Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gravadores de DVD de Mesa - PANASONIC, Phillips,


Posts recomendados

Amigo, sou suspeito para falar da SONY que para mim é perfeita em tudo. A JVC também é muito boa câmera, porém dou preferência a SONY pelo motivo de ter outros equipamentos SONY e serem totalmente compatível. Por exemplo: Tenho uma máquina fotográfica P92 que usa o memory stick como mídia de armazenamento, pois bem a HC42, filmadora, usa o mesmo memory stik e por aí vai. Por isso sou mais SONY.

Então, conselho de amigo: SONY HC42 MiniDV é tudo que você preciso e mais um pouco em um único equipamento:

-Filmadora

-Máquina Fotográfica, e filma em mpeg x para envio por email de filminhos.

-Captura de VHS para HD

-Conversor Digital/Analógico, fundamental na Edição no Adobe Premiere e outros

-webcam

- Exporta em AVI DV e mpeg2

Tudo de primeiríssima qualidade. Você encontra essa maravilha até por R$ 2.100,00 aqui pela internet!!!

Ah!!! E cabe na palma da mão!!! Outra coisa: Não deixe sua Mulher chegar perto senão você nunca mais você verá sua filmadora!!! Ela simplesmente toma ela de você!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adrluz,

Estou com o dinho nesta, as máquinas SONY são bem melhores que as outras. Comprei uma DCR-TRV 351 há uns 3 meses, tem todas as funções da HC 40/42, porém é maior um pouco pois usa fita Digital8, porém é mais barata por ser modelo top de linha antigo ( 2003).

Ainda não testei a função de decodificador de video analógico dela ( passar VHS,TV, etc... para HD ) , mas já li a respeito que não peca em nada . Os outros recursos de gravação digital são excelentes, já fiz SVCD´s dos meus filmes e ficaram lagais, e olha que uso conexão via USB e não IEEE1394.......................

valeu..................

Luiz Figueiredo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fato de se optar por uma câmer Hi8, como o caso do amigo Escorpião, aí em cima, muitas vezes não é nem pelo preço, pois uma filmadora desse modelo que ele comprou é o mesmo preço de uma HC42; a razão muitas vezes é pelo fato da Hi8 também reproduzi VHS analógica!! A Hi8 é um formato intermediário entre o MiniDV e o VHS. Mas são muito boas câmeras, com muitos recursos, alguns até superiores a MiniDV e realmente voc~e pode fazer a conversão de seus VHS com elas também!!!! É uma opção para os saudosos do VHS!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Phantom who walks@25 de abril de 2005, 20:01

Dinho,

Resposta direta, sem dependes...

Qual das duas?

Mini-DV Sony HC-42 ou uma Sony Hi8?

Soçarba...

Mr. Walker

NB - Sem fazer média.

Sony HC 42 na cabeça!!!!! O MiniDV é show de Bola e gera o AVI DV.... é outra coisa!!! E cabe na palma da mão!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dinho,

Valeu, Brodha!!!

Sony MiniDV HC-42 na alça de mira da lente telescopica com posicionador a laser - no Mercado Livre entre 1780 à 1950 merréis.

Que mané de transcoder sô! Já tomaste algum Chivas Regal ou Ypióca hoje? Esqueceste que o Panasonic DMR-E55PL-S é, no mínimo, um transcodificador PAL-M / NTSC de luxo?

A MiniDV HC-42 acaba de assumir a condição de prioridade-1, a frente até do drive gravador de DVD-R Dual Layer Pioneer A09, já que, ela faz tudo o que eu quero e ainda filma.

Vamos continuar o bate-bola...

Começo a pensar que, com a HC-42 e uma pooltífera Aceleradora de Vídeo para uma renderização onanística poderei até abrir mão da Matrox RT.X100.

Peço que me convenças do contrário a respeito desta última proposição. De repente... Podes ver por ângulo diferente, devido a minha total falta de intimidade com a Matrox e seus recursos específicos.

