Ir ao conteúdo

Processadores Dual Core

Gregori

Posts recomendados

Postado
Postado Originalmente por cobracan@16 de julho de 2005, 12:15

Uma dúvida que eu tenho é se um processador 64 bits dual Core tem dois núcleos de 64 bits totalizando 128 bits ???? ou teria cada núcleo com 32 bits ? esses bits seriam tanto o tamanho dos registradores como a largura de banda do fsb externo ??? alguem sabe responder ???

valeu!

cobracan,

Um processador dual-core são dois núcleos independentes no mesmo encapsulamento, cada um dos núcleos contém seus próprios GPRs estendidos para 64 bits, não totaliza 128 bits por que são independentes, cada um faz uso de suas intruções de 64 bits, por isso não se pode dizer que totaliza 128 bits.

O FSB não tem relação direta com o número de " bits ", na plataforma INTEL e processadores K7 da plataforma AMD, é o caminho que o cpu tem para se comunicar com todo o sistema.

Já os Athlon 64 não possui FSB, o caminho de comunicação com os componentes I/O (Input/Output), é feito atráves de um link denominado HyperTransport, e também a controladora de memória integrada, não mais no Chipset como os processadores descritos que contém FSB.

Abraços.

Postado
Postado Originalmente por cobracan@16 de julho de 2005, 11:15

esses bits seriam tanto o tamanho dos registradores como a largura de banda do fsb externo ??? alguem sabe responder ???

valeu!

cobracan,

Você não deve confundir o tamanho dos registradores com o barramento externo, são duas coisas bem diferentes.

Mesmo nos processadores de 32 bits como o Athlon XP por exemplo, o barramento externo já é de 64 bits.

Quando refere-se a um processador como sendo de 32 ou 64 bits está se referindo aos registradores e não ao barramento externo. Como o próprio nome diz, esse barramento é externo e não faz diferença alguma na definição do processador.

• 2 semanas depois...
Postado

pano pra manga, muitas duvidas ainda vão girar em volta de dual core, coisa de loco, daqui a pouco a velocidade dos processadores vai ser exponencial, .. vende-se AMD Athlon 64 quad core 8000+ usado... o topico ta coisa de maluco, deixa só eu colocar uma babaquisse que eu ouvi hoje: " nossa, a cada dia os computadores aquecem mais, se colocassem todos junto derreteria as calotas polares", ........ é, essa tem que ir pros contos, ó o halito desse cara derreteu uns 3 kg de gelo.! cara, sei que ja ta virando piegas, mas muito bom o topico , a pesquisa bem extensiva, só falta alguns testes mais aguçadinhos, mas isso é com o tempo... e com os sonhos... "vontade de ser pobre só um dia todo dia ta dando nos nervos"

Postado

ai ate eu que so novo no site e não sei tanta coisa entendi seu topico perfeitamente.. O TOPICO FICO SHOW DE BOLA simplesmente PERFEITO, O MELHOR Q EU já VI

C é BAO mesmo T+

Postado

Boa noite pessoal.

Eu vi que na USENET INFORMATICA já tem o PENTIUM DUAL CORE.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://loja.usenet-info.com.br/images/pentiumd.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Esse aqui é o link direto do bicho.

Vejam la em

http://www.usenet-info.com.br

La tem tambem a placa-mãe da Intel que suporta o cara.

Eles entregam em todo o Brasil e sao de confiança.

Leonardo.

Postado

Tipo mmmmuito bom!

Parabens aí!

Mas seguinte! O Athlon 64 X2 não é muito melhor que o PENTIUM D não?

O Athlon 64 X2 não é HT? Então em cada modulo de processador seriam 4 processadores né?

Já o PENTIUM D, é só 2 processadores. Só o XE que é HT.

Então, o Athlon 64 X2 justifica ter o preco maior.

Ou estou errado?

Abraços!

Celso Dantas

Postado
Postado Originalmente por milwalk@08 08e agosto 08e 2005, 09:00

O Athlon 64 X2 não é HT? Então em cada modulo de processador seriam 4 processadores né?

Não, o Athlon 64 X2 e nenhum processador da AMD possui HyperThreading.

O Athlon 64 X2 é sim superior ao Pentium D, deixei isso bem exaltado no tópico, procure ler novamente com mais calma.

• 3 semanas depois...
Postado

Gregori, muito bom o tópico, parabéns, merece capa de revista!

Posso copiar para um fórum que eu participo? É claro com os devidos créditos!

se não tudo bem, eu posto um link pra cá, mas acho que atingiria mais pessoas do outro jeito.

Valeu

Postado

E aquela notícia que veio no boletim 481 do Clube do Hardware..

