Ir ao conteúdo

Recomendação de placa de vídeo até R$ 2.500,00 para Core i5-9600KF

Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Postado

No meu setup atual estou com um i5 9600KF e uma 1660 super(Jieshuo minerada) a dois anos sem nenhum problema, mas estou querendo fazer upgrade qual

placa de Vídeo posso colocar sem medo de dar problema com esse processador?

Postado
6 minutos atrás, Thales Iago disse:

qual

Se por "problema" está se referindo a gargalo, não recomendo comprar nada acima de 4060... a menos que esteja planejando up de CPU.

Já que não tem preconceito com placa de mineração, eu pegaria uma 3060 12Gb usada no OLX/ML... ou então uma RX 6600.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, Thales Iago disse:

No meu setup atual estou com um i5 9600KF e uma 1660 super(Jieshuo minerada) a dois anos sem nenhum problema, mas estou querendo fazer upgrade qual

O problema que você vai ter é só gargalo mesmo, se limite numa 3060 ou faz upgrade no processador também. Seria maneiro saber qual é sua fonte e quanto você quer gastar nisso também.

• Obrigado 1
Postado
17 horas atrás, Jougiska disse:

O problema que você vai ter é só gargalo mesmo, se limite numa 3060 ou faz upgrade no processador também. Seria maneiro saber qual é sua fonte e quanto você quer gastar nisso também.

Fonte AZZA 650W - https://www.amazon.com.br/Fonte-Gamer-Azza-Bronze-Psaz-650w-argb/dp/B07XBMVV5Y adquirida em 2022 pela pichau. Comprei uma KCAS 500w, eles não tinha e me mandaram essa ai. 

18 horas atrás, W46n3r disse:

Se por "problema" está se referindo a gargalo, não recomendo comprar nada acima de 4060... a menos que esteja planejando up de CPU.

Já que não tem preconceito com placa de mineração, eu pegaria uma 3060 12Gb usada no OLX/ML... ou então uma RX 6600.

Eu quero comprar uma nova, porque provavelmente, ano que vem, vou migrar pra AM5 memórias DDR5 a 5000/6000mhz. Processador até lá vou estudando o mercado e vendo as melhores opções, vou gastar em torno de 5 a 6 mil reais, a placa de Vídeo já vou ter. O resto vou gastar com placa-mãe, processador, fonte talvez, water cooler e memórias, Armazenamento SSD tenho um NVMe m2, e um HD de 1T da pra aproveitar eu acho, e memórias hoje tenho 2x8gb de 2666mhz. 

18 horas atrás, Eder Neumann disse:

qual buget?

Até 2500 reais. Pra placa de Vídeo. Tendo em vista que ainda vou ficar mais 1 ano com o setup atual, substituindo apenas a placa de vídeo por uma nova.

PROCESSADOR: I5 9600KF 

PLACA Vídeo: 1660 SUPER(JIESHUO MINERADA ALIEXPRESS)

placa-mãe: B450 TUF GAMING BR

memórias: 2X8GB 2666MHZ

ARMAZENAMENTO:  SSD Adata 250GB PCIe NVMe, 1800/1200MB/s

HD 1TB 

FONTE: AZZA 650W 80 PLUS BRONZE

Postado
2 minutos atrás, Jougiska disse:

Quem me dera essa sorte com lojas. Não é conhecida mas é confiável, te livraram de uma bomba.

Me recomenda pegar hoje qual até 2500 reais. Pra placa de Vídeo. Tendo em vista que ainda vou ficar mais 1 ano com o setup atual, substituindo apenas a placa de vídeo por uma nova.

HD 1TB 

Postado
agora, Thales Iago disse:

Me recomenda pegar hoje qual até 2500 reais. Pra placa de Vídeo. Tendo em vista que ainda vou ficar mais 1 ano com o setup atual, substituindo apenas a placa de vídeo por uma nova.

HD 1TB 

4060ti neles.

• Obrigado 1
Postado
2 horas atrás, Jougiska disse:

4060ti neles.

