Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

Pessoal, gostaria de montar um testador de tensão de diodo zener. Tem vários tipos, pela Internet, mas um que achei bom é esse aqui embaixo, justamente porque não usa um stepup desses mais comuns, usa um 555. É que esses stepup geralmente só aumentam a tensão até... bem, diz que até 30V. Mas na prática, um MT3608 dificilmente passa dos 27V. E isso antes da carga...

Gostaria de tentar o circuito com 555 mas estou encontrando uns problemas:

- Os voltímetros que estou encontrando medem só até 100Vcc. No site em que encontrei esse circuito, a tensão resultante fica acima disso, uns 130Vcc.

- O mosfet nesse circuito, IRF640, apesar de ter a Vgs(th) recomendada entre 2V e 4V... será que a saída do 555 não fica meio "apertada" se alimentado com 5V? E se a alimentação fosse de uns 9V? Já facilitaria inclusive para, na montagem, usar uma bateria das quadradinhas... Mas se a alimentação aumentar, a tensão no final não vai ficar maior ainda?

Será que um outro indutor, desses que se encontra no comércio porém de menor H, permitiria usar a bateria de 9V e ainda assim manter a saída nos 100V, no máximo?

Outra ideia seria diminuir a frequência do 555, ou alterar a largura do seu ciclo.

Como se calcula a saída de uma tensão CA sobre um indutor?

---

Do jeito que está o 555, sua onda teórica é de 21,4KHz. Fica alto por 0,0395mS e baixo por 0,0069mS.

O circuito é esse aqui: (As "pontas" aberta, na esquerda do circuito, é onde vão os zeners em teste)

WTOFs8k.jpeg

Os voltímetros são desse tipo aqui:

sem-t-tulo-najzf9f8r5.png

O site onde encontrei esse circuito é esse aqui:

Postado
16 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Gostaria de tentar o circuito com 555

Se tratando dele, acho que o mais simples é fazer um inversor de tensão. 

Como esse:

images?q=tbn:ANd9GcQ9CVTaNZGKw6v6ukz324p

Esse é o mais simples, de meia onda e com transistor comum. Mas nada impede de fazer com onda completa (dois transistores) ou usar MOSFETs. 

Seguindo na ideia do Step Up, tem CIs dedicados pra isso. 

Outro dia por exemplo, peguei uma TV LED onde um CI step up SMD estava queimado. Como não tinha como eu trocar, tive a ideia de fazer um circuito por fora com o CI UC3845. 

Nesse esquema que usei como base de 19V  ele sobe a tensão pra até 250V:

images?q=tbn:ANd9GcRudG2qc5tb1ARzbFVwFku

Aí diminuí o indutor, coloquei um IRFZ44N e retirei aquele resistor de 470k ali no final do circuito. Pois na TV, só precisava de 28V. E a alimentação disponível era de 12V. 

34 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Os voltímetros que estou encontrando medem só até 100Vcc.

Está ótimo. 

O maior diodo zener que vi até hoje é de 47V e 50W, ele tem o mesmo porte de um 2N3055. 

Abaixo desses, tenho alguns aqui de 36V, são os 1N4753 de 1W. Eram de uma máquina antiga com fonte linear (coisa fora de uso hoje). Sucatas que eu desmanchei há mais de 20 anos. 

Hoje em dia, é até difícil ver diodo zener nas coisas e o que encontrar será abaixo de 30V.

Por isso não vejo motivo pra querer fazer o testador com uma tensão alta. Penso que 40V já é o suficiente. 

Meu testador fica embutido na fonte de bancada mesmo, o trafo é de 30V. Coloquei um resistor de 10k e uso o voltímetro que está na fonte (tem uma chave que muda entre a tensão de saída e a do borne pra diodo zener).

• Curtir 1
Postado

Eu não me lembro mais quando testei um zener com tensão maior que 18V.

Você não possui uma fonte regulada?

Sempre uso a fonte regulada, um resistor e o voltímetro.

O resistor fica entre 1k e 10k. 1k para tensões baixas do zener e 10k para tensões altas.

Começo com o de 10k e vou aumentando a tensão da fonte até que a tensão no zener pare ou aumente muito pouco.

Aí passo para o resistor de 1k e repito o teste. 

No seu circuito:

1 - A corrente no mosfet cresce linearmente do zero a cerca de 300mA, quando corta.

2 - Com Vgs de 5V, a corrente de dreno no mosfet (original) pode ir até 2,5A, ou seja, não vai atrapalhar quando forem solicitados apenas 300mA.

