Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HDs com mais de 137 GB


Libra

Posts recomendados

Estou sempre vendo aqui no fórum, colegas perguntando ou informando que o seu HD que tem mais de 137 GB não foi reconhecido corretamente pelo windows xp, ou seja; o HD não foi reconhecido em seu tamanho total, seja ele de 160, 200, 250 GB, etc.

OBS. A grande dúvida é co relação ao Windows XP, mas o artigo refere-se também a outros sistemas operacionais.

Segue abaixo uma explicação mais detalhada do assunto e de como resolver o problema.

WINDOWS XP EM UMA PLACA MÃE TRADICIONAL

O Windows XP fabricado antes de agosto de 2002 possui uma limitação original de 137 GB para aceitar discos rígidos com interface ATA. Nessa configuração, o WinXP não criará partições maiores do que 137 GB até que o Service Pack seja instalado e o bit EnableBigLBA do registro seja definido como 1.

Obs. Então, a primeira coisa a ser feita, é atualizar o seu Windows com o Service Pack e definir o EnableBigLBA do registro como 1.

Clique Aqui e veja mais detalhadamente.

Depois que o Service Pack tiver sido instalado, você deverá fazer a atualização do sistema operacional para aceitar um LBA maior. Clique Aqui para fazer o download do utilitário Reg48BitLBA.

Os discos rígidos com interface original Parallel ATA (PATA) e o novo Serial ATA (SATA) terão os mesmos requisitos de sistema operacional quando forem instalados na placa-mãe e usarão os drivers nativos do Windows.

Em janeiro de 2003, novas cópias do Windows XP Full Versions incorporaram o endereçamento de 48 bits para discos rígidos com interface ATA. Você pode confirmar se a sua cópia possui esse suporte consultando a imagem do CD de instalação. O texto dirá "Windows XP Home (ou Professional) Edition incluindo Service Pack 1."

Para obter o Service Pack mais recente do Windows XP, consulte o artigo Q322389 da Microsoft.

Consulte também o artigo Q303013 da Base de dados da Microsoft que explica como ativar o suporte a unidades maiores depois que os Service Packs são instalados.

OBS. O Windows XP possui um recurso chamado Restauração do sistema que registra e acompanha as alterações nas configurações e nos arquivos do sistema. Se houver um ponto de restauração, é possível desfazer alterações prejudiciais à configuração anterior. É recomendado que você crie pontos de restauração do novo sistema antes de realizar alterações significativas.

CONSIDERAÇÕES SOBRE O NOVO SISTEMA.

Se a BIOS do sistema enxergar a capacidade total do disco e se o CD do Windows XP disser "… incluindo Service Pack 1", você poderá usar discos rígidos com interface ATA maiores do que 137 GB. Se a BIOS não estiver preparada, você poderá fazer a atualização da BIOS ou usar o DiscWizard do fabricante do HD.

A partição da unidade de inicialização terá um tamanho máximo de 137 GB. Após a instalação do sistema operacional e do SP1, qualquer gigabyte adicional aparecerá como espaço não alocado na unidade e você poderá criar uma segunda partição com o DiscWizard para Windows ou com as ferramentas de gerenciamento de disco do Windows. Além disso, se você preferir ter uma partição única, aplicativos de terceiros como o Partition Commander da VCom ou o Partition Magic da Powerquest podem conseguir expandir a partição para incorporar a capacidade recém-descoberta.

A Microsoft não oferece um método de mesclar um Service Pack em uma cópia antiga do Windows XP. Esse processo é chamado de "Slipstreaming" e é muito complicado. Ele exige que você consiga gravar um CD novo com a instalação do Windows XP. Você pode procurar na internet por "slipstreaming Windows XP" para encontrar instruções sobre esse processo.

ADIÇÃO DE UM DISCO A UM SISTEMA EXISTENTE.

Se o Windows XP já estiver funcionando, verifique nas Propriedades do Meu computador se a versão do sistema operacional possui o SP1. Caso contrário, você deverá instalar o Service Pack antes de usar o novo disco rígido. Se o SP1 estiver instalado e a ferramenta Administrador de discos mostrar 137 GB no novo disco, isso significa que o bit EnableBigLBA ainda não está ativado.

