Ir ao conteúdo

4 Volts fazem diferença para uma impressora?

Ir à solução Resolvido por alexandre.mbm,

Posts recomendados

Postado

Aprendi em eletrônica que componentes agem com margem de tensões, como resistores que possuem tolerâncias.

No entanto eu fico em dúvida com relação a dispositivos inteiros, pois estes conseguem ser acionados com fontes de alimentação de tensões e correntes diferentes das de origem.

Exemplo: Possuo uma impressora que em sua parte traseira ela sugere que seja inserido na porta de alimentação 24v dc e 2.5a.

Impressora.thumb.jpg.a99980881f9e60d9da5bb8f233e7b8cd.jpg

Só que eu só tenho uma fonte de 20v e 3.25a. Eu conectei a ela e ligou e imprimiu normalmente. Com um detalhe... As etiquetas sairam fracas. Não tenho outra fonte de alimentação que seja de 24v para testar. Mas em teoria 4V fazem diferença? Pois ela funciona. Só não sei se possui descrepancias em sua eficiência devido a esta discrepância de 4v.

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

Você jogou! É desaconselhável.

Provavelmente a impressora pega sua tensão nominal de 24V e a regula para mais de uma, que sejam úteis a suas partes. Por exemplo, lembre-se de que uma CPU faz uso de fonte ATX com tensões variadas, dentre elas: 3.3V, 5V e 12V.

Certamente a impressora começa aproveitando tensão alta para a potência dos motores. É um palpite. Os motores podem nem chegar a 24V, mas a fonte fica uma etapa mais simples.

Pra você tirar algum proveito do tópico, poderia estudar uma impressora já morta. São máquinas complexas para desmontar e remontar.

Algumas impressoras recebem 48V.

• Curtir 2
Postado
7 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Certamente a impressora começa aproveitando tensão alta para a potência dos motores. É um palpite. Os motores podem nem chegar a 24V,

Caro @alexandre.mbm aquilo que tu dissestes tem sentido!

Por exemplo, quando algo "puxa" muita energia, como no caso talvez o motor faça muito uso e acabe culminando em uma ineficiência do cabeçote de impressão. Talvez por ser uma impressora térmica ela não esteja obtendo energia suficiente para aquecer a etiqueta e sua "tinta saindo fraca". Testarei, vou tentar pegar uma fonte de uma impressora de etiqueta que existe lá no meu serviço para testar e eu retorno. Acabei de me lembrar dela 😂.

• Membro VIP
Postado

Maior potência em menor tensão é maior corrente, mais dimensionamento.

25 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

lembre-se de que uma CPU faz uso de fonte ATX com tensões variadas, dentre elas: 3.3V, 5V e 12V

Em aeromodelismo elétrico você tem o BEC regulando tensão baixa para a eletrônica embarcada. Os motores recebem energia "na veia", da bateria, via ESC.

15 minutos atrás, HROGDev disse:

Talvez por ser uma impressora térmica ela não esteja obtendo energia suficiente para aquecer a etiqueta e sua "tinta saindo fraca".

Este detalhe importa! Potência e aquecimento andam juntos.

• Obrigado 1
Postado
5 horas atrás, HROGDev disse:

em teoria 4V fazem diferença?

Essa pergunta assim, solta não faz o menor sentido!

Aprendi em eletrônica que componentes agem com margem de tensões, como resistores que possuem tolerâncias.

Sim. Mas as tolerâncias são calculadas em porcentagem.

Em outro tópico, numa das dúvidas do @alexandre.mbm eu mencionei que um valor máximo do máximo para tolerância em situações elétricas seria de 20%. Porém não é regra, não é norma e sim um consenso. Pois não é em tudo que se pode aplicar isso.

No caso da sua impressora seguindo isso, a tensão mínima seria de 19,2V

A máxima de 28,8V (mas como eu disse antes, não dá pra confiar).

Veja que o seus 20V já bateu na trave, e portanto....

As etiquetas sairam fracas

Pois como já foi explicado, não há energia suficiente para tudo funcionar corretamente.

Agora, sobre o que eu disse acima, é o seguinte: Os 4V para fazerem diferença depende da tensão com que está trabalhando.

Num circuito eletrônico sensível que trabalha a 5V por exemplo, ao aumentar 4V é quase o dobro vai para 9V e queima tudo. Mas por outro lado, se retirar 4V fica só 1V e nada funciona.

Já numa tomada, se temos um equipamento 220V e a tensão está em 216 ou 224V não faz diferença nenhuma para o equipamento, continua normalmente porque a queda ou sobretensão variou menos de 2%.

