Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho uma Ryzen 7 3700x 8-core, e a placa de Vídeo é uma RTX 2060 Super
Estou querendo dar um up na placa de Vídeo talvez uma 4060 e gostaria de saber se esse processador ta bom pra ela.

• Curtir 1
Postado

Ficaria com um pequeno gargalo, porque a 4060 é muito forte pra esse processador, mais ainda dá pra fazer o upgrade pra ela e futuramente comprar outro processador, não vai ficar com tanto gargalo não, talvez fique um gargalo pior se tu for jogar em 2K ou 4K, mas o upgrade é totalmente possível mais recomendo trocar o processador o quanto antes se optar por comprar a 4060

• Curtir 1
  • Confuso 3
Postado

@Alex003 de uma 2060 super para uma 4060 n vai ter aqueles saltos de desempenho, recomendaria mais uma placa com no minimo 12gb, tipo a 6750xt, 7700xt, 7800xt, 5060 ti, etc(a 6750xt aparece por 2300 em promo)

• Curtir 1
  • Confuso 3
Postado
27 minutos atrás, Diogo_Lucas disse:

talvez fique um gargalo pior se tu for jogar em 2K ou 4K,

Na verdade é o contrário.

Quanto maior a resolução / qualidade gráfica do jogo, menor é o peso em cima da CPU, então nesses casos a placa de Vídeo que é fator limitante de desempenho.

22 minutos atrás, franciscaum disse:

Gargalo não é algo que se pode medir dessa forma, pois depende de vários fatores para ocorrer. (resolução, preset gráfico, tipo de jogo...)

Não da pra levar em consideração os resultados desse site pois ele apenas mostra um resultado arbitrário sem considerar os fatores possíveis para ocorrer o gargalo.

@Alex003  Como você ja tem o processador, compre a 4060 ver como vai ficar combinado com o seu CPU.

Se o desempenho que você tiver te satisfazer pode continuar utilizando ele normalmente. Se você sentir que o desempenho não ta bom e o CPU for o fator limitante ai você troca.

• Curtir 6
  • Membro VIP
Postado
40 minutos atrás, Alex003 disse:

Estou querendo dar um up na placa de Vídeo talvez uma 4060 e gostaria de saber se esse processador ta bom pra ela.

Tarde

Pode ir sim na 4060 que vai dar bom.

• Curtir 3
Postado
38 minutos atrás, franciscaum disse:

bos 😄

ZERO GARGALO em 2k,

vai na fé !

https://pc-builds.com/bottleneck-calculator/result/0Ud1ge/1/general-tasks/2560x1440/Link

image.thumb.png.720de2f81e9dfcca0932e46be249f4da.png

espero ter ajudado,

abraço

Apenas quero reforçar que esse tipo de site que "calcula gargalo" é totalmente sem sentido. Como o colega bem citou acima, o gargalo vem com diversos fatores que se pode observar no vídeo que o outro colega citou.👇

10 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Tarde

Pode ir sim na 4060 que vai dar bom.

Em alguns jogos, nem o CPU e nem a GPU são usados em 100%, em outros a GPU é usada a 100% enquanto o CPU nem a 50% chega, mas nota-se que, na maioria dos jogos testados, a GPU é o componente mais usado, logo o Ryzen 7 3700X pode lidar com placas mais potentes que a RTX 4060 tranquilamente, no geral.

4 minutos atrás, Alex003 disse:

E qual 4060 seria recomendado?

A que aparecer mais barata, idealmente abaixo dos R$2.000.

• Curtir 3
Postado

E se optar por pegar um Ryzen 7 9800X3D e ficar com a 2060S, o desempenho ficaria bem melhor?

Postado
2 minutos atrás, Alex003 disse:

E se optar por pegar um Ryzen 7 9800X3D e ficar com a 2060S, o desempenho ficaria bem melhor?

Primeiro você tem que saber o que ta limitando mais o desempenho que você ta tendo nos jogos.

Porque se for a placa de Vídeo, trocar de processador não vai melhorar em nada o desempenho (e vice-versa).

(o Ryzen 7 9800x3D é AM5 enquento seu CPU é AM4, pra fazer esse upgrade você também teria que trocar placa-mãe e Memórias ram)

• Curtir 2
  • guilherme_dr alterou o título para GeForce RTX 4060 é uma boa opção para Ryzen 7 3700X?
Postado
6 horas atrás, Diogo_Lucas disse:

Ficaria com um pequeno gargalo, porque a 4060 é muito forte pra esse processador, mais ainda dá pra fazer o upgrade pra ela e futuramente comprar outro processador, não vai ficar com tanto gargalo não, talvez fique um gargalo pior se tu for jogar em 2K ou 4K, mas o upgrade é totalmente possível mais recomendo trocar o processador o quanto antes se optar por comprar a 4060

Quanto maior a resolução, menor a interferência do processador no resultado. Cuidado com orientações de troca de hardware sem um sólido fundamento, depois quem fica com o prejuízo é o usuário. 

6 horas atrás, Alex003 disse:

Eu cogitaria também a Rx 7600. Entrega a mesma performance e você consegue economizar uns 400 reais.

OBS: Qual a marca e modelo da sua fonte? Não vi essa informação no tópico, e é de grande relevância nessa troca.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

@Alex003

Uma placa de vídeo modelo X ela pode funcionar muito bem com um processador Y de 2018 como um processador Z de 2024.

Se para usar determinada placa de vídeo fosse necessário usar determinado processador, então a cada nova atualização de processador ou soquete deferia fazer soquete de placa de vídeo diferente que só da certo com aquele processador.

Se você rodar determinado jogo com processador Y a 120FPS  e a 160FPS com processador Z você nem vai perceber a diferença, e é claro com o MSI afterburner fechado que alias rouba um pouco de desempenho dentro dos jogos com qualquer outro programa em segundo plano.

Quer fazer o teste na pratica que o MSI afterburner rouba desempenho, rode um benchmarks pesado como por exemplo o 3D mark com o MSI afterburner aberto e fechado para você ver a diferença.

Não estou querendo dizer que gargalo entre processador e placa de vídeo não existe, sim pode existir, mais tem mais itens no PC que pode derrubar a jogabilidade de um jogo como por exemplo, pouca memória RAM, temperatura, driver de vídeo mal otimizado, placa-mãe com VRM sem vergonha que não consegue segurar o processador direito, como é o caso do tópico abaixo.

Vou te dar um exemplo que essa preocupação de gargalo de processador e placa de vídeo,  precisa ser ignorado de vez em quando.

Olhe o PC da assinatura, fiz um upgrade mais pesado nele a mais ou menos um ano e meio, e para mim está perfeito, antes desse upgrade usei por uns 3 anos uma RTX 3060 12Gb juntamente com um xeon X3450 2.66Ghz (rodando em overclock a 3.8Ghz) que é da mesma família dos primeiro core i da intel, ou seja um processador de 14 anos atrás.

E por incrível que pareça com esse processador consegui rodar muito jogos como cyberpunk 2077, forza horizon 4 e 5 com uma jogabilidade ótima sem travamento e conseguindo empurrar a 3060 a 100% de uso com resolução full HD.

Cara eu só fiz um upgrade mais pesado só porque aquela plataforma estava no limite.

Pra você ter ideia, antes de fazer upgrade fiz um teste no 3D Mark e repare que o resultado da GPU foi praticamente o mesmo.

image.png

Eu sou do tipo de cara que algumas coisa eu pago para ver, então compre a RTX 4060 ou a RX 7600 e seja feliz.

image.thumb.png.0df6997965042d8538b9e7e51ea21c93.png

image.png

• Curtir 4

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!