O software de instalação de disco DiscWizard para Windows foi projetado para simplificar o máximo possível a adição de um novo disco ao sistema. Para a sua conveniência, o DiscWizard pode configurar o bit EnableBigLBA no registro e preparar o disco para a capacidade máxima se o suporte a service pack estiver ativo no sistema operacional.

Se você usar as ferramentas tradicionais Administrador de discos e Gerenciamento de discos da Microsoft para preparar o seu disco, ou se você precisar verificar o status da configuração do bit EnableBigLBA no registro, use o

utilitário Reg48bitLBA da Ontrack para definir ou confirmar se a configuração está ativada.

WINDOWS XP EM UMA PLACA CONTROLADORA PCI

Placas controladoras aceitam discos com interface ATA utilizando BIOS integrada e drivers de dispositivo personalizados do Windows. Como os discos são compatíveis com drivers que emulam o funcionamento do driver SCSI, a limitação do ATA de 137 GB original do Windows não se aplica, já que esses drivers não estão sendo utilizados.

Se os discos são reconhecidos pela BIOS controladora quando o sistema é ligado pela primeira vez, mas posteriormente deixam de ser enxergados pelo Windows, significa que é preciso instalar os drivers para a placa controladora. Consulte a documentação da placa controladora para obter informações.

Bom pessoal, eu iniciei o tópico abordando o problema de reconhecimento de HDs acima de 137 GB pelo Windows XP.

Dando continuidade falarei agora sobre o problema no Windows 2000:

WINDOWS 2000

Antes de tentar solucionar problemas em discos com grande capacidade no Windows 2000, verifique se você tem o Service Pack 3 ou superior instalado. Sem esse Service Pack, não é seguro instalar um disco ATA de grande capacidade no Windows 2000.

Para determinar se o Windows 2000 está com o Service Pack 3 ou superior instalado, veja imagem abaixo:

attachment.php?attachmentid=6947&stc=1&d=1139848166

Se não for "Service Pack 3" ou superior, é necessário fazer uma atualização de versão para suportar discos maiores que 137 GB.

Faça o download e execute o software DiscWizard no Windows. Ele permitirá o suporte a um LBA maior depois que o Service Pack tiver sido instalado.

Link para o DiskWizard e vários outros programas de instalação e diagnótico para HDs seagate e Maxtor: Clique Aqui

Depois que o Service Pack tiver sido instalado, você deverá fazer a atualização do sistema operacional para aceitar um LBA maior. Clique Aqui para fazer o download do utilitário Reg48BitLBA.

Depois de verificar se o Service Pack 3 está instalado e se o Suporte a LBA maior está ativado no Windows 2000, a capacidade total da unidade poderá ser vista e você poderá criar partições para usar a unidade.

WINDOWS ME

Até o momento, o Windows Me originalmente não aceita discos de 137 GB.

No entanto, existem alguns utilitários de terceiros que permitem verificar a capacidade total do disco após a instalação do sistema operacional (não há suporte para instalação em uma partição de tamanho máximo).

A seguir, são apresentadas algumas soluções para superar essa limitação de capacidade, bem como as vantagens e as desvantagens de cada método:

PLACAS CONTROLADORAS DE TERCEIROS

Com uma placa comtroladora, é possível superar o limite de 137 GB fornecendo suporte para 48 bits no nível da BIOS e drivers com suporte para 48 bits. Esse é indiscutivelmente o método mais seguro de utilizar a capacidade total dos discos:

VANTAGENS:

A placa fornece suporte para 48 bits no nível da BIOS

A placa vem com drivers com suporte para 48 bits

A placa é compatível com a tecnologia plug-and-play

DESVANTAGENS:

É preciso comprar a placa

É necessário possuir um slot PCI adicional

Atualizações de drivers de software (somente para chipsets 800 Series da Intel)

O Intel Application Accelerator adiciona suporte a LBA de 48 bits para chipsets 800 Series da Intel. A Intel também fornece informações sobre como Como identificar o Chipset

Se a unidade de inicialização antiga do sistema tiver menos do que 137GB e usar um programa de sobreposição de unidade (DDO) para superar a limitação de capacidade anterior da BIOS (como o Disk Manager ou o DiscWizard, identificável por uma caixa retangular azul que aparece antes de o sistema operacional carregar), significa que o Intel Application Accelerator é incompatível com o sistema. Se você já tiver essa configuração na máquina, a placa controladora Ultra ATA é a única solução para o Windows 98SE. Se você instalar o Intel Application Accelerator neste tipo de sistema, haverá perda de dados.

