Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial - Como fazer BDVD


Posts recomendados

Nossa passei o fim-de-semana todo em frente ao PC pra tentar fazer um DVD do L. e não consegui, tive alguns problemas como audio, e também na quastao dos scripts, creio q me perdi, não xonsegui entender perfeitamente o proposto....

Cheguei a usar o AVIxDVD pra teste, pois ele também gera um script e praticamente td o processo só q automatico, mais o script q ele gerou me pareceu estranho também e no final, quando fui gravar os 6 primeiros episodios no DVD o audio ficou fora de sincronia...

Vou ver se consigo ainda esta noite em casa depois da aula, fazer mais um teste manual e depois eu posto as partes onde estou encontrando problemas....

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai amigos, :bye:

aquele tal erro continua aparecendo! Tinha falado anteriormente que o arquivo de video gerado eu não conseguia reproduzi-lo. Uma que meu Power DVD XP, :huh: não sei porque não reproduz a extensao mpv. Quando mudo-a para m2v e executo aparece a seguinte mensagem...

Baixei a ultima versao o K-lite mega codec pack e instalei mas continua a mesma coisa.

A solução que achei foi encodar o filme sem o audio (adicionando a intruçao false no script), e ai beleza o video funciona... (704,480)

O video original é um avi de 350MB e 42min de duração. Quando faço o encode considerando o audio é gerado um arquivo de 128MB. Quando encodo sem o audio o arquivo final tem 410MB.

AVI original (640,352)

então ta resolvido, so encodar o video sem o audio e preparar o audio com o BeLigth...

Abraços...

post-55445-13884908372178_thumb.jpg

post-55445-13884908377322_thumb.jpg

post-55445-13884908377643_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Heheheehehehe, parece q todos estamos fazendo o mesmo DVD, kkkkkkkk...... ótimo.....

Eu tive também problemas com GOPs, não consegui usar o BeLight, ele diz q o Besweet não se encontra na mesma pasta, eu havia colocado o BeLight dentro da pasta do Besweet, mais depois inverti e nd, kkkkkkkk.....

Vou continuar os testes mais tarde...

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito estranho.

O EclManager por natureza já elimina o áudio colocando um argumento no arquivo *.ecl. Contudo, parece que, no seu caso, ainda assim o CCE está fazendo algo com relação ao áudio.

Realmente estão ocorrendo problemas aqui que não ví nem no fórum do vmesquita.

Com relação ao seu player. Sinceramente, eu não gosto do Power DVD. Já tive casos em que o problema era justamente ele, sendo que a solução foi desinstalar tudo (PowerDVD, Codecs e relacionados) e reinstalar o K-lite. Daí, tudo voltou a normalidade.

Com relação ao mpv: você já tentou "arrastá-lo" para dentro do MPClassic?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nox

Quando se descompacta o BeLight, normalmente ele cria uma pasta.

você deve "tirar" os arquivos dessa pasta (incluindo subpastas) e colocá-los na mesma pasta do BeSweet, de modo que o executável do Belight e o executável do BeSweet fiquem no mesmo diretório.

Com relação aos GOPs, que tipo de problema você está tendo? É com o DVD-lab? Se for aquele alerta sobre GOPs, você até pode ignorar isso (se não me engano, o DVD-lab PRO nas novar versões até irá remover esse alerta). Se você quiser remover isso de qualquer jeito, no EclManager, nas configurações avançadas, há a opção "Close GOPs" que você pode marcar para eliminar isso. Contudo, já aviso que o tamanho do arquivo de vídeo fica maior.

Obs: Para não criar problemas com a moderação e com as regras do fórum, é melhor editar essas mensagens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá colegas,

Paulo andei lendo o help do Avisynth em ptbr e me interessei pelo SpatialSoften / TemporalSoften, porém não entendo como definir os parametros (ex. TemporalSoften(2,7,7,3,2) ), você pode me ajudar?

você também citou em seu tuto um comando chamado removegrain(), superficialmente sei que ele serve para limpar o vídeo. Alguma outra função importante se atribui a tal comando?

Tentei usa-lo, ao passar pelo virtualdubmode acusa erro na referida linha...

Sebe porque disso?

Gostaria que sugerisse algum(ns) comando(s) também para limpar o video! Tipo aqueles quadradinhos que vemos ao fundo das imagens, ou aqueles videos de qualidade ruin que ficam com as imagens todas quadriculadas (pouca nitidez/definição)...

