Ir ao conteúdo

Criar servidor de TeamSpeak em computador local, com IP privado

Ir à solução Resolvido por Ferox Graxaim,

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Bom dia!
Eu criei um servidor de TeamSpeak, mas tem um problema: pelo fato de eu ter IP privado, para que outras pessoas consigam entrar no meu servidor eu preciso que instalem programa de rede VPN similar ao Hamachi ou Radimin. Mas eu gostaria que isso não fosse necessário, que as pessoas consigam conectar através de algum tipo de DDNS dinâmico sem precisar instalar nenhum programa. Afinal uso Linux, e Radimin VPN não existe pra Linux, e Hamachi pra Windows tá horrível de instalar e utilizar atualmente. E qualquer alternativa retro-compatível entre WIndows e Linux precisa criar conta.
Existe uma maneira de fazer DDNS compatível com portas TCP e UDP, dentro de um sistema com IP privado? Eu gostaria de solicitar IP público pra minha provedora, mas isso aumenta 30 reais na fatura de internet.

Desde já agradeço!

@Rio McCloud Eu sei que tu entende de TeamSpeak, então estou te marcando.

• Moderador
Postado

@Ferox Graxaim Não. Para que as pessoas consigam acessar o seu endereço IP privado, elas precisam estar na mesma rede que você. Se estão em redes diferentes, isso obrigatoriamente implica que os acessos externos precisam chegar até você por um IP público roteável na internet.

O DDNS é simplesmente uma forma de automatizar a atribuição de um nome de domínio (tipo ferox.com.br) a um endereço IP dinâmico. Isso é, se o seu endereço IP publico altera constantemente, você teria que toda hora reconfigurar o nome de domínio manualmente, coisa que é automatizada com o DDNS.

O único jeito de seus amigos estarem "dentro" da sua rede privada é usando uma VPN. Do contrário, obrigatoriamente terá que abrir a porta do TeamSpeak no seu roteador de internet, redirecionar o trafego para o seu computador e passar o seu endereço IP publico para as pessoas acessarem (ou o nome de domínio atribuído ao endereço IP publico). Lembrando que se o seu provedor está te entregando internet com CGNAT, então nem isso adiantará.

6 minutos atrás, Ferox Graxaim disse:

Existe uma maneira de fazer DDNS compatível com portas TCP e UDP, dentro de um sistema com IP privado? Eu gostaria de solicitar IP público pra minha provedora, mas isso aumenta 30 reais na fatura de internet.

Como assim? Para que os aparelhos da sua casa acessem a internet, você obrigatoriamente precisa de um IP publico (ou seja, você já tem)...

• Membro VIP
Postado
7 minutos atrás, GabrielLV disse:

Como assim? Para que os aparelhos da sua casa acessem a internet, você obrigatoriamente precisa de um IP publico (ou seja, você já tem)...

Me refiro a não ter mais CGNAT, e sim tornar o IP privado público e não ter mais essa separação para ocultar o IP real. 

• Moderador
Postado
Em 21/02/2026 às 10:15, Ferox Graxaim disse:

@Ferox Graxaim Pode ser que sua provedora de internet está confundindo "IP público" com "IP fixo". Eu não estou atrás do CGNAT, mas meu IP muda toda vez que o roteador é reiniciado. Normalmente os provedores cobram pra oferecer IPs fixos, mas eles oferecem IPs públicos. Daí sim, você precisa de um DDNS pra poder ter um "endereço permanente", visto que o seu vai mudar regularmente.

Na época, quando me perguntaram o motivo, disse que era pra jogar um jogo com amigos. Normalmente eles te tiram do CGNAT se você precisa acessar câmeras de segurança da sua casa, por exemplo.

• Membro VIP
  • Solução
Postado
35 minutos atrás, Rio McCloud disse:

Pode ser que sua provedora de internet está confundindo "IP público" com "IP fixo". Eu não estou atrás do CGNAT, mas meu IP muda toda vez que o roteador é reiniciado. Normalmente os provedores cobram pra oferecer IPs fixos, mas eles oferecem IPs públicos. Daí sim, você precisa de um DDNS pra poder ter um "endereço permanente", visto que o seu vai mudar regularmente.

Na época, quando me perguntaram o motivo, disse que era pra jogar um jogo com amigos. Normalmente eles te tiram do CGNAT se você precisa acessar câmeras de segurança da sua casa, por exemplo.

Obrigado pela resposta!
Quando entrei em contato nem questionaram do motivo de eu querer IP público sem CGNAT, só falaram que tem que ir pessoalmente lá pra assinar novo contrato e diseram que tem 30 reais de acréscimo na fatura.
Minha solução vai ser reduzir a internet pra 600Mb (atualmente tenho 1Gb) e sair do CGNAT. Assim não muda nada no valor da fatura que já pago. 

Eu só tenho 1Gb de internet porque os contratos foram mudando e eu só mantive a fatura e aumentei internet, mas na prática raramente consigo tirar o proveito máximo de 1Gb, só com acelerador de downloads e mesmo assim nem todo servidor chega a essa velocidade. E como só eu que uso internet aqui em casa... 600Mb está ótimo.

• Curtir 2
Postado
Em 21/02/2026 às 10:20, GabrielLV disse:

Isso é, se o seu endereço IP publico altera constantemente, você teria que toda hora reconfigurar o nome de domínio manualmente, coisa que é automatizada com o DDNS.

O único jeito de seus amigos estarem "dentro" da sua rede privada é usando uma VPN. Do contrário, obrigatoriamente terá que abrir a porta do TeamSpeak no seu roteador de internet, redirecionar o trafego para o seu computador e passar o seu endereço IP publico para as pessoas acessarem (ou o nome de domínio atribuído ao endereço IP publico). Lembrando que se o seu provedor está te entregando internet com CGNAT, então nem isso adiantará.

DDNS é um serviço que faz exatamente isso, registro dinâmico DE NOME pra você não ter usar o número. 

O equivalente, se tiver um IP fixo, é registrar um domínio em seu  nome --- e assim ter um NOME, tipo exemplo.www.clubedohardware.com.br, associado permanentemente a seu endereço IP>

De um modo ou de outro vai passar aos seus usuários um NOME e não um endereço. 

A questão das portas TCP e UDP vai persistir: de qualquer forma vai ter que passar por um roteamento em sua rede porque seria pouco (nada) prático ligar seu servidor direto na internet...

Em 21/02/2026 às 10:15, Ferox Graxaim disse:

Existe uma maneira de fazer DDNS compatível com portas TCP e UDP, dentro de um sistema com IP privado?

DDNS nada tem a ver com portas. Só registra nomes. Não há essa noção de compatibilidade.

Em 21/02/2026 às 10:29, Ferox Graxaim disse:

Me refiro a não ter mais CGNAT, e sim tornar o IP privado público e não ter mais essa separação para ocultar o IP real.

IP público é isso, público. IP privado não é roteável, por definição. Todo IP é de certo modo dinâmico, porque o provedor tem um número fixo de IP. Mesmo que você use IP fixo, ele não nasceu para o seu contrato, já foi de alguém e vai voltar a ser de alguém ao fim de seu contrato ou por mudança no provedor. Para isso existe DNS e as entidades de registro, como https://registro.br 

CGNAT também nada tem a ver com registro de nomes.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...