Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal!!! 

Espero encontrá-los bem!!!

Adquiri um rx 6600 da ASRock no site da terabyte a quase 1 mês e notei que em jogos que necessitam de uma força maior da placa começa um zumbido na mesma bem chatinho... solicitei a troca da placa e mandaram uma outra, mas adivinhem... mesma coisa fico com medo

Isso pode afetar o desempenho da placa?? porque no momento eu só poderia trocar por uma rtx3050 que é bem inferior em desempenho 

o com 

Fi

Postado

Pior que isso é um problema crônico da ASRock, eu pensei que já tinham corrigido, mas parece que não...

Nunca vi reclamarem dos modelos da XFX e nem da ASUS, ou Gigabyte. Mas dessa ASRock, eu já ouvi falar bastante.

Peça uma novamente. Mas se não me engano, não é nada grave, entretanto, incomoda,

Postado

Fala meu amigo. 

Então essa é a segunda placa... Meu amigo pegou uma Eagle com 3 fans e está na mesma e um aluno meu do curso tem uma 4070 que está a mesma coisa... Espero que isso não afete o desempenho ao longo prazo, pois pretendo ficar com a placa uns 2 anos no mínimo 

• Curtir 1
  • KairanD alterou o título para Placa de vídeo Radeon RX 6600 ASRock com coil whine: risco de danos?
  • Coordenador
Postado

Qual é o modelo da sua fonte de alimentação? Ela pode influenciar nisso.

Coil whine incomoda, mas não é problemático. Mesmo a minha placa de vídeo faz um pouco com uma fonte topo de linha (RM 750x) em determinados jogos.

Postado

Olá, tudo bem ?

Minha fonte é uma msi bn 650w

Testei também com uma corsair 500w e o barulho é o mesmo

Fico pensando se devolvo a placa e compro a RTX 3050 6gb e perco 50% de rendimento ou se continuo ..  eu uso o pc só de fone então o barulho não incomoda.   Penso é no pós se terei dor de cabeça 

• Coordenador
Postado

Experimente primeiro comprar um filtro de linha Clamper para ver se reduz o barulho. Por sinal, por enquanto você está ligando o PC direto na tomada, correto?

Se sua preocupação é a placa ter algum defeito e parar de funcionar por conta disso, não irá ocorrer. Coil whine só incomoda mesmo. Inclusive algumas garantias nem aceitam a troca por conta disso, já que pode nem ser considerado defeito.

Postado

Então já possuo clamper e mesmo assim aj testei com outra fonte... conectado na parede e afins... nada muda e o barulho só ocorre quando necessito utilizar mais da placa um exemplo jogando rd2 com tudo no ultra....se for algo que não vai atrapalhar acho que vou ficar com a gpu então

• Coordenador
Postado

É, então é da placa mesmo. Você pode tentar a sorte na garantia ou ficar com ela.

Das placas mais "modernas", já tive GTX 760 2GB, RX 570 4GB, GTX 1070Ti e agora RX 7600 XT. Todas tinham coil whine, a diferença era o volume em que ele aparecia (o que também varia conforme a atividade). A GTX 1070 Ti era da EVGA e tinha um coil whine bem mais estridente que o das outras.

• Curtir 1
Postado

@KairanD  todas as suas placas apresentaram coil whine ?? Eu estou pensando em pedir reembolso, mas até resolver tudo ficarei sem placa pelo menos uns 2 meses. Eu tinha uma GTX 1650 que apresentava o coil whine apenas em overclock ... fora isso normal 

• Coordenador
Postado

É comum que placa de vídeo apresente coil whine. No caso da GTX 760 e da RX 570, eu só conseguia ouvir se chegasse o ouvido bem pertinho, e isso rodando jogos específicos (ou seja, muita gente diria que nem havia coil whine ali, e, para efeitos de uso real, não havia mesmo, pois ninguém joga com o ouvido colado na placa de vídeo). Com a GTX 1070 Ti eu conseguia ouvir usando o PC normalmente em jogos, assim como a RX 7600 XT, mas a GTX 1070 Ti era claramente mais barulhenta.

Acaba sendo questão de "sorte", às vezes você pega uma unidade mais barulhenta. Mas, se você já acionou a garantia, pegou outra igual (tem certeza que não te enviaram a mesma?) e veio na mesma situação, pode ser algo crônico desse modelo mesmo, como o colega acima disse. Aí é mais negócio pegar a grana de volta, se isso estiver incomodando. Até porque a construção dessas placas da ASRock não é das mais elogiadas. Quanto você pagou nela?