Talvez se você pudesse informar como é seu script avisynth (comandos) atualmente para que pudessemos nos informar mais a respeito e evoluissemos também nessa parte. Sei que os comandos sao un tanto especificos para o video de origem e resultado desejado, mas disponibilize e que fique a critério de quem utilizar...

abraços...

post-55445-13884908385081_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo...

Nessa parte de comandos eu também sou um iniciante. O script que utilizo é exatamente este que coloquei no tutorial, ou seja, sem nenhum filtro para "melhorar" o vídeo de origem. O que busquei foi deixar o vídeo encodado o mais próximo possível do de origem e, é claro, com o menor tamanho possível.

Na parte de edição eu não me aventurei ainda.

Para essa parte de comandos, eu só posso lhe recomendar o fórum do vmesquita e, se não tiver problemas com o inglês, o do doom9. Realmente não sei muito sobre essa parte, ainda mais parâmetros como esse do temporal (isso sim é complicado).

Com relação ao removegrain, basicamente ele "simplifica" o vídeo removendo pequenos artefatos. Por exemplo, imagine uma pessoa com o rosto sujo de poeira. Dependendo do parâmetro configurado, o removegrain poderá "limpar" o rosto dessa pessoa.

Portanto, são esses tipos de "artefatos" que o removegrai tenta eliminar. Se não me engano, uma combinação de removegrain e Undot (que é um conjunto de filtros, pelo que li) até é capaz de remover as "rugas" da testa de uma pessoa.

Com relação a essa mensagem do VirtualDubMod, se lembre que no tuto eu sitei uma mensagem de erro no caso de estar faltando a biblioteca de determinado filtro?

Pois é, é exatamente isso que está acontecendo. O removegrain não é um dos filtros que estão "embutidos" no Avisynth. Para utilizá-lo é necessário baixar as dlls do mesmo, sendo que elas podem ser encontradas no próprio site do AviSynth.

Obs extremamente importante: Ao instalar algum filtro/plugin para o AviSynth, sempre é bom reparar "quantas" dlls vêm no pacote. Digo isso porque, filtros como o removegrain possuem várias dlls, sendo que NÂO SE DEVE COLOCAR TODAS na pasta plugins do AviSynth. Na documentação do filtro vem explicando qual dll se deve utilizar dependendo do processador do computador. Contudo, de um modo geral, as dlls que possuem o "S" no final, como "RemoveGrainS.dll", costumam funcionar com qualquer processador. Acredito, eu, que as outras dlls específicas, como "RemoveGrainSSE3.dll", existem para aproveitar melhor o desempenho do computador do que a versão S. Caso comtrário, não é justificada a existência de tantas dlls que, juntas dentro da pasta plugin do AviSynth, geram problemas de tal modo que o AviSynth para de funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por NoxxyGenius®@03 de abril de 2006, 13:25

Cheguei a usar o AVIxDVD pra teste, pois ele também gera um script e praticamente td o processo só q automatico, mais o script q ele gerou me pareceu estranho também e no final, quando fui gravar os 6 primeiros episodios no DVD o audio ficou fora de sincronia...

[]s

Uso o AVIxDVD v1.3 com o CCE 2.67 para criar o Audio, Legenda e o Script dos vídeos separados.

Fiz um teste e achei até q o AVIxDVD (Qfator=40, min=300 e máx=6000) gerou o vídeo um pouquinho melhor q o BDVD.

Aqui o audio gerado por ele raramente dá diferença no som.

[]s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por regismeller@03 de abril de 2006, 16:13

olá colegas,

Paulo andei lendo o help do Avisynth em ptbr e me interessei pelo SpatialSoften / TemporalSoften, porém não entendo como definir os parametros (ex. TemporalSoften(2,7,7,3,2) ), você pode me ajudar?

você também citou em seu tuto um comando chamado removegrain(), ...

abraços...

também comecei a usar esses Scripts de anti-ruído, porém achei q a imagem ficava muito artificial como se tivesse usado o Photoshop no vídeo, além de demorar mais o tempo do encode.