É provável que, na pior hipóteses, eu possa retardar a compra da RT.X100 devido aos enormes recursos que passarei a ter com o conjunto Panasonic E-55 + DV HC-42.

A bola está contigo!...

Soçarba...

Mr. Walker

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

xiiiiiiiiiiiiiiiiii

Phanton

acabei de ir na configuração do audio do MF3

no change mp3...customize...compression..audiop setting..

e aí

só tem lá

Mpeg audio

e LPCM audio

:blink:

será isso erro da versao q tenho? sabes me dizer q se eu conseguir o MF4 certamente q isso será resolvido?

ainda....caso o problema coninue.... poderia exisitr um meio de conseguir o mf3 da mesma procedencia q você??..rs...

tipo assim..

:aranha:

B)

fazemos contato pode ser?

aporveitando a sabedoria dos colegas, alguem trabalha com o Power Producer? Parece muito com o MF3...

Bem.. com ele eu consigo ripar o ram com o som...porém..a qualidade q ele ripa é muito ruim.....a iamgem fica cheia de tracinho.......onde eu poderia alterar e configurar tal qualidade ??

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora você matou a Pau, Fantasma!!! Realmente, colocando o PANASONIC em série, entre TV e PC...fica show de bola!!!

Já pensou você editando direto no Premiere Pro, em Real Time, com seus 2 monitores e tendo um Prevew pela TV, via HC42, transcodificado pelo PANASONIC e de quebra você grandando diretamente em DVD a sua TimeLine?!!! É realmente muito bom!!!

O grande equipamento nessa brincadeira toda realmente é a HC 42...

Quanto a MATROX RTX 100 é até um crime desprezá-la!! Essa placa é de cair o queixo, principalmente para quem Edita com o Premiere Pro em DV, tudo em Real Time, sem renderização nenhuma, aí sim.... se você está Editando com uma MATROX e tendo seu Prevew para a TV, vic HC42 + Panasonic, aqui você pode gravar seu DVD, já em Mpeg2 sem enhuma renderização!!! É a única maneira de fazer isso!!! Pois mesmo com uma Matrox RTX100, se você quiser exportar em mpeg2, para fazer um DVD, terá necessariamente que renderizar!!!! Mas se estiver Editando sua TimeLine com um DV, no momento do Prevew, passando pela HC42 para chegar na TV, passará pelo PANASONIC. e você poderá gravar, como já fazemos com o VHS para termos teste dos vídeos produzidos!!!!

Meu Amigo, é uma senhora WorkStation!!!!

Até me animei..... Me passa o contato do Mercado livre, vou comprar outra HC42, pois a outra não vejo há muito tempo, minha Mulher escondeu de mim!!!! heheheheh!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por NetoVillar@25 de abril de 2005, 22:11

xiiiiiiiiiiiiiiiiii

Phanton

acabei de ir na configuração do audio do MF3

no change mp3...customize...compression..audiop setting..

e aí

só tem lá

Mpeg audio

e LPCM audio

:blink:

será isso erro da versao q tenho? sabes me dizer q se eu conseguir o MF4 certamente q isso será resolvido?

ainda....caso  o problema coninue.... poderia exisitr um meio de conseguir o mf3 da mesma procedencia q você??..rs...

tipo assim..

:aranha:

B)

fazemos contato pode ser?

aporveitando a sabedoria dos colegas, alguem trabalha com o Power Producer? Parece muito com o MF3...

Bem.. com ele eu consigo ripar o ram com o som...porém..a qualidade q ele ripa é muito ruim.....a iamgem fica cheia de tracinho.......onde eu poderia alterar e configurar tal qualidade ??

abraços

Neto, pára de sofrer com o ULMFx.x.x. manda bala no Womble MPEG Video Wizard 2004 já com AC3... Este programa é bem superior ao UMF (I'm sorry, Phanton!!!) mas é verdade!!! Ele é um Editor de vídeo, coisa que o UMF é fraco... ele já vai importar seu mpeg2 (VRO, é só renomer!!!) e você fará trabalhos bem superiores.... Tente, experiente... Ou quer encarar o Premiere Pro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Netudinho,

Viram a hora que eu entrei no fórum hoje? 20:01H!

