Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Led queimado!


Posts recomendados

O negócio é um seguinte, encomendei no site da Bivar 5 leds(dois UV, um verde de alto brilho(5mm) e outros dois q agora não lembro, só q o verde queimou da noite pro dia(não sei o q q deu, se era muita interferência ou o quê, mas ele ele não liga ou quando liga ele fica bem fraco(só uma luzinha). Queria saber se há um jeito de recuperar esse led depois de estar assim? é q eu vi nesse fórum o tal do "curto de Hardman", q dá pra recuperar em algumas vezes, e como eu faço esse curto? e também queria saber se há esse tipo de led para vender em lojas de eletrônica? Se tiver, qual o preço em média? :huh: Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí galera...beleza?!

atomx Postado em Hoje, 13:40 

  Aproveitando o topico ahuahiau 

Ligando leds direto no sistema eletrico do carro, usando um resistor de 470ohms, terei problemas? obrigado!

Meu amigo, dá pra ligar sim, mas eu recomendaria usar resistencao de 1K pelo menos.

A energia no carro é 12v, mas em picos, (ligando o motor), quando o alternador dar uma "guinada", a tensão chega a 16, 17v, tranquilo.

Mas não sou nenhum expert, estou apenas explicando meu ponto de vista, mas disposto a qualquer ideia. :D

Sucesso.

Grande Abraço. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cassiano BH@14 de maio de 2005, 09:20

Se ele acende pouco posso falar com 75% de certeza que ele está bom, estes LEDS de alto brilho tem uma tensão direta de 4V, se aplicar 2V nele não acende ou acende fraco.

Acho q só uma correçaozinha, a tensão depende da cor do led, eu não sei de cabeça elas, mas sei q o vermelho é em torno de 2,5v e o azul pode por 4v q não queima, mas o vermelho nen liga já queima, ambos de alto brilho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Gusporti@14 de maio de 2005, 11:58

Acho q só uma correçaozinha, a tensão depende da cor do led, eu não sei de cabeça elas, mas sei q o vermelho é em torno de 2,5v e o azul pode por 4v q não queima, mas o vermelho nen liga queima, ambos de alto brilho...

o vermelho e 1.8V e o azul 4,5V

não esta errado é baixo assim mesmo o LED vermelho de alto brilho!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem quiser calcular o valor do resistor a ser ligado em série com o LED:

R = U : I

R é o valor do resistor em ohms

U é igual à diferença entre a tensão da fonte e a tensão de funcionamento do LED, em volts

I é igual ao valor da corrente de funcionamento do LED em amperes, que geralmente é de 0,02 A.

Os valores da tensão e corrente de funcionamento do LED podem ser encontrados no site do fabricante ou informados pelo vendedor.

Por exemplo:

Temos um LED de 2,2v e 20 mA (0,02 A) e queremos ligá-lo numa fonte de 12v

U = 12 - 2,2 = 9,8v

Então:

R = 9,8 : 0,02

R = 490 ohms.

Iremos utilizar um resistor com o valor mais próximo disso, por exemplo, 470 ohms.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por volnei fontana júnior@13 de maio de 2005, 20:46

O negócio é um seguinte, encomendei no site da Bivar 5 leds(dois UV, um verde de alto brilho(5mm) e outros dois q agora não lembro, só q o verde queimou da noite pro dia(não sei o q q deu, se era muita interferência ou o quê, mas ele ele não liga ou quando liga ele fica bem fraco(só uma luzinha). Queria saber se há um jeito de recuperar esse led depois de estar assim? é q eu vi nesse fórum o tal do "curto de Hardman", q dá pra recuperar em algumas vezes, e como eu faço esse curto? e também queria saber se há esse tipo de led para vender em lojas de eletrônica? Se tiver, qual o preço em média?  :huh:  Valeu!!!

Um LED queima quando a tensão aplicada nele é maior do que ele suporta.

Mas, depois que queimam não ligam mais, nem fraquinho.

O seu problema parece ser de mal contato.

O curto de Hardman não funciona neste caso, pois, este polêmico procedimento, é para ser usado em placas-mãe e serviria para descarregar tensões acumuladas nos componentes da placa.

O preço do LED varia conforme seu brilho e cor.

Neste site tem alguns:

http://www.lasershape.com.br

Você também encontra no Mercado Livre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1º - Bom q eu saiba, led quando queima, já era.... e se ele fica fraquinho pode ser mal contato... quando você liga um led em uma tensão maior, ele fica bem fraquinho mas logo queima, acho q esse não é seu caso.. então só "re-solde" as imendas, verifique todas as imendas se tudo tá bem isolato e etc...

2º- você pode até encontrar leds de alto brilho no brasil,... é muito fácil, em qualquer casa de eletrônica tem, o preço varia de acordo com a cor.. se não me engano é + ou - assim : Vermelho 60 centavos, amarelo 1,70 , verde 2,50 , e azul e UV 3,00...

mais agora você achar leds de alto brilho com a QUALIDADE e a potencia dos da bivar eu acho meio impossivel... pedi lá também , 5 leds, 3 UV e 2 verdes... no fim chegou só 1 UV , mais mesmo assim , esse UV é + fortes q 4 leds UVs JUNTOS , q eu comprei aqui no mercado livre... o negocio é meuito forte, e muito bom!!

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 anos depois...
  • Membro VIP

é isso aí. Se estão em série se queima 1 apaga tudo. Em tempo... pro meu próprio uso, comprei umas 30 lâmpadas da china há alguns anos. Praticamente todas queimaram. Algumas queimaram 4x (leds em posições diferentes). Em média duram 2 meses. Sempre coloco 2 leds em paralelo no lugar do que queimou.

off topic.. curiosa orgulhosa configuração do pc do (finado?) autor do tópico. Até hoje não entendo o porquê de expor este tipo de 'intimidade' na assinatura. Seria algo como: "o meu é melhor que o seu!" ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!