Atualmente uso somente os scripts (exemplos):

AviSource("C:\Videos\Video.avi",audio=false) # Obrigatorio

Lanczos4Resize(784, 400) # Redimensioar o video

AddBorders(0, 40, 0, 40) # Adicionar faixas pretas para ficar em 4:3

Crop (32,0,720,0) # Dar um Zoom para diminuir as faixas pretas

Tweak(hue=0.0, sat=1.0,bright=10, cont=1.0) # Clarear pouco

Tweak(hue=0.0, sat=1.0,bright=20, cont=1.1) # Clarear mais

Sharpen (0.1) # Melhorar bordas

AssumeFPS(23.976) # Varia conforme o video fonte

ConvertToYUY2() # Tipo de cores usado com o CCE

Esses scripts são nativos do AviSynth, não precisa de plugins.

Esse exemplo é para um video de 624x336.

[]s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai colegas,

Minha internet ta muito ruim, tem periodos não consigo acessar pagina alguma. é um rolo com dns, mas a medida que for conseguindo vou postando e contribuindo...

Dessa vez trouxe alguns comandos com uma simplificada descrição. Retirei esse conteudo do forum do Vmesquita. Quem postou foi um usuario chamado BJ, na integra...

#========================#

#BJ SCRIPTS (AVI) - v 0.6#

#========================#

#===================#

#INFORMAÇÕES GERAIS #

#===================#

legenda="E:\Filmes\Divx_extraido\dvd9\filme.smi " # coloque o caminho para sua legenda

movie="E:\Filmes\Divx_extraido\dvd9\filme.avi"# coloque o caminho para seu filme

myoverscan=2 # teste com valores de 0 a 3, para ver o máximo que você pode colocar

tte=false # Tipo de tela entrada (16:9 mude para true - fonte DVD)

ttd=false # Tipo de tela destino mude para true caso queira FS (falso FS- 16:9 mude para false)

largura=704 # mude para 352, 480, 528, 704, 720

altura=480 # mude para 240, 480

#======================#

#Configurações do video#

#======================#

#MPEG2Source(movie)

AVISource(movie,false)

#AssumeFPS(23.976) # muda o FR sem incluir ou deletar frames

#changeFPS(23.976) # muda o FR incluindo ou deletando frames

######### #########

####################### FILTROS #######################

######### #########

#=========================#

#Filtros de uso específico#

#=========================#

#asharp(1,4) # ajuda a diminuir o excesso de blur

#addborders(0,0,0,12) #adiciona bordas

#=========================#

#Modo de saída do vídeo ()#

#=========================#

GripCrop(largura, altura,overscan=myoverscan,source_anamorphic=tte,dest_anamorphic=ttd)

GripSize(resizer="LanczosResize")

GripBorders()

#===============#

#Filtros padrões#

#===============#

BlindPP(cpu=4)

Blockbuster(method="noise",detail_min=1,detail_max=3,variance=0.1,seed=1)

#Blockbuster(method="noise",detail_min=1,detail_max=10,variance=0.5,seed=5823) #muitos quadrados

removegrain(mode=1)

TemporalSoften(2,7,7,3,2)

Deen() # Padrão

#---------------------------

#Deen("a3d",3,4,0,4) # limpeza leve

#Deen("a3d",3,6,1,6) # limpeza media

#Deen("a3d",4,9,1,9) # limpeza forte

#---------------------------

#LumaFilter(-1,1.0) # luminosidade escura

#---------------------------

#Lumafilter() # default

#LumaFilter(+10,1.1) # luminosidade clara

#---------------------------

UnFilter(-3,-3)# caso a imagem fique distorcida aumente estes valores. ex.: (-1,-1)

#---------------------------

#UnFilter(60,0) #aplicado somente nas linhas horizontais

#---------------------------

#colormatrix() # melhora as cores

######### #########

#########################################################

######### #########

#=========#

#Legendas#

#=========#

textsub(legenda)

#PointResize(704,480).TextSub(legenda).BilinearResize(largura,altura)

#================#

#Ajuste nas cores#

#================#

#SwapUV() # para inverter as cores caso necessário: avi, mjpeg

converttoyuy2()

#converttoYV12()

#converttoRGB()

#=====================#

#Sample e visualização#

#=====================#

#Sampler(length=15) # coloque o # para encodar o filme inteiro

#MonitorFilter

#=============================================#

#BJ SCRIPTS v 0.6 - COPIE ATÉ A LINHA INFERIOR#

#=============================================#

acho que já da pra ter uma boa noção, qualquer duvida é só pesquisar no help traduzido do avisynth. Alguns comandos necessitam de dll´s que sao conseguidos (acredito que todos) no site oficial do avisynth...

