Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Terabyte: garantia querendo reembolsar valor ao invés de oferecer outro produto


Posts recomendados

Galera, estou com um pequeno problema.

 

Recentemente minha placa-mãe deu problema. Com estava na garantia, enviei para a Terabyte e eles confirmaram o defeito. O problema é que eles não tem outra placa para me devolver, então eles ofereceram reembolso do valor...

 

...mas aí que tá, a placa foi comprada ano passado, bem antes da pandemia por ~440R$. Era uma Biostar Racing B450GT3 - ou seja, uma B450 com dissipador nos VRM, e para pegar uma equivalente de volta, teria que desembolsar pelo menos uns 200R$.

 

Alguém que entende um pouco disso, será que eu tenho alguma saída? Será que tem alguma coisa no código do consumidor que me dá base para exigir a volta de um produto ao em vez de perder dinheiro com esse reembolso? Não faço questão de ter essa placa especificamente, mas também não quero ter que desembolsar uma grana de última hora.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Citação

Os fabricantes e importadores deverão assegurar a oferta de componentes e peças de reposição enquanto não cessar a fabricação ou importação do produto.” e ainda complementa o parágrafo único do mesmo dispositivo legal que uma vez “cessadas a produção ou importação, a oferta deverá ser mantida por período razoável de tempo, na forma da lei.

 

 

Eu acho que o seu caso se enquadra nisso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Eu acho que seu caso se enquadra assim: de acordo com o Código de Defesa do consumidor se o problema não for sanado em 30 dias, você tem 3 opções nesse caso, abatimento no valor pago, reembolso total com a devida correção monetárias ou substituição por produto da mesma espécie, mas eu não descarto a realização de um bom acordo, fica a seu critério.

 

Fonte: Art: 18, §1º e incisos I, II é III da lei 8078/90.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Imakuni disse:

Galera, estou com um pequeno problema.

 

Recentemente minha placa-mãe deu problema. Com estava na garantia, enviei para a Terabyte e eles confirmaram o defeito. O problema é que eles não tem outra placa para me devolver, então eles ofereceram reembolso do valor...

 

...mas aí que tá, a placa foi comprada ano passado, bem antes da pandemia por ~440R$. Era uma Biostar Racing B450GT3 - ou seja, uma B450 com dissipador nos VRM, e para pegar uma equivalente de volta, teria que desembolsar pelo menos uns 200R$.

 

Alguém que entende um pouco disso, será que eu tenho alguma saída? Será que tem alguma coisa no código do consumidor que me dá base para exigir a volta de um produto ao em vez de perder dinheiro com esse reembolso? Não faço questão de ter essa placa especificamente, mas também não quero ter que desembolsar uma grana de última hora.

Se a placa estiver no período de garantia, não tem muita dúvida, embora possa haver uma espera razoável.

Como eles não tem condições de consertar, voce pode exigir a entrega de outro produto igual.

Se não tiver outra igual eles pode oferecer outra equivalente, e você pode ou não aceitar.

Mas você sabe como funcionam as coisas no Brasil... melhor tentar chegar a um bom acordo, deixando claro que você sabe dos seus direitos mas não está a fim de encrenca e sim de solucionar o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive o mesmo problema com uma placa-mãe na terabyte no inicio da pandemia, no caso foi uma tuf b450m plus. Foi constatado defeito e me deram a opção de reembolso do valor da nota fiscal, não aceitei e sugeri que me enviasse outra marca ou modelo de mesmo chipset, magicamente entrou em estoque a minha placa e eles me enviaram o mesmo modelo. porém por incrível que pareça, depois de demorar um monte para enviar e depois que chega aqui em casa a mesma não funciona. Enviei de novo para eles (dessa vez eles pagaram o frete) e chegou semana passada, estou aguardando entrarem em contato para constatar o defeito. E como não tem o mesmo modelo a venda já estou vendo a dor de cabeça que será para argumentar a troca por outra semelhante, não irei aceitar o valor de 550 reais da nota fiscal, sendo que o ultimo preço vendido do mesmo modelo está de 950 reais. Se não aceitarem o jeito é ir pra justiça. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Imakuni nesse caso você pode exigir substituição por outra placa-mãe de mesma marca e modelo, não sendo possível, pode exigir substituição por placa-mãe de marca e modelo diversos, mediante compensação do preço (acréscimo ou devolução, a depender do caso, e sempre levando em consideração o valor atualizado que você pagou na época da compra):

 

Citação

Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.

