Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gostaria de algumas sugestões de teclado mecânico switch BLUE até R$350 

Muitos me indicaram teclado de redragon, mas vi que dão problema com double click

• Membro VIP
Postado
24 minutos atrás, larissakjota disse:

Gostaria de algumas sugestões de teclado mecânico switch BLUE até R$350 

Muitos me indicaram teclado de redragon, mas vi que dão problema com double click

Problema com os teclados da Redragon é que os modelos mais baratos utilizam switch outemu, que costumam sim dar problema de double click/falha, sendo que você normalmente resolve isso colocando um pouco de WD40 no switch ou trocando o switch se for removível(é o caso dos teclados da redragon)

Não sei se você tem preferência pra teclados full size ou TKL, mas tem esse modelo  da Kabum por um preço muito bom com switchs Gateron, que são reconhecidamente melhores que os outemu,

• Curtir 1
  • Amei 1
  • Moderador
Postado

@larissakjota Depende do modelo. Eu comprei um Redragon Surara PRO.  com switch optico, que é justamente o anti-double click.  Quanto ao switch azul, isso fica a seu critério de gosto.

As diferenças são que o switch azul é barulhento, tem o tátil e som do click. Já o switch marrom, tem o tátil, mas é mais silencioso no som do click. Já o switch vermelho, não tem o tátil e não tem o som do click.  Aparentemente essas são as diferenças.. dai vai entrar no seu gosto.

Particularmente, escolhi a versão com switch marrom.  O preço estava ótimo, tem promoção que vai durar 8 dias.

Teclado Óptico Gamer Redragon Surara Pro RGB  

Este foi o que eu comprei.  e já deixo a sugestão.

@DeKKo Sim, nos modelos mais baratos costumam usar um switch que o acionamento não é óptico.. ou seja, estes costumam dar o double click, porém esse que eu recomendei ali no link é anti-double click. Tem a versão mais reduzida dele, sem o teclado numérico, eu escolhi comprar a versão full com teclado numérico.

• Curtir 1
  • Mikhail Kosevich Volkov alterou o título para Recomendação de teclado mecânico com switch blue até R$ 350,00
  • Moderador
Postado

@larissakjota, bom dia!

Bem-vinda ao Clube do Hardware!
infelizmente nessa faixa eu apenas conhecia o Husky Blizzard com Gateron Blue com qualidade decente, mas esse sumiu do mercado.
No Aliexpress tem o Attack Shark K86 que você pode colocar switches clicky por fora, porém como ele tem isolamento acústico talvez não seja o ideal para ti.
O @Middoken deve conhecer alguma outra opção que tenha switches blue, porém sem isolamento acústico no mercado internacional.
O único que aparenta ser decente no mercado nacional em faixa de preço próxima é o Fallen Pantera que custa em torno de 380 na versão fullsize e 350 na versão tenkeyless.

14 horas atrás, DeKKo disse:

colocando um pouco de WD40 no switch

Isso é gambiarra. A própria WD40 menciona que é contra a utilização do produto deles em plástico amorfo na lista de compatibilidade de materiais, e os switches utilizam policarbonato em sua construção que é um plástico amorfo. Fora que isso mata o feeling do switch... O mesmo vale para isopropanol, que também ataca plástico amorfo. E os teclados Redragon ainda têm o problema da controladora ser mais vagabunda que os switches e jogar a toalha muito mais cedo que modelos que prestam, o que mata a "possibilidade" de trocar o switch pra fazê-lo durar mais.

14 horas atrás, DeKKo disse:

mas tem esse modelo  da Kabum por um preço muito bom com switchs Gateron, que são reconhecidamente melhores que os outemu

Infelizmente ainda não sabemos como é a qualidade das soldas e placa de circuito impresso dele, mas se forem boas é uma ótima opção.
Se ninguém desmontar ele, apenas o tempo dirá infelizmente, eu tenho traumas da época que eu recebi um K87S para análise e vi as piores soldas que já vi, e vejo bastantes teclados do Aliexpress vindo com placas extremamente baratas sem máscara de solda em ambos os lados que também remetem aos modelos da Zaman antigos que também não duravam quase nada.

13 horas atrás, DiF disse:

Eu comprei um Redragon Surara PRO.  com switch optico, que é justamente o anti-double click.