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode parecer trabalhoso, mas é só na primeira vez. Depois de estar familiarizado com o processo, você perceberá que na verdade é bem simples.

com relação aos plugins, nem todos tem como se conseguir pelo site oficial. Um exemplo é um chamado addaudio que, pelo que vi, só serve para "enganar" o CCE 2.5 e compatibilizar o mesmo para que aceite o script.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e ai Paulo beleza...

Queria saber se você teria como me passar ou me indicar o local de onde eu posso encontrar as dll´s dos seguintes plugins: Blindpp, lumafilter, gripcrop, GripSize e GripBorders! Peguei alguns scripts que continham esse comando, estou fazendo um testes e quando chegar a uma conclusao postarei aqui...

Obrigado.

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que tem filtros no site do avisynth e no fórum do vmesquita, são os únicos lugares de que tenho conhecimento. Além disso, pelo que vi o avisynth instalado junto com o DVD Rebuilder parece já vir com bastante filtros (nunca testei)

Com relação ao Blindpp, você não vai achar uma dll específica para ele, pois, na verdade, ele faz parte de um filtro chamado Mpeg2dec, que pode ser encontrado na coleção de filtros da página do avisynth.

Lumafilter eu nunca consegui utilizar.

Grip, se não me engano, pode ser achado no sie do vmesquita mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Paulo!

Desculpa a demora pra responder.

Não apareceu nenhuma mensagem no virtualdubmod. Aparentemente estava tudo certinho.

Eu tentei pegar o arquivo e fazer um processo semelhante, mas usando só o CCE. Eu consegui separar o vídeo do áudio, e ficaram no formato certo. Que você acha?

Quanto ao meu computador, eu não sei muito a respeito não >_<'. Meu irmão manja mais dessa parte de hardware, vou ver se consigo algumas informações com ele.

Brigada!Inté!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É estranho o EclManager ter esse comportamento no seu PC. Se o vídeo abre normalmente no VMod, então o script deve estar correto e o AviSynth também deve estar instalado corretamente. Mas lembre-se, ao abrir o script no VMod, você deve ser capaz de reproduzí-lo normalmente. Caso contrário, existe algum problema.

Comunicado.

O latsilva lançou a versão 0.9b do EclManager. Nessa versão foi corrigido o problema com o CCE das versões 0.7b e 0.8b. Portanto, podem pegá-la que ela está funcionando perfeitamente com o CCE. Façam testes com ela e vejam se os problemas somem ou se eles permanecem. Inclusive já postei uma mensagem falando com o latsilva sobre os problemas que vocês tiveram com o EclManager.

Aproveito também para mensionar agora uma função do Eclmanager que eu não sabia que ele tinha: ele suporta Batch List.

Esta função está dentro de "Tools" e serve para que se possa comandar o Eclmanager para que ele processe vários projetos de uma vez, um seguido do outro. Com isso, pode-se programar o Eclmanager para ficar "encodando" vários projetos de "madrugada" e, ao fim de tudo, desligar o PC.

Para se utilizar esse recurso deve-se salvar um projeto do EclManager para cada vídeo (script) a ser encodado. Na tela inicial so Eclmanager, na parte inferior, há o botão "Save Projet". Ao clicar nele, será salvo um arquivo com a extensão *.xml. São esses projetos que devem ser carregados na Batch List.

Sem mais, até a próxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por paulohvs@12 de abril de 2006, 11:57

É estranho o EclManager ter esse comportamento no seu PC. Se o vídeo abre normalmente no VMod, então o script deve estar correto e o AviSynth também deve estar instalado corretamente. Mas lembre-se, ao abrir o script no VMod, você deve ser capaz de reproduzí-lo normalmente. Caso contrário, existe algum problema.

Comunicado.

O latsilva lançou a versão 0.9b do EclManager. Nessa versão foi corrigido o problema com o CCE das versões 0.7b e 0.8b. Portanto, podem pegá-la que ela está funcionando perfeitamente com o CCE. Façam testes com ela e vejam se os problemas somem ou se eles permanecem. Inclusive já postei uma mensagem falando com o latsilva sobre os problemas que vocês tiveram com o EclManager.

Aproveito também para mensionar agora uma função do Eclmanager que eu não sabia que ele tinha: ele suporta Batch List.