É... mas teria que ser de 16Gb, e aí explode o orçamento.

Em 2024, comprar placa de 8Gb, pra fazer sentido precisaria custar menos de 2K.

Uma opção também seria a RX 6750XT 12Gb

https://www.kabum.com.br/produto/528811/placa-de-Vídeo-rx-6750xt-gaming-xfx-graphics-card-amd-radeon-12gb-gddr6-ray-tracing-fidelity-fx-rx-675tmbaf9

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • KairanD alterou o título para Recomendação de placa de vídeo até R$ 2.500,00 para Core i5-9600KF
  • Coordenador
  • Solução
Postado

@Thales Iago A placa-mãe que você mencionou anteriormente é para a plataforma AMD AM4. Qual é o modelo correto da sua?

Se for optar pela RX 6750 XT, escolha esta: https://www.pichau.com.br/placa-de-Vídeo-xfx-radeon-rx-6750-xt-speedster-quick319-12gb-gddr6-192-bit-rx-675xyjfdp. É um modelo superior ao da Kabum e está custando quase a mesma coisa (R$ 2.290,00).

Evite a RTX 4060 Ti e a RX 7600 XT. Essas placas apresentam custo-benefício muito ruim. Além disso, sofrerão perda de desempenho devido à falta do recurso Resizable BAR (ReBAR) / Smart Access Memory (SAM) no seu kit. Sem esse recurso, placas de 128 bits destinadas a rodar em PCI-E 4.0 x8 não operam com seu máximo potencial (o fato de ser PCI-Express 3.0 é pouco relevante quando esse recurso existe, mas não é o seu caso).

A RX 6750 XT, além de entregar um pouquinho mais de desempenho que a RTX 4060 Ti em rasterização, tem 12GB de VRAM e é PCI-E 4.0 x16 192 bits, ou seja, não sofrerá penalidades de desempenho no seu computador. No mais, eu verificaria se existe algum teste constatando a qualidade dessa sua fonte de alimentação. A KCAS seria ruim, mas a AZZA eu não conheço.

odX4dmxSVcAKwfs6pcqvJL-970-80.png.webp

• Obrigado 1
Postado
5 minutos atrás, KairanD disse:

@Thales Iago A placa-mãe que você mencionou anteriormente é para a plataforma AMD AM4. Qual é o modelo correto da sua?

Se for optar pela RX 6750 XT, escolha esta: https://www.pichau.com.br/placa-de-Vídeo-xfx-radeon-rx-6750-xt-speedster-quick319-12gb-gddr6-192-bit-rx-675xyjfdp. É um modelo superior ao da Kabum e está custando quase a mesma coisa (R$ 2.290,00).

Evite a RTX 4060 Ti e a RX 7600 XT. Essas placas apresentam custo-benefício muito ruim. Além disso, sofrerão perda de desempenho devido à falta do recurso Resizable BAR (ReBAR) / Smart Access Memory (SAM) no seu kit. Sem esse recurso, placas de 128 bits destinadas a rodar em PCI-E 4.0 x8 não operam com seu máximo potencial (o fato de ser PCI-Express 3.0 é pouco relevante quando esse recurso existe, mas não é o seu caso).

A RX 6750 XT, além de entregar um pouquinho mais de desempenho que a RTX 4060 Ti em rasterização, tem 12GB de VRAM e é PCI-E 4.0 x16 192 bits, ou seja, não sofrerá penalidades de desempenho no seu computador. No mais, eu verificaria se existe algum teste constatando a qualidade dessa sua fonte de alimentação. A KCAS seria ruim, mas a AZZA eu não conheço.

odX4dmxSVcAKwfs6pcqvJL-970-80.png.webp

Realmente, falei errado vou corrigir, desculpe. 

image.png.3247ce2df56a1ec8a55a7a749a8f054c.png

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Thales Iago A sua é PCI-Express 3.0. É o caso que eu descrevi acima mesmo. 😉

Enfim, eu escolheria a RX 6750 XT da Pichau sem pensar duas vezes. Só tome cuidado com o tamanho dela, é uma placa grande. Veja se cabe no seu gabinete.