        § 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:

        I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;

        II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

        III - o abatimento proporcional do preço.

§ 4° Tendo o consumidor optado pela alternativa do inciso I do § 1° deste artigo, e não sendo possível a substituição do bem, poderá haver substituição por outro de espécie, marca ou modelo diversos, mediante complementação ou restituição de eventual diferença de preço, sem prejuízo do disposto nos incisos II e III do § 1° deste artigo.

 

O melhor é tentar um acordo entre vocês, levando em consideração o que o colega falou acima, que depois de um tempo o modelo voltou pro estoque. Abraços e boa sorte.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, mick 07 disse:

@Imakuni nesse caso você pode exigir substituição por outra placa-mãe de mesma marca e modelo, não sendo possível, pode exigir substituição por placa-mãe de marca e modelo diversos, mediante compensação do preço (acréscimo ou devolução, a depender do caso, e sempre levando em consideração o valor atualizado que você pagou na época da compra):

Pedi a substituição por um modelo similar, os caras alegaram isso:

 

Citação

O cupom oferece praticidade pois com ele você pode efetuar compras livremente pelo nosso site, 

se necessário o restante pode ser pago da forma que lhe for mais conveniente, o mesmo possuirá validade de até 90 dias.

Obviamente que eu não quero ter que pagar mais de 300R$ do nada, mas não entendi direito essa parte do artigo sobre "acréscimo ou devolução"... pelo artigo, é direito da loja exigir que eu pague essa diferença? Ou é direito meu exigir um modelo sem pagar a mais por ele?

 

Alguém pode explicar um pouco melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pela lei você tem direito a trocar por um produto igual, caso não seja possível, você pode solicitar a troca por produto de marca diferente, mas nesse caso:

 

a) Se o produto for mais caro, você tem que pagar a diferença, abatendo o valor que já foi pago na compra da peça defeituosa;

b) Se o produto for mais barato, você tem direito a reaver a diferença do preço.

 

Lógico que também pode solicitar apenas seu dinheiro de volta, corrigido monetariamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, mick 07 disse:

Pela lei você tem direito a trocar por um produto igual, caso não seja possível, você pode solicitar a troca por produto de marca diferente, mas nesse caso:

 

a) Se o produto for mais caro, você tem que pagar a diferença, abatendo o valor que já foi pago na compra da peça defeituosa;

b) Se o produto for mais barato, você tem direito a reaver a diferença do preço.

 

Lógico que também pode solicitar apenas seu dinheiro de volta, corrigido monetariamente.

Putz, aí eu me lasco...

 

A minha compra foi de R$439, mas olhando no site da Tera, a última vez que essa placa foi vendida foi por R$659. Eu poderia pedir para ser reembolsado por esse valor, sendo essa a correção, ou teria que depender da loja aceitar fazer esse favor para mim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Imakuni disse:

Pedi a substituição por um modelo similar, os caras alegaram isso:

 

Obviamente que eu não quero ter que pagar mais de 300R$ do nada, mas não entendi direito essa parte do artigo sobre "acréscimo ou devolução"... pelo artigo, é direito da loja exigir que eu pague essa diferença? Ou é direito meu exigir um modelo sem pagar a mais por ele?

 

Alguém pode explicar um pouco melhor?

Eles nem te ofereceram a devolução do dinheiro, mas sim um "vale" para você usar exclusivamente na loja deles, dentro dos próximos 90 dias. É claro que você não deve aceitar isso, pois é a pior opção possível. Você fica "amarrado" a eles.

Se foi eles que deram causa ao fracasso do negócio, o mínimo seria eles devolverem o seu dinheiro corrigido, para você comprar onde quiser, apesar da correção ser insignificante, hoje em dia.

Para trocar por outra peça e pagar a diferença, você vai sair sempre em desvantagem, porque o valor da peça que você pagou não será corrigido, mas as peças deles subiram durante a pandemia. 

Digamos que o mesmo modelo que você tinha comprado inicialmente chegue de novo no estoque daqui a 60 dias.

O seu "vale" só vai pagar 70% do novo preço (exemplo), e você terá que completar o novo valor, para adquirir a mesma coisa que já tinha antes. 

