Ir ao conteúdo

A fonte ou o PC podem queimar se girar as ventoinhas com compressor de ar?

Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

Postado

opa, fui tirar poeira do pc, pra isso eu usei um secador de cabelo, desliguei a fonte da tomada vi que as fans estavam sujas e coloquei o vento nelas, essas fans são ligadas na fonte, depois descobri em um comentário que é perigoso queimar até o pc inteiro mesmo sem energia, alguém sabe se meu pc pode ser danificado futuramente por isso? Obrigado!

• Solução
Postado

@joaositokk Já vi falar de caso assim, mas é caso muito especifico.

Até onde já vi, uma leve girada não dá problema, mas sim uma girada mais "forte", por assim dizer, poderia dar problema, dado que o fan também pode girar energia na sua rotação quando não é alimentado.

Na melhor das opções, prefira sempre segurar os fans quando for limpar, e de preferência, não use secador de cabelo, é melhor aspirador de pó, ou um soprador de ar, mas sempre segure ou trave todos os fans, facilita na limpeza e evita que eles girem.

Eu comprei um aspirador de pó só para limpar meu pc depois que troquei de gabinete, e em uso com o aspirador vi mesmo que os fans girava, é só questão de segurar mesmo ou travar com algo.

Sobre a parte de queima, que junto com o tema de os afns girar na limpeza, é bem raro achar alguém falando que queimou durante uma limpeza em que os fans girou, é que geralmente o pessoal segura os fans ou os trava.

Só dá para saber se danificou algo, se tiver algum componente funcionando de forma diferente, mas se os fans são alimentados pela fonte, o que pode dar problema é ela também, ou até talvez algo ligado na linha de 12V, mas nunca vi ninguém falando sobre queima por ter feito fan girar com o pc desligado.

• KairanD alterou o título para A fonte ou o PC podem queimar se girar as ventoinhas com compressor de ar?
  • Coordenador
Postado

@joaositokk Se continua funcionando normalmente, então não haverá qualquer problema.

Contudo, não faça isso novamente. As ventoinhas, ao serem forçadas a girar por uma fonte forte de ar, podem gerar eletricidade, e os componentes conectados a elas podem não suportar receber a corrente...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!