Passei o dia dando um clean-up na cabeça-de-porco (cafofo). estava igual um trem-de-guerra, principalmente, depois do niver do Vinny. Era sonofletor, amplificadores e toda a parafernália congênere ocupando quase todo o já reduzido espaço. Tô pela bola sete e vou dormir.

Dinho - http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=27877094

As qualificações da vendedora parecem boas - não foi com ela que comprei o Panasonic. Se digitares Sony HC-42 no glu-glu ou mesmo no ML vão pintar outros vendedores (até mais em conta). No meu caso quem decide na hora, geralmente, nem é o preço e sim o feelings - aquela istória de insight,manjô?

Netto (prepara tua alma) - tudo é possivel! Passa uma MP com o teu meio. O maior problema é eu levantar el raybow da cadeira para ir até aos correios - é aí que eu peco. Tudo o que eu posso fazer teclando é um arrazo - o bicho pega na hora da locomoção. Let's trying!...

Soçarba...

Mr. Walker

Ninguém notou que a tua é uma HC-30. Expertamente vais liberar a mais modesta para comprar a mais porreta - álibi perfeito.

Garoto esperto!!!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por NekaMinas@24 de abril de 2005, 11:14

3 - O que você quer é algo que seja de fácil captura e edição no computador .

Até aqui , ponto pra qualquer outra placa de captura .

Porque , capturar em DVD-RAM , passar pro PC , abrir em qualquer programa , editar , autorar ... realmente , aqui , o Panasonic dá uma derrapada .

Fiz o teste com o DVD-RAM ontem aqui e o resultado foi um pouco frustrante em termos de tempo gasto :

a) Pra copiar o VRO pro HD demorou mais de 20 minutos . Um tédio ficar esperando .

B) Depois desse tempo todo esperando , ainda tive que esperar pro VOB EDIT separar o áudio do vídeo . Mais tedioso ainda ...

c) Para fazer a autoração pelo MAESTRO ... nem te falo ... se não fosse pelo meu cachorrinho , teria cometido suicídio , tal o tédio que se instalou no meu ser ...

Portanto , no quesito funcionalidade ( não é tão mal assim ) o PANASONIC faz e acontece sim ...

Se você não se importar em ter um menu relativamente pobre quando for assistir seus vídeos , vale a pena o desembolso dos R$ 1300 ...

Qual é a configuração do PC que você tá usando? Só por curiosidade...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dinho,

Quais programas destes conheces, se tem a ver, e quais vale a pena ter realmente se evitando as redundâncias. Se puderes informar diz se as versões são as mais atualizadas. Se algum destes roda apenas nos Mac.

Sony Vegas v6.0A

Sony DVD Architect v3.0 (esta versão é ainda aquela do tempo da Sonic Foundry?)

The Hollywood Edge Evil FX Part3 CDDA ( 2 CDs )

The Hollywood Edge Evil FX Part2 CDDA ( 2 CDs )

The Hollywood Edge Evil FX Part1 CDDA ( 2 CDs )

Avid Xpress Pro HD v5.12

Avid MetaSync v22.1

Pinnacle Liquid Edition v6.1

Sonic Recordnow Deluxe V7.3

Avid MetaSync v22.0

Avid XPress Pro H V5.03

Movie FX Volume 2 *DVDRip*

Avid SoftImage XSI v4.2 ( 2 CDs )

Avid Xpress Pro HD v5.0

Grato e soçarba...

Mr. Walker

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dinho

vou correr atras do Womble MPEG Video Wizard 2004

sabe indicar algum site q encontro?