• Obrigado 1
Postado
4 horas atrás, KairanD disse:

@Thales Iago A sua é PCI-Express 3.0. É o caso que eu descrevi acima mesmo. 😉

Enfim, eu escolheria a RX 6750 XT da Pichau sem pensar duas vezes. Só tome cuidado com o tamanho dela, é uma placa grande. Veja se cabe no seu gabinete.

Comprei. Meu gabinete é esse

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-pichau-hx300-glass-preto-pg-hx3-g01?gclid=EAIaIQobChMI2KWYoamh_AIVE-VcCh2ObwGVEAQYBSABEgL73PD_BwE

Cabe? Se não couber me indica um, porque já comprei a placa de vídeo. Comprei um monitor também, vi uns reviews e gostei.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/27013/monitor-gamer-superframe-prisma-x-32-pol-curvo-va-quad-HD-1ms-165hz-black-sfpcb-32165-qhd

• Coordenador
Postado

@Thales Iago Caber a placa cabe... Mas esse gabinete é ruim, já que tem a circulação de ar extremamente limitada pela frente completamente fechada. A chance de ter problemas de temperatura com a placa de vídeo aí é bem alta, mas você pode testar e avaliar.

Me preocupo mais com relação à fonte (https://www.azza.gg/products/azza-650w-psu). Não encontrei testes dela. No tier list do PSU Cultists, ela é classificada como Tier E (ou seja, evitar), mas isso não quer dizer muita coisa, já que grande parte das fontes vai parar nesse tier por não haver informações suficientes sobre. Sem informações, não tenho como avaliar se é um produto seguro ou não.

Eu entendo pouco sobre monitores e prefiro não avaliar. Contudo, eu pessoalmente evitaria painéis VA, já que prefiro as cores do IPS. Talvez o @Middoken possa avaliar melhor. Pelo menos esse modelo tem Freesync (experimente ligar esse recurso no monitor e no painel de controle da sua placa AMD, faz toda a diferença).

• Obrigado 1
Postado
16 minutos atrás, KairanD disse:

@Thales Iago Caber a placa cabe... Mas esse gabinete é ruim, já que tem a circulação de ar extremamente limitada pela frente completamente fechada. A chance de ter problemas de temperatura com a placa de vídeo aí é bem alta, mas você pode testar e avaliar.

Me preocupo mais com relação à fonte (https://www.azza.gg/products/azza-650w-psu). Não encontrei testes dela. No tier list do PSU Cultists, ela é classificada como Tier E (ou seja, evitar), mas isso não quer dizer muita coisa, já que grande parte das fontes vai parar nesse tier por não haver informações suficientes sobre. Sem informações, não tenho como avaliar se é um produto seguro ou não.

Eu entendo pouco sobre monitores e prefiro não avaliar. Contudo, eu pessoalmente evitaria painéis VA, já que prefiro as cores do IPS. Talvez o @Middoken possa avaliar melhor. Pelo menos esse modelo tem Freesync (experimente ligar esse recurso no monitor e no painel de controle da sua placa AMD, faz toda a diferença).

Entendi, eu uso ele totalmente aperto sem o vidro temperado do lado. Sobre a fonte, não queria trocar, meu pc nunca apresentou nada desde 2020, quando adquiri. To com essa placa 1660 super de mineração desde 2022, antes era uma RX 580. Mas é como você fala, melhor ter segurança, daqui a alguns meses vou trocar também a fonte e o gabinete. 

• Coordenador
Postado

@Thales Iago O gabinete você deve testar antes. Se não tiver problemas de temperatura, não precisa trocar. Por sinal, é normal que o hot-spot (não confundir com o sensor da GPU) dessas placas de vídeo alcance 90ºC, só precisa ficar atento para não ir muito acima disso. O hot-spot tende a ficar 20ºC ~ 30ºC acima da GPU.

