Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filmadoras Digitais Compactas


Ricardosilvars

Posts recomendados

Fantasma, as Vantagens das HCs MiniDV sobre as MiniDVD, são muitas.... Aliás vou te citar apenas as devantagens dessas segundas, MiniDVD

- Os DVDs são aqueles pequeninos, difíceis de serem encontrados e caros.

- Grava-se o DVD diretamente sem a opção de Edição (quem é tão fera na câmera a ponto de não gravar nada errado?.

- O tempo de gravação do DVD pequeno é também muito pequeno, acho que é por volta de 20 min.

- Já pensou você viajando e tendo que levar um Tubo cheio de DVD virgem para gravar?

Não consigo ver uma vantagem sequer no Formato dessas filmadoras... Já vi funcionando, tenho um amigo que tem uma e realmente não entendo o fato de sua existência.... Claro, deve ser para aquelas pessoas que têm alergia a computador e que nunca ouviram , e nem querem ouvir, as palavras Edição e Autoração!!!

Infelizemente não vou poder te afirmar a diferença da qualidade da Conversão A/D das HandyCam com o gravador de DVD e o Conversor, umas vez que não tenho os dois últimos, mas me parecem não ser nenhuma diferença, pois todos fazem essa conversão de uma forma direta, gerando um arquivo AVI DV de compressão mínima.

Essa pequena diferença de preço entre a HC42 e a GS250 me fez optar pela GS250 pela superioridade do 3CCD, mesmo minha preferência seja sempre a Sony

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Somaniaco,

Digitei nos buscadores mais populares e encontrei essa tal HC42 sim, mas o que achei foram ofertas e preços e nada de especificações. Mas o Mr Walker supriu a minha falta de competência netnavegativa e disponibilizou as tais especificações.

Esse tópico está abrindo uma questão importante sobre o futuro das cameras de consumo popular e captação com qualidade broadcast (profissional).

A propósito da Panasonic, que de tempos em tempos lança cameras de alto poder comercial, essas cada vez mais dotadas de avanços na qualidade de captação e que ainda vêm com de lentes lendárias como são as Leitz.

3 CCDs de 1/6, 1/4, 1/2, 2/3 etc. E assim, botando lenha na nossa lareira de consumidores-loucos-latentes ou consumidores-latentes-loucos.

Qualidade é importante sim e talvez essa será sempre a desculpa da nossa ilimitada vontade de comprar e comprar. Enfim, estamos a merce desta mania imposta pelos avanços.

Lógico que pra quem está habituado a assistir vídeos feitos por cameras de recursos variados, irá notar as diferenças entre todas elas. E honestamente, afirmo que não existe captação mais louvável que outra só por causa das diferenças de bitola ou número de CCDs, mas sim como ela é captada. De que maneira? Se inovadora? Se criativa? Este aspecto sim, deve ser considerado.

Um exemplo: A maioria das produções cinematográficas são feitas com películas negativas de 35 mm ou super35mm e gastos extratosféricos e milionários. Lá de vez ou outra se vê algo realmente excepcional em termos linguísticos.

Há pouco o cinema brasileiro teve como ícone de importância cinematográfica, o filme "Cidade de Deus", uma produção captada por cameras e 16mm, e de maneira mais que excepcional e com baixo custo.

Pô, se cabe no seu orçamento a compra de uma com 3CCD, manda bala!

Mas se esse não for o seu caso, e se você tem boas idéias pra por na timeline, isso não basta, mas pode ter certeza que qualquer camera de 1CCD, bastará.

Akira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por somaniaco@06 de maio de 2005, 15:40

Marcio shell, não apague o Fantasma, não!!!! Deixa isso aí... mesmo não tendo nada a ver com as HandyCam é legal ler isso de um Guru!!! Sábio e amigo!!!

Eu quero mesmo é saber como tu andas com teus testes.... deixa de enrolar e vai falando....

Pode deixar que não vou não, apesar de ser totalmente off-topic

Em relação aos testes com o Maestro, presumo eu que seja isto que você está perguntando....