VANTAGENS:

Fornecerá suporte para a capacidade total de discos maiores do que 137 GB Sem custo

DESVANTAGENS:

Pode ser incompatível com algumas versões de programas DDO, o que pode impedir a inicialização do sistema.

Atualizações de drivers de software (chipsets que não sejam da Intel)

Neste momento, não há atualizações de drivers de software disponíveis.

FDISK

O FDISK mostra a capacidade normal sem truncamento (137 GB com arredondamento usando 1048 versus 1000), no entanto, como existe um dígito extra, pode parecer para o usuário que o programa está mostrando 13 GB em vez de 131 GB.

WINDOWS 98

Até o momento, o Windows 98 originalmente não aceita discos de 137 GB. No entanto, existem alguns utilitários de terceiros que permitem verificar a capacidade total do disco após a instalação do sistema operacional (não há suporte para instalação em uma partição de tamanho máximo).

As soluções para superar essa limitação de capacidade, bem como as vantagens e as desvantagens de cada método são as mesmas citadas para o WINDOWS ME.

Atualizações de drivers de software (chipsets que não sejam da Intel)

Assim como não há atualizações de drivers de software disponíveis para o WINDOWS ME, também não há para o WINDOWS 98.

Observações a respeito dos programas Scandisk e FDISK no Windows 98

A versão do Scandisk que vem no Windows 98 não aceita partições maiores do que 137 GB. Se você tentar executar o Scandisk em uma dessas unidades, o sistema reportará o erro ilustrado na imagem abaixo:

attachment.php?attachmentid=6974&d=1139870399

“Seu computador não tem memória disponível suficiente para executar o ScanDisk agora. Encerre alguns aplicativos em execução e tente iniciar o ScanDisk novamente“.

FDISK

Se você preferir usar o FDISK em vez do DiscWizard, deverá particionar os 137 GB que puderem ser vistos, ou particionar usando o método de "porcentagem". No FDISK, uma unidade limitada de 137 GB será exibida como se tivesse 65,533 MB.

Windows 95 / DOS – Não há suporte para 137 GByte através das opções padrão.

Fonte de Pesquisa

Fonte de pesquisa

Editado e Atualizado em 20/02/2008

Grande abraço.

post-14213-13884905314735_thumb.jpg

post-14213-13884905327789_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muito bom amigo Libra...

Agora pra adicionar: Para quem usa Windows 2000, se você usa Service Pack 4 o suporte para HDs com LBA 48 bits estará disponivel.

Se estiverem usando o Windows 2000 SP3 basta usar o EnableBigLba ou atualizar para SP4 para resolver o problema.

Ótimo tópico!

Até Mais B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Importante tópico, portanto ele está recebendo destaque em:

=> Hard Disks - Tópicos Definitivos e Completos, Partições, SMART, Format, Capacidades...

Parabéns Libra!!! :joia:

Só pra inserir mais duas informações, para aqueles que não sabem ver onde se encontra a informação de que o seu WindowsXP possui ou não ServicePack 1 ou 2, basta acessar as PROPRIEDADE DO SISTEMA.

Para chegar nela, existem dois modos:

1) clicar com o botão direito do mouse no ícone Meu Computador (localizado na área de trabalho). Ao abrir o menu, basta ir na última opção - Propriedades. Na aba "Geral" estará a informação descrita.

2) Acessar as propriedades pelo Painel de Controle:

Iniciar => Configurações => Painel de Controle => Sistema.

Também na aba "Geral" encontra-se a informação!!!

Sobre o "EnableBigLba"

Para aqueles que não possuem Service Pack instalado (o que é imprescindível, não apenas por causa da correta detecção do HD, bem como outras implementações ligadas a segurança e demais hardwares - USB é uma delas), existe uma ferramenta que o site www.48bitlba.com disponibilizou, onde você pode detectar se já possui ou não o EnableBigLba ativado no registro do sistema (regedit) e se não estiver presente, a ferramenta mesmo irá ativar.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.48bitlba.com/images/enablebiglba.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Para pegar a ferramenta, basta acessar este local => LINK

[]'s

post-3246-1388490491645_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro Rostev, existe uma outra maneira de se ver a versão do Service Pack do Windows...

