Ir ao conteúdo

Quantos mA precisa para acender um LED comum de 3mm/5mm?

Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Postado

Estou estudando as CPLDs, e estou com umas aqui que dizem que suportam 20mA por pino.

Gostaria de saber quanto mais ou manos "puxa" um LED padrão de 3mm ou de 5mm.

Sei que deveria procurar isso nos datasheets dos tais LEDs, o problema é que pelo

preço hoje em dia compro tudo da China, e isso significa que não tem informação de nada,

modelo... etc

só tem a cor e o tamanho do componente.

Então, gostaria de saber se tem uma faixa que eles costumem "puxar".

Acho que com uma fonte de bancada destas com displays deve ser possível de verificar, porém não tenho uma.

Obrigado.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Se quiser uma coisa certinha de acordo com o figurino, de fato é bom olhar o d.s. o dado de lumens ou mcd (milicandela) ou do gênero. Quanto maior, mais brilho, óbvio. Na prática basta especificar led de alto brilho. Falando nela, ...

Em tempo... Certa feita um led de alto ou altíssimo brilho acendeu aceitavelmente [pro seu propósito] com uns 10uA ou menos. A ideia da jiga era observar a presença de um sinal mas se que interferisse [muito] nele. Com a tradicional preguiça de colocar ampop e tal, coloquei um simples led com um resistor de 1M em série e deu muito certo.

Portanto um resumo: um led [de alto brilho] dá brilho suficiente pra ser visto em torno de 1mA

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

sugiro usar resistor mesmo assim para limitar a corrente de do cpld caso já não possua de forma integrada.

vou usar uma citação famosa aqui que talvez ajude um pouco no desenvolvimento 

"não pule a etapa do pisca-led" (~.if)

bota um resistor "grande" e testa (e já que estará na banda aproveite para monitorar a corrente) e vai diminuindo a resistência até que fique bom, penso que neste caso até um potenciômetro de 1M seja uma boa alternativa para o jig.

particularmente nunca usei um resistor tão grande mesmo em tensões relativamente altas (para um led) como 24V, mas sempre acendeu, em meus calculos sempre tento usar resistor igual ou maior mais proximo (quando disponível) para limitar a corrente e mesmo com valores quase dobrados de resistência sempre acendeu...

só queimei 1 led na vida que foi quando descobri que precisava de resistor 🙂 

• Obrigado 1
  • Haha 1
Postado
4 minutos atrás, Eder Neumann disse:

sugiro usar resistor mesmo assim para limitar a corrente de do cpld caso já não possua de forma integrada.

vou usar uma citação famosa aqui que talvez ajude um pouco no desenvolvimento 

"não pule a etapa do pisca-led" (~.if)

bota um resistor "grande" e testa (e já que estará na banda aproveite para monitorar a corrente) e vai diminuindo a resistência até que fique bom, penso que neste caso até um potenciômetro de 1M seja uma boa alternativa para o jig.

particularmente nunca usei um resistor tão grande mesmo em tensões relativamente altas (para um led) como 24V, mas sempre acendeu, em meus calculos sempre tento usar resistor igual ou maior mais proximo (quando disponível) para limitar a corrente e mesmo com valores quase dobrados de resistência sempre acendeu...

só queimei 1 led na vida que foi quando descobri que precisava de resistor 🙂 

Valeu amigo. Ótimas dicas. É que ainda não tenho boa noção destas grandezas "A", mA... etc.

Não sabia quão "pequenos" eram estes 25 mA.

Vou usar o resistor para limitar o LED.

Minha dúvida era mais do tipo se eu precisaria de um driver de transistor para acender os LEDs nas saídas do componente.

Postado

Hoje complicou com a diversidade enorme de LEDs no mercado. Na década de 70 e num pedaço da de 80  quase só tinha LEDs vermelhos e alguns verdes. E a especificação escrita em todo lugar era 1,8 volts 20 mA . Só descobri mais recentemente que a do verde é 2,1 V.  E que cada cor tem uma tensão diferente, sem consultar a internet acho que é 1,5V pra Leds infra vermelhos (que além de serem usados nos controles remotos estão dentro da maioria dos opto acopladores)  e  perto de 3V os azuis e ultravioletas. Repare que quanto menor o comprimento de onda (e portanto maior a frequência) da luz emitida maior a tensão. Lembrando que os LEDs brancos geralmente são LEDs azuis com uma camada de fósforo pra acender branco. A maioria dos 3 mm e 5 mm ainda é especificada pra 20 mA. É sempre saudável calcular o resistor em série para um pouco menos, pode ser a  diferença entre durar meses ou décadas.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Bom, como dizem.... Venho chovendo no molhado...

Esse assunto dos Leds hoje em dia é algo muito amplo, visto que é um componente eletrônico que está em alta, pois estão aparecendo em tudo que é coisa, portanto estão sendo criado Leds de vários tipos, cores, tamanhos e formatos.