Phantom

vou ver se consigo o q o dinho falou e tb o mf4 pra resolver o problema..

senao recorro a ajuda sua .

você esta em sampa?

e aproveitando a sabedoria dos colegas: açguem exe com o Power Producer q vem junto com o Power DVd e o drive de dvd da lg?

sei q vão dizer q provavelmente é um progrma ruim..rs..mas é q com ele consegui ripar o ram e meu problema foi só qualidade de imagem..

fucei ele mas não encontrei nenhum lugar onde eu pudesse configurar o ripper do jeit q quero...e eai ele ripa em qualidade ruim... cheia de tracinho nos movimentos da cena...

abço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ô, Brother De Minas!!! Você é guerreiro mesmo!!! Teu equipamento até dá pro gasto, te aconselho um pouco mais de RAM... pelo menos a 750Mb... o ideal seria 1Gb... But!!!

Olha só, o Producer é realmente algo de lastimável... não perca tempo com isso.... Vai lá e pega o que te falei e você verá a diferença!!! Canal: Rede P2P!!

Fantasma, Caraca!!! Tô gostando de ver... agora o bicho vai pegar em Santo Gonçalo!!! Heheheheh... Quero te ver mexendo nesses brinquedinhos... vamos lá!!!

Sony Vegas v6.0A ( Bom Editor, porém é muito limitado para o uso dos Plugins da Sony, o futuro é ficar largado sem uso)

Sony DVD Architect v3.0 (esta versão é ainda aquela do tempo da Sonic Foundry? -É um programa, a versão mais nova, totalmente perdido entre o Scenarist e o MAESTRO, até mesmo para o Adobe Encore DVD....Pode detonar, você nunca vai usar, tendo estes outros que falei!!!)

The Hollywood Edge Evil FX Part3 CDDA ( 2 CDs )

The Hollywood Edge Evil FX Part2 CDDA ( 2 CDs )

The Hollywood Edge Evil FX Part1 CDDA ( 2 CDs )

A série dos Hollywood FX são muito boas. São Plugins indipensáveis para o Adobe Premiere Pro, que deve ser o Programa a ser adotado para o nível Semi-Profissional. Aconselho além do Holywood FX, também instalar o Adorge e o Video FX da Canopus; com esses seu Premiere Pro fica um tiro. Vai produzir até Star War, episódio X

Avid Xpress Pro HD v5.12

Avid MetaSync v22.1

Avid SoftImage XSI v4.2 ( 2 CDs )

Avid Xpress Pro HD v5.0

Avid MetaSync v22.0

Avid XPress Pro H V5.03

O AVID XPRESS PRO HD v.5.12 é realmente um programa PROFISSIONAL de Edição. É fantástico. Possui um hardware chamado MOJO que é capaz de produzir toda a Edição sem nenhuma redenrização, em Real Time. Ele precisa do Quik time. Mas com certeza não será o programa que você adotará para Edição em sua máquina. O AVID é poderoso para ser usado numa Ilha de Edição, com um computador Exclusivo e pelo menos com 1 Terabite de capacidade. É o programa mais usado hoje nas produtoras brasileiras, devido a seu poder e seu baixo custo.

Sonic Recordnow Deluxe V7.3 - É bem fraquinho

Pinnacle Liquid Edition v6.1 - O Liquid também é bom, maas para mim o pacote ABOBE Premiere Pro e After Effect é imbatível

Sonic Recordnow Deluxe V7.3 - Esse eu nem conheço.... Mas há um programa da SONIC que você não deve deixar de ter: Sonic Scenarist, principalmente que nele vem o Scenaris Audio Transcorder, que é um Encoder/trancorder de AC3 5.1 Fantástico, onde você trabalha cada trilha separada em seu 5.1!!!

Ajudei, ou só piorei!!!!!

Qualquer dúvida é só falar!!! Estarei indo quinta-feira (28 e 29) para Curitiba, a trabalho, estou tentando fazer um dos caras do Mercado Livre levar para mim lá no Aeroporto a HC42, por volta de R$ 1.800,00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aos colegas, não tenho nada contra o It's a Sony.

Mas em se tratando de camcorders acho a Panasonic série 3CCD muito melhor. A sony também faz modelos 3CCD, mas a preço de profissa....