Estou devagar pois tive que formatar todo o meu HD e reinstalar todos os programas... Coisa das atualizações automáticas do SP2 em conflito com o Norton... Ainda estou em busca do ideal, então ainda não tive muito tempo demexer com o Maestro... Instalei o Scenarist e estou com vontade de aprender tb... Mas falta tempo... O Maldito tempo....

Como é um hobbie, tenho que me dedicar tb às atividades que me garantem o pão de cada dia!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal.

Eu ia comprar a SONY TRV480. Mas pelo que vejo a turma aqui aconselha mais a SONY HC42.

A Sony TRV 480 tem a favor dela o ZOOM optico de 20X e o preço cerca de 500 reais mais barato.

A principal vantagem que vi na Sony HC 42 foi o tamanho. É metade do peso e do tamanho da outra.

Como não pude testar as duas para ver em termos de qualidade de imagem qual é melhor, levei muito em consideração a opnião de vocês como fator decisivo para a escolha.

Ainda não entendi bem as vantagens da tecnologia Mini DV em relação ao Digital 8. Para mim, parece que a diferença se resume ao tamanho da midia que é menor. Por favor, me corrijam se estiver errado.

Quanto a um comentário que vocês sempre fazem de espaço na estante, eu não pretendo ficar guardando as gravações em Mini DV. Minha ideia e passar para o micro e gravar depois de editado em DVD.

Portanto, não vou ocupar espaço em minha estante nem com Mini DV, nem com Digital 8. Se a diferença se resumir apenas ao tamanho isso não importa muito.

Mas, como falei, já praticamente optei pela HC42, mas, é que 500 reais a mais fazem uma boa diferença só queria saber se essa diferença se resume apenas ao ao tamanho ou afeta qualidade de imagem e coisas do tipo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabiano,

Por favor, não confunda Hi8 com Digital8. São totalmente diferentes.

. Hi8 é um formato analógico de 400 linhas de resolução.

. Digital8 é um formato digital com mais de 500 linhas de resolução.

O conselho sobre a sua escolha é impossível de se dar.

Eu tenho e uso câmeras com os dois formatos: MiniDv e Digital8, e as duas são e têm recursos semelhantes e resultam em qualidade de imagem e sons quase que idênticas.

O que posso dizer é que, a tendência do formato MiniDv é de se tornar "o mais popular" dos formatos de fita, nessa era digital.

O mesmo exemplo de quando há algumas décadas atrás (na era analógica), a Sony lançou o formato Betamax para consumo popular, que foi um fiasco (infelizmente) perto do que se tornou o VHS (criado pela JVC), e que hoje (infelizmente) ainda existe por aí. Digo infelizmente, porque o Betamax era infinitamente melhor que o VHS. Tanto é que, logo depois do insucesso, a Sony levou a mesma bitola da Betamax para o mercado Profissional e que se tornou o que é hoje o BetacamSP, que usam ainda hoje, as grandes emissoras de TV daqui e do mundo: Globo e concorrentes. Na verdade, a Betacam, na minha opinião, hoje só perde pelo formato DVCam (Digital), também da Sony. Perdão pelo desvio de assunto.

Se o formato Digital8 vai se consolidar no mercado consumidor, não sei te dizer, mas acho difícil ele ganhar do MiniDv, que já é um sucesso reconhecido.

Perguntas: 1. O que é mais importante?. Os R$500,00 de diferença entre elas? (Essa cabe ao seu bolso responder).

2. Comprar uma câmera que usa fitas mais fáceis de se encontrar?

3. As MiniDV serão sempre menores. Tamanho da câmera é importante?

Acho que essas questões são inúteis, pois pelo que me parece nas entrelinhas de suas mensagens, já está feita a sua escolha.

Boa compra e sorte.

Akira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Akira,

Como eu imaginei a Diferença da TRV 480 para a HC42 resumem-se basicamente ao tamanho e ao fato de as Mini DVs tendenciarem a se tornarem mais populares. Correto?

Mas, em relação a qualidade final, como a TRV 480 também trabalha com o formato Digital 8, a qualidade do filme gerado é praticamente a mesma. Correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom pessoal,

Ontem, depois de uma espera de quase dois meses, recebi minha Sony HC42.

Assim que for usando ela e vendo seus prós e contras, eu posto minhas impressões. Obviamente que serão impressões de um leigo, sem muitas particularidades técnicas, as quais deixo para o Dinho e o Akira...

