Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Estou com um microfone de eletreto e estou pensando em transmitir o som dele via bluetooth.

para isso eu preciso de algum amplificador? algum transmissor bluetooth?

Penso em usar ele no PC.

Postado

@Eder Neumann eu estava a pensar em ligar o microfone de eletreto na placa amplificadora e a saída dessa placa ser ligada no P2 do transmissor bluetooth.

Já o receptor recebe a voz do transmissor e joga pra saída P2 de microfone do PC.

Imagem 1 e 2 placa amplificadora;

Imagem 3 exemplo de  transmissor bluetooth;

Imagem 4 receptor bluetooth.

TPA3116D2.png

TPA3116D2 ESQUEMA ELETRON..png

EXEMPLO DE TRANSMISSOR.png

RECEPTOR BLUETOOTH.png

Postado

Um  aviso.  Vai funcionar, mas o bluetooth transmite audio ao vivo com um atraso. É a mesma sensação de você ligar para um celular na mesma sala com o viva voz ligado. É bem desagradável ouvir a sua voz atrasada, com eco. O Bluetooth comprime o áudio como acontece com uma mp3 e essa conversão demanda um tempo. Quando o audio faz parte de um vídeo ao transmitir pelo bluetooth o celular atrasa a imagem para ficar sincronizada com o som. Antigamente os microfones baratinhos usavam transmissores de FM. Mas como agora tem trocentas estações é difícil achar uma frequência que não tenha uma. E tem um certo chiado. Os microfones sem fio profissionais usam um sistema de compressão de dinâmica de audio na transmissão (não tem nada a ver com compressão digital de dados, é um sistema analógico) e descompressão no receptor, sem falar que nos dois lados se usa cristais de quartzo  para manter a frequência estável. 

• guilherme_dr alterou o título para Como transmitir o som de microfone via wireless?
Postado

@maycon2 Lamento, um circuito desse com compressão no transmissor e expansão (é o nome certo para descompressão) no receptor é extremamente complexo. Não é para nós "simples mortais". Veja nesse tópico as fotografias de um receptor. 

Se você colocar nas imagens do  Google "esquema de microfone sem fio" vai ver um monte de esquemas de transmissor de FM com microfone de eletreto. Se a distância do rádio FM receptor não for grande eles conseguem até "cobrir" uma estação de rádio normal porque estando mais perto do receptor o sinal vai ser bem mais forte que uma estação de rádio a quilômetros de distância. A qualidade varia de regular até muito boa dependendo da distância do receptor e potência do transmissor. 

Agora desculpe a sinceridade, antes da minha primeira resposta eu tinha lido as postagens no  tópico por alto. Mas agora lendo com mais calma vi que você pretendia ligar o microfone numa placa TPA3116 antes de jogar no transmissor bluetooth. JAMAIS faça isso. A entrada de um transmissor bluetooth é para o que a gente chama sinais de nivel de linha o que significa no maximo aproximadamente 1 volt. A placa TPA é um amplificador de potência feita para jogar praticamente a  tensão de alimentação de 12 a 26  volts num alto falante, seria a morte da entrada do transmissor. O certo seria um pré amplificador para microfone.

A saida de um receptor bluetooth tambem é nivel de linha e pode ser muito forte para a entrada de microfone do PC deixando o som distorcido. Nos meus notebooks velhos da Acer eu consigo ligar sinais de nivel de linha na entrada de microfone diminuindo ao máximo o ganho da entrada nas configurações de gravação, não sei se dá certo num PC atual. O mesmo vale para um receptor de FM, se a saida for para fone de ouvido pode (eu disse PODE) dar certo mas jamais ligue a saida para alto falante.  A entrada azul dos antigos desktops era pra nivel de linha, não sei como é hoje. 

Postado

@Andreas Karl Complexo esse descompressor... mas quando você falou sobre o pré amplificador me lembrei do que fiz e tentei pegar a saída do AMP e ligar na entrada do transmissor BT simplesmente não deu áudio na caixa de som que está recebendo sinal via BT do receptor.

Gostaria de saber o que há de errado pra não sair som. Estou ligando na caixa de som, deveria ser na entrada de MIC do PC?

FOTO 1 ESQUEMA DO PRÉ AMPLIFICADOR (AMP).

O RECEPTOR É O MESMO DA POSTAGEM 3#.

Pré amplificador de mic.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!