To juntando jinjin faz 1 ano prá pegar essa Panasonic GS120, e saiu de linha...mas ainda é 1 bela camcorder

Como sugestão em função da HC42, no mesmo preço podem encontrar esta (quase pelo mesmo preço) ainda tem em algumas lojas:

http://reviews.cnet.com/Panasonic_PV_GS120...7-30671357.html

http://www.pcmag.com/article2/0%2C1759%2C1644010%2C00.asp

Se a questão é qualidade, pelo que li e pesquisei, a Panasonic gs120 é melhor, tem mais qualidade de imagem e mais zoom(filmadora) e maior MP nas fotos... Único senão é que saiu fora de linha este ano.

Não podem pegar a atual GS150, que não tem funcao analog to digital convert pass through(não faz conversão de sinal analogico para digital)Vejam bem , nada contra a Sony, inclusive sou japa....Mas em camcorders, a Panasonic, neste caso, acho melhor. Em modelos superiores, as Panasonic também levam a (acho)melhor....

Sony HC42:

http://reviews.cnet.com/Sony_DCR_HC42/4505...4.html?tag=coco

http://reviews.cnet.com/4540-6500_7-31272714-4.html?tag=tab

PS. Só + 1 opinião, espero que façam boa compra!!

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, estou emocionado por descoberto esse forum :D

Eu estava decidido em montar um computador de 2.8 a 3 Ghz comprar uma pinacle Studio 8 fazer um curso que descobrí de passagem de VHS pra DVD com o Studio 8 (por isso não ia comprar o 9). Mas depois desse forum, meu Deus... Eu fiz uma viagem pelo tempo, lí o fórum quase todo (90%) do início ao fim e já estou desistindo do curso. Eu gostaria de ter um sistema de conversão VHS / DVD e parece que a melhor opçaõ seja o panasonic citado e caso eu queira produzir filmes e ter a tira colo um conversor VHS / DVD (sem pal-m) a melhor opção seria a camera da Sony. Não decorei os modelos...

Gostaria sim de ter tudo o que falei pois a conversão de VHS/DVD já virou bico, não é mais trabalho :) Mas gostaria de produzir DVDs de bandas com audio 5.1. Possuo uma placa de som profissional EMU 1820M que possue uma entrada FireWire compatível com camcoders mini dv que *acho* qu epode me ajudar muito (ela ainda não est´a instalada)

Se eu optar pela Sony HC 42 (parece q há modelos mais modernos não?) eu não precisarei mais de uma placa de captura???? Ela conecta-se via FireWire com o PC não é? Essa placa de som de que falei possue uma entrada FireWire para captura de video, provavelmente poderei usar a Sony HC 42 direto nessa entrada né?

E aí o softer de meu interesse seria O Vegas 5 + DVD. è recomendado? Lí num post alguém citando o Vegas.

E pro caso do bico de passar VHS pra DVD, comprando a Sony HC 42, eu tenho que ligar o VCR na Sony HC 42 e ligá-la no PC via FireWire, e aí depois gravar num DVD? Qual programa é recomendado para isso?

Entendí que caso o VHS esteja em Pal-m terei que adquirir um transcoder. Alguma marca recomendada?

Esse forum é o mais espetacular que já entrei hahahaha sério, muita informação legal, espero que me ajudem. Como vocês podem ver estou inclinado a comprar a Sony HC 42 ou modelo superior para trabalhar criando DVDs 5.1 (de musica) e passar VHS pra DVD como opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio ...

Se o VHS estiver em PAL-M não precisa de transcoder , pois o PANASONIC aceita o PAL-M como sistema de cores ( o meu , by PUNTA DEL LESTE aceita ) .

No caso da Sony , quem poderia falar-lhe mais a respeito , é o Dinho ou o Fantasma ...

Amplexos !!!

Seja bem vindo ao forum !!!

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, para produzir áudio 5.1, o buraco é mais em baixo.... não é tão simples assim... Se vocês toparem eu posso abrir um Tópico só para dar suporte a este assunto!!! que é a minha cachaça!!!!