Vá no Executar e digite: winver

você verá a seguinte janela:

Outra maneira mais rápida de se chegar nas Propriedades de Sistema é você apertar os botões do teclado WINLOGO + PAUSE BREAK.

Até Mais B)

post-33211-13884904916851_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O bom do nosso amigo Windows é isso existem sempre diversos meios para se chegar no mesmo resultado. Inclusive no IE em "sobre o IE" existe um campo que se chama "Versões de atualização" que também marca se você tem o SP´s.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Clique aqui e entenda mais sobre SATA-I e SATA-II

Entenda mais sobre RAID e seus diversos Níveis.

post-35715-13884904917446_thumb.jpg

post-35715-13884904917716_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um HD de 250GB da Seagate. Baixei da Internet o DiscWizard do site do fabricante. Sendo o Windows XP SP2, o sistema vai reconhecer os 250 inteirinhos ou vai reconhecer, por exemplo, 232GB (que é o que está acontecendo atualmente no computador de casa)??

Lembrando que fiz este HD uma partição só com sistema de arquivos NTFS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caros colegas ronrap e Lestat de Lioncourt, no caso de vocês dois o tópico do amigo Libra não se aplica se caso o HDs de vocês não mostra 137GB. Nesse caso só está havendo uma pequena má interpretação de como é contado os bytes.

Leiam o seguinte tópico...

Porque meu HD não mostra toda sua Capacidade?, Leia e Descubra...

Até Mais B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Me explique direito :muro: , você está dizendo que mesmo que eu tenha o SP1 ou SP2 instalado na minha máquina, o meu HD de 160GB não vai ser reconhecido totalmente porque o "BigLba" não está ativado no registro? ou duvida, mesmo que eu ative esse "BigLba" não vou conseguir fazer uma partição de 160GB :tantan: ? sendo obrigado a fazer duas partição, uma de 137GB e outra com o resto :( ?

Windows.. :priv:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Me explique direito :muro: , você está dizendo que mesmo que eu tenha o SP1 ou SP2 instalado na minha máquina, o meu HD de 160GB não vai ser reconhecido totalmente porque o "BigLba" não está ativado no registro? ou duvida, mesmo que eu ative esse "BigLba" não vou conseguir fazer uma partição de 160GB :tantan: ? sendo obrigado a fazer duas partição, uma de 137GB e outra com o resto :
Se a sua versão do WinXP estiver atualizada com o SP1 ou SP2, dificilmente seu HD não será reconhecido com toda a sua capacidade (acima de 137 GB).

Obs. Desde que atenta os requisitos descritos ao longo desse tópico, e com relação ao EnableBigLba , no post do nobre amigo Rostev, existe um link para baixar esse utilitário, que após ser executado, ativa automaticamente o endereçamento de 48 bits.

Sou novo por aqui e também tenho esse dúvida :help:

Quero comprar um sata de 300 GB mas tô com medo do Windows não reconhecer.

Alguém pode me ajudar?

Valeu galera.

Explicado acima.

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

tive o mesmo problema ao instalar um HD de 200giga no windows xp, ele só reconheceuu 128 giga. Quebrei muito a cabeça entre: tentar instalar o service pack 1a, e instalar o windows xp sp2, pois os dois requerem autenticação junto à microsoft. A solução eu encontrei em um fórum francês que estou traduzindo e passando aqui; é muito simples:

vá no editor de registros, ou para que m não conhece: menu iniciar/executar e digite a palavra regedit

vá em: HKEY_LOCAL_MACHINE/System/CurrentControlSet/Services/Atapi/Parameters/

dê um clique com um botão direito na pasta parameters e escolha: novo/valor WORD

Nomeie-a: EnableBigLba

dê um clique com o botão direito do mouse sobre este novo valor e escolha: modificar

em dados do valor coloque: 1, e em base marque decimal

feche o editor de registro

reinicie o computador

vá em meu computador, dê um clique com o botão direito e escolha: gerenciar

na parte da direita da janela dê um clique duplo em armazenamento, e depois em gerenciamento de disco

você deve agora ter uma partição do tamanho anteriormente reconhecida, mais um espaço não particionado com o restante da capacidade do HD

Valeu?