Como mencionei em meu tópico, muitas empresas de respeito estão abandonando os ópticos por questão de confiabilidade e dificuldade de reparo, aliando a isso a alta taxa de defeito das controladoras dos Redragon, eu fico com pé atrás de recomendar mesmo os ópticos deles. A controladora pros mecânicos convencionais é diferente, então ainda há possibilidade que não ocorram problemas nos ópticos, porém se tratando de uma empresa que inundou o mercado de modelos para afogar as concorrentes e ainda por cima tem o nível de qualidade aceitável em produtos que dão defeitos comumente abaixo da marca de um ano, o que é absurdo considerando que um teclado de 70 reais é capaz de durar 10x isso, não creio que seja boa prática a recomendação dos seus produtos.

• Amei 1
  • Moderador
Postado

@Mikhail Kosevich Volkov

Não temos muita escolha... Dentre as melhores escolhas pelo custo/benefício  escolher um optico não é uma escolha ruim.   Veja eu resolvi comprar o Surara pro optico por ser melhor que um teclado mecânico normal.  Melhor que isso só um teclado magnético, mas o preço é bem mais caro e não vale a pena o investimento no momento. 

Escolher pagar 250 a 300 no óptico  ou pagar 500 num mágnético, a escolha fica meio óbvia.

Além disso, a maioria desses novos modelos opticos tem Hotswap DIY e N-Key Rollover  que torna ultra responsivo e é anti-ghosting, a resposta é extremamente rápida.

O acionamento optico é muito melhor do que acionamento por contatos do teclado mecanico convencional. 

Se você fazer uma pesquisa no YT sobre o Surara pro, vai ter muito review positivo. O que  fez reforçar a minha escolha. O que pode acontecer é eventualmente vir com alguma tecla mais afundada que a outra que é só reencaixar de volta melhor.  Se o switch não agradar é só trocar por novos, se ja brown ou blue.   Eu escolhi Brown por ser mais silencioso é meu gosto,  mas  o blue também é bom. só não recomendo o vermelho por não ter o tátil e nem o som. é estranho.

3 horas atrás, Mikhail Kosevich Volkov disse:

aliando a isso a alta taxa de defeito das controladoras dos Redragon, eu fico com pé atrás de recomendar mesmo os ópticos deles

As versões mais antigas realmente podem ser isso. Tipo o Kumara por exemplo meu irmão comprou e estragou uma fileira inteira.  Depois que ele comprou um T-dagger bora, não estragou mais, e é praticamente a mesma coisa que o Surara pro, ambos são opticos

Como toda empresa, tem modelos realmente bons e modelos ruins. Eu uso produtos da redragon já faz uns anos e todos me duraram muito tempo. Além disso, tem que ver o lado do usuário, se fizer mau uso, ser um bruto, é obvio que pode estragar como qualquer outro produto de outras marcas. 

Esse Surara pro tava por um bom preço, e ainda tá,  R$219 reais tá ótimo em promoção.    Hj em dia só temos duas opções: ou pega um optico ou magnético.   

O padrão de hj em dia e a tendência é tudo ser magnético...  teclado, joystick com hall effect...  e etc, porém é tudo muito mais caro  e a situação atual, temos que por na balança. 

Eu to usando um T-dagger bora enquanto meu surara pro não chega e posso dizer que a qualidade é extremamente boa. Pra jogar é gostoso demais. Muito responsivo.

Depois que eu saí de um Dazz RapidFire de membrana semi-mecânico, foi uma mudança da água pro vinho.

• Moderador
Postado
16 horas atrás, DiF disse:

Dentre as melhores escolhas pelo custo/benefício  escolher um optico não é uma escolha ruim.

Se comparar um teclado que tem boa chance de morrer em menos de 5 anos sem chance de reparo com um que custa 70 reais e passa facilmente dos 10, sim, é uma escolha ruim para custo-benefício.

Melhor que isso só um teclado magnético, mas o preço é bem mais caro e não vale a pena o investimento no momento.

Não necessariamente, um teclado mecânico convencional com bons componentes é melhor em confiabilidade e dura mais que um óptico no geral, um bom teclado de membrana também. Não é à toa que empresas como a Wooting abandonaram teclados ópticos, e por anos há relato de teclados como esses falhando apenas um sensor e descartados por não ser viável o reparo. Caso a tecnologia chegue em um ponto que esses defeitos desapareçam, talvez seja viável a recomendação, porém a falta de qualquer benefício real sobre mecânicos convencionais bem construídos torna questionável a recomendação. A confiabilidade nos dias de hoje é marginalmente superior que de mecânicos baratos com Outemu como os Redragon e T-Dagger em geral, ainda muito inferior a um teclado de membrana, ainda que seja um Logitech K120.