O amigo, Japa, mandou bem a 3CCD, claro que é superior... mas o preço também é superior!!!! O Caso da Sony não é apenas a qualidade que define o Produto e sim a qualidade e quantidade de conectividade e compatibilidade... e aqui a Sony dá show na Panasonic..... se falarmos de Estações profissionais, aí muda tudo!!!!!

Amigo dá Placa de áudio Profissional... Sim, você vai poder capturar seus VHS através da Placa de áudio via Firewire. Eu já faço isso com minha Placa Creative sound Blaster 2ZS Platinum Pro Audigy. Se usar a Sony HC42, terá que transcodificar para PAL-M (que aliás quase ninguém usa...faça em NTSC e tá muito bem feito!!!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dinho,

Rapaz como já devia de se esperar de minha parte tomando por base meu primeiro post, eu adoraria e seria um imenso frequentador de seu tópico sobre 5.1. você vai fazer mesmo?

Nekaminas,

Valeu pela resposta. você imaginava que o tópico que você criou resultaria nisso, num grande tópico de muitas informações?!?! Legal né. Mas sobre o lance do PAL-M, quando eu falei estava me referindo a Sony HC 42. No caso de passar um VHS pra DVD via Sony HC 42 eu vou precisar de um transcoder né? Ou fui eu que entendi errado? Já com o Panasonic gravador de mesa que não decorei o modelo :D não precisa de transcoder pois ele lê o sistema de cores de PAL-M, certo? Pelo menos o made in punta del leste.

Aliás só pra confirmar:

Saída RCA do VCR > entrada da Sony HC 42 > saída FireWire da Sony HC 42 > entrada FireWire do PC

Essa é a conexão?

Aí depois quanto a formatos e gravação pesquisando nese mesmo forum já tenho muitas respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nekaminas, reparei que você colocou a config de seu micro recentemente no qual inclue uma placa de captura. Esse seu micro você usa pra editar os videos né? Mas pra você, passagem VHS pra DVD é o gravador da Panasonic na cabeça né?... Só pra ver se eu entendi :P é que seu interesse vai além de converter fitas para mundo digital certo?

Desculpe posso estar sendo meio chato, só estou querendo esclarecer umas coisas na MINHA cabeça, sei (no sentido de saber que existe) de grande parte do conteúdo do forum, e precisando vou lá pesquisar e não perguntar de novo. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dinho,

Me desculpe amigo mas não entendi bem sua ultima frase :

" Se usar a Sony HC42, terá que transcodificar para PAL-M (que aliás quase ninguém usa...faça em NTSC e tá muito bem feito!!!) "

você estava falando sobre a entrada FireWire da placa de audio profi que tenho.

você quis dizer que caso eu passe um VHS(PAL-M) pro HD via Sony HC42 pela entrada FireWire da placa de som citada eu teria que usar um transcosder? Se for isso onde entraria o Transcoder?

Porque eu tenho a impressão agora que confundi tudo??? hehehe

Bom o gravador da panasonic citado anterior e dono do tópico aliás tem ótimas funções em se tratando de conversão VHS seja NTSC ou PAL-M. E a conjunção gravador de mesa, HC42 parece ser maravilha. A leiitura do fórum est´aótima. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Percebí que muitas das respostas de minhas perguntas estão nos tópicos postados no dia 25 de Abril. Mas por deficiência de informação técnica de minha parte de cada aparelho citado, faz com que eu continue com dúvidas :(

Parece que para o esquema ficar quente com opções para muitas funções entra os dois astros da estória: Panasonic DMR-E55PL-S e a Sony HC 42.

Gostaria de saber mais sobre esse esquema que envolve Panasonic DMR-E55PL-S, Sony HC 42, TV e PC (no PC, saber ainda o que ´e preciso para o tal esquema, acho que elimina a placa de captura né mas teríamos que ter uma boa placa de vídeo).

Muito Obrigado, espero estar sendo só um pouco chato...

Fantasma e Dinho vão pro céu.

Parabéns pela dedicação.

O glossário do Phantom ficou muiot bom

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!