3 - Eu estou achando apenas 7us para desligar o mosfet um valor muito pouco, mas o circuito já deve ter sido testado e deve funcionar. Reduzindo o resistor de gate, de 4k7 para 1k, a comutação no mosfet seria mais rápida. Isso só seria importante para cortar o mosfet. Para ligar o mosfet isso não é importante, já que a corrente inicial parte do zero ampère.

MOR_AL

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Quanto maior a V de um zener, menor sua corrente máxima. Teoricamente pode existir zener de qualquer tensão mas na prática já tive em mãos um de 75V 0.5W

art1908_0024.jpg

https://www.newtoncbraga.com.br/telecomunicacoes/9496-códigos-de-componentes-art1908.html?start=12

Acionando novamente outra vez de novo meu modo minimalista, para este projeto para aumentar a V a baixas correntes, eu (eu) cogitaria um simplório multiplicador de tensão com o auxílio de um simples trafinho comum 12V ou o que estiver na reta

art0014_08.png

https://newtoncbraga.com.br/projetos/423-multiplicadores-de-tensão-art014.html

...já que o quesito trambolho não está em pauta

Ah sim... a corrente de teste é algo relativamente crítico. P.ex. se você aplicar corrente baixa d+ (seus 150k) pode obter falso resultado p.ex. num zener de 4V7 pode estabilizar V menor. Pra um teste 1/2 boca, de boa mas pra uso [semi] profissional a dica que dou ao navegante que quer testar p.ex. na linha de produção é ter um diodo de valor conhecido como referência: o valor que ele der é que os d+ tem que dar. Isso é pra não ter que ler o datasheet e fazer ajustes a cada teste.

• Curtir 1
Postado

O que eu gostaria de tentar é montar uma pequena e graciosa caixinha como essa aqui:

porém sem usar o stepup pronto. Uma pelo barato de montar um stepup por mim mesmo, e outra, para ter os 100V na saída.

O circuito do vídeo anterior faz isso mas usa 5V. É difícil uma bateria com essa tensão... Além disso aquele circuito gera 132V e eu não encontrei voltímetro para mais que 100V. O voltímetro trabalha alimentado com qualquer tensão entre 5V e 30V. Os 9V de uma bateria "quadradinha" estariam de bom tamanho.

Mas como modificar o circuito para que o máximo que ele produza seja os tais 100V?

Ou a gente muda o indutor ou muda a frequência/duty cycle do 555. Como o indutor é fixo, melhor um oscilador que dê para ajustar num trimpot.

Mas a frequência não ficaria muito baixa para limitar a saída desse indutor em 100V e a partir de 9V? Não tem uma frequência mínima para o circuito todo funcionar bem?

Como se calcula a tensão saída do indutor a partir de tensão da entrada e da frequência/duty cycle da onda quadrada?

Não precisa ser a fórmula exata mas um chute mais ou menos adequado à tensão de 9V e/ou frequência/duty cycle diferente de 21KHz... Mais ou menos quantos uH teria que ter esse novo indutor?

---

A montagem em PCB no primeiro vídeo ficou enorme. Acho que dá para fazer algo mínimo em aranha, soldando resistores e capacitores, até uns 1N4148 e um trimpot, se quiser deixá-lo ajustável, diretamente no 555, acho. O maior seria o capacitor de 2,2uF/400V... Mas quem sabe dá para ficar numa caixinha assim, em cima da bancada, sem ter que ligar na tomada?

Cheguei a pensar num tester recarregável, usar uma bateria de lítio. Mas a tensão dessas baterias é fica entre 3V e 4V, o que é insuficiente para alimentar o voltímetro... Para usar 2 em série, além de ter que ir atrás de uma BMS-2S e já fica

2 horas atrás, .if disse:

trambolho

---

Sobre resistores...

2 horas atrás, MOR_AL disse:

Reduzindo o resistor de gate, de 4k7 para 1k,

Desculpe a letra torta, @MOR_AL. No circuito original está 4R7, no garrancho ficou parecendo 4K7, mesmo. Será que 4R7 fica muito baixo?

2 horas atrás, .if disse:

se você aplicar corrente baixa d+ (seus 150k) pode obter falso resultado p.ex. num zener de 4V7 pode estabilizar V menor.

Que tal um mini potenciômetro de 10k em série com um resistor mínimo de 1k? Ou um pot de 50k, 100k... acho que os mais comuns são para até uns 100mW ~ 200mW... Colocaria esse pot, digamos, na lateral da caixinha, um desses aqui:

D_NQ_NP_628622-MLB29008291011_122018-O.w

Poderia até usar os dois lados em paralelo para melhorar a potência... tem desses aí para 100k, o que faz ficar com 50k. Se 50k for bom...