"3. Intel admite limitação do Pentium D

Um engenheiro da Intel admitiu que os processadores de núcleo duplo da linha Pentium D não passam de dois chips Pentium 4 colocados em um único encapsulamento. No lançamento do produto, em maio deste ano, a empresa havia negado essa versão. No entanto, o engenheiro Jonathan Douglas explicou durante a conferência Hot Chips, na semana passada, que a Intel precisava responder à chegada iminente do Athlon 64 X2 e, por isso, escolheu a opção mais simples. Os processadores de núcleo duplo da AMD, por sua vez, são baseados em uma arquitetura nova, que consiste na presença de dois núcleos no mesmo chip."

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=297931

Isso significa o que....que a Intel é pilantra e enganou seus consumidores...???

Postado

Enganar eu acho que não.

O processador só não é teoricamente tudo que ele poderia ser.

Isso eu acho. rsss

Ou será que enganou??

intel na pilantragem? rssss

:tantan::tantan:

Postado
Postado Originalmente por milwalk@31 de agosto de 2005, 08:20

Enganar eu acho que não.

O processador só não é teoricamente tudo que ele poderia ser.

Isso eu acho. rsss

Ou será que enganou??

intel na pilantragem? rssss

:tantan:  :tantan:

Se eles prometeram uma coisa...e só depois que já estava vendendo... falaram que não era aquilo que prometeram...isso pra mim é pilantragem...

O certo seria avisar antes de vender o que as pessoas estavam comprando...

Isso se for verdade né.... :P

Postado
Postado Originalmente por felipebacha@31 de agosto de 2005, 08:17

E aquela notícia que veio no boletim 481 do Clube do Hardware..

"3. Intel admite limitação do Pentium D

Um engenheiro da Intel admitiu que os processadores de núcleo duplo da linha Pentium D não passam de dois chips Pentium 4 colocados em um único encapsulamento. No lançamento do produto, em maio deste ano, a empresa havia negado essa versão. No entanto, o engenheiro Jonathan Douglas explicou durante a conferência Hot Chips, na semana passada, que a Intel precisava responder à chegada iminente do Athlon 64 X2 e, por isso, escolheu a opção mais simples. Os processadores de núcleo duplo da AMD, por sua vez, são baseados em uma arquitetura nova, que consiste na presença de dois núcleos no mesmo chip."

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=297931

Isso significa o que....que a Intel é pilantra e enganou seus consumidores...???

Não precisava o Eng. Jonathan ter admitido isso, é só analisar o Smithfield, está bem claro que se trata exatamente de dois Prescott no mesmo encapsulamento.

Quanto a enganar, não acredito que esse seja o caso, já que o Smithfield de fato é um processador Dual Core, limitado é bem verdade, mas é um processador Dual Core.

Postado
Postado Originalmente por Gregori@02 de setembro de 2005, 01:50

Não precisava o Eng. Jonathan ter admitido isso, é só analisar o Smithfield, está bem claro que se trata exatamente de dois Prescott no mesmo encapsulamento.

Quanto a enganar, não acredito que esse seja o caso, já que o Smithfield de fato é um processador Dual Core, limitado é bem verdade, mas é um processador Dual Core.

O Fato de enganar, que eu estava perguntando não era no fato de ser ou não Dual-Core, isso é verdade, realmente é um Dual Core.

Mas sim do fato de eles antes do lançamento a Intel dizer que o Processador não seria "somente" 2 P4 num mesmo encapsulamento, mas depois foi exatamente isso que ela fez...

Assim como esta explicando no texto do boletim.

Postado
Postado Originalmente por felipebacha@02 de setembro de 2005, 07:41

O Fato de enganar, que eu estava perguntando não era no fato de ser ou não Dual-Core, isso é verdade, realmente é um Dual Core.

Mas sim do fato de eles antes do lançamento a Intel dizer que o Processador não seria "somente" 2 P4 num mesmo encapsulamento, mas depois foi exatamente isso que ela fez...

Assim como esta explicando no texto do boletim.

Realmente.. o texto diz isso.

A Intel não tinha muito o que fazer, já que a AMD estava com o X2 "no forno", mas em compensação o Pentium D está com um preço muito acessível.

• 3 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Show o topico, acabei de adquirir um X2 4400+ para trabalho com videos e estava cheio de duvidas que foram todas bem explicadas aqui.

Pode-se dizer, em poucas palavras, o que falta para AMD é uma campanha de marketing mais agressiva. 

Concordo plenamente... direto vejo na televisao propagandas da INTEL... escuto no radio... confesso que até da vontade de comprar intel :P

Falta alguem de peso no marketing da AMD.

Abraços.

• Membro VIP
Postado

Interessante é que, contrariando as previsões, o pentium D está mais barato do que oa amd x2.

Na waz, eu achei o pentium D 820 por R$1098, enquanto um X2 4200+ está R$1985,00.

