Ir ao conteúdo

TUTORIAL: Ligando Duas Fontes ATX

jão

Posts recomendados

Postado

Parabens pelo tutorial eu fiz aqui pois tava com problema de falta de suprimento e funcionou!!! muito bom fico joia so ter bastante cuidado!! agora [e so pensa onde guardo a ganbiarra que fico pra fora do pc

haushaushuahs!!!

• 3 semanas depois...
Postado

Olá.

Para a segunda fonte ser acionada separadamente da fonte principal, a chave que deve ser colocada entre o fio verde e o fio preta é uma chave comum? Ou tem de ser feito um circuito mais elaborado?

Abraços.

Postado
Olá.

Para a segunda fonte ser acionada separadamente da fonte principal, a chave que deve ser colocada entre o fio verde e o fio preta é uma chave comum? Ou tem de ser feito um circuito mais elaborado?

Abraços.

Pegue um arame ou clipe e ligue o fio verde ao fio preto do conector 20/24pinos da placa mãe que a fonte deve ligar, pode ser qualquer fio verde ou preto.

• 2 semanas depois...
Postado

Alquem ai sabe se colocar os 12V em paralelo com outra fonte chaveada dá certo? Na verdade eu já fiz mas não deu muito certo. Liguei os fios do Power em paralelo e os +5V +12V e +3.3V das fontes tudo em paralelo testei a tensão de todos fios e estava tudo ok.

Obs: (coloquei as duas placas dentro de uma só fonte) liguei normal os coolers todos funcionaram, ligou a placa mãe normal mas não deu sinal de vídeo e nem bipe, ai desmontei e deixei uma só ai funcionou de novo.

Mas ainda não desisti, to tentando invertar alguma coisa aqui.

Se alguém tiver uma ideia ai da um toque.

• 2 semanas depois...
Postado

Liguei tudo direitinho mais a fonte 'principal' não liga! Enquanto que a auxiliar fica a todo vapor... até acende a luz do driver de CD que ta ligado nela. =/

Alguem sabe o que é?

• mês depois...
Postado

aqui nao to conseguindo visualizar as imagens =s nem em outro navegadores :s sera que nao tem como alguem repostar em algum servidor diferente do image shack ou zipar todas as imagems postar no rapidshare e me mandar? vlwz

• 3 semanas depois...
Postado

Eu liguei duas fontes aqui no meu PC juntando os fios verde e preto pra dar partida juntas, pois estou sem grana pra adquirir no momento uma real de mais potência do que eu tenho.

A fonte que eu uso é boa mas não tem tensão suficiente para minha atual configuração, ela é da marca HIPRO modelo HP-D2537F3R de 250W reais. Por eu ter comprado uma GeForce 8600GT XXX da XFX estou colocando uma fonte generica de 500W para meus dois HDs, um combo tsstcorp ts-h652m Lightscribe e duas fans grandes do gabinete.

No caso, eu estou ligando minha fonte de 250W reais na placa mãe e a genérica pra esses periféricos pra poder aliviar a fonte da placa mãe e estou tendo problema com bendito drive de DVD, pois quando ligo ele na fonte genérica ele não lê DVDs, apenas CDs. Mas quando eu ligo na fonte que está conectada à placa mãe ele funciona normal :confused:.

Vi que nao é defeito, pois já testei outro combo e acontece a mesma coisa. Já liguei também o PC completo na fonte genérica e o drive funcionou beleza! Alguém sabe o como funciona o Drive de DVD?? Será que além da informação que vem pelo cabo flat ele precisa de estar ligado na mesma fonte que está ligada a placa mãe?? Ou o modo que eu liguei as fontes está errado?? preciso unir mais fios das duas fontes??

Ajuda ae pessoal, quero livrar esse bendito drive da fonte que está ligada à placa mãe.

• 3 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Duas observações somente:

Inicialmente imagine só o vivente, se a tensão de 12 Volts da fonte mais fraca estiver acima, mesmo que um pouco somente, da tensão de 12 Volts da fonte mais forte.

A corrente nesse caso será solicitada da fonte mais fraca até que ela não aguentando mais arrie e fique igual a tensão da fonte mais forte, hora em que essa mais forte começará a fornecer energia também. Se essa fonte mais fraca tiver proteções bem poderá entrar no modo proteção e deixar tudo para a outra fonte. Se não tiver proteção bem pode explodir feito Huntkey..

É desse modo ai que as coisas acontecem. E você já deve ter sentido que ambas as fontes juntas podem ter, ao final, muito menos potência do que você imagina. Nem tente sair pela questão de ajeitar as tensões a tal ponto de exigir que ambas as fontes pudessem oferecer diferentes correntes de tal modo que ao final se casassem, oferecendo seus máximos... É utopia, não conseguirias fazer isso na prática..

Ligar fontes em paralelo é uma M.

Em segundo lugar e muito mais importante... Que raio de placa de vídeo é essa que demanda tanta potência assim???