Que você acha?

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Boa mígo. Projeto bacana pra verificar leds de barras de led mesmo. Permita-me alguma observação. Um stepup ou down geralmente trabalha melhor com não muita diferença entre entrada e saída. No seu caso converter de 5 pra 150 ou seja 30x+ não me parece ser muito prático. Apesar do amigo ter conseguido 250, perceba que é pouco + de 10x

images?q=tbn:ANd9GcRudG2qc5tb1ARzbFVwFku

..o que, óbvio, não impede de construir pra ver..."if you build it they will come" 😁. Bem como este...

images?q=tbn:ANd9GcQ9CVTaNZGKw6v6ukz324p

Basta retificar/filtrar a saída. O trafinho pode ser de um carregador de celular que você aos montes aí. Preguiça de calcular a acima mas pra ele a freq deve ser maior geralmente > 20Khz. Como o 555 tem alguma potência podes tentar até conectar direto na saída dele com um capacitor ou resistor em série.

Ah sim, e pra otimizar a questão do quesito [não em pauta] consumo, sugiro cogitar um medidor com display lcd e .. acredite se quiser.. permita-me repetir que "agora há pouco" fiz um sistema com mc stm8xxx com lcd que funciona com a carga de um capacitor por segundos a fio...

• Curtir 1
Postado

Legal o circuito, vai funcionar bem enquanto houver um zener em boas condições ligado na saída. Mas se é um testador, se existem dúvidas sobre a saúde do zener, o que acontecerá se o zener estiver aberto ou se o circuito for ligado sem um zener na saída? A tensão irá subir de forma descontrolada.

A primeira consequência será seu voltímetro torrado (limite de 100V).

A segunda consequência será seu mosfet entrando em curto (limite de 200V).

A proposta é colocar um limitador de tensão. Na proposta abaixo o limite de tensão é a soma do zener1 e zener2. Quando esta for ultrapassada o transistor entra em ação e desliga o oscilador (555).

Desenhei apenas o acréscimo, o restante do circuito permanece igual exceto a ligação do pino 4 do 555.

sem titulo.png

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Como se calcula a tensão saída do indutor a partir de tensão da entrada e da frequência/duty cycle da onda quadrada?

Não é fácil, pois vai depender da carga acoplada ao indutor.

No seu caso.

A corrente vai partir do zero e ir até cerca de 0,3A, devido à tensão de 5V, o tempo do mosfet em ON e do valor do indutor.

Ao chegar no fim da condução do mosfet, o indutor terá uma energia de L * Ip^2 /2. Esta energia será transferida para a carga (capacitor, 330k e 150k + zener, em Toff do mosfet. 

Se a carga for pouca, acorrente de descarga no indutor pode não ir até zero. Lembra que eu mencionei, que achei Toff pequeno?

Nesse caso, quando o mosfet religar, vai partir da corrente que restou no indutor e vai subir além dos 0,3A. E isso é cumulativo. Poderá ocasionar uma sobrecorrente. O ponto positivo, é que a fonte de alimentação com pilhas, carga de celular XingLing, ou bateria de 9V, não vai conseguir enviar essa corrente solicitada pelo circuito. 

@Sérgio Lembo disse a mesma coisa e acrescentou um circuito válido. 

Esqueça aquelas pilhas de 9V (tijolinho). Para o seu circuito ela durará pouco. Use uma fonte XingLing para carga de celular. As que eu comprei fornecem cerca de 120mA contínuos e o seu circuito solicitará cerca de 150mA. Fica no talo, mas pode funcionar.

Tem que testar. 

MOR_AL

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Eu vou é aproveitar a carona... 1 do 6 aí projeta um circuito seguinte:

-converta de 15v pra 5v. Detalhe os 15V vem duma carga de um capacitor 1000uF, portanto:

-com corrente quiescente próxima de zero

-preferencialmente chaveado mas pode ser linear também ... ou pelo menos:

-calcula aí pra mim quanto tempo leva um cap de 1000uF carregado com 15V pra atingir 3V com 1mA

😁

• Curtir 1
  • Haha 1
Postado
3 horas atrás, .if disse:

calcula aí pra mim quanto tempo leva um cap de 1000uF carregado com 15V pra atingir 3V com 1mA

Essa é fácil, rs...