Sobre a fonte, eu realmente não tenho como avaliar sem ter testes para embasamento. Se for decente, suportará a máquina com tranquilidade. Se for ruim, eu nem sequer recomendaria o uso com a GTX 1660 Super que você já tem.

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, KairanD disse:

@Thales Iago O gabinete você deve testar antes. Se não tiver problemas de temperatura, não precisa trocar. Por sinal, é normal que o hot-spot (não confundir com o sensor da GPU) dessas placas de vídeo alcance 90ºC, só precisa ficar atento para não ir muito acima disso. O hot-spot tende a ficar 20ºC ~ 30ºC acima da GPU.

Sobre a fonte, eu realmente não tenho como avaliar sem ter testes para embasamento. Se for decente, suportará a máquina com tranquilidade. Se for ruim, eu nem sequer recomendaria o uso com a GTX 1660 Super que você já tem.

To usando desde de janeiro de 2022 quando comprei no aliexpress por 800 reais na época. Nunca deu nenhum problema. Única coisa que fiz foi trocar a pasta térmica do processador, inclusive já tem um tempo que não troco. Preciso renovar, o período ideal é a cada 6 meses? Mas vou trocar a fonte sim, investimento alto pra arriscar assim na sorte, me indica uma fonte de qualidade com um preço de até 400 reais pra esse setup. 
B360 ASUS TUF 

I5 9600KF

32gb de ram 4x8GB 

SSD 250gb

HT 1T

RX 6750 XT 12gb

• Coordenador
Postado

@Thales Iago Você não precisa (e nem deve) ficar trocando a pasta térmica com tanta frequência. No caso da placa de vídeo, só se preocupe com isso depois de alguns anos, e apenas se estiver superaquecendo. Pasta térmica decente não resseca fácil.

Sobre a fonte, acredito que o @Batata Defumada saberá indicar melhor, uma vez que não tenho acompanhado os preços. Talvez ele saiba algo a respeito da sua fonte atual também.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Moderador
Postado
4 horas atrás, KairanD disse:

Sobre a fonte, acredito que o @Batata Defumada saberá indicar melhor, uma vez que não tenho acompanhado os preços. Talvez ele saiba algo a respeito da sua fonte atual também.

Em relação à fonte AZZA PSAZ 650W eu também estou no escuro aqui, o que eu consegui descobrir é que alguns modelos da AZZA são fabricados pela Super Flower, como podemos ver nesse teste do Gabriel Torres em 2012 (mas se trata de um outro modelo):

Entretanto alguns modelos são fabricados por outra OEM, conforme o @Physics afirmou no post abaixo:

image.png

O ponto chave aqui é a falta de análises, qualquer afirmação em relação à qualidade da fonte do autor do tópico vai ser conjectura.

Mas podemos observar a distribuição de potência da fonte através das informações que constam no próprio produto, na linha de +12V ela entrega até 576W. Provavelmente se trata de uma fonte de regulação em grupo, e uma nem tão bem feita assim (pelo menos nesse aspecto).

Além disso na tier list do site Cultists Network os modelos AZZA PSAZ Gold são Tier C (posição especulativa) e os Bronze são Tier E (evitar). Era de se esperar isso dessa tier list, considerando que qualquer fonte com regulação em grupo já vai direto pro Tier D, contudo a falta de informações confiáveis faz a fonte cair ainda mais no ranking.

Por via das dúvidas, melhor trocar essa fonte.

4 horas atrás, Thales Iago disse:

me indica uma fonte de qualidade com um preço de até 400 reais pra esse setup

Uma opção sólida é a Cooler Master MWE V2 550W MPE-ACAAB. Você vai encontrar a versão de 500W mais barata, entretanto eu indico a de 550W porque ela é significativamente mais silenciosa.

• Obrigado 2
Postado

Comprei a fonte agora, obrigado pela ajuda pessoal. Deus abençoe todos vocês. 

Fiz upgrade, fonte, placa de Vídeo, com a ajuda de vcs. Obrigado de mais. 

• Curtir 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!