Esta função está dentro de "Tools" e serve para que se possa comandar o Eclmanager para que ele processe vários projetos de uma vez, um seguido do outro. Com isso, pode-se programar o Eclmanager para ficar "encodando" vários projetos de "madrugada" e, ao fim de tudo, desligar o PC.

Para se utilizar esse recurso deve-se salvar um projeto do EclManager para cada vídeo (script) a ser encodado. Na tela inicial so Eclmanager, na parte inferior, há o botão "Save Projet". Ao clicar nele, será salvo um arquivo com a extensão *.xml. São esses projetos que devem ser carregados na Batch List.

Sem mais, até a próxima.

Puxa, está cada ve melhor...

valeu pelo alow....

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por paulohvs+03 de abril de 2006, 10:29-->
Eu testei o EclManager 0.7b e 0.8b.

Provavelmente eles não irão resolver o problema, pois, pelo menos na minha máquina, detectei um bug nessas duas versões. O que acontece é que, na hora em que abre o CCE para começar o encode, antes de o CCE iniciar o processo ele se fecha automaticamente, não encodando o vídeo.

Quando volto para a versão 0.6b, tudo funciona normalmente. *

Eu já postei lá no fórum do vmesquita sobre isso, agora fico no aguardo de o desenvolvedor retornar alguma mensagem sobre isso.

Como lá eles utilizam muito mais o AQE, acredito que por isso não tenham detectado isso, apesar de também existir a possibilidade de isso estar acontecendo somente com a minha máquina.

Sem mais, até a próxima.

* destacado por mim.

paulohvs@12 de abril de 2006, 10:57

Comunicado.

O latsilva lançou a versão 0.9b do EclManager. Nessa versão foi corrigido o problema com o CCE das versões 0.7b e 0.8b. Portanto, podem pegá-la que ela está funcionando perfeitamente com o CCE. Façam testes com ela e vejam se os problemas somem ou se eles permanecem. Inclusive já postei uma mensagem falando com o latsilva sobre os problemas que vocês tiveram com o EclManager.

Sem mais, até a próxima.

Oi amigo já tinha até feito um relatório sobre isso, utilizando algumas versões do CCE e do EclManager:

1) CCE 2.7.01 com Ecl06b - faz o encode porém quando termina dá erro de memória. quando fecha o ecl06b também dá erro de memória do ecl manager. Idem o CCE 2.7.01 com o Ecl Manager 07b.

2) CCE 2.7.04 com Ecl07b - não consegue nem abrir o CCE - dá pau!

3) CCE 2.7.04 com Ecl 06b - faz o encode porém quando termina dá erro de memória, mas quando fecha o ecl06b não dá mais o erro de memória. - ESSE QUE DEU MENOS ERROS.

4) CCE 2.7.00 com Ecl 06b - Encoda porém ao final dá o erro de memória. quando se fecha o Ecl 06b não dá erro.

5) CCE 2.7.00 com Ecl 07b - Não encoda nada. e quando fecha o Ecl07b dá ainda o erro de memória!

6) CCE 2.7.06 com ECl 08b - idem acima

7) CCE 2.7.06 com Ecl 06b - idem item 3

8) CCE 2.7.06 com Ecl 9b - idem item 1

Então como vocês perceberam, infelizmente tenho a notícia de que o EclManager 9b continua ainda com os benditos erros de memória quando utilizado com o CCE 2.7-06! :bravo:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img65.imageshack.us/img65/153/erroecl9b9zq.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img135.imageshack.us/img135/1791/erroecl9b26lo.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Outro detalhe como percebido, os 'vilões' são sempre as versões do Ecl 07b e 08b, assim então ainda a melhor solução, é usar o Ecl 06b com o CCE 2.7 final 06, qual é a combinação que dá menos erros ainda (o CCE dá erro de memória no final do encode, mas pelo menos quando fecha o EclManager 6b não dá o erro de memória).

Para que esse caso não fique isolado somente ao meu computador, peço por gentiliza aos amigos que tiverem o mesmo problema, pra postar indicando isso.

Vou postar esse erro de memória também em outros fóruns especializados em hardware e/ou Windows pra ver se também conseguimos resolver issso!