Para consumir 1mA sobre 15v a R tem que ser de 15K.

Capacitor: 1000uF

Carga inicial: 15v

Carga final: 3V

R "bleed": 15k

Tempo para "bater" nos 3V: 24,14156869s

E mais:

Potência inicial dissipada pelo resistor: 0,015W

Constante de tempo: 15s

Energia dissipada até zero volt: 0,1125J

Pergunte-me como, rs... (clique)

---

4 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

o que acontecerá se o zener estiver aberto ou se o circuito for ligado sem um zener na saída?

Pela demonstração no vídeo, o voltímetro continuará mostrando a tensão de saída no indutor.

Eu montei um teste aqui, @Sérgio Lembo, usando, para aumentar a tensão, um stepup desses que prometem até 30v, MT3608. E sem ligar nada entre o sensor e o gnd, o voltímetro mostra a tensão total depois do stepup. E se encostar uma ponta de prova na outra, o voltímetro mostrou 0v.

Como o pessoal disse aí em cima, dificilmente vou ter um zener maior que... sei lá, uns 20v. É mais para aprender os  elevadores de tensão, mesmo, um stepup "homemade", "diy"... E ter, em cima da bancada, uma caixinha bonitinha "mas ordinária", rs...

Agora, se for usar aqueles zeners em série... que tal 3 zeners para 30v/1w? Para ficar nos 90v mais ou menos... que você acha?

---

Agora, @MOR_AL, será que o problema do Toff do mosfet não dá para resolver botando um resistor de pull down no seu gate? Ou antes da R, bem na saída do 555?

Bem... isso se sua ideia não for zerar a tensão armazenada no indutor entre um pulso e outro... Se for, tem como fazer algo como o pull down no gate do mosfet? Ou será que esse acúmulo tem um limite natural, mesmo... Saturado o indutor será que ele não "estabiliza"?

Por fim, quanto ao consumo...

3 horas atrás, MOR_AL disse:

Esqueça aquelas pilhas de 9V (tijolinho). Para o seu circuito ela durará pouco.

Que poxa... 😞

Queria um tester que não precisasse ligar na tomada...

Que você acha de usar uma bateria de lítio, das 18650, então?

Aí haveriam duas conversões:

Uma, de algo entre 2,7v e 4,2v para 5v, para alimentar o voltímetro e

Outra, desses mesmos 2,7v a 4,2v para 100v, para testar o zener...

Será que com essas baterias ficaria bom?

(Mas ainda assim permanece a dúvida: que frequência botar no 555 para limitar a tensão nos 100v com um indutor de 680uH (681, que tem até na padaria)... Ou será que dá para manter aqueles 20KHz no 555 e aí botar um indutor... maior? menor?

• Obrigado 1
Postado
43 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Mas ainda assim permanece a dúvida: que frequência botar no 555 para limitar a tensão nos 100v com um indutor de 680uH (681, que tem até na padaria)... Ou será que dá para manter aqueles 20KHz no 555 e aí botar um indutor... maior? menor?

Quem mexe na tensão nesses tipos de circuito, é o Duty Cycle. Igual nos controladores de PWM. 

A frequência, serve para trazer o melhor rendimento ao circuito. 

Cada tipo de indutor tem sua frequência de ressonância, a forma como o circuito é montado também influencia nisso, por isso muitas variáveis para saber a melhor frequência. 

• Curtir 1
Postado
50 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Agora, @MOR_AL, será que o problema do Toff do mosfet não dá para resolver botando um resistor de pull down no seu gate? Ou antes da R, bem na saída do 555?

E só aumentar um pouco o R de 10k. Mas, como já informei, o tempo de descarga da energia no indutor vai depender da carga.

MOR_AL

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, rmlazzari58 disse:

100v, para testar o zener...

Me lembrei agora do circuito que vinha nas máquinas de fotografar antigas. 

Tinha um oscilador Hartley que é bem simples. Usa um transistor só, um transformador e uns resistores e capacitores. 

Do outro lado do trafo, um diodo e um "capacitorzão". Com a lâmpada de Xenonio, a carga dele ia embora na hora, mas pra testar o zener deve durar um pouco mais. 

E aí.... 

6 horas atrás, rmlazzari58 disse:

um tester que não precisasse ligar na tomada...

Fica resolvido, pois funcionava só com duas pilhas. 

O trafo era bem pequeno, parecido com os que tem nas fontes chaveadas de parede que tem hoje em dia. Só Não sei se serve. 