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

Olá companheiros.

Deixa ver se entendi: uso uma mb asus a8n-e, processador atlhon 64bits, 512 ram ddr400 e hd sata 160gb seagate. O winxp só reconhece 152gb. Caso instale uma outra versão do XP, tipo x64 ou um mais novo, iria reconhecer tudo numa boa?

Obrigado

Dê uma lida aqui...

Porque meu HD não mostra toda sua capacidade...

Até Mais B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

vá em: HKEY_LOCAL_MACHINE/System/CurrentControlSet/Services/Atapi/Parameters/

dê um clique com um botão direito na pasta parameters e escolha: novo/valor WORD

Nomeie-a: EnableBigLba

dê um clique com o botão direito do mouse sobre este novo valor e escolha: modificar

em dados do valor coloque: 1, e em base marque decimal

feche o editor de registro

reinicie o computador

ufa como é difícil achar isso aqui no forum, parece q a busca não me ajuda XD

me salvou! valeu mesmo :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
Amigos,

tive o mesmo problema ao instalar um HD de 200giga no windows xp, ele só reconheceuu 128 giga. Quebrei muito a cabeça entre: tentar instalar o service pack 1a, e instalar o windows xp sp2, pois os dois requerem autenticação junto à microsoft. A solução eu encontrei em um fórum francês que estou traduzindo e passando aqui; é muito simples:

vá no editor de registros, ou para que m não conhece: menu iniciar/executar e digite a palavra regedit

vá em: HKEY_LOCAL_MACHINE/System/CurrentControlSet/Services/Atapi/Parameters/

dê um clique com um botão direito na pasta parameters e escolha: novo/valor WORD

Nomeie-a: EnableBigLba

dê um clique com o botão direito do mouse sobre este novo valor e escolha: modificar

em dados do valor coloque: 1, e em base marque decimal

feche o editor de registro

reinicie o computador

vá em meu computador, dê um clique com o botão direito e escolha: gerenciar

na parte da direita da janela dê um clique duplo em armazenamento, e depois em gerenciamento de disco

você deve agora ter uma partição do tamanho anteriormente reconhecida, mais um espaço não particionado com o restante da capacidade do HD

Valeu?

:bandeira:

Isso é coisa de Brasileiro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao longo do tópico existem vários posts falando sobre como ativar o EnableBigLba, inclusive um link para o utilitário.

Como teste eu fiz isso, baixei o treco na internet, instalei lá em casa e a resposta foi que eu tinha o pack1 instalado.

O curioso é que rodando o Aida32 no intem ATA/funções do dispositivo ATA o 48-bit LBA da minha MB está como não suportado.

Alguém pode me dar uma explicação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li o tópico e este já respondeu a muitas dúvidas, porém restaram 2

Comprei uma hd sata 2 que esta instalado em uma m2ne-sli que reconhece o tamanho total do hd 320 GB, porém quando vou instalar no xp ele reconhece apenas 137 GB

Minhas dúvidas são estas:

1- Eu crio utilizando o Partition Magic para DOS 3 partições da seguinte maneira e ordem:

1ª com 50 GB para o XP, 2ª com 50 GB para o Vista e a 3ª com o restante do espaço que utilizo para backup de dados. Todas em NTFS.

O problema é que quando vou instalar o xp somente reconhe UMA partição no tamanho de 137 GB e se eu utilizar esta partição para criar uma de 50 GB para instalar o XP eu irei perder dados do Vista ou do Backup ou de ambos. Tem como resolver este problema?

2 – O Slipstreaming resolveria o meu problema na TELA DE INSTALAÇÃO DO XP ou somente após o xp instalado? (este processo é aquele que pode ser feito com o nLite ou estou errado)

Agradeço qualquer ajuda ou sugestão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Elmo agradeço a preocupação, mas como estava suspeitando. ja resolvi o problema.

Fiz o Seguinte:

Baixei o nLite e fiz um Slipstreaming (não alterei mais nada) e depois gravei um cd com essa versão do XP ja com SP2. Prontinho o xp, ja na tela de instalação, reconheceu o tamanho total do meu HD.

Agradecido e assunto resolvido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!