque. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 obrigado pela ideia de usar motor de HDD, muito criativo! Mas como vai ser meu primeiro aeromodelo não gostaria de fazer gambiarra. Vi que não pode ser muito simples como o vídeo do cara que usou sucata de drone. Acho que tentarei usar o modelo do manual do mundo, ficou muito top esse vídeo. Os únicos problemas no momento seria arranjar as peças eletrônicas que controlam as casas e as peças do controle, tentarei fazer um similar a recomendação do @rmlazzari58

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!