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado
8 horas atrás, Renato.88 disse:

Me lembrei agora do circuito

.. que de fato foi 1 dos meus 1ºs experimentos da infância. Usava trafinho de radinho

cir1226s_0001.png

https://www.incb.com.mx/banco-de-circuitos/4346-oscilador-hartley-de-audio-cir1226s

Foi o que eu disse lem cima

8 horas atrás, Renato.88 disse:

que tem nas fontes chaveadas de parede que tem hoje em dia. Só Não sei se serve. 

Usa ter 3 enrolamentos. O transistor pode ficar algo como

-o secundário no coletor

-o auxiliar +1 resistor 1k pra base

-o primario como saída.

-capacitor chute 1nF...100nF

Quase sinto vontade fazer um trem desse com trafinho de carregador. ... de fato já fiz com um um pouco maior.. sério.. to olhando pra ele agora.

• Curtir 1
Postado
9 horas atrás, Renato.88 disse:

um oscilador Hartley que é bem simples. Usa um transistor só, um transformador e uns resistores e capacitores. 

Do outro lado do trafo, um diodo e um "capacitorzão".

Muito bom! Bem mais simples e menor que o 555! Menos componentes para caber na caixinha...

E me lembrei agora de um outro tipo de

1 hora atrás, .if disse:

trafinho

que já vi e que, na aparência é um pouco mais parrudo: aqueles que tem dentro de lâmpadas de led, sabe daquelas 110/220v com um bulbo que imita as antigas lâmpadas de filamento?

Aliás nesses dois dispositivos - carregador de parede e lâmpada de led - já tem

9 horas atrás, Renato.88 disse:

um diodo e um "capacitorzão"

Talvez num deles já tenha tudo que precisa! Muito bom! 🙂

Uma pergunta: para testar a saída dos trafos, será que dá para usar um gerador de onda quadrada que tem nesses osciloscópios chineses baratinhos como o DSO153 sem torrá-lo? O manual diz que esse osciloscópio gera ondas de 0 a 10KHz, ciclo de trabalho entre 0% e 100% e com amplitude de 0,1v a 3,3v.

Qual seria uma frequência, duty cycle e amplitude boas para esse teste sem queimar o xing-ling?

Postado
3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

que já vi e que, na aparência é um pouco mais parrudo: aqueles que tem dentro de lâmpadas de led, sabe daquelas 110/220v com um bulbo que imita as antigas lâmpadas de filamento?

O que tem nas lâmpadas, em qualquer tipo que seja é só um indutor com uma bobina só.

Já os trafos de fonte chaveada, se tiverem enrolamentos separados tem polaridade pra ligar ali no positivo e no potenciômetro. 

• Curtir 1
Postado

O "trafinho" que tenho aqui é o seguinte:

ykJYW6D.jpeg

Como são dois enrolamentos do lado esquerdo, fiz 3 medições:

1 - enrolamento de cima, entre A e B

2 - enrolamento de baixo, entre D e E

3 - juntada entre B e D dando C. Aí a medição ficou entre A e E

Na fonte de parede, os enrolamentos de entrada são os da esquerda e o da direita é o de saída. Mas acho que para o elevador de tensão inverte? Vai entrar 5v no lado do fio mais grosso e sair, sei lá... uns 90v do lado que tem fio mais fino, é isso?

Agora acho que me confundi... como monta aquele oscilador de Hartley sem tap central?

Postado
2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Agora acho que me confundi... como monta aquele oscilador de Hartley sem tap central?

Não monta. 

Com o seu transformador, tem que fazer um. 

Aproveitando o desenho que você fez.... 

Tem que juntar D com G ou E com G, só funciona de um jeito. 

O F no coletor do transistor. 

A e B a saída. 

• Curtir 1
Postado

@rmlazzari58 , ao ler o comentário do @MOR_AL me dei ao trabalho de olhar com mais atenção seu circuito. A ideia inicial é boa mas apresenta diversos erros. A tensão de referência do zener, o VR, é a tensão nominal de trabalho. O zener ideal, quando submetido a uma tensão < VR deveria apresentar corrente zero. No real, na faixa que vai de VR até uns 50% de VR o zener apresenta razoável fuga, essa tensão é chamada de VRRM. Com um resistor de 150k entre a fonte e o zener em teste o risco de ler 9V em um zener de 12V não é pequeno, quanto mais baixo o VR maior a corrente mínima para uma boa regulação e isto invalida seu testador.