Quanto a sua impressora eu não ficaria alimentando com essa fonte. Tensão baixa também queima as coisas, pois força (principalmente os motores).

5 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Certamente a impressora começa aproveitando tensão alta para a potência dos motores. É um palpite. Os motores podem nem chegar a 24V

Sim, os motores realmente são de 24V (alguns até mais). Fazem assim para eles trabalharem com menor corrente e evitar que as fontes chaveadas desarmem  a toa.

Também tem o circuito que solta a tinta, precisam de tensão alta pra funcionar.

Apenas como curiosidade....

5 horas atrás, alexandre.mbm disse:

uma CPU faz uso de fonte ATX com tensões variadas, dentre elas: 3.3V, 5V e 12V.

A tensão de 5V é usada por boa parte dos circuitos exclusivos da placa-mãe e também os periféricos, devido aos circuitos tipo TTL foi a principal por muito tempo.

Já a de 3,3V era usada mais antigamente pelos pentes de memória e parte do processador, atualmente poucas partes do computador ainda usam.

E a tensão de 12V, por muito tempo era responsável por fazer girar os motores dos discos, sejam de CD, DVD, Disquetes ou mesmo fazendo a refrigeração através dos ventiladores.

Atualmente, os motores estão sumindo, dando lugar às memórias de estado sólido (só sobrou mesmo os ventiladores).

Hoje, o que grande parte dessa tensão faz é alimentar o processador, através de reguladores na própria placa-mãe. Transformam os 12V em tensões muito baixas (de 2V para menos) mas com corrente muito alta, na casa de dezenas de amperes.

• Curtir 2
  • Obrigado 2
Postado
Em 03/07/2024 às 21:50, HROGDev disse:

Possuo uma impressora que em sua parte traseira ela sugere que seja inserido na porta de alimentação 24v dc e 2.5a.

Só que eu só tenho uma fonte de 20v e 3.25a. Eu conectei a ela e ligou e imprimiu normalmente. Com um detalhe... As etiquetas sairam fracas.

É como dizem os professores de Matemática: a resposta está no enunciado da questão. 

Eu conectei a ela e ligou e imprimiu normalmente.

Significa que a CPU conseguiu interpretar os dados e comandar a impressão. Também significa que o motor de tração do papel deu conta do recado para o esforço que exigiu, mas talvez não dê conta se tiver que tracionar uma bobina muito grande.

As etiquetas sairam fracas.

Significa que a régua de impressão térmica é dependente dos 24V para entregar o desempenho desejado. Tire o escorpião do bolso e adquira a fonte adequada ou altere a tensão de saída da fonte atual para 24V.

• Curtir 3
Postado
3 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Tire o escorpião do bolso e adquira a fonte adequada ou altere a tensão de saída da fonte atual para 24V

Comprei!

Vou mostrar em um vídeo para vocês meus caros companheiros de fórum.

Peguei meu produto ontem. Mas somente amanhã (segunda-feira) que eu trabalho e terei acesso para a impressora térmica. Mostrarei a diferença.

👀

• Obrigado 1
Postado

Para os futuros leitores desse tópico eu agradeço os que ajudaram nessa dúvida.

Mas em teoria 4V fazem diferença?

E sim! 4 volts fazem diferença.

DIFERENADEETIQUETAS.thumb.jpg.f2c6f9a8173c70dd683386022d925255.jpg

A folha da esquerda é de uma impressora de etiquetas com fonte de 20v e 3.25a sendo que o correto era 24v e 2.5a. A etiqueta da direita é de outra impressora com fonte correta e imprimindo corretamente. Olha a discrepância!!! 😅😅😅😅😅

Essa situação toda se deu no meu serviço, sou um técnico de informática incompleto e agradeço muito aos nobres colegas @alexandre.mbm, @Sérgio Lembo e @Renato.88 pelos esclarecimentos. Imaginei que eu passaria a vergonha de não entregar o meu serviço e ter de ir ao meu gerente informar meu fracasso (o que não ocorreu pois tive êxito!!! 🥳🥳🥳).

Coloco aqui o vídeo da impressora imprimindo com uma fonte de 24v e 2.5a. Olha a qualidade da tinta!!!

Encerro esse tópico aqui. Muito obrigado!

• Curtir 1
  • Amei 1
  • 2 meses depois...
Postado
Em 04/07/2024 às 03:59, Renato.88 disse:

Hoje, o que grande parte dessa tensão faz é alimentar o processador, através de reguladores na própria placa-mãe. Transformam os 12V em tensões muito baixas (de 2V para menos) mas com corrente muito alta, na casa de dezenas de amperes.

Essa tensão também alimenta a placa de vídeo dedicada se houver, pois ela consome muita energia.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!