Eu não acho que isso seja justo, ou justificável mas, pelo rumo da conversa, você vai ter que brigar e esperar um bom tempo pela solução disso.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Wal SJC disse:

Eles nem te ofereceram a devolução do dinheiro, mas sim um "vale" para você usar exclusivamente na loja deles, dentro dos próximos 90 dias. É claro que você não deve aceitar isso, pois é a pior opção possível. Você fica "amarrado" a eles.

Eles ofereceram um vale, mas depois que eu pedi um modelo similar, eles ofereceram também a opção de depósito direto na minha conta. Não muda muita coisa, eu continuo tendo que desembolsar quase o mesmo dinheiro de novo para ter um produto que já paguei, mas...

 

Estou quase arrependido de mandar para garantia, era mais jogo tentar revender anunciando o problema que pelo menos ainda daria mais grana (e eu poderia usar o PC ao em vez de ficar com ele parado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Imakuni disse:

Eles ofereceram um vale, mas depois que eu pedi um modelo similar, eles ofereceram também a opção de depósito direto na minha conta. Não muda muita coisa, eu continuo tendo que desembolsar quase o mesmo dinheiro de novo para ter um produto que já paguei, mas...

 

Estou quase arrependido de mandar para garantia, era mais jogo tentar revender anunciando o problema que pelo menos ainda daria mais grana (e eu poderia usar o PC ao em vez de ficar com ele parado).

Se não quiser brigar, livre-se logo dessa gente enrolada, pegue o seu dinheiro de volta, esfrie a cabeça e decida depois o que irá comprar. Na realidade você não perdeu nada além de oportunidade, até agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Wal SJC disse:

Se não quiser brigar, livre-se logo dessa gente enrolada, pegue o seu dinheiro de volta, esfrie a cabeça e decida depois o que irá comprar. Na realidade você não perdeu nada além de oportunidade, até agora.

Mais ou menos, o problema era que a BIOS principal tinha ido pro brejo depois de um update no windows. Não me pregunte com que eles conseguiram fazer isso, o fato é que com a Bios principal, o PC parou de funcionar e não ligava de jeito nenhum... mas ao mudar a chave seletora para a bios de backup, funcionou normalmente, então não é como se a placa tivesse perdido todo o valor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A correção é de acordo com as regras monetárias em face do valor pago e não de acordo com o valor de uma peça nova.

adicionado 1 minuto depois

Você tentou acionar a garantia contra a fabricante? De acordo com o CDC, a responsabilidade é solidária entre fornecedor e fabricante, e eu duvido muito que a fabricante alegue falta de produto em estoque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Deixando um pouco de lado o assunto principal da garantia; na prática conseguir o valor de volta já é uma grande vitória. Receber outra placa igual hoje em dia é quase impossível, tem uma grande demanda por procura de equipamentos e quase nenhuma reposição de estoque, efeito da pandemia.

Uma boa alternativa que faltou tentar é pesquisar na net sobre o problema da BIOS e se não encontrar nada, publique aqui no CDH, quem sabe aparece uma solução e assim mantenha sua placa, se não resolver, anunciar a placa com o problema pode ser uma loteria, todos os interessados vão querer pagar uma miséria, ninguém vai querer pagar o preço justo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

É... valeu Terabyte por me roubar 300R$. Depois de pedir reembolso no dia 30-Jul, eles me mandaram mensagem dia 03-Ago dizendo que o pedido já havia sido encaminhado para o time financeiro. Até aí, tudo bem... e olha o que eu vi hoje:

image.thumb.png.a4e96d5017cf0e2daa1ae3a0d9e185b1.png

 

Cara Terabyte, vai se ferrar. Não custava nada dizer "não temos em estoque, mas daqui a 2 semanas vai chegar". Sacanagem, nunca mais compro com eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Imakuni disse:

É... valeu Terabyte por me roubar 300R$. Depois de pedir reembolso no dia 30-Jul, eles me mandaram mensagem dia 03-Ago dizendo que o pedido já havia sido encaminhado para o time financeiro. Até aí, tudo bem... e olha o que eu vi hoje:

image.thumb.png.a4e96d5017cf0e2daa1ae3a0d9e185b1.png

 

Cara Terabyte, vai se ferrar. Não custava nada dizer "não temos em estoque, mas daqui a 2 semanas vai chegar". Sacanagem, nunca mais compro com eles.

Que isso ia acontecer, era algo matemático. Eu até pensei (mas foi só um pensamento, não tenho como provar) que eles já sabiam o novo preço e, exatamente por isso, voltaram atrás no negócio com você.