Além disso, a maioria desses novos modelos opticos tem Hotswap DIY e N-Key Rollover  que torna ultra responsivo e é anti-ghosting, a resposta é extremamente rápida.

O acionamento optico é muito melhor do que acionamento por contatos do teclado mecanico convencional.

Isso é, simplesmente, besteira. Tanto a eletricidade quanto a luz trafegam na mesma velocidade, "Hot Swap DIY" é o termo que a Redragon deu para o sistema de troca rápida da Outemu, e N-Key Rollover é simplesmente dizer que você pode apertar n teclas que a matriz poderá discernir sem problemas. Nenhum teclado óptico tem meio de substituir o emissor e sensor para reparo similar à troca rápida dos mecânicos, e a "troca rápida" do "switch" apenas tira a estrutura com elemento elástico e suporte para a tecla, não é algo que irá consertar um teclado óptico com defeito. Eu mesmo já fiz um tópico explicando exatamente o que é o rollover, e um tópico explicando a diferença real das diversas tecnologias de teclados, inclusive ópticos, os 5ms que a cherry colocam como padrão para o temporizador de debounce mal são percebidos pelo ser humano. Acreditar em folclore de quem tira argumento apenas de experiência pessoal(como Youtubers em geral ou análises publicadas em sites de venda) ou de marketing de empresas sem sequer conhecer a base técnica de seu funcionamento ou questionar qual a real diferença, se alguma na prática, e afirmar como verdade não é nada adequado.

As versões mais antigas realmente podem ser isso. Tipo o Kumara por exemplo meu irmão comprou e estragou uma fileira inteira.  Depois que ele comprou um T-dagger bora, não estragou mais, e é praticamente a mesma coisa que o Surara pro, ambos são opticos

Isso é dos modelos novos mesmo, meu Redragon Kumara de 2015 nunca teve problemas na controladora, e nunca ouvi relatos de problemas em controladoras de modelos comprados antes de 2021, isso é fato recente. O T-Dagger Bora é do mesmo grupo que fabrica a Redragon, a Eastern Times, podem não usar uma controladora tão ruim por excesso do lote anterior, mas, como disse, a partir do momento em que diversos modelos estão com problemas nas controladoras continuam aparecendo, não é boa prática confiar em uma empresa no qual esse é o nível de qualidade aceitável.
Eu mesmo já recomendei o Surara Pro na versão magnética no passado, antes dos casos de controladoras defeituosas aparecerem, mas hoje em dia não recomendo por conta da própria empresa empregar práticas abusivas de mercado e usar componentes com baixa qualidade de fabricação que não tem como saber quando vão abrir o bico.

Como toda empresa, tem modelos realmente bons e modelos ruins. Eu uso produtos da redragon já faz uns anos e todos me duraram muito tempo. Além disso, tem que ver o lado do usuário, se fizer mau uso, ser um bruto, é obvio que pode estragar como qualquer outro produto de outras marcas. 

Do meu lado, antes de comprar um teclado com switches com molas de 45 gramas eu costumava digitar extremamente pesado a ponto de causar curva no chassi de um dos meus teclados com o uso, já que quase todos teclados que tinha que eram mecânicos eram de 70 a 90 gramas de força. E um dos teclados de membrana que tive, um IBM RAKII, eu precisei abrir de tempos em tempos para reajustar a membrana pois a torsão fazia ela sair do lugar e começar a dar problema nas teclas, mas fora esse, mesmo com mais de meia década de uso por mim e quase duas por donos anteriores, nenhum teclado meu apresentou qualquer resquício de defeito por isso. O mau uso em teclados mecânicos ou mesmo de membrana bem projetados não é problema pois eles são muito resistentes, a menos que esse mau uso inclua derrubar líquidos. As placas de FR4 também são bem flexíveis então para causar problemas como uma linha inteira falhar não se trata necessariamente de mau uso, mas sim de controladora ou placa mal feitas.