Depois que troquei a MSI MAG A650BN que eu tinha pela Corsair RM750x, tive a impressão que o coil whine da RX 7600 XT reduziu. Talvez tenha a ver com o ripple da fonte, que na Corsair é quase nulo. Mas o coil whine já era pequeno, de qualquer forma. Eu raramente lembro que ele existe.

Acho que o @Mikhail Kosevich Volkov vai conseguir abordar isso mais a fundo. Eu não entendo muito bem. A RX 6700 XT Red Devil dele também tem coil whine. O @Ferox Graxaim entende de eletrônica e poderá ajudar também.

• Moderador
Postado

@tgrodtech, bom dia!

Feliz Natal e bem-vindo ao Clube do Hardware!
Coil whine é uma característica completamente normal causado por imperfeições nos componentes, principalmente indutores. É típico, e esperado. Se quiser fugir completamente de coil whine, compra um gabinete com isolamento acústico como os Cooler Master Silencio S600 ou o Montech Air 1000 Silent e os deixe no chão, porém terão fluxo de ar horrível. Há placas com menor coil whine, e uso de uma fonte com ripple menor o reduz. ASUS e MSI costumam ter circuito de energia melhor projetado, assim como a Powercolor que usa mais fases, mas como o @KairanD disse acima, minha Powercolor Red Devil RX 6700 XT também possui coil whine considerável, que é ouvido mesmo através de meu gabinete fechado(Gigabyte Triton 180) que fica no chão. Há quem diga que fazer undevolt ajuda, e eu não duvido, pois faz a placa trabalhar com menor potência passando pelas suas fases. Mas qualquer placa pode vir com esse "defeito", e é extremamente raro que tenha uma que nunca o apresente.

18 horas atrás, KairanD disse:

Experimente primeiro comprar um filtro de linha Clamper para ver se reduz o barulho. Por sinal, por enquanto você está ligando o PC direto na tomada, correto?

Filtro de linha não vai reduzir o barulho.
E provavelmente nem um condicionador de energia.
Se as oscilações de tensão na casa dele fossem suficientes para gerar barulho mesmo através da filtragem da fonte, era pra ter coisa queimando direto na casa dele.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Amigo, ao meu ver é muito simples isso aí. Está te incomodando? Está te preocupando? Está no prazo de garantia/devolução? Sim em tudo? Peça a troca ou devolução por arrependimento, do contrário deixa quieto. Coil é relativamente 'normal' em alguns modelos, não significa defeito a longo prazo, eu mesmo tive uma 980 que notei coil whine desde o primeiro dia, mas nunca me incomodou de fato, e ficou comigo MUITOS anos (6 anos), não piorou o barulho e os fans funcionavam normalmente por anos.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@tgrodtech Bom dia, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!

Se estiver incomodando o jeito é trocar a placa mesmo, pegar o dinheiro de volta e comprar outra. Não vejo outra forma de resolver o problema.
Se ao menos fosse coil whine na fonte devido a harmônicos na rede elétrica, daria de resolver com filtro de linha ou condicionador de energia. Mas como não é o caso, é problema da placa de vídeo mesmo.

O desempenho e durabilidade não serão afetados, mas se estiver incomodando é bom trocar, afinal pela má fama dessas placas ASRock talvez seja melhor investir em uma marca de placa de vídeo melhor.

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

Estou com o mesmo problema, a minha chegou dia 26 de dezembro, mesma marca da ASRock rx 6600, porém a minha ainda desliga pelo menos 2 vezes quando eu ligo o pc e ja entro no jogo, ai depois ela meio que pega no tranco e não desliga mais tlg, comprei na terabyte, se eu acionar a garantia eu consigo pedir reembolso ?

Postado

@Victor bertolucci

Para pedir reembolso pelo o que eu lembre você precisa acionar a garantia, esperar que o produto seja coletado(Não tenho certeza se o prazo da garantia conta a partir do momento que você aciona ou a partir do momento que o produto é coleta e entregue para o fornecedor) e se você ficar 30 sem o produto em mãos, você pode pedir ou um produto semelhante, produto novo ou o seu dinheiro de volta.

Mas posso estar enganado*.

Inclusive, eu não gosto desse modelo da ASRock por conta disso, MUITAS reclamações desse mesmo problema desde o ano passado. Acabo comentando indicando por conta do preço mais baixo e aparentemente ser uma espécie de loteria mesmo. O bom é que o suporte da ASRock geralmente é direto com a loja, então sua placa não vai para a manutenção o que é vantagem.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...