Uma outra questão são os zeners de baixo valor, 3V3 por exemplo. O indutor vai ficar em condução contínua, uma competição onde quem pode mais chora menos. Quem aguentará mais? A fonte ou o zener? Limitar a corrente de saída em 5mA será interessante. 

A questão do duty cycle levantada pelo Morris não deve ser desprezada. A maioria dos diodos a serem testados são de baixo valor. Considerando a queda sobre o diodo UF4007 para um zener de 12V o Ton máximo deveria ser de 60% e no seu circuito passa dos 80%. Dificilmente irás testar zeners maiores de 12V, tenho certeza que a maioria a serem testados terão valores inferiores a 12V, então vamos limitar o duty a pouco mais de 50%. Nos resistores que temporizam coloque o superior com 4k7 e o inferior com 47k.

Li uma preocupação sua sobre como limitar a tensão no indutor. No capacitor temos a tendência de uma tensão constante e a corrente sobre este é consequência das condições impostas. No indutor temos a tendência de uma corrente constante e a tensão é consequência das condições impostas. Já levei choque ao testar a continuidade de transformador de tensão. Ao desligar a ponta de prova antes de tirar o dedo, a microcorrente imposta pelo multiteste na bobina gerou uma alta tensão em mim.

Sobre o consumo e o desejo de ter um testador portátil. Monte o circuito e coloque um interruptor de pressão entre a pilha e o circuito. Isso evitará que o circuito beberrão fique ligado a toa e a bateria durará mais. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Permiti-me um relato extremamente prático e extremamente cronologicamente coincidente... agorinha há pouco, me autodesafiei a alimentar um sisteminha com mc com uma carga de um capacitor de 10 a 15V. Até mesmo pedi-vos ideias para um regulador com baixíssima corrente quiescente, lembrai-vos disso? Como o interesse foi apenas meu, deduzi que o mais eficiente (com as peças que tenho) era mesmo o famigerado zener na base dum transistor...

maxresdefault.jpg

Pois bem.. pra minimizar a Iq, R teria que ser o maior possível. Coloquei 100K e zener 5V1: o resultado foi ~3V mantido na saída com Vin de 16 a 7V : bem suficiente pra alimentar o mc pelo tempo do desafio com um C 1000uF. E nem precisei acionar o modo asm("sleep")... mas está na pauta do desafio.

Enfim, de fato o zener tem algo como um resistor interno que deve ser considerado em aplicações práticas digamos.. atípicas 🤪

2 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

faixa que vai de VR até uns 50% de VR o zener apresenta razoável fuga, essa tensão é chamada de VRRM. Com um resistor de 150k entre a fonte e o zener em teste o risco de ler 9V em um zener de 12V

• Curtir 1
Postado

Começo a achar que não tem como fazer um testador de zener "pretaportê" e confiável de modo simples, como mostrado nesses vídeos de Youtube... O que está valendo ouro é a participação dos "mestres". Mas para os zener em algum projeto de iniciante (como eu), talvez seja melhor pensar em algo como os 78xx, LM317 ou até TL431...

• Curtir 1
Postado

@.if

Se deseja um regulador discreto de baixíssimo quiescente te ofereço o circuito abaixo. No seu regulador o excesso de corrente do resistor de base, Rb, é desviado ao zener e dessa forma se tem a regulação. Para baixar mais ainda a corrente desviada de Rb adiciona-se um transistor ao circuito. A tensão de saída é a tensão sobre o zener, a corrente quiescente (zener) é baixíssima e te possibilita o uso de um Rb de valor mais baixo, o que te dará boa regulação tanto no consumo máximo como no mínimo. O detalhe da escolha do Rb é o seguinte: a corrente desviada dele vai para a carga através do transistor pnp, então na condição de consumo mínimo e tensão máxima da fonte a corrente sobre Rb deverá ser um pouco inferior ao consumo mínimo. Sobre Rb teremos no máximo a diferença entre Vin e a saída acrescida de 0,7V. 

sem titulo.png

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Fá-lo-ei querido amigo Serjão. No circuito tradicional, de fato com 4V a saída cai pra 2.5 ou seja , não é nada LDO mas ainda bem suficiente pro mc. Houvera eu até cogitado colocar um simples R em paralelo com C & E .. algo como você vez com mais maestria.

Pra retribuir com uma ideota pro amigo @rmlazzari58 : caso tenha ou venha a ter alguma familiaridade com mc e ainda com foco no baixo consumo: aperte um botão, aplique corrente do datasheet do zener apenas no momento da medição e mostre por pouco tempo num display. Acredite: é exatamente esta a composição de meu projeto

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...