Ir ao conteúdo

Polaridade

marlon89

Posts recomendados

Postado

Olá galera... estou montando aqui um circuito pra carregar um capacitor e mostrar na escola só pra terem uma noção do que é um capacitor. Bem vou carregá-lo em corrente alternada, numa tomada 220V. Tenho que usar um diodo em série com o capacitor.

Comprei o diodo, mas não sei qual é a polaridade dele (tem uma faixa cinza em um dos lados) e o capacitor tem uma "perna" menor que a outra.. ele tem polaridade também?

Postado

aí!

Bem nesse SITE você tem uma explicação de como funciona o diodo, agora o capacitor se ele for do tipo "poliester", não tem polaridade. Normalmente quando um cap. tem polaridade, vem descriminado no seu "involucro".

:-BEER

Postado

aí amigo marlon89!

Sobre o diodo, o catodo é o terminal que tem a faixa cinza próxima, e o anodo é o outro terminal.

Se você ligar em tensão alternada, não importará o lado do diodo, portanto, ligue-o ao capacittor por qulquer um dos 2 terminais.

Sobre o capacitor, se for de poliester não tem polaridade, portanto, os terminais terão o mesmo comprimento. Se haver polaridade no capacitor, o terminal mais extenso é o positivo.

Postado

Exatamente... o capacitor é eletrolítico (acho que é assim que se fala)... ele tem o invólucro preto com uma faixa cinza de onde sai um terminal mais longo

Então ficaria assim?

----- Diodo -------- perna mais longa

-----------------------------perna curta

com as pontas ligadas na tomada?

Postado

Acabo de me lembrar uma coisa... provavelmente lá no colégio seja 220V, e não 110V. Sendo 220V tem-se 2 fios fase, então os 2 são positivos? ou como no 110V o neutro é o negativo tem um fase negativo no 220... Ajudem aí galera...

E a ligação que fiz no post acima está correta?

Postado

Por favor gente... sei que não pode floodar... mas eu precisava disso pra amanhã... é só me dizer se o esqueminha que fiz ali dá certo em 220VAC...

• Membro VIP
Postado

Já tinha lido esse tópico antes, mas preferi não responder e sim, observar onde isso ia levar! :D

Posso dizer o seguinte. Se você deseja usar esse capacitor, tão somente para demonstrar o efeito da descarga dele, nem precisa de diodo! Consiga um capacitor AC de ventiladores, usados como auxiliares na partida de motores monofásicos. Pode ser ligado diretamente à rede AC e servirá aos seus propósitos! Não custa caro e é facílimo de encontrar!

Cuidado com os efeitos da descarga dele, pois a depender de sua capacitância, dá um belo susto!

• 3 anos depois...
Postado

Pessoal.

Desculpa me enfiar aqui nesse tópico e fazer o desenterramento.

Mas preciso de tirar uma dúvida que está me perseguindo.

Como identifico as polaridades do capacitor eletrolitico ?

Ou cada capacitor tem a sua ?

É aquela faixa cinza ou é o tamanho das perninhas ?

Qual é qual ?

Estou com medo...

Abraço.

• Coordenador
Postado

João, são as duas coisas, geralmente a faixa cinza que você mancionou? indica o terminal negativo do capacitor eletrolitico que por sua vez é sempre o menor terminal...

Postado

Olá marlon, a faixa cinza no lado do eletrolítico indica o polo negativo. Você pode ligar o cátodo do diodo no outro terminal do eletrolítico, o positivo. Espero ter ajudado.

Postado
João, são as duas coisas, geralmente a faixa cinza que você mancionou? indica o terminal negativo do capacitor eletrolitico que por sua vez é sempre o menor terminal...

Mas estranho.

Não sei se carreguei ele errado.

Mas no lado da faixa cinza tinha dado positivo.

Estranho.

Vou carregar ele corretamente depois volto a falar.

Abraço.

Postado

A polaridade é sempre identificada por meio de algum tipo de marcação no corpo do capacitor.

Este negócio de perna maior ou perna menor vale para LED...

Veja a foto:

capacitor%20eletrol%EDtico.jpeg

A marcação indica o terminal negativo.

Postado
Então sempre essa marcação é a negativa, sempre ?