A começar pelos Leds antigos, desses que o @Andreas Karl cita:

8 horas atrás, Andreas Karl disse:

a especificação escrita em todo lugar era 1,8 volts 20 mA . Só descobri mais recentemente que a do verde é 2,1 V

Esses 20mA eram uma média, pois tinha Leds de 10 até 25, 30mA. Com essas corremtes maiores para os verdes, amarelos e laranja que surgiram depois.

Na década de 90 quando veio os Leds azuis e também as outras cores derivadas dele, as coisas mudaram. Pois o processo que permitiu a construção desses Leds modernizou a construção das outras cores mais antigas.

E aí cai na situação relatada por @.if

11 horas atrás, .if disse:

Certa feita um led de alto ou altíssimo brilho acendeu aceitavelmente [pro seu propósito] com uns 10uA ou menos (...)

....um simples led com um resistor de 1M em série e deu muito certo

Já aconteceu comigo algo semelhante, retirei de um aparelho de DVD quebrado, dois leds azuis que iluminavam o Display LCD.

Montei um projeto e coloquei um deles lá, alimentando com 9V coloquei um resistor de 1k e pra minha surpresa, o led clareava quase que nem uma lâmpada.

Fui aumentando o valor do resistor e só ficou com um brilho que não incomodasse os olhos quando coloquei um de 68k.

Que se for fazer uma análise rápida pela Lei de ohm, considerando que o Led fica com 3V, sobra 6V para o resistor, portanto a corrente é de 88uA.

10 horas atrás, Blumer Celta disse:

Valeu amigo. Ótimas dicas. É que ainda não tenho boa noção destas grandezas "A", mA... etc.

Não sabia quão "pequenos" eram estes 25 mA.

Corrente é um tróço meio esquisito quando falamos de valores.

O que parece muito em algumas situações é pouco em outras situações e vice versa.

Esses mesmos 25mA por exemplo, pode ser muito para ser drenado de circuitos integrados de sinal, como os CMOS, TTL, AVR, PICs etc. Nesses casos a corrente fornecida varia entre 5, 10mA. A gente até liga algum led neles, mas tem que ter um cuidado.

Alguns CMOS e TTL são feitos pra ligar Leds direto, outros não.

Conclusão:

Cada led é um led. O melhor jeito de descobrir quanto ele consome é colocar um resistor em série e aplicar a Lei de Ohm medindo a tensão no resistor e fazendo a conta de divisão.

Lembrando que cada resistor trará um valor de corrente diferente, a corrente menor trás um brilho menor para o Led e também o faz durar mais tempo.

Para a maioria dos Leds sinalizadores, a corrente não deve passar de 30mA (não estou comentando sobre Leds para iluminação).

O resistor deve ser calculado de maneira a não ultrapassar esse valor.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
16 horas atrás, Blumer Celta disse:

as CPLDs, e estou com umas aqui que dizem que suportam 20mA por pino

4 horas atrás, Renato.88 disse:

circuitos integrados de sinal, como os CMOS, TTL, AVR, PICs etc. Nesses casos a corrente fornecida varia entre 5, 10mA.

Permita-me agora um comentário complementar semi não totalmente inútil sobre o supra-citado. Você lê o datasheet a mencionar 20mA no pino. Mas imagine que você tem um mc com 100 pinos de I/O . Se cada 1 suporta 20mA então ele deve suportar 2A de corrente total..?. Claro que não. Por isso no d.s. há a informação de corrente máxima total que o bicho suporta.

4 horas atrás, Renato.88 disse:

resistor deve ser calculado de maneira a não ultrapassar esse valor

☝️

Você pode até colocar 20mA em todos os 100 pinos mas em tempos diferentes tipo numa varredura/multiplexação.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Apenas para complicar : comprei alguns Leds miniatura de alto brilho de diâmetro de 1.8 mm , de varias cores, e fiz alguns testes.

O led Vermelho acendeu bem com um resistor de 8k4 nos 5v, ou seja, corrente aproximada de 0,4 mA !

Porém, para o led verde acender no mesmo brilho, tive de usar um resistor de 680 ohms , corrente aproximada de 5 mA , 12X maior do que a do led vermelho !

O led azul usei um resistor de 6k24.... isso para todos ficarem com o mesmo brilho aparente .....

A finalidade era apenas indicação sem muita luminosidade.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
19 horas atrás, Andreas Karl disse:

Hoje complicou com a diversidade enorme de LEDs no mercado. Na década de 70 e num pedaço da de 80  quase só tinha LEDs vermelhos e alguns verdes. E a especificação escrita em todo lugar era 1,8 volts 20 mA . Só descobri mais recentemente que a do verde é 2,1 V.  E que cada cor tem uma tensão diferente, sem consultar a internet acho que é 1,5V pra Leds infra vermelhos (que além de serem usados nos controles remotos estão dentro da maioria dos opto acopladores)  e  perto de 3V os azuis e ultravioletas. Repare que quanto menor o comprimento de onda (e portanto maior a frequência) da luz emitida maior a tensão. Lembrando que os LEDs brancos geralmente são LEDs azuis com uma camada de fósforo pra acender branco. A maioria dos 3 mm e 5 mm ainda é especificada pra 20 mA. É sempre saudável calcular o resistor em série para um pouco menos, pode ser a  diferença entre durar meses ou décadas.

