Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

B550 Aorus Elite AX V2 e Radeon RX 7600 combinam com Ryzen 5 5600G?


Ir à solução Resolvido por RonaldoXbox,

Posts recomendados

Olá amigos, como vão? Bem, eu espero!

 

Bom guys, eu recentemente decidi dar um upgrade no meu computador. Minhas atuais configurações são:

 

* 2 pentes de memória RAM de 8GB de 3200Mhz;

* Placa-mãe GA-AB350M-DS3H V2;

* Processador AMD Ryzen 5600G;

* Fonte Nidus 500W;

* SSD sata 1TB;

 

A minha dúvida atual é se eu poderia colocar essas novas peças no PC sem haver necessidade de trocar as outras peças. Segue as peças:

 

* placa-mãe GIGABYTE B550 AORUS ELITE AX V2, DDR4, SOCKET AM4, ATX, CHIPSET AMD B550, B550 AORUS ELITE AX V2 (https://www.pichau.com.br/placa-mãe-gigabyte-b550-aorus-elite-ax-v2-DDR4-socket-am4-atx-chipset-amd-b550-b550-aorus-elite-ax-v2);

* PLACA DE Vídeo ASUS RADEON RX 7600 DUAL OC, 8GB, GDDR6, 128-BIT, DUAL-RX7600-O8G-V2 (https://www.pichau.com.br/placa-de-Vídeo-ASUS-radeon-rx-7600-dual-oc-8gb-gddr6-128-bit-dual-rx7600-o8g-v2)

 

Caso não havendo a possibilidade, qual peças menos custosas vocês recomendariam para aguentar sem problemas as novas peças citadas?

 

Obrigado pela ajuda guys, bom dia a todos! 😁

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Kromax disse:

não tinha muita certeza se a minha placa-mãe atual ia aguentar a minha placa de vídeo noca nova, já que eu só tinha o processador com gráfico integrado.

 

Sua placa-mãe é compatível com a Placa de Vídeo que pretende colocar. A grande discussão é se a RX 7600 trabalhará com toda performance que possui em um sistema como o seu, que é PCIE 3.0, já que esta placa é PCIE 4.0. Há testes dizendo que sim, que a perca, e quando acontece, é mínima. Outros dizem que não, que há diferença. Há recursos para driblar isso. 

Veja um vídeo sobre o caso Vídeo


Na plataforma AM4 o PCIE 4.0 está presente apenas nas B550 e X570, porém para usufruir dele é necessário que o processador também seja compatível com PCIE 4.0, e o seu não é. 

De qualquer maneira, não faz sentido comprar uma placa-mãe AM4 no valor de 1.599,99, pois além desta que selecionou estar com o preço super inflado, a AMD já está na plataforma AM5.
A efeito de curiosidade, uma das melhores AM4 B550 do mercado é a MSI B550M PRO-VDH WIFI LINK
 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também não vejo motivo da troca da placa-mãe, ainda mais por essa que escolheu é cara demais para o que oferece. A recomendada acima é realmente incrível, se for pra trocar pegue ela.

O melhor na minha opinião seria só a adição de uma gpu dedicada, troca da cpu só valeria a pena se o autor jogar muitos games do tipo fps, que tem uma diferença grande entre o 5600g e o sem g.

Por 3300, dá pra pegar uma 4060, 4060 ti ou RX 6750 XT. Se estendesse o orçamento mais uns 400 reais, daria pra pegar uma RTX 4070 mas acho que seria demais para você.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Crixus Champion fico muito agradecido pela força, amigo! Me salvou de gastar muita grana. Real pensei que seria necessário a troca da placa, mas fico feliz que não precisa. 
Eu queria uma placa AMD, mas um colega recomendou a RTX, você me recomendaria comprar a RX 7600 ou alguma RTX que seja igual ou superior a RX 7600? Estou totalmente aberto a sugestões, sou um mero aprendiz.

 

@RonaldoXbox eu tinha muita dúvida a respeito disso, por isso fico muito obrigado pela ajuda que me prestou! 
Eu no momento estou focado no GTA Online, por isso resolvi fazer um upgrade, mas claro que vai abrir portas para outros jogos que tenho interesse.

Não estou muito familiarizado com NVIDIA mas se a performance for superior a RX 7600 não me importo de trocar para a RTX.

@Imakuni fico agradecido por ter sanado minhas dúvidas, fico feliz que tenha me ajudado a economizar essa grana. Vou olhar as dicas e conselho do pessoal e seguí-los da melhor forma possível. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A 7600 e 4060 são equivalentes, e no seu caso já acho que estaria ótimo. Mas, na minha opinião, para você a RTX 4060 seria melhor. Já vai rodar o que quer muito bem, não vai precisar trocar a placa-mãe caso não queira (a 7600 para aproveitar toda a performance dela precisaria trocar de placa-mãe, como dito acima, mas esse não é o caso da 4060) e consegue aproveitar tanto dlss quanto fsr. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Kromax disse:

Eu queria uma placa AMD, mas um colega recomendou a RTX, você me recomendaria comprar a RX 7600 ou alguma RTX que seja igual ou superior a RX 7600? Estou totalmente aberto a sugestões, sou um mero aprendiz.

Não é bem essa a linha de raciocínio... o mais correto é "Nvidia geralmente é a melhor opção, mas às vezes compensa AMD pelo preço". No caso da sua faixa de preço, AMD não oferece nada que bata com a 3070, então vá com a placa verde.

 

9 minutos atrás, Kromax disse:

Faça favor, não dê dinheiro para a Tera. Pode comprar em qualquer outro lugar, menos com eles.