Não sei se sempres, mas 99%, eusempre usei ela como negativo e sempre deu certo! espero ter ajudado ;]

Postado
sim ,é sempre negativo o lado que tem a marcaçao(faixa).Ha capacitores que nao tem pois sao bipolares.

Hehe, eu estava quase certo, mas não totalmente, obrigado já me ajudou também. ;]

Postado

Beleza Pessoal.

Agora uma outra dúvida.

Sobre o que acontece em ligar resistores em série e em paralelo.

E ligar capacitores em série e paralelo.

Abraço e valeu

Postado
Beleza Pessoal.

Agora uma outra dúvida.

Sobre o que acontece em ligar resistores em série e em paralelo.

E ligar capacitores em série e paralelo.

Abraço e valeu

Capacitores eu não faço ideia, resistores eu vou te explicar.

Associação de resistore tem duas possibilidadesl. Paralelo ou série. Há os mistos mas dai são paralelos com séries então se você souber esses dois resolve qualeur um.

Quando a associação é em série somanse as resistencias de cada resistor, resultando numa Rt. (Rt=R1+R2+R3.....) Em associações em série a corrente é a mesma nos resistores dessa associação. (IRT=IR1=IR2....) A tensão é dividida entre os resistores sendo que a soma das tensões em cada resistor é igual a alimentação dessa associação. (VRT=VR1+VR2+....)

A associação em paralelo é quase que o inverso. A resistência total é menor que a do menos resistor. Para se calcular somasse o inverso das resistências parciais. (Rt-¹=R1-¹+R2-¹+....) A tensão nos resistores é igual e é igual a da fonte da associação. (VRt=VR1=VR2=....) E a corrente é dividia sendo que a soma resulta na corrente total. (IRt=IR1+IR2+....)

Espero ter ajudado. ;]

Postado

Opa !

Ajudou bastante.

Então, resumindo.

Em paralelo a resistência abaixa

E em série ela aumenta.

Ou tem que levar as outras em conta ?

Valewzão, e abraço.

Postado
sim ,é sempre negativo o lado que tem a marcaçao(faixa).Ha capacitores que nao tem pois sao bipolares.

Tem alguns capacitores muito grandes (geralmente os terminais são parafusados) que a marcação dos terminais positivo e negativo é feita com os sinais (+) e (-) gravados em reelevo próximo dos terminais...

Quando a associação é em série somanse as resistencias de cada resistor, resultando numa Rt. (Rt=R1+R2+R3.....) Em associações em série a corrente é a mesma nos resistores dessa associação. (IRT=IR1=IR2....) A tensão é dividida entre os resistores sendo que a soma das tensões em cada resistor é igual a alimentação dessa associação. (VRT=VR1+VR2+....)

A associação em paralelo é quase que o inverso. A resistência total é menor que a do menos resistor. Para se calcular somasse o inverso das resistências parciais. (Rt-¹=R1-¹+R2-¹+....) A tensão nos resistores é igual e é igual a da fonte da associação. (VRt=VR1=VR2=....) E a corrente é dividia sendo que a soma resulta na corrente total. (IRt=IR1+IR2+....)

No caso dos capacitores, quando associados em paralelo, temos a soma de suas capacitâncias.

Então, resumindo.

Em paralelo a resistência abaixa

E em série ela aumenta.

Ou tem que levar as outras em conta ?

Se você tem dois resistores ligados em paralelo, a resistência equivalente desses dois resistores (ou seja: a resistência que você iria verificar so ligasse os resistores num ohmímetro) vai ser menor que o menor dos valores individuais dos resistores.

Se você tem dois resistores associados em série, a resistência equivalente será a soma da resistência dos dois resistores.

Postado

Na associação em série de capacitores, a capacitância resultante é dada pelo produto das capacidades dividido pela sua soma, e será sempre menor que a menor capacitância dos capacitores do circuito. Cr= C1.C2/C1+C2.

Postado
Na associação em série de capacitores, a capacitância resultante é dada pelo produto das capacidades dividido pela sua soma, e será sempre menor que a menor capacitância dos capacitores do circuito. Cr= C1.C2/C1+C2.

Opa amigão.

Valewzão.

Abraço.

Dúvidas por enquanto sanadas.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!