Como minha primeira impressão: É muito pequena e cheia de recursos....

Estou doido para começar a amexer com meu novo brinquedo :D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Estou tentando negociar a Sony HC42, mas as dúvidas que surgiram são as seguintes:

1) A digitalização do conteúdo de um VHS através da filmadora é direto para o PC? isto é, não preciso gravar o conteúdo em mini DV para depois passar p/ o PC, é como se fosse uma placa de captura externa, correto?

2) Essa captura a partir do VHS pode ser feita através do cabo USB ou eu sou obrigado a adquirir um cabo firewire?

Desculpem a ignorância, mas nunca lidei com esse tipo de equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Richie,

Certo para todas as conclusões a que chegaste.

Nem pensa meia vezes compra a MiniDV e dot.

Soçarba...

Mr. Walker

PS - Se vieres a arrepender-te, compro-a pela metade do preço. Tô doido para ter a minha.

Observa que a galera não está só induzindo... Está comprando, ou, dizendo que já é usuário duma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Galera....Como já disse antes, esta semana estou viajando, fora de minha cidade e com poucos recursos de Internet e pouco tempo para acesssar o Forum...o que deverá normaliza até 13/05.

Ao Meu amigo, Japa (Akira)... Vejo que você trampa no ramo e/ou lê bastante, mas olha te garanto que programa nenhum de Edição vai corrigir sua fonte filmada!! Portanto, é fundamental a criação e a competência para segurar uma câmera e apertar o REC gerando sua fonte a ser Editada, porém há que se ter uma boa qualidade de vídeo gerada no seu equipamento!!! Me surpreendo quando você diz que não percebe a diferença de vídeos gerados a partir de câmeras de 1CCD e 3CCD!! A diferença é Gritante! Principalmente nas cores! não tem como não perceber!!!!! É claro que isso tem investimento e todos têm que se adaptar a sua realidade... Mas dizer que é imperceptível, isso NÃO é verdade!!!

Participei das filmagens de um dos primeiros Longas brasileiros a partir de um formato digital e conheço todo esse processo... mas aqui queremos aquele brinquedo que caiba no bolso e dê um bom resultado...

Ao amigo Ricardo Silva

Amigo, a conversão A/D é feita diretamente do seu VHS para o PC, a MiniDV não gravará nada, apenas realização uma conversão em real time..direto... A captura certa é através da firewire, mesmo essa tendo a mesma velocidade da USB 2.0. Há programas, muitos, que não aceitarão a USB, então, a firewire SEMPRE funciona

Fabiano

Não sei se vo6e tem condições de ignorar os R$500, pois te garanto que esta diferença é insignificante comparada com a diferença entre os dois sistemas... se você ainda tiver dúvidas, procure no Google sobre o assunto, pois há vários artigos sobre este assunto que, acho eu, já deveria ter sanado todas as dúvidas...

Marcio Shell

PParabéns pelo brinquedo.... Poderíamos criar um site, só para publicarmos alguns dos vídeos criados por nós e nossos brinquedos!!!

Japa (Akira)

Seria bom até se criarssemos uma área só para publicarmos pequenos vídeos Editados com os recursos que quisermos discutir, principalmente com as várias câmeras que temos aqui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos!!!

Primeiramente quero dar meus sinceros parabéns a vocês que sem dívida nenhuma fizeram deste tópico , um tópico bem profissional e técnico...

Eu há muito estava procurando um forum assim...e acho que encontei..

Sou apenas um entusiasta desta área e possuo um filmadora GR-D30 da JVC Mini DV..eu estive olhando as mensagens aqui e percebi que a Sony tem uma grande preferênica dentre vocês...e acho que não é pra menos não é?

Mas gostaria de algumas opiniões a respeito da minha filamdora em relação a uma Sony desta categoria...ela perde muito em relação a uma sony ?