 

10 minutos atrás, Kromax disse:

Mas também estou aberto a sugestões, da qual seria o melhor já que não precisa trocar placa-mãe e nem processador.

É, mais ou menos... o processador é bom trocar sim, o 5600g é efetivamente um 3600.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Imakuni disse:

Faça favor, não dê dinheiro para a Tera. Pode comprar em qualquer outro lugar, menos com eles.

Uau, porque não? Gostei das avaliações e o preço tá bem acessível. Tem algum motivo para não comprar com eles?

 

32 minutos atrás, Imakuni disse:

É, mais ou menos... o processador é bom trocar sim, o 5600g é efetivamente um 3600.

Entendo, eu realmente curti a ideia da 4060, eu realmente não posso comprar só a placa por agora e em outubro (quando sair de férias) comprar o processador?
Corre risco de danificar a placa ou ter qualquer tipo malefício (além da possível perca miníma de desempenho, como citou o colega acima)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Kromax disse:

Uau, porque não? Gostei das avaliações e o preço tá bem acessível. Tem algum motivo para não comprar com eles?

Porque desde que eles me roubaram 300R$, eu peço para não comprar mais com os caras.

 

1 hora atrás, Kromax disse:

Entendo, eu realmente curti a ideia da 4060

Você ainda não entendeu, então vou repetir: esquece a 4060. Pegue a 3070, que custa quase a mesma coisa, só que é bem melhor.

 

1 hora atrás, Kromax disse:

eu realmente não posso comprar só a placa por agora e em outubro (quando sair de férias) comprar o processador?
Corre risco de danificar a placa ou ter qualquer tipo malefício (além da possível perca miníma de desempenho, como citou o colega acima)?

Ah sim, se pretende fazer o upgrade em partes, tudo bem também. Não tem problema nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni a única razão que vejo para trocar a cpu seria se @Kromax jogasse competitivamente FPS, ou se quisesse usar M2 PCIE 4.0 com 7000mbs, mas não é nenhum dos dois casos. Em performance de jogos são virtualmente a mesma coisa, na minha opinião não vale a pena então a troca.

A 3070 é uma placa muito boa, mas para achar ela teria de procurar no mercado de usados (ML, OLX, enjoei, marketplace do Facebook) para achar em um preço decente. Placas de vídeo usadas, na minha opinião não valem muito a pena a não ser em casos específicos como por exemplo da pessoa usar por pouco tempo ou é alguém que você conhece ou ela estar em um preço muito menor que o de mercado, normalmente vai achar placas com vida útil muito diminuída, e se der problema o prejuízo é seu. A 4060 é atualmente a gpu (nova) que mais vale a pena no mercado brasileiro hoje em dia, pelo que entrega de performance e por consumir quase nada de eletricidade.

 

Aliás ambos modelos da 4060 são muito bons, mas eu preferiria pela galax por terem rma melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Kromax disse:

Eu queria uma placa AMD, mas um colega recomendou a RTX, você me recomendaria comprar a RX 7600 ou alguma RTX que seja igual ou superior a RX 7600? Estou totalmente aberto a sugestões, sou um mero aprendiz.

 

Eu não gosto nada dos preços da 4060. Acho um absurdo qualquer valor acima de 16xx, que foi o preço por qual a mesma já apareceu muitas vezes.
Eu pegaria uma RX 7600 devido ao preço de 1.599  LINK
Placa de entrada por placa de entrada, eu pagaria um preço de entrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Crixus Champion pior que semana passada houve uma promoção relâmpago em que uma 4060 da inno3d estava por 1300-1400 se me recordo bem, mas também concordo com você, para uma placa de entrada ( o preço é a coisa que ela menos tem de entrada 🥲)  custar seus 2k reais é o cúmulo do absurdo, claro isso é em parte culpa da própria NVidia e do mercado brasileiro que coloca imposto sobre imposto, mas infelizmente ainda acho que ganham em questão de estabilidade de drivers e desempenho em trabalho (renderização, edição de vídeo etc) mas para quem quer o melhor pelo que pode pagar, AMD ganha de lavada. É que no caso dele, acho que a 4060 seria mais vantajosa, já que ele perderia uma quantidade considerável de performance (com a 7600) usando na placa 3.0, aí não sei se o autor ainda tem interesse em pegar uma placa-mãe nova.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RonaldoXbox disse:

@Crixus Champion pior que semana passada houve uma promoção relâmpago em que uma 4060 da inno3d estava por 1300-1400 se me recordo bem, mas também concordo com você, para uma placa de entrada ( o preço é a coisa que ela menos tem de entrada 🥲)  custar seus 2k reais é o cúmulo do absurdo, claro isso é em parte culpa da própria NVidia e do mercado brasileiro que coloca imposto sobre imposto, mas infelizmente ainda acho que ganham em questão de estabilidade de drivers e desempenho em trabalho (renderização, edição de vídeo etc) mas para quem quer o melhor pelo que pode pagar, AMD ganha de lavada. É que no caso dele, acho que a 4060 seria mais vantajosa, já que ele perderia uma quantidade considerável de performance (com a 7600) usando na placa 3.0, aí não sei se o autor ainda tem interesse em pegar uma placa-mãe nova.

 

Os preços estiveram excelentes no final do ano passado. Em 2024 há a necessidade de se ter paciência no caso de querer economizar.
A 4060 é também PCIE 4.0 x8, assim como a 7600. E há muita discussão na internet se perde ou não performance. 
O Resizable Bar contorna essa questão, não sei se o modelo de placa-mãe do @Kromax possui essa função, precisa verificar na BIOS.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • J.Augusto F alterou o título para B550 Aorus Elite AX V2 e Radeon RX 7600 combinam com Ryzen 5 5600G?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!