Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Soquete AM4 já é um soquete "morto"?


Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Bom, recentemente eu venho acompanhando alguns tópicos aqui no fórum e li de alguns usuários que o soquete AM4 já seria um soquete "morto". Desde então me surgiu a duvida se realmente faz sentido essa afirmação, posso estar um pouco desatualizado mas eu ainda não vejo soquetes AM5 com tanta frequência, apenas em PCs mais "high-end" e num preço um pouco elevado (PCs de 7~8k) . Estou interpretando "soquete morto" de forma errada?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luis Dias Olha... eu duvido muito.

Temos o exemplo do Ryzen 7 5800x3d que é AM4 e consegue empurrar tudo que temos no mercado hoje (de games).

Claro que se você tiver grana para migrar pro DDR5 / AM5 é outro patamar, sem sombra de dúvidas.

Mas ainda acredito que se não for um cara ''chato com isso'' e souber esperar um pouco, vai baixar os preços.

Lembro que DDR4 /  AM4 também era um absurdo.

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Luis Dias Dia

 

Morto não está, esse soquete possui processadores muito bons e forte.

Se você já possui placa-mãe com esse soquete não tem motivos para trocar, agora se você está montando um PC do zero vale a pena ir de AM5, o que deixar mais caro são as memórias.

Agora se quiser economizar um pouco por ir sim de AM4.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, socket AM4, até o momento não é um socket "morto".

A maioria dos processadores feitos para o socket AM4, do Ryzen 5 3500 para frente, ainda consegue suportar todos os jogos e programas de edição no low/médio, enquanto os Ryzen 5000 suportam no alto/ultra+.

Acho que com "morto",  os colegas do forum estavam dizendo que os processadores AM4 pararam de ser fabricados, o que é verdade, agora a AMD está na produção dos AM5, que são DDR5, mas mesmo o AM4 ainda é considerado high end.

 

Ps: Na minha opinião falar que é morto é coisa de garotinho instagramer, até um i7 da 7º geração ainda dá um belo de um caldo na maioria dos jogos e programas, rodando boa parte no "alto".

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
7 minutos atrás, Luis Dias disse:

Estou interpretando "soquete morto" de forma errada?

Depende do que você chama de "morto".

 

Particularmente, eu considero no sentido de fazer upgrades, e nesse caso, comprar um kit com um 3600 ou 5600 não seria morto, porque daria para subir para o 5700x3D / 5800x3D. Agora se já comprasse um desses ou o 5700x, aí sim, é morto: não tem upgrade relevante para um processador desses.

 

É que nem DDR4, é tecnologia morta. Não que não funcione ou que não valha a compra, não é isso. Mas o que você comprar dessa RAM, não vai poder aproveitar aproveitar em um upgrade para uma plataforma moderna, então não compre sem necessidade.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Imakuni disse:

Particularmente, eu considero no sentido de fazer upgrades, e nesse caso, comprar um kit com um 3600 ou 5600 não seria morto, porque daria para subir para o 5700x3D / 5800x3D. Agora se já comprasse um desses ou o 5700x, aí sim, é morto: não tem upgrade relevante para um processador desses.

Nesse sentido, usuário de Intel morrem a cada 7 meses kkk.

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Mas um 5700x ainda é um processador bom, ainda roda muita coisa... e AINDA vai durar uns bons anos!

Depende do nível de jogador que a pessoa que compra for... eu por exemplo tenho um  Ryzen 7 1700 que foi lançado em 2 de Março 2017...

Estamos em 2024, ele está com seus 7 aninhos, e mesmo assim me possibilita rodar muita coisa, a 60 fps eu consigo rodar praticamente tudo(que já testei).

Outros jogos competitivos eu tenho 144FPS+ então para um jogador casual (o que é normalmente 80%) tá ótimo.

Se parar para analisar até 2030 esse 5700x ou o 5800x3d como mencionei acima, ainda irá rodar bastante coisa e não será obrigatória a troca!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pra lançamentos futuros sim, está morto. mas ainda respira tranquilamente com a ajuda de aparelhos pois ainda hoje existem excelentes cpus de todos os níveis disponível pra compra, assim como placas-mãe.

 

hoje você monta um AM4 parrudo que atende por 3/4 anos com tranquilidade.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Arthur Arnemann disse:

@Imakuni Mas um 5700x ainda é um processador bom, ainda roda muita coisa... e AINDA vai durar uns bons anos!

Depende do nível de jogador que a pessoa que compra for... eu por exemplo tenho um  Ryzen 7 1700 que foi lançado em 2 de Março 2017...

Estamos em 2024, ele está com seus 7 aninhos, e mesmo assim me possibilita rodar muita coisa, a 60 fps eu consigo rodar praticamente tudo(que já testei).

Outros jogos competitivos eu tenho 144FPS+ então para um jogador casual (o que é normalmente 80%) tá ótimo.

Se parar para analisar até 2030 esse 5700x ou o 5800x3d como mencionei acima, ainda irá rodar bastante coisa e não será obrigatória a troca!

Leia o meu post de novo. Aqui, vou repetir.

 

11 minutos atrás, Imakuni disse:

Depende do que você chama de "morto".

 

Particularmente, eu considero no sentido de fazer upgrades,

 

Não tem nada a ver com desempenho ou durabilidade.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo J Polette

2 minutos atrás, Rodrigo J Polette disse:

O Ryzen 7 5700x3d foi lançado no início do ano, site.

Como falaram é um CPU muito forte para qualquer jogo hoje.

Ontem mesmo apareceu a 999 reais, um preço incrível que não durou nada... Esse CPU veio para nos salvar dos preços exorbitantes que cobram pelo 5800x3d.

Outro exemplo de processador que vai chegar em 2030 rindo!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Luis Dias disse:

ainda não vejo soquetes AM5 com tanta frequência

 

A plataforma AM4 é acessível, poderosa e conta com imenso suporte e compatibilidade. Os novos Ryzen AM4 lançados esse ano comprovam a frase anterior. 

Outro impedimento para a AM5 até agora eram os altos preços das placas mãe e memórias DDR5. Mas os preços das placas começaram a cair, e já é possível comprar placas decentes por 1.000 ou menos. Vamos ver como as coisas vão ficar.

Claro que AM4 não está morto. Um PC com AM4 comprado hoje deve durar no mínimo 5 anos, facilmente mais, e é a plataforma que mais vende no Brasil.
 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Rodrigo J Polette disse:

O Ryzen 7 5700x3d foi lançado no início do ano, site.

Como falaram é um CPU muito forte para qualquer jogo hoje.

Ontem mesmo apareceu a 999 reais, um preço incrível que não durou nada... Esse CPU veio para nos salvar dos preços exorbitantes que cobram pelo 5800x3d.

Mano, como você acha esses preços? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!