Deixo abraços a todos e que continuem expondo suas opiniões e testes sobre essas magníficas jóias eletrônicas...

até...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, Severo,

Gostaria aqui de te dar outro tipo de informação, porém temos que informar o real... A JVC é uma marca consagrada, entretanto esta série GRD foi meio infeliz. Há vários problemas com ela, principalmente a deficiência para gravações em ambiente com pouca luz (o que é problema para qualquer Digital) mas muito mais marcante para a JVC GRD. A 30 tem outras falhas como a falta do cartão dde memória para fotos, falta de entrada para microfone. Me parece que a 30 tem entrada de vídeo e áudio analógico, mas já a 33 não as tem impedindo a conversão A/D. Uma grande vantagem nesta mini DV é o zoom óptico de 16x e o peço!! Mas ela perde em muito nos quesitos qualidade de vídeo e conectividade para as Sony

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio Sell, já que você já recebeu sua HC42, você poderia fazer uns testes:

1) Verificar o fluxo firewire da HC para o PC- Isso você pode testar fazendo uma conversão de analógica para digital, de uma VHS para o PC

2) Verificar o fluxo firewire do PC para a HC - Isso você pode testar colocando a HC como hardware de gravação no Premiere; instalando uma TV na saída a nalógica de sua HC, com isso, a sua TimeLine (e só ela) será reproduzida em sua TV....

Estou altamente preocupado com a compra da GS250, acho que os caras vão furar, já me deram muitas desculpas.. e se não rolar, vou voltaar para a HC42...

Fico aguardando...THXs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por somaniaco@11 de maio de 2005, 08:05

Marcio Sell, já que você já recebeu sua HC42, você poderia fazer uns testes:

1) Verificar o fluxo firewire da HC para o PC- Isso você pode testar fazendo uma conversão de analógica para digital, de uma VHS para o PC

2) Verificar o fluxo firewire do PC para a HC - Isso você pode testar colocando a HC como hardware de gravação no Premiere; instalando uma TV na saída a nalógica de sua HC, com isso, a sua TimeLine (e só ela) será reproduzida em sua TV....

Estou altamente preocupado com a compra da GS250, acho que os caras vão furar, já me deram muitas desculpas.. e se não rolar, vou voltaar para a HC42...

Fico aguardando...THXs

Assim que tiver dados eu posto aqui... Estou comprando um cabo firewire... Não pretendia usar ela para capturar, pois tenho um Canopus...

Mas vou testar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Dinho,

Valeu pela resposta, realmente a qualidade dessa filamadora em condições de pouca luz não das melhores. Pena que não tive a oportunidade de ver a gravação feita por uma Sony, e o preço realmente é um atrativo nestas Jvc. Não tenho dúvida alguma que minha próxima aquisição será uma sony ou quem sabe até uma 3CCD da Panasonic....quem sabe.

abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caros amigos, me desculpem por estar aqui no meu de tantas pessoas que só falam em supers filmadoras, querendo falar de câmeras digitais.

gosto muito de filmar e fotografar, sendo que não tenho tanto dinheiro para comprar nem se quer a pior dessas que vocês mensionaram aqui em cima.

gostaria de alguns conselhos para poder gastar o meu rarissimo dimdim numa câmera digital, as que estou me referindo são as:

sony - p73, p72.... etc

hp

canon

samsung

e assim vai.

na faixa de até 1.500,00.

por favor me respondam, estarei aguardando!

fiquem na paz.

MENSAGEM EDITADA POR ESTAR EM CAIXA ALTA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por aguiar.almeida@11 de maio de 2005, 14:56

caros amigos, me desculpem por estar aqui no meu de tantas pessoas que só falam em supers filmadoras, querendo falar de câmeras digitais.

gosto muito de filmar e fotografar, sendo que não tenho tanto dinheiro para comprar nem se quer a pior dessas que vocês mensionaram aqui em cima.

gostaria de alguns conselhos para poder gastar o meu rarissimo dimdim numa câmera digital, as que estou me referindo são as:

sony - p73, p72.... etc

hp

canon

samsung

e assim vai.

na faixa de até 1.500,00.

por favor me respondam, estarei aguardando!

fiquem na paz.

MENSAGEM EDITADA POR ESTAR EM CAIXA ALTA

Olá Aguiar, se você tem ate 1500 reais para investir. Porque não pega uma SONY TRV 480, pode não ser top de linha entre as filmadoras e não ter a preferência do pessoal aqui do forum, mas cabe no seu bolso, no ML você encontra ela por até 1500.

