Ir ao conteúdo

Qual a potência máxima suportada pelo protetor de curto em amplificadores ?

Ir à solução Resolvido por F4b10,

Posts recomendados

Postado

Bom pessoal eu preciso de um circuito para proteção contra curto na saída do amp, o amplificador em questão tem +/- 300w rms,ainda não montei porém achei interessante colocar essa proteção, pois eu pretendo montar um cabeçote. Esse circuito da imagem suporta os 300w rms???

circuito-de-protecao-contra-curtosobrecarga-do-amplificador-2-ideias-discutidas.png

• Solução
Postado

@Felipe Alves 2207 Acho que teria que aumentar a dissipação daquele resistor de meio ohm que fica em serie com o alto falante, tipo pra ter 300W em uma carga de 4 ohms o amplificador teria que entregar 34V com 8A e nessa tensão e corrente teria uns 4V com 8A em cima desse resistor,  (divisor de tensão)  ou seja esse resistor de 5W ia precisar dissipar 32W!!!  10% da potencia do amplificador jogada no lixo!

Acho melhor procurar um circuito melhor projetado, porque esse circuito, só iria reagir quando a tensão DC na saída do amp fosse acima de uns 3V  pois ela teria que polarizar os 2 diodos na ponte  (2x0,6V) e o LED IR do opto acoplador, (1.8V) e a junção do transistor (0.6V) procura outro projeto que não tenha o tal resistor parasita em serie com os alto falantes, ou pega uma placa pronta no ML, sem esse resistor parasita a potencia seria limitada só pelo rele de saída

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3690276796-placa-proteco-dc-estereo-para-amplificador-1000w-por-canal-_JM

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Felipe Alves 2207 ,

Não, desviavam o sinal na base dos transistores de saída .

Relé é muito lento para proteger, mas existem situações onde ele pode ajudar na proteção.

Você pode "sentir" a tensão no resistor de emissor, e a partir dela acionar um relé que desconecte a saída. Não é garantia, mas é melhor do que nada!

• Curtir 1
Postado

Coloquei um shunt de 0,1R por não saber direito sobre a potência e impedância do falante, talvez tenha que baixar esse valor.

O circuito proposto diminui a tensão necessária sobre o shunt para acionar o opto acoplador, daí para frente a coisa se repete. Tenho dúvidas se o tempo necessário ao acionamento do relé protegerá alguma coisa se o curto for franco, mas para sobrecarga funciona bem. 

Todos os diodos são 1N4148. Diodo comum não é recomendado.

sem titulo.png

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, Felipe Alves 2207 disse:

@Sérgio Lembo @aphawk @F4b10 vcs conhecem algum comparador de tensão que suporte até uns 80v de entrada??? não me refiro a alimentação do ci, mas sim a tensão que ele vai monitorar....

Não precisa disso.... 

Pra circuitos assim se usa os divisores de tensão com resistor. 

Por exemplo, pode dividir a tensão por 10.

Assim, quando for 80V o CI receberá 8V, quando for 40 receberá 4V.

E se ajustar a referência para 6V por exemplo, a transição na saída ocorre quando a tensão passar ou não de 60V.

• Curtir 2
Postado

@Renato.88 é que na verdade eu estava pensando em monitorar a tensão que fica em cima de um resistor de emissor do amp com um comparador de tensão, para acionar um rele e desativar o alto falante (na minha cabeça, isso seria um proteção contra sobrecarga,tipo colocar uma impedância mais baixa kkkkk). Mas a minha dúvida é: vamos imaginar que o transistor de saída entrou em curto de coletor para emissor,nessa situação ele jogaria toda a tensão de +b sobre o resistor que o comparador estaria monitorando, tipo os 70 volts do amp citado no post e com isso estragaria o comparador (um lm393 suporta no máximo 36v)...

Postado

@Felipe Alves 2207 Pra proteger contra impedância mais baixa, acho que um fusível resolveria, tipo a corrente ia praticamente dobrar e não é como se um amplificador com transistores bem dimensionados fosse estourar na hora com uma impedância mais baixa...

@Renato.88 Normalmente essas proteções com reles é pra tentar salvar o alto falante mesmo, ate porque em um amplificador com DC na saída, normalmente os transistores de saída já eram... e tipo mesmo com DC um alto falante parrudo que aguenta 300W vai aguentar alguns segundos antes de fritar a bobina, e o rele leva milésimos de segundo pra desarmar , enquanto os tweeters e cornetas costumam ter um capacitor em serie, então a tensão DC já seria bloqueada, a não ser que fosse um tweeter de domo de seda... esses ai queimam à toa

• Curtir 1
Postado

@Felipe Alves 2207 ,

Preste mais atenção ao que disse o Renato :

16 horas atrás, Renato.88 disse:

Não precisa disso.... 

Pra circuitos assim se usa os divisores de tensão com resistor. 

Por exemplo, pode dividir a tensão por 10.

Assim, quando for 80V o CI receberá 8V, quando for 40 receberá 4V.

E se ajustar a referência para 6V por exemplo, a transição na saída ocorre quando a tensão passar ou não de 60V.

Em vez de aplicar toda a tensão na entrada do comparador, divida essa tensão por 10 usando um divisor resistivo !

Olhe só : se você alimentar o amplificador com +- 70Vdc, a tensão média presente nos emissores será de cerca de 35Vdc sem sinal. Se você usar um divisor resistivo, tipo 1 para 10, a tensão no comparador será de 3,5 Volts apenas !

Mesmo que o transistor entre em curto, a tensão de  70V será reduzida para 7 Volts !

Entendeu agora ?

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!