Será uma estratégia de marketing da intel? Ou será que esse preço do X2 está defasado (já que apenas o P4D tem em pronta entrega)?

Postado
Postado Originalmente por Rafael Coelho+20 de setembro de 2005, 19:31-->
Interessante é que, contrariando as previsões, o pentium D está mais barato do que oa amd x2.

Desde seu lançamento, todos já sabiam que os Athlon 64 X2 custariam mais caro do que os Pentium D e EE, visto que são bem superiores a estes, nada mais justo, só que se esperava que essa diferença fosse cair, mas isso não aconteceu, mesmo com o lançamento do X2 3800+.

Hoje é mais interessante adquirir um Pentium D ou EE que custam bem menos que os X2 e tem desempenho satisfatório.

milwalk@20 de setembro de 2005, 21:33

uahauahuaah

Eu q agora estou pensando em comprar memos DDR2, já lancam DDR3!

Memória DDR3 só será realidade no final do ano de 2008. Nem as DDR2 não estão tão populares quanto as DDR, e ainda precisam trabalhar em cima das latências dessas que ainda estão muito altas.

Abraços.

Postado
Postado Originalmente por Enéias Antunes Ramos@20 de setembro de 2005, 22:01

Desde seu lançamento, todos já sabiam que os Athlon 64 X2 custariam mais caro do que os Pentium D e EE, visto que são bem superiores a estes, nada mais justo, só que se esperava que essa diferença fosse cair, mas isso não aconteceu, mesmo com o lançamento do X2 3800+.

O tão esperado "Dual Core popular" da AMD estará disponível somente ano que vem, quando a Fab36 (nova fábrica da AMD) entrar em operação utilizando Wafers de 300 mm, dessa forma serão produzidos mais processadores por Wafer, reduzindo os custos.

Postado

Eu li o forum de processadores Dual Core, e num entendi uma coisa... O Dual Core só vai ser usados para processar programas diferentes ao mesmo tempo???? Quer dizer, só no caso de uso multiplo de programas no computador???? :wacko:

Postado
Postado Originalmente por FreedomG@29 de setembro de 2005, 00:53

Eu li o forum de processadores Dual Core, e num entendi uma coisa... O Dual Core só vai ser usados para processar programas diferentes ao mesmo tempo???? Quer dizer, só no caso de uso multiplo de programas no computador????  :wacko:

FreedomG, irei destacar a parte do tópico que fala sobre isso, leia com atenção:

Dual Core x Single Core – Desempenho

Os programas funcionam através de threads enviados ao processador que contém as instruções que deverão ser executadas, cada processador pode executar um thread por vez, portanto dois processadores podem executar dois threads de uma só vez. A capacidade de enviar múltiplos threads ao processador é chamada de “Multi-Threading”.

A arquitetura Dual Core adicionou ao processador o dobro de unidades de execução, teoricamente os processadores Dual Core podem executar o dobro de instruções no mesmo ciclo de clock em relação aos processadores Single Core. Mas isso não é tão simples, para aproveitar-se da capacidade do processador de executar o dobro de instruções é necessário que o aplicativo utilizado seja otimizado para trabalhar e enviar vários threads silmultaneamente (Multi-Threading), infelizmente a maioria dos aplicativos não possuem essa capacidade, por esse motivo o ganho de desempenho com o Dual Core não acontecerá em todas as aplicações.

Em programas sem otimização Multi-Threading (a grande maioria), não adianta ter dois processadores que não haverá ganho de desempenho e muitas vezes a disputa dos dois processadores por recursos faz com que um atrapalhe o outro. Um bom exemplo de aplicações onde não existirá ganho de desempenho são os jogos.

Deve-se ter claro que o ganho de desempenho com o Dual Core não será de 100% em relação a um processador Single Core mesmo a aplicação sendo otimizada para Multi-Threading, devido a complexidade existente para fazer a integração Multi-Threading entre hardware e software.

O Pentium 4 com HyperTheading aumentou o número de programas otimizados para Multi-Threading, várias aplicações foram otimizadas para esse recurso.

Aplicações otimizadas para Multi-Threading:

Encodificação de Vídeo;

Renderização 3D;

Edição de vídeos/fotos.

Dentro de alguns anos os processadores multi-core serão "populares", tudo indica que grande parte da aplicações serão otimizadas para o Multi-Threading.

Um processador Dual Core pode executar várias aplicações diferentes ao mesmo tempo, executando vários Threads simultaneamente de forma independente, um para cada programa executado. Por isso o ganho de desempenho será grande ao trabalhar com multi-tarefa (Multi-Tasking), ou seja, ao executar várias aplicações ao mesmo tempo.

Postado

Acredito que a barreira são as aplicações aproveitarem estes recursos. Estou comprando um Dual Core para renderizar videos e musicas, pois aí sim, os 64X2 mostram suas vantagens. :D

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!