Eu to usando um T-dagger bora enquanto meu surara pro não chega e posso dizer que a qualidade é extremamente boa. Pra jogar é gostoso demais. Muito responsivo.

Depois que eu saí de um Dazz RapidFire de membrana semi-mecânico, foi uma mudança da água pro vinho.

Foi similar à experiência que eu tive com meu primeiro mecânico, porém à medida que tive contato com teclados melhores como o NMB dome with slider(Similar ao Digital RT102), o IBM Model M, IBM RT3200, o BTC 5139, dentre outros, foi possível perceber que ser mecânico ou de membrana não faz diferença na experiência de uso real, apenas se é bem construído ou não. É importante ressaltar a questão da preferência, eu prefiro teclados mais amortecidos, tenho um Leopold FC900R com silent reds e adoro ele, ao passo que o BTC 55 series do @Ferox Graxaim, que também gostei de usar, é menos amortecido mesmo sendo de membrana com cúpulas de borracha.

O @KairanD mesmo trocou o Sharkoon SGK3 por um Fallen Pantera Eco e adorou o teclado novo também. Entre tecnologias, na prática é questão de gosto.
O T-Dagger Bora é um teclado bem básico, e a placa de circuito impresso não é lá essas coisas, mas não é ruim, a construção é o mínimo do mínimo e usar um chassi de plástico é prática que pode interferir negativamente na longevidade. Eu não teria muito contra ele enquanto defeitos em controladora como comuns nos Redragon não ocorrerem, caso viesse com switches Huano que não têm taxas altas de falha e ficam em valor similar para a fabricante. Sabendo que a Eastern Times é dona de parte da Gaote, é improvável que isso se resolva.

• Curtir 1
Postado

@larissakjota Bom dia!

Afinal, você quer um teclado full-size, TKL ou 60%?

Eu conheço um 60% que é Blue Gateron, inclusive, uma opção ótima para quem quer algo de alta qualidade.

SKYLOONG GK61 - Opte pela opção Preta, Switch Blue e Bluetooth que fica na margem dos R$310 reais. Infelizmente o modelo branco passa dos 50$dol, se for optar pelo que tem a parte toda transparente nas laterais.

Além dele ter sua opção sem fio, ele é hot-swappable, ou seja, você consegue trocar os Switches no futuro, por mais que esses Gateron vão demorar muito tempo mesmo para vir a dar qualquer defeito.

Meu irmão tem esse teclado e ele já foi uma das minhas opções de compra, eu só não comprei por que não gosto muito de 60%, decidi por mim mesmo montar o meu teclado full-custom.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Middoken, eu pensei em recomendar o Skyloong, poucos anos atrás era recomendação padrão, mas eles estão usando "switches Skyloong" hoje em dia nos modelos abaixo de 50 dólares, aí fico com pé atrás :(. Acho que esperar promo ou garimpar cupons para ver se essa versão com switches melhores para ficar abaixo dos 50 dólares seja o melhor para o orçamento nesse caso, ou ele, ou o Fallen mesmo.

• Curtir 1
Postado

@Mikhail Kosevich Volkov Mas você se refere a esse modelo que eu mandei? Pior que no teclado do meu irmão, o Switch dele é gateron, ele tirou a tecla e tudo mais e estávamos dando uma olhada.

Mas agora até eu mesmo fico com um pé atrás, se eles não colocaram Gateron somente no teclado que é '' transparente ''.

• Moderador
Postado

@Middoken, aham, nas opções ali os switches estão como "SKYLOONG blue" por exemplo, mas na legenda está "Gateron", fica confuso saber desse jeito.
Mas agora vendo que é óptico, não importa qual é. Para óptico são os componentes na PCB que mandam então pode ser Outemu, Gateron, Kailh, ou o que for óptico que não tem como saber a qualidade dos sensores usados que é a parte que importa. Se todos eles no anúncio forem ópticos então não vai ter diferença em confiabilidade, só feeling. Eu havia confundido pois havia os Skyloong antigamente que eram mecânicos com contatos metálicos, onde importa marca do switch, mas nesse caso não faz diferença.

• Curtir 1
Postado

@Mikhail Kosevich Volkov @larissakjota Já que não vamos mais ver o Skyloong como uma opção, eu dei uma minerada feroz aqui e achei uma opção realmente boa.