Veja o que eu disse:

Em 28/07/2020 às 22:03, Wal SJC disse:

Digamos que o mesmo modelo que você tinha comprado inicialmente chegue de novo no estoque daqui a 60 dias.

O seu "vale" só vai pagar 70% do novo preço (exemplo), e você terá que completar o novo valor, para adquirir a mesma coisa que já tinha antes.

Cara, tem empresas que aproveitam as crises para fazer jogo sujo, eu já cansei disso, estou, cada vez mais, comprando pelo mercado livre que, bem ou mal, dá de dez a zero nesse tipo de empresa que assume compromisso e não cumpre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Wal SJC disse:

Que isso ia acontecer, era algo matemático. Eu até pensei (mas foi só um pensamento, não tenho como provar) que eles já sabiam o novo preço e, exatamente por isso, voltaram atrás no negócio com você.

Veja o que eu disse:

Cara, tem empresas que aproveitam as crises para fazer jogo sujo, eu já cansei disso, estou, cada vez mais, comprando pelo mercado livre que, bem ou mal, dá de dez a zero nesse tipo de empresa que assume compromisso e não cumpre.

Né... eu também imaginei que fosse acontecer, mas quis acreditar que não.

 

Fazer o que... pelo menos eu consegui uma placa melhor no final das contas, peguei uma MSI B450 Gaming Plus Max por 700R$ no Kabum.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Imakuni disse:

Né... eu também imaginei que fosse acontecer, mas quis acreditar que não.

 

Fazer o que... pelo menos eu consegui uma placa melhor no final das contas, peguei uma MSI B450 Gaming Plus Max por 700R$ no Kabum.

Claro, a melhor coisa que você pode fazer, se não curte um bom "barraco", é deixar de lado essas empresas enroladas, e comprar onde você tem certeza que irá receber o combinado, quando você fechou negócio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/08/2020 às 13:46, Imakuni disse:

Né... eu também imaginei que fosse acontecer, mas quis acreditar que não.

 

Fazer o que... pelo menos eu consegui uma placa melhor no final das contas, peguei uma MSI B450 Gaming Plus Max por 700R$ no Kabum.

Depois que minha assus tuf b450 deu defeito andei pesquisando mais sobre placa-mãe e hoje se eu fosse comprar outra iria de msi (3 anos de garantia pela fabricante). 

Em 28/07/2020 às 10:25, TechRena disse:

Tive o mesmo problema com uma placa-mãe na terabyte no inicio da pandemia, no caso foi uma tuf b450m plus. Foi constatado defeito e me deram a opção de reembolso do valor da nota fiscal, não aceitei e sugeri que me enviasse outra marca ou modelo de mesmo chipset, magicamente entrou em estoque a minha placa e eles me enviaram o mesmo modelo. porém por incrível que pareça, depois de demorar um monte para enviar e depois que chega aqui em casa a mesma não funciona. Enviei de novo para eles (dessa vez eles pagaram o frete) e chegou semana passada, estou aguardando entrarem em contato para constatar o defeito. E como não tem o mesmo modelo a venda já estou vendo a dor de cabeça que será para argumentar a troca por outra semelhante, não irei aceitar o valor de 550 reais da nota fiscal, sendo que o ultimo preço vendido do mesmo modelo está de 950 reais. Se não aceitarem o jeito é ir pra justiça. 

Na semana que analisaram e confirmaram o defeito, chegou varias placas da tuf pra vender. Ou seja, madaram outra do mesmo modelo. Pensando seriamente em vender e pegar outro modelo, experiencia com essa assus tuf b450 não foi boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/08/2020 às 13:46, Imakuni disse:

Fazer o que... pelo menos eu consegui uma placa melhor no final das contas, peguei uma MSI B450 Gaming Plus Max por 700R$ no Kabum.

Conseguiu num preção!! É o que paguei na minha (não-Max, acho que a diferença é só o tamanho do chip da BIOS) há quase 2 anos, antes da insanidade dos preços. Essa placa agora tá por R$ 1200 na Kabum e R$ 930 na Terabyte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Shaman93 disse:

Conseguiu num preção!! É o que paguei na minha (não-Max, acho que a diferença é só o tamanho do chip da BIOS) há quase 2 anos, antes da insanidade dos preços. Essa placa agora tá por R$ 1200 na Kabum e R$ 930 na Terabyte.

Né... tava por 740 e eu usei um cupom de 5% de desconto em aniversário. Veio a calhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!