É uma boa filmadora para quem tá meio curto de grana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal,

Também recebi hoje minha SONY HC42. Lembram das condições que eu falei? Podem esquecer. Fiz outra:

Filmadora SONY HC42 + 2 Fitas Mini DV + Bolsa Original da Sony + Memory Stick Duol de 128mb + 1 Bateria extra.

Ela ainda vai me enviar o manual dela em português formato PDF.

Tudo isso por 2.320,00 e o vendedor veio entregar na minha casa em Santos.

O que vocês acham????

Marcio Sell, esse cabo fire wire, você já pesquisou??? tem alguma ideia de valor para ele???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabiano e Marcio, ou qualquer outro recém adepto das MiniDv,

Podem ter certeza que fizeram ótima compra. Agora é só botar pra funcionar o seu lado Glauber Rocha.

Quanto a sua dúvica, Fabiano, não sei se nessa sua nova câmera, os plugs P4 e SVideo tem as funções de IN/OUT (entrada e saída). Em algumas câmeras elas só funcionam como entrada. Se elas forem IN/OUT, você poderá tranquilamente usá-la como "ponte" entre a sua fonte analógica (vídeo, câmera, VHS, 8mm, Hi8 etc) e seu PC (ou placa de captura).

Exemplo: 1. Plugue os cabos (RCA) de AV na Saída (OUT) do aparelho de vídeo cassete (VHS), a outra ponta (P4) dos cabos na entrada da sua HC (IN/OUT). Esse cabo vem como um dos acessórios da camera.

2. Plug o seu cabo Firewire (IEE 1394) pela ponta menor (4 pinos) e a outra ponta maior (6 pinos) na entrada da sua placa de captura ou entrada Firewire da placa mãe (caso esta possua). CUIDADO: ESTA OPERAÇÃO DEVE SER FEITA COM TODOS OS EQUIPAMENTOS DESLIGADOS!

3. Depois dos cabos instalados, ligue o vídeo-cassete, ligue o PC e a camera na posição VCR. Ao dar Play na fita VHS, o vídeo deverá ser monitorado na tela LCD ou Viewfinder da camera . Deverá levar 2 segundos para a sua bichinha receber e assimilar o sinal de vídeo emitido pelo seu vídeo-cassete.

OBS: Caso ela não receba o sinal, significa que os pinos da camera só são saída (OUT) e não há entrada (IN), se for o caso, ao lado dos pinos P4 e SVideo estará escrito "AV OUT" (já que a HC é da Sony). Consulte o seu vendedor.

OK? Bons vídeos.

Akira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Akira,

Esse seu comentário foi válido, eu sou novo nessa area. Estou acostumado com as tvs, videos e dvds que tem conexões de audio e video IN e OUT.

Nessa camera veio um cabo de audio e video com 3 RCAs de um lado e um plugue que deve ser esse que você chama de P4 do outro.

Em qualquer descrição que eu vejo dela fala que ela tem entrada e saida de audio e video.

Então pela lógica eu imaginei que essa conexão já fazia os dois caminhos o IN e o OUT, correto???

Na camera o local é o mesmo o que muda é que se for para exibir em tv ou coisas do tipo eu ligo os cabos RCAs na TV no IN certo? E se for para passar o conteudo de uma fita de video para minha camera eu ligo os cabos RCAs na entrada OUT do video certo?

Veja a descrição abaixo:

- Dispositivo da imagem latente: CCD 1/5.5" 1070K Pixel Advanced HAD CCD

- Vídeo Real: 690K Pixels

- Lente: F=1.8-2.5

- Distância Focal: 2.3-350mm(TeleMacro)

- Conversão de 35mm: 48-576mm(4:3)46-628(16:9)

- Diâmetro do Filtro: 25mm

- Zoom Ótico: 12x

- Zoom Digital: 480x

- Foco: Full Range Auto/Manual(Touch Panel)

- Velocidade do obturador: auto, 1/2 - 1/4000 (modo aí)

- Estabilizador Steadyshot®: Sim, Super SteadyShot

- Iluminação Mínima: 7 lux(0 Lux com NightShot Plus sistema de infravermelho)