Akko 5075B 75% - Optando por uma das duas opções, entre o Switch Blue cream V3 PRO e o Yellow Cream V3 PRO, ambos lineares, você consegue um incrível preço de R$337 em um teclado que é para passar dos R$500 / 600.

Ele pode ser Wireless ou com conectividade por FIO, Hot-swappable e tem uma base de qualidade ótima.

Eu montei meu custom com essa base inclusive, por mais que seja o modelo 5075s, tem pouca diferença, e vou te falar, é outra coisa.

Só que se você for comprar, eu recomendo comprar rápido, pois o dolar pode oscilar e esse preço pode começar a receber a taxar maior.

Postado
Em 23/06/2024 às 10:51, Mikhail Kosevich Volkov disse:

Como mencionei em meu tópico, muitas empresas de respeito estão abandonando os ópticos por questão de confiabilidade e dificuldade de reparo, aliando a isso a alta taxa de defeito das controladoras dos Redragon, eu fico com pé atrás de recomendar mesmo os ópticos deles. A controladora pros mecânicos convencionais é diferente, então ainda há possibilidade que não ocorram problemas nos ópticos, porém se tratando de uma empresa que inundou o mercado de modelos para afogar as concorrentes e ainda por cima tem o nível de qualidade aceitável em produtos que dão defeitos comumente abaixo da marca de um ano, o que é absurdo considerando que um teclado de 70 reais é capaz de durar 10x isso, não creio que seja boa prática a recomendação dos seus produtos.

Em 23/06/2024 às 14:25, DiF disse:

Esse Surara pro tava por um bom preço, e ainda tá,  R$219 reais tá ótimo em promoção. 

Como experiência próprio com um teclado Surara PRO, posso afirmar que realmente a qualidade em questão de conforto e uso é excelente, um salto bem legal comparado ao teclado mecânico "comum".

Porém, com quase 2 anos de uso, o Surara PRO simplesmente começou a apresentar falhas na fileira de baixo (do Ctrl esquerdo até a tecla final do Numpad). Já fiz todos os procedimentos possíveis, tudo indica problema na PCB, assim como vários relatos por ai do mesmo modelo. (tenho até tópico aqui no fórum relatando isto)

Cheguei a contatar a Redragon, mas pediram pra enviar o produto a eles com eu arcando com as despesas e verificar o que pode ser feito. Devido aos custos do envio e as possíveis cobranças de troca da PCB com novamente o mesmo risco de acontecer novamente, o teclado está jogado num canto até hoje.

Infelizmente nem os switchs posso aproveitar para vender avulso por serem opticos e de baixa procura, só restando as keycaps.

@DiF Quanto tempo já tem o Surara PRO?

OBS: Já tive um T-Dagger Bora (vendi por sentir falta do Numpad) e meu teclado reserva é um Dazz RapidFire. kkkkkkkkk

Fora isto, também procuro algum teclado com switch blue até uns R$300,00 e que seja full size.

Atualmente uso um Sharkoon Skiller SGK60 a uns 3 anos e é excelente, porém quero um outro teclado para usar no local de serviço. Não acho nenhum modelo que eu considere aceitável nesta faixa de preço ou menos.

Sinceramente, pode ser apenas um modelo com PCB de alta qualidade, com hotswap e confiável, já que keycaps e switchs poderiam ser trocados futuramente. 

• Moderador
Postado
28 minutos atrás, Lost Byte disse:

um salto bem legal comparado ao teclado mecânico "comum"

Grande parte disso vem principalmente de moldes novos, eu mesmo já tive teclado com moldes com muito tempo ativo, outros feitos com moldes que eram novíssimos, e realmente, a diferença entre moldes antigos e novos é absurda. Se tratando de ópticos, a diferença não fica tão absurda assim, considerando que a maioria deles tem moldes novos. Comparando com mecânicos tradicionais ou teclados de membrana(esses inclusive podem ser tão lisos quanto ópticos pelo próprio elemento elástico fazer o contato no fim do curso e não criar atrito adicional) feitos com moldes novos, a diferença de não ter a folha de contato não é tão grande quanto de moldes novos vs antigos.

No mais, como comentei no meu tópico, a qualidade de projeto (incluso firmware) de um teclado pra durar menos de 10 anos precisa ser muito porca, ou usar componentes ruins. É uma infelicidade que esse tipo de coisa pragueje tanto o mercado...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!