Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Olá boa tarde.

Estou com uma fonte chaveada modelo S60W,  de 12 volts por 5 amperes, ela liga, mada os 12 volts porém está fazendo um zumbido e está sem força.

Se eu ligar um motor por exemplo, o motor começa a rodar e para, roda e para, roda e para e fica nessa.

Vi que existe um capacitor de 16 volts por 1000u um pouco estufado, mais creio que não seja.

Meu conhecimento em eletrônica é básico 🙈

Tenho algumas fonte que tem o mesmo problema, ela liga porém não tem força.

Dei uma pesquisada e o causador desse defeito é um transistor TL431A é isso mesmo?

ImagemdoWhatsAppde2024-06-04(s)11_38.58_f7501805.thumb.jpg.0d3d19ec2e16776b50e0bf087d78d3a2.jpg

• Curtir 1
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

capacitor de 16 volts por 1000u um pouco estufado, mais creio que não seja.

.. já eu creio que sim.

1 hora atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

ligar um motor por exemplo, o motor começa a rodar e para

Dependendo do motor (potência), isto acontece até mesmo numa fonte boa: a corrente de partida é bem alta e ela desarma.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado
2 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Vi que existe um capacitor de 16 volts por 1000u um pouco estufado, mais creio que não seja.

Nessas fontes estragam até sem estufar. 

Se tiver estufado, pode jogar fora e por outro. 

• Curtir 3
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Uma fonte daquelas fechadas, pretas, rotulada 12V 5A, se entregando 15.35V em circuito aberto, sendo chaveada, parece-me errada. Palpites?

Certamente ela está ruidosa. Esse pico seria apenas ripple de capacitor que não enche?

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
11 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Uma fonte daquelas fechadas, pretas, rotulada 12V 5A, se entregando 15.35V em circuito aberto, sendo chaveada, parece-me errada. Palpites?

Certamente ela está ruidosa. Esse pico seria apenas ripple de capacitor que não enche?

Fontes chaveadas em geral, tem um circuito do tipo amplificador de erro por mais simples que sejam.

Esse circuito serve para monitorar a saída, pois sem ele ao colocar uma carga a tensão cai, visto que os picos de corrente que induzem o transformador são muito curtos.

Portanto, uma tensão mais alta, ou mais baixa do que a rotulada nos mostra que a fonte está defeituosa.

Se a tensão estiver errada, porém estável diminui a chance de ser o capacitor de saída.

Geralmente o defeito dele é deixar a tensão variando (com um ripple muito grande).

O defeito pode estar em outro capacitor ou em algum semi condutor com fuga.

Nessas fontes, a primeira coisa que faço é colocar o osciloscópio na saída e ver como está o sinal. Se estiver "liso" já descarto esse capacitor visto que ele é o mais problemático nestes equipamentos.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!