Perfeita explanação.

10 horas atrás, Renato.88 disse:

Bom, como dizem.... Venho chovendo no molhado...

Esse assunto dos Leds hoje em dia é algo muito amplo, visto que é um componente eletrônico que está em alta, pois estão aparecendo em tudo que é coisa, portanto estão sendo criado Leds de vários tipos, cores, tamanhos e formatos.

A começar pelos Leds antigos, desses que o @Andreas Karl cita:

Esses 20mA eram uma média, pois tinha Leds de 10 até 25, 30mA. Com essas corremtes maiores para os verdes, amarelos e laranja que surgiram depois.

Na década de 90 quando veio os Leds azuis e também as outras cores derivadas dele, as coisas mudaram. Pois o processo que permitiu a construção desses Leds modernizou a construção das outras cores mais antigas.

E aí cai na situação relatada por @.if

Já aconteceu comigo algo semelhante, retirei de um aparelho de DVD quebrado, dois leds azuis que iluminavam o Display LCD.

Montei um projeto e coloquei um deles lá, alimentando com 9V coloquei um resistor de 1k e pra minha surpresa, o led clareava quase que nem uma lâmpada.

Fui aumentando o valor do resistor e só ficou com um brilho que não incomodasse os olhos quando coloquei um de 68k.

Que se for fazer uma análise rápida pela Lei de ohm, considerando que o Led fica com 3V, sobra 6V para o resistor, portanto a corrente é de 88uA.

Corrente é um tróço meio esquisito quando falamos de valores.

O que parece muito em algumas situações é pouco em outras situações e vice versa.

Esses mesmos 25mA por exemplo, pode ser muito para ser drenado de circuitos integrados de sinal, como os CMOS, TTL, AVR, PICs etc. Nesses casos a corrente fornecida varia entre 5, 10mA. A gente até liga algum led neles, mas tem que ter um cuidado.

Alguns CMOS e TTL são feitos pra ligar Leds direto, outros não.

Conclusão:

Cada led é um led. O melhor jeito de descobrir quanto ele consome é colocar um resistor em série e aplicar a Lei de Ohm medindo a tensão no resistor e fazendo a conta de divisão.

Lembrando que cada resistor trará um valor de corrente diferente, a corrente menor trás um brilho menor para o Led e também o faz durar mais tempo.

Para a maioria dos Leds sinalizadores, a corrente não deve passar de 30mA (não estou comentando sobre Leds para iluminação).

O resistor deve ser calculado de maneira a não ultrapassar esse valor.

Perfeito, vou começar a me atentar também aos DS destes outros componentes que citou.

6 horas atrás, .if disse:

Permita-me agora um comentário complementar semi não totalmente inútil sobre o supra-citado. Você lê o datasheet a mencionar 20mA no pino. Mas imagine que você tem um mc com 100 pinos de I/O . Se cada 1 suporta 20mA então ele deve suportar 2A de corrente total..?. Claro que não. Por isso no d.s. há a informação de corrente máxima total que o bicho suporta.

Perfeito. No tópico (primeiro post, citei 20mA, mas me equivoquei, na verdade eram 25mA), o que subiria ainda mais os A somados de todos os pinos.

Obrigado vou me atentar para o cálculo de todos juntos.

6 horas atrás, .if disse:

Você pode até colocar 20mA em todos os 100 pinos mas em tempos diferentes tipo numa varredura/multiplexação.

Perfeito, ótima dica.

2 horas atrás, aphawk disse:

Apenas para complicar : comprei alguns Leds miniatura de alto brilho de diâmetro de 1.8 mm , de varias cores, e fiz alguns testes.

O led Vermelho acendeu bem com um resistor de 8k4 nos 5v, ou seja, corrente aproximada de 0,4 mA !

Porém, para o led verde acender no mesmo brilho, tive de usar um resistor de 680 ohms , corrente aproximada de 5 mA , 12X maior do que a do led vermelho !

O led azul usei um resistor de 6k24.... isso para todos ficarem com o mesmo brilho aparente .....

A finalidade era apenas indicação sem muita luminosidade.

Valeu, obrigado pelas dicas.

Como cada LED é um, o jeito mesmo é fazer as medições e os cálculos. Valeu pessoal.

• Membro VIP
Postado
4 horas atrás, aphawk disse:

Apenas para

...re-re... registrar... Já perdi a conta do número de vezes em que mencionei que não se deve usar led verde.

4 horas atrás, aphawk disse:

Porém, para o led verde

De fato por cá temos leds verdes smd que acende = a um farol e até incomoda o colaborador nos testes. E aquele que mencionei lem cima era verde. Ambos projetos não são meus! 😁

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...