- Sistema NighShot Infravermelho: Super NightShot Plus

- Visor ocular: Color, 123K Pixels

- LCD: 2.7" Colorido (123k), touch panel

- Entrada/Saída de Vídeo: Sim/Sim(Especial)

- Entrada/Saída de Áudio: sim/Sim(Estéreo, Especial) - I.link DV interface(IEEE1394): Sim

- Interface de conexão Handycam Station: Sim

- USB: Sim

- USB Streaming: Sim - Compatibilidade com Memory Stick: Sim( Memory Stick Pro Duo)

- Entrada de Mic: Não disponivel

- Balanço de Branco: Auto/outdoor/indoor/One Push

- Controle de Exposição: Manual, Touch Panel (24 passos)

- Consumo: somente Visor: 2.1W, somente LCD: 2.5W, Visor e LCD: 2.6W

- Software Compatível: Microsoft Windows 98Se, Me, 2000 Professional, XP, Macintosh OS X(10.1.5 e posterior)

- Dimensões (LxAxP): 54.7 x 90 x 111.7mm

- Peso: 400g (sem fita e bateria)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seja bem vindo, Leymar.

A GS250 tecnicamente é "mais" melhor. Se você ler este tópico desde o início, essa dúvida não será nem cheiro. Leia principalmente os comentários do Dinho, Somaniaco, vale a pena.

Dinho, a sua ideia de abrir um setor para se disponibilizar e assistir clips curtos dos videomakers do fórum é boa ideia. Será que é viável?

Dinho, assino embaixo quando dizes que não se conseguirá corrigir um vídeo na edição, se a qualidade deste não for boa.

Porém aqui no meu trabalho, aparecem uma porção de cinegrafistas com materiais variados e variadas também são as câmeras que usam. Uns "malucos" que usam películas de super8 e 16mm, outros "normais" com DVcam, Betacam, e por último os que usam MiniDv de 1 ou 3 CCDs.

Posso te garantir, amigo, que alguns desses que usam MiniDv de 1CCD, são tão competentes e cuidadosos com a luz que utilizam em suas gravações, que não haverá ninguém na Terra que vá conseguir distingüir se foram captadas com 1 ou 3CCDs. Neste caso, na edição, eu não poderia estragá-las, quanto menos, mereceriam ser corrigidas. Entende?

Faça você mesmo uma experiência, quando já tiveres comprado a sua GS250 compare à de algum amigo que tenha uma com 1 CCD, em condições excelentes e igual de luz.

Você mesmo já disse: o maior inimigo da qualidade de vídeo é a falta de luz, e é onde as de 1CCD pecam. As de 3CCDs pecarão também, mas bem menos. Ao contrário, com boa quantidade de luz, ela fará uma imagem tão boa quanto uma handycam de 3CCDs. E isso não é mentira. Um dia vais ver que estou certo.

Mas não desistas da sua GS250. Quando comprares ela, nunca mais vais querer ter outra com 1 CCD, tenho certeza.

Eu sou um editor de imagens. Não me julgo um bom cinegrafista, sendo assim, quando uso, prefiro usar as de 3CCDs, porque pra fazer bom uso das de 1 CCD, tem que conhece-la bem e o cara tem que ser muuuuiiiito bom. Tem que saber usar todo recurso que ela pode te proporcionar e esse "talento" é pra poucos, não é pra mim.

Desculpe te despontar, Dinho, mas eu não leio. Nunca fui de ler. Ultimamente só tenho lido este fórum, nem jornal eu leio.

O que sei eu aprendo assistindo, observando, revendo e por último, "tento" fazer. Acerto só as vezes. Quem sabe se eu lêsse, acertaria mais.

Não fique chateado comigo não, amigo. Me sinto lisongeado por ser discordado por caras super técnicos como você e por muitos outros aqui do fórum.

Hoje em dia, isso tem sido a minha terapia.

Tenho aprendido muito nestas páginas. Coisa que na minha vida fazia tempo não acontecia: aprender coisas novas sobre pessoas novas.

E sinto um prazer "imenso" de poder compartilhar minhas dúvidas e também de poder sanar dúvidas, no que posso. Prazer imenso, mesmo.

Abraços,

Akira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!