T+

Pat Garret.

ps.: bom vou dar uma 'esticada' neste feriadão e semana q vem tamos aí, bom feriado a todos! <div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img151.imageshack.us/img151/7763/surf4yw.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo furioso, assim que eu "endireitar" o meu PC, irei testar a fundo o DVD-RB juntamente com o programa InMatrix para poder utilizar a matriz BDVD durante os processos do RB. Com isso, espero conseguir mais compressão e com menor perda de qualidade. Só pra adiantar, nos meus testes utilizarei DVDs de shows, pois esses são os mais exigentes.

Pat Garrett

Ao descobrir qualquer coisa sobre esse problema, poste os resultados aqui . Como já disse, em minhas experiências profissionais, este é aquele tipo de erro "genérico", onde várias coisas adversas podem provocar o erro. É igual aos erros do compile.aux do DVD-lab PRO, nunca se sabe o que está acontecendo ao certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai paulo e colegas beleza?

Andei sumido, muito trabalho e estudo mas continuiei com meus encodes...

tenho uma duvida. Quanto ao som, pelo seu tutorial você recomenda extrair o audio pelo VDM e converter para MP2 pelo Belight. Qual seria a inconveniencia de usar o modo AC3 Stereo ou 5.1? Alem do Adobe premiere (não uso pois não disponho de instrução SSE2) teria outro software que tratasse o som, desse uma melhorada?

O nosso colega Pat deu uma sugestão de como transcodificar o som para ac3 (dolby digital) usando o VDM, você acha que vale a pena? O resultado seria melhor?

Mudando de assunto, agora sobre o avisynth. Consegui resultados bastante satisfatorios

com esse frameserver. Navegando pelo forum do Vmesquita obtive ajuda em um item que estava me incomodando, as cores. Quando usamos o CCE, acho que você já percebeu, que o filme encodado fica como se tivesse sido passado uma pelicula esbranquiçada, parece uma nevoa. Consegui uma relativa melhora, acho que posso melhorar mais, mas vale a pena dar uma olhada...

http://www.vmesquita.com/forum/index.php?topic=6344.0

So mais uma duvida, que programa você usa pra autorar o disco?

Mais tarde postom as screens pra galera dar uma conferida...

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu disse no tutorial, o foco não era o tratamento do áudio, só sendo demonstrado o BeSweet para que não fosse criado um DVD sem o áudio. Portanto, o tratamento de áudio que está no tuto é o mais básico e simples que eu já fiz.

NO CASO DO BESWEET, prefiro usar mp2 porque NO BESWEET o mp2 me parece melhor do que o ac3. Quanto ao 5.1, só vale a pena utilizar se a sua fonte já for 5.1. No caso de ela ser 2.0 ou algo diferente, será gerado (se for gerado) um áudio 5.1 falso, no máximo copiando os canais frontais para os canais traseiros.

Nada lhe impede de você testar outros métodos para se encodar o áudio. Fique a vontade para utilizar outros programas. No tudo eu mesmo disse que utilizo outro método, sendo que uso o GoldWave, o TMPGEnc AC3 Plugin e o DVD-lab PRO.

O método que o Pat descreveu eu nunca utilizei pois eu nunca achei o arquivo "genérico" que encodasse AC3 (quando falo genérico, me refiro a um encoder tipo o DivX, que pode ser usado pelo VirtualDub, pelo WinAVI ou qualquer outro programa).

Eu acho sim que vale a pena testar outros métodos para averiguar por conta própria se os resultados são melhores ou não.

Esse efeito do CCE é bem conhecido. Pelo menos aqui eu reparei que, depois de se fazer o PullDown, essa névoa praticamente desaparece, sendo que na TV ela de fato desaparece. O AQE é um encoder que gera vídeos com um valor muito alto de nitidez, sendo que essa névoa não existe. O problema dele é que o seu modo OPV ainda não está completamente amadurecido. Contudo, se você não se importa com o tempo de encode, você pode utilizá-lo em Multipass_VBR que com certeza você se surpreenderá com os resultados.

Para autorar os meus DVDs estou utilizando o DVD-lab PRO v1.53

Sem mais, até a próxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Tem como embutir a legenda no arquivo diretamente por meio do próprio script. Eu nunca fiz isso, mas sei que existe um filtro (não sei se e interno do AviSynth ou externo) que faz este trabalho.

Contudo, acho besteira embutir a legenda diretamente. Acho preferível colocar a legenda como uma trilha separada por meio de algum programa de autoração, como o DVD-lab PRO. Desta forma, além de se poder ativar/desativar a legenda, também se previne o efeito de Overscan.

Mas, cada um com sua preferência...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!