Uma das placas que mais demanda daquelas que conheço, se chama HD4870X2, que demanda cerca de 265 Watts.... Deves estar sabendo de alguma placa Extra-Plus-Power-hyper da qual jamais tive notícia. Conta para nós que placa de vídeo é essa que está te exigindo casar duas fontes, fazendo essa maracutaia, essa aripuca ai???

Veja ai, direto da xBitLabs:

HD48504870GTX260280.jpg

Se essa sua fonte de 400 Watts for realmente capaz de oferecer esses 400 Watts e não for falcatrua, não for uma genérica da vida, fique tranquilo que dá atá para ligar uma HD4870X2.

Se for uma genérica, se estás tentando casar em paralelo duas genéricas, ai tenho que te dizer que o resultado do casamento de duas porcarias de fonte resultará em uma fonte porcaria em dobro...

Abraço...

• Membro VIP
Postado
é duas fontes genericas

uma de 250 e outra de 400w(q acredito q seja de 250w reais)

mais a potencia real vai pra 500w????

Não existe nenhuma regra de conversão de Watts de uma fonte genérica para Watts reais. Desse modo não tenho como te dizer quanto daria para você puxar dai dessa gambiarra toda...

Repito mais uma vez: Duas fontes ruins, se juntadas acabará dando em uma coisa duplamente ruim.

Tão fácil seria se você colocasse ai a config que você pretende tocar que eliminaria toda essa discussão...

Você quer que dê 500 Watts... Faz tempo que não vejo um PC que necessite de tanto assim.. Provavelmente você está completamente enganado acerca da necessidade de potência da sua config...

• 2 semanas depois...
Postado

Caro amigo Jão tem como fazer umas estenções dos cabos que ligao o hd e o cds ? Issi funciona ?

--------------------------------------------===------------------------

Minha fonte começou a decepcionar e então resolvi procurar um tutorial para por duas fontes e não achei, alias ate achei mais estava sem foto e com uns esquema de ligação muito mediocre...então resolvi fazer um tutorial um pouco mais nitido e com fotos para ficar mais fácil a compreensão...

Vantagens: você pode colocar mais hd´s cdrom´s sem precisar gastar muito em uma fonte; você pode colocar uma fonte secundaria somente para ventilação e iluminação que é o meu caso...

Desvantagens: você deve ver bem o lugar onde ira colocar a fonte secundaria, no meu case por ser um servidor tem muito espaço, agora se for um gabinete atx 4 baias será um pouco mais complicado por ter menos espaço...

Materias: Ferro de Solda e Estanho, estilete ou algo para desencapar fio, um alicate, uma chave philips, fita isolante, e duas fontes ATX

Fundamento: Ligar o fio verde e um preto da fonte secundaria a fonte primaria.

É inteligente lembrar que a fonte primaria deve ser a melhor se as fontes forem diferentes, por que será ela que alimentara a placa mãe, hd´s e cdrom´s como no meu caso.

1º passo: Abra a fonte secundaria. Procure o fio verde e o preto e com o alicate corte-os proximo ao molex que se encaixa na placa mãe, segue a foto:

2º passo: O restante dos fios desse molex serão inutilizados, podendo corta-los e isola-los ou remover a solda da placa logica para ficar um trabalho mais limpo. Cuidado para não remover os fios dos molex que serão utilizados, os que servem para cdrom´s, hd´s fans leds etc...

3º passo: Agora na fonte primaria desencape o fio verde e o preto, equivalentes aos da fonte secundaria, logo em seguida solde o fio verde e o preto da secundaria nos fios verde e preto da primaria respectivamente, apos solda-los isole bem os fios.

E logo apos terminado é só fazer um acabamento, eo já tinha espiraflex e coloquei na fonte primaria e no cabo da placa mãe eo coloquei espiral, ai depende da criatividade e grana de cada um....

e o resultado é:

NÃO ME RESPONSABILIZO PELO MAU USO DESTE TUTORIAL, OU QUALQUER TIPO DE DANO DE SEU EQUIPAMENTO OU DANO MORAL.

• 3 meses depois...
Postado

Alguem sabe me dizer seu posso unir os fios AMARELO(12,0)+LARANJADO(3,3v) e ligar no fio VERMELHO do PELTIER??? No site diz q o máximo q a pastilha aguenta é 15,2V.

Postado

Caro colega.

Gostei da sua ideia.

Eu quis melhorar minha fonte e não sabia como.

Comprei uma melhor, apos um tempo toquei o pc inteiro e a fonte ja não satisfazia mais a o consumo novamente.

Percebi que o pc era pra rodar tudo no maximo mais não o ocorria.

Percebi imediantamente que era fonte, ai então fiz um curso de radio eletronica e pronto solucionado o problema.

Hoje estou postando aqui imaginando quanto trabalho isso teria me rendido, se tivesse pensado numa simples solução.

E quanto a minha fonte ela era 460 w reais hoje depois de tranformada ficou 750W.

Ate desafiaria um seventeen e talvez uma corsai. Só pra ver o desespero de quem gastou 300 a 400 reais.

Com esse preço voce faz um curso de radio eletronica.

Pois digo valoriso muito as pessoas que criam e inovam em vez de comprarem pronto.

Postado
Caro colega.

Gostei da sua ideia.

Eu quis melhorar minha fonte e não sabia como.

Comprei uma melhor, apos um tempo toquei o pc inteiro e a fonte ja não satisfazia mais a o consumo novamente.

Percebi que o pc era pra rodar tudo no maximo mais não o ocorria.

Percebi imediantamente que era fonte, ai então fiz um curso de radio eletronica e pronto solucionado o problema.

Hoje estou postando aqui imaginando quanto trabalho isso teria me rendido, se tivesse pensado numa simples solução.

E quanto a minha fonte ela era 460 w reais hoje depois de tranformada ficou 750W.

Ate desafiaria um seventeen e talvez uma corsai. Só pra ver o desespero de quem gastou 300 a 400 reais.

Com esse preço voce faz um curso de radio eletronica.

Pois digo valoriso muito as pessoas que criam e inovam em vez de comprarem pronto.

Mas esse não me parece nem um pouco "o caminho mais fácil '' para 99,99 % dos usuários que querem apenas adquirir um produto que atenda a sua necessidade.

Postado

Aqui onde trabalho, temos duas estações de edição não linear Sony. Elas usavam uma fonte redundante ATX bem antiga.

Há algum tempo as fontes deram problema e a solução que encontrei até a empresa comprar uma fonte de potência real foi usar duas fontes atx genéricas. Até então não sabia da existência desse tópico.

A minha ideia foi alimentar a placa mãe e outros dispositivos (fans, drives, etc) com uma fonte e a outra fonte alimentar os hd's (5 no total). A primeira fonte, conectada na placa mãe, era ligada pelo botão normal do gabinete. A segunda fonte, eu liguei os fios verde e preto em um relé simples de 12V, alimentado pela primeira fonte. Ou seja, quando a fonte principal ligava, ela acionava o relé que ligava a outra fonte. Eu fiz isso porque não sabia se podia unir os fios preto e verde das duas fontes.

Funcionou perfeitamente por alguns dias, até que as fontes reais chegaram. Uma ilha recebeu uma Thermaltake 470W Pure Power e a outra recebeu uma C3-Tech 500W. To brigando para trocar essa C3-Tech e por uma de verdade. Mas quem trabalha em empresa sabe como é burocratico a parte financeira.

O sistema redundante com duas fontes:

image001o.th.jpg

As etiquetas das fontes:

image010zve.th.jpgimage010zve.th.jpg

Uma gaveta de HD deu curto e levou um cooler e a fonte:

image007goj.th.jpg image005c.th.jpg

A fonte com seu conector:

image009vve.th.jpg

Postado

Embora sou da teoria em usar fans de 110/220 VAC http://www.ventisilva.com.br/?produtos/Microventiladores/E11ALCD todas possiblilidades são bem vinda e gostaria de entender melhor o que voce fez, já que acompanhei todas as fotos e não consegui concluir com certeza.

Gostaria de entender seu projeto, voce ligou os fios verde e preto em paralalelo com a fonte principal, alimentou a traseira dela que fica uma lado a lado da outra. Depois usou os conectored de força para alimentar ventilação e iluminação e obviamente desprezou os demais cabos, seria isso?

E a foto DSC05165.JPG onde aparece o chicote principal com o fio verde e preto cortado, esse pertence a que fonte?

A foto DSC05160.JPG mostra os cabos verde e o preto ligados na fonte que eu acredito ser a principal, é isso mesmo?

Se a função dos conectores de força é fornecer alimentação em teoria pode-se ligaraté dispositivos, ou não?

Não curto essa de iluminação, se usar esse recurso seria na finalidade de alimentar dispositivos como hd e unidade de cd-rom.

• 3 semanas depois...
Postado

Gente, pelo Amor de Deus, já tem gente aí dizendo que juntou 2 genéricas e quer até desafiar uma fonte de qualidade, comparando com essa gambiarra medíocre.

Se fosse para juntar 2 (ou mais) fontes de qualidade, tudo bem. Mas juntar fontes péssimas você estará arrumando um problema dobrado. E as pessoas acham que o importante é a potência. Velho problema da maioria dos leigos no assunto....

Não adianta muita coisa fazer isso aí. Juntando fontes ruins, você terá um sistema de baixa eficiência, sem PFC, sem proteções contra sobrecarga, sobretensão, curto-circuito, nada....Como a eficiência global vai ser baixa, você só estará desperdiçando energia elétrica na forma de calor com essas porcarias ligadas juntas. Hoje em dia com menos de R$ 150,00 já dá pra comprar fonte de qualidade que toca a maioria das configurações modernas.

10 genéricas de 400W ligadas juntas não se compara a uma Zalman, Corsair, OCZ, etc.

Você acha que juntando 2 cachorros velhos e doentes